Antenas de rádio: o que são e como se conectar?
Uma antena para rádio FM e VHF é uma opção indispensável para quem tem a repetidora mais próxima em algum lugar no horizonte. Na virada do milênio, muitas vezes havia ouvintes de rádio que, por exemplo, queriam pegar o Europa Plus, estando a 100 km da grande cidade mais próxima, mas o centro de música emitia apenas ruído.
Vamos descobrir o que são antenas de rádio e como conectá-las.
Peculiaridades
Antena para radio deve ser simples de executar, mas eficaz. Permite sair da zona de sombra do rádio, para isso eleva-se vários metros. Você tem sorte se mora no último andar de um prédio alto - o comprimento do alimentador (cabo) será curto. Caso contrário, um amplificador de rádio é colocado próximo à antena: várias dezenas de metros de cabo são capazes de absorver o sinal recebido no topo, e não haverá nenhum sentido da antena.
Uma antena de rádio pode ser qualquer:
- pino de um quarto de onda ou 3/4 de onda;
- vibrador simétrico (dois pinos de um quarto de onda);
- patógeno de alça;
- diretor ou log-periódico (o design atinge dimensões impressionantes);
- uma linha de dipolos enfileirados (tais antenas são instaladas em repetidores de canais de TV e estações de rádio, para estações base de comunicações celulares);
- magnético.
Mais frequentemente encontrado antenas telescópicas, eles estão em todos os receptores FM móveis.
Outra opção é fácil de obter conectando o condutor central do cabo coaxial a uma das antenas telescópicas e sua trança à outra. As antenas são dobradas em direções diferentes e não ficam no mesmo plano.
O terceiro projeto deve ter metade do comprimento de onda.
A banda FM requer pinos e um "loop" de 1,5 m de comprimento.
A última opção terá a altura de uma casa de três andares: essas antenas estão localizadas em torres de TV, onde há muito espaço para elas, não são adequadas para uso doméstico.
Antena do carro para recepção FM - um pino encurtado, no qual um amplificador embutido na caixa se baseia para compensar as perdas de sinal. A eficiência de tal antena pode ser significativamente aumentada aumentando a haste para 75 ou 225 cm.
Princípio de operação
Em resposta às ondas de rádio que chegam, que são um campo eletromagnético alternado, a antena responde com o aparecimento de correntes multidirecionais que aparecem ao receber ondas de rádio. A frequência do campo alternado coincide com a frequência de radiação da antena transmissora conectada à saída do transmissor. A corrente que surge na antena receptora coincide com a frequência atual na qual o transmissor opera.
Se as dimensões da antena forem múltiplos do comprimento de onda, então a ressonância pode ser alcançada na frequência recebida, devido à qual a qualidade de recepção é a melhor.... Isso é conseguido criando antenas para uma frequência específica, a média para um intervalo específico. Por exemplo, para a banda FM, esta é uma frequência de 98 MHz - o comprimento de onda é pouco mais de 3 metros, portanto, a haste do quarto de onda atinge um pouco mais de 75 cm. A antena telescópica, que permite ajustar o comprimento, pode ser estendido de acordo com a freqüência da estação de rádio recebida. Portanto, para uma frequência de 100 MHz, o comprimento da antena deve ser estritamente de 75 cm.
Desvios na zona de recepção segura da mesma estação de rádio não são fatais, mas onde a recepção é fraca, é aconselhável empurrá-lo para o comprimento calculado, especialmente se for planejado o uso de um amplificador adicional com ele.
Que função ele executa?
A única função da antena externa (opcional) é aumentar a faixa de recepção em locais de comunicação de rádio muito fraca... É assim que as recepções de longo e ultra-longo alcance são realizadas. Uma antena de carro é muito procurada por caminhoneiros que precisam de comunicação e recepção de alta qualidade por muitas dezenas de quilômetros. As lojas de rádio geralmente vendem antenas com um pino muito curto - apenas 10-25 cm. O leigo, que não é particularmente versado em rádio como tal, pega o que eles dão - ele não percebe que se o alfinete for aumentado para o comprimento desejado, a qualidade da recepção irá melhorar visivelmente.
O tributo à moda pela miniaturização e leveza de qualquer aparelho prevalece - com isso, a qualidade está longe do esperado.
Uma antena externa (adicional) é literalmente uma forma de salvação para rádios baratos, cuja qualidade de recepção é baixa: nem todo ouvinte vai pedir um Tecsun ou Degen chinês de marca a um preço de 2,5-7 mil rublos, que tem uma sensibilidade muito boa e excelente qualidade de som estéreo em fones de ouvido.
