Antenas para rádio FM: recursos, visão geral do modelo, conexão

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visão geral do modelo
  3. Como conectar?
  4. Como fazer isso sozinho?

Ao escolher um rádio, você deve prestar atenção não apenas à estrutura básica, mas também à antena. Hoje em nosso artigo falaremos sobre as funcionalidades das antenas para rádios FM, seus tipos e regras de conexão.

Peculiaridades

Apesar de os computadores ou pelo menos as televisões serem muito populares hoje em dia, ainda existem fãs da radiodifusão. Para que o rádio FM execute total e corretamente todas as suas funções, ele deve ser equipado com uma antena especialmente projetada. Atualmente, um grande número de tipos de antenas são apresentados no mercado de tecnologia, que proporcionam recepção de sinal de alta qualidade. Eles variam em tamanho, aparência e funcionalidade. Vamos considerar algumas das opções mais comuns:

  • dispositivos de haste são feitos na forma de uma haste comum ou têm uma forma arredondada;
  • arame as antenas são curvas;
  • projeto de unidade telescópica consiste em hastes de metal especiais, que em sua aparência se assemelham a telescópios (daí o nome desta variedade);
  • unidades retráteis na maioria das vezes instalados em carros, eles têm um design retrátil especial com um elemento receptor.

Assim, cada consumidor poderá escolher o tipo de antena que atenderá a todas as necessidades. Esse fator deve ser levado em consideração ao comprar um dispositivo.

Visão geral do modelo

Atualmente, existe uma grande variedade de modelos de antenas para rádio no mercado (outdoor, loop, feixe estreito, indoor, com resistência de 75 ohms e outras variedades). Hoje, em nosso artigo, daremos uma olhada nos melhores e mais populares espécimes.

ANLI A200MU (N, 8DB, 1,80M, 420-512MHZ)

O valor de mercado desse dispositivo é de cerca de 8.000 rublos. A antena é adequada para instalação em uma estação base padrão para operação por meio de um canal de rádio... Além disso, o sinal é amplificado ativamente em 8 dB. A altura do dispositivo é de cerca de 2 metros, portanto, ajudará a aumentar a cobertura da transmissão das correções para operação do RTK.

Antena para rádios MP3 players

A antena pertence ao tipo de retrátil e tem um plugue de 3,5 mm. O invólucro externo do dispositivo é feito de metal e plástico, portanto a unidade tem um nível moderado de força. O dispositivo é adequado para rádio móvel e de carro.

A antena pode ser classificada como monodirecional.

RH-660s

Este é um modelo de antena de rádio telescópica dupla. É feito de plástico e cobre. Faixa de frequência percebida - VHF: 136 ~ 174MHz / UHF: 400 ~ 470MHz. A potência máxima do dispositivo é 10 W.

REXANT 34-0551

Este modelo de antena de rádio interna equipado com uma ventosa especial que simplifica o processo de seu funcionamento. O dispositivo é capaz de receber transmissões de rádio em 2 bandas: VHF e FM.

A antena funciona muito bem em combinação com qualquer dispositivo equipado com um conector coaxial.

Como conectar?

O processo de conectar uma antena a um rádio pode ser feito de várias maneiras. Vamos considerar os principais.

Caminho direto

Este método é geralmente usado para conectar antenas telescópicas. Essas antenas são parte integrante do receptor de rádio... Deve-se ter em mente que com este método de conexão, a chamada "fase da terra" é o corpo do dispositivo de rádio... O nível de resistência é de cerca de 30 ohms. Ao mesmo tempo, a reatância pode ser completamente eliminada - esse efeito é obtido retrabalhando o circuito de ressonância. Observe que este tipo de antena não é balanceada.

Fonte de alimentação não ressonante

Neste caso, para conectar antena, uma linha de transmissão dedicada é usada... Realiza transmissão direcional de ondas de rádio. Deve-se ter em mente que a impedância da onda deve ser igual ao seu tipo de antena.

Se você escolher este tipo de conexão, poderá se livrar das perdas e criar o nível mais alto de sinal de rádio.

Poder ressonante

Para tal conexão, você precisará de um alimentador, cujo comprimento deve ser a metade do comprimento da própria onda... Por si só, o indicador de impedância de onda não é de grande importância, uma vez que a antena é compatível. A máquina detecta uma frequência que é por natureza uma portadora.

O método de conexão deve ser selecionado de acordo com suas preferências, bem como com as características técnicas e funcionais da própria antena.

Como fazer isso sozinho?

Uma antena do tipo em questão não precisa ser comprada em uma loja, você pode fazer com suas próprias mãos. Para fazer isso, você precisará de alguns materiais. Entre eles:

  • núcleo do transformador (você pode pegar um elemento usado anteriormente, por exemplo, de uma TV antiga);
  • material de ancoragem (como fita isolante ou fita isolante);
  • folha (você pode pegar material de cobre ou latão);
  • fio de cobre (você precisa de 1,5 metros);
  • pinos para conexão.

    Então, antes de mais nada você precisa colocar a camada inicial do enrolamento, que será o núcleo de ferrite. Cubra este elemento de cima com fita isolante e papel alumínio. Agora você precisa enrolar 25 voltas de fio - elas ficarão em branco para a tela. Recomenda-se enrolar o fio com uma sobreposição de 1 centímetro - isso contribuirá para um isolamento de alta qualidade.

    Nas 7ª, 12ª e 25ª voltas, é necessário fazer uma torneira obrigatória. O contorno deve ser combinado com o resto das peças, e as bordas do fio devem ser inseridas nos pinos. Deve-se ter em mente que o ramal da 7ª volta deve ser inserido na tomada de aterramento, e a 12ª e 25ª devem ser conectadas aos terminais da antena.

    Ao final desses processos, é necessário configurar a recepção do sinal de rádio de acordo com o esquema ativo. Para isso, uma simples seleção do enrolamento é conectada a um circuito conectado.

    Assim, a antena é o elemento mais importante de um receptor de rádio. É muito importante prestar muita atenção a este detalhe e abordar cuidadosamente sua seleção.

    Para obter informações sobre como fazer uma antena FM com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário