Como fazer uma antena para um rádio com as próprias mãos?

Contente
  1. Princípios gerais de fabricação
  2. Ferramentas e materiais
  3. Instruções passo a passo
  4. Recomendações

O rádio sempre foi uma das formas de comunicação com o mundo exterior para pessoas de todas as idades. Será especialmente valioso em alguns lugares de difícil acesso onde não há televisão e ainda mais em algo como a Internet. Qualquer receptor de rádio precisa de uma antena para funcionar. Nem sempre é possível adquirir, mas você mesmo pode fazer em casa. Há muitos casos em que uma antena simples feita em casa em algum lugar do país funciona muito melhor do que uma comprada em uma loja. Considere neste artigo como fazer uma antena para um rádio com suas próprias mãos e com que materiais.

Princípios gerais de fabricação

Antes de descobrir o que e como a antena do rádio é feita com suas próprias mãos, deve-se falar um pouco sobre quais devem ser os princípios de sua fabricação e design para que sua eficácia seja maximizada. Primeiro, é preciso entender que se o rádio não funciona bem na antena, que tem, o que acontece com frequência, então uma antena FM caseira que amplifica o sinal é a única saída. Além disso, deve ser posicionado da forma mais correta e na altura correta possível para que haja o mínimo de interferência para um trabalho de alta qualidade. Um ponto importante que deve ser levado em consideração antes de iniciar a criação de tal dispositivo é a polarização.

Uma boa antena para recepção de longo alcance deve ser posicionada exclusivamente na vertical, como a própria onda.

Além disso, deve ser entendido que qualquer dispositivo que receba ondas de rádio tem um certo limite de sensibilidade. Se o sinal estiver abaixo disso, a qualidade da recepção será ruim. As ondas de rádio geralmente são enfraquecidas quando há uma grande distância entre o receptor e a estação que transmite as ondas de rádio. As más condições meteorológicas podem ser outro fator. Esses pontos também precisam ser levados em consideração ao escolher o projeto e o tipo de antena. Normalmente, eles estão na seguinte direção:

  • dirigido;
  • não direcionado.

    E em termos de mobilidade, eles podem ser os seguintes:

    • Móvel;
    • estacionário.

    Importante! Os modelos não direcionais funcionam com base no princípio de conectar ponto a ponto ou ponto a muitos outros em um raio de 50-100 metros. Mas os não direcionais podem funcionar em toda a área ao seu redor.

      Além disso, antes de fazer qualquer modelo, você deve saber que eles são os seguintes:

      • haste ou pino - esse tipo de dispositivo apresenta-se na forma de uma haste simples ou de formato arredondado; chicote é o tipo mais simples de design, qualquer antena interna geralmente é chicote;
      • fio - tais modelos são feitos do material de mesmo nome e são dobrados em várias posições;
      • telescópicas são estruturas que se dobram; geralmente são feitos de hastes de metal que parecem telescópios;
      • modelos retráteis são encontrados em quase todos os carros; a vantagem desse design é que ele pode ser instalado em qualquer lugar.

        Importante! Independentemente do projeto da antena, os princípios de operação serão os mesmos em todos os lugares.

        Ferramentas e materiais

        Deve-se dizer que há um grande número de opções para a criação de antenas. Eles são feitos de fio de cobre, e de um tubo de capacitores, e de fio e até mesmo de um cabo de televisão. E esta não é uma lista completa de materiais com os quais uma antena pode ser feita. Se falamos de materiais, para criar uma antena você precisará ter os seguintes elementos em mãos:

        • tubos termorretráteis;
        • cabo de enrolamento tipo PEV-2 0,2–0,5 mm;
        • fio de alta tensão ou cabo coaxial;
        • régua;
        • ninho;
        • compassos de calibre;
        • cola para plástico.

          Esta é uma lista aproximada de materiais e pode variar dependendo dos materiais disponíveis. Além do mais, não será supérfluo se antes disso for desenvolvido um diagrama do dispositivo que você vai fazer. Os desenhos do dispositivo permitem não apenas determinar quais as dimensões necessárias para receber uma determinada faixa de comprimento de onda, mas também permitem calcular corretamente os parâmetros necessários do próprio dispositivo - tipo, comprimento, largura, algumas características estruturais. Além disso, você pode determinar de maneira aproximada o local onde soldar o soquete, se necessário.

          Instruções passo a passo

          Aqui estão algumas instruções para a criação de antenas, cada uma das quais o ajudará a fazer um módulo FM de alta qualidade para receber ondas de rádio. Então, para fazer tal dispositivo, você deve aderir a um certo algoritmo de ações.

          1. Pegue qualquer cabo coaxial de alta frequência. Desmontamos sua trança e removemos o isolamento externo. Você também pode usar fios de alta tensão de transformadores de mesmo nome, que são usados ​​em monitores e televisores equipados com tubo de raios catódicos. Possuem grande rigidez e serão uma excelente opção para antenas receptoras.
          2. Agora você precisa cortar um pedaço de 72 ou 74 milímetros do fio preparado. Além disso, a precisão deve ser observada ao milímetro. Usando um ferro de solda, soldamos um pequeno pedaço de fio ao cabo, a partir do qual uma bobina de um pedaço de plástico adequado será enrolada no futuro. Os fios precisarão ser enrolados cerca de 45 voltas. Neste caso, será utilizado um isolante interno com comprimento de 1,8 centímetros. Se desejar, você pode recalcular a bobina para um diâmetro diferente. Mas você precisará observar 2 pontos:
            • o comprimento da bobina será de 18 milímetros;
            • a indutância deve estar no nível de 1,3-1,4 μH.
          3. Agora fazemos um enrolamento cuidadoso de 45 voltas. Como isso será feito, você pode ver as lacunas em suas extremidades. Você precisará colocar um pouco de cola neles para que a estrutura fique mais forte.
          4. No próximo estágio de montagem da antena, é necessário colocar um tubo termorretrátil na estrutura resultante. Deve ser aquecido por algum método conveniente. Mas é melhor fazer isso com fogo fechado ou você pode usar um secador de cabelo de construção.
          5. Se você precisar de uma antena de quadro, seu recurso é a presença de um arco de alumínio. Seu diâmetro é de 77 centímetros, e o diâmetro interno deve ser de 17 milímetros. Encontrar esse item é fácil em qualquer loja de esportes. E também um tubo de cobre deve estar disponível. Se tal antena for necessária, o núcleo central, a trança e também um pequeno pedaço de fio coaxial devem ser soldados aos contatos do capacitor variável. A segunda extremidade do fio, o núcleo central e a trança são soldados ao referido aro de alumínio. Nesse caso, você também pode usar grampos automotivos, que devem ser bem limpos de antemão. Seu diâmetro deve estar entre 1,6 e 2,6 centímetros. E também deve ser feita uma boa limpeza do ponto de contato.
          6. A proporção entre a circunferência da moldura e a circunferência do laço de amarração deve ser de 1: 5. Além disso, 1 cm de isolamento deve ser removido da extremidade do cabo e do condutor central. E também a partir do meio do cabo da antena FM, marque 5 milímetros nas duas direções e remova o isolamento externo. Depois disso, removemos a capa do cabo para quebrá-lo.
          7. Agora você deve verificar o alcance da antena e certificar-se de que o quadro tem ressonância na faixa de 5-22 MHz. Se a capacitância do capacitor for diferente, esses parâmetros podem ser alterados. Se você precisa de faixas de baixa frequência, é melhor pegar um quadro com um diâmetro maior - um ou um metro e meio.Se estivermos falando de alta frequência, um quadro de 0,7 metros será o suficiente. Isso conclui a criação da antena de quadro.

          Uma opção bastante interessante seria um tubo ou antena magnética. A propósito, pode ser não apenas interno, mas também externo.

          A parte principal do rolamento de tal dispositivo será um tubo de aquecimento ou de água. Para fazer uma antena deste tipo, você precisará ter em mãos elementos como:

          • um núcleo de transformador usado que pode ser removido de alguma TV antiga;
          • fita isolante;
          • Cola;
          • Scotch;
          • folha de latão ou cobre fino;
          • cerca de 150 centímetros de fio de cobre com um diâmetro de um quarto de um milímetro quadrado;
          • pinos para conexão.

            Em primeiro lugar, para envolver a primeira camada, é colocado um núcleo de ferrite e, por cima, 2 camadas de fita isolante, após as quais uma única camada de folha metálica. Agora, 25 voltas de cabo com 1 cm de sobreposição devem ser enroladas em torno desta blindagem para melhor isolamento dos contatos. E também não se esqueça que é preciso fazer torneiras obrigatórias nas 7ª, 12ª e 25ª voltas. O laço deve ser conectado a outras partes e as extremidades do fio devem ser inseridas nos pinos. A torneira da sétima volta deve ser inserida na tomada de aterramento e as outras 2 devem ser conectadas aos terminais da antena.

              A última etapa do trabalho será a configuração da recepção do sinal de rádio. Neste caso, será realizada pela seleção usual da conexão do enrolamento ao circuito conectado.

              Outra opção bastante comum e simples para criar uma antena desse tipo é um dispositivo de folha metálica. Para criá-lo, você precisará ter os seguintes materiais:

              • pinças ou alicates;
              • faca;
              • um rolo de folha ou fio de cobre;
              • uma prancha seca em forma de quadrado, que tem um lado de 15 centímetros.

                Não há nada difícil em criar tal dispositivo. Para fazer isso, você