Visão geral da espécie
Uma boa antena VHF terá um desempenho ainda melhor se usada como antena externa. As antenas com um amplificador são chamadas de ativas (amplificação). Antenas potentes são instaladas principalmente em repetidores de rádio, linhas de retransmissão de rádio (canais de rádio), onde a qualidade de recepção e transmissão deve ser máxima. As antenas internas incluem principalmente antenas de chicote (já conhecidas como telescópicas) e antenas de quadro. Estes últimos são construídos em centros de música, alto-falantes de rádio - eles estão localizados na forma de uma faixa em uma placa de circuito impresso ou embutidos em outro lugar sob a tampa da caixa e têm a forma de um filme em espiral que corresponde a um loop , na forma de uma bobina, etc.
Direcional
As antenas direcionais incluem vários tipos de dispositivos.
Canal de onda (antena Yagi) e log-periódico... No primeiro, os pinos-guia (diretores) estão localizados simetricamente, no segundo - em um padrão de "tabuleiro de xadrez" (metade do comprimento do pino do canal de onda). A excitatriz é um vibrador de loop padrão e o refletor é um fragmento de malha com células, cujo tamanho é muitas vezes menor que o comprimento de onda, ou seja, é impermeável às ondas que chegam pela parte frontal. Eles, por sua vez, são refletidos de volta para o vibrador, com isso, consegue-se uma amplificação adicional do sinal. Os diretores fornecem diretividade nítida para a direção em que a antena é apontada.
"Placa" - atinge um tamanho significativo. Praticamente não é usado na vida cotidiana, mas é procurado em observatórios espaciais. Para receber um sinal na frequência FM com sua ajuda, ele deve ser tão alto quanto um novo prédio de 25 andares - a linha de dipolos ao longo do comprimento ao mesmo tempo atinge a altura de um "Khrushchev" de 5 andares. Mas o "prato" encontrou aplicação na recepção de TV por satélite, para troca de dados em redes 3G, 4G (em modems USB), Wi-Fi e WiMAX.
Dipolo telescópico duplo ou simétrico, usado para recepção de rádio em casa. Fácil de montar e instalar. Sua diretividade não é nítida o suficiente, mas para frequências relativamente baixas (em comparação com a faixa de TV da TV digital moderna) ela cairá. Devido às suas grandes dimensões, a linha de dipolos simétricos é utilizada principalmente para comunicação celular e wi-fi.
Magnético - um par de bobinas em um núcleo de ferrite ou aço. Ele não é usado para VHF, mas em ondas médias (530 ... 1710 kilohertz) e longas (148 ... 375 kHz) - não o elétrico, mas o componente magnético do sinal de rádio é usado para recepção. Possui direcionalidade bidirecional, razão pela qual o receptor AM é girado para atingir o sinal máximo - especialmente quando a distância do transmissor AM é de centenas e milhares de quilômetros.
Não dirigido
Além das antenas telescópicas e de chicote, uma antena de panícula é chamada de não direcional. São pedaços de fio, soldados em um só lugar, aos quais o condutor central do cabo é conectado. O terreno trançado é usado como contrapeso.Como o pino, o "batedor" tem um padrão esférico (não direcional) - ele não tem um máximo (antinodo) da diretividade da radiação. Praticamente não se encontra à venda, mas cada um pode fazer por conta própria.
Para a faixa de HF, onde o tamanho do pino atinge vários metros, uma antena "espiral" é usada - ela pode ser enrolada a partir de um motor ou transformador passando um fio áspero ou linha de pesca pela espiral resultante.
Como conectar?
O pino de um quarto de onda não requer nenhuma conexão especial - o fio está soldado à entrada da placa de rádio do receptor. Um dipolo balanceado e antenas mais complexas requerem um cabo coaxial, uma vez que um lado é um contrapeso para o outro e é soldado ao revestimento do cabo em vez do condutor central. De maneira semelhante, um diretor, log-periódico, uma linha de dipolos, um vibrador de loop simples são conectados.
Se você mora em uma aldeia onde, além dos postes, não há altura dominante, é altamente recomendável conectar o aterramento de proteção ao contrapeso (trança). Outro pino é colocado ao lado da antena, mais alto do que ela em termos de altura efetiva, e também é conectado ao solo - trata-se de um pára-raios. Se você não cuidar deste último, então em caso de queda de um raio, você não só pode perder seu rádio, mas também, estando perto dele, levar um choque elétrico fatal - a voltagem de uma descarga de faísca pode chegar a 100 milhões de volts , que é incompatível com a vida.
Antenas coletivas de TV, cujo cabo é levado para a entrada de um prédio de apartamentos e divorciado para apartamentos, são equipadas com proteção contra raios. As antenas internas não requerem proteção contra tempestades.
Como fazer uma antena FM para o receptor com suas próprias mãos, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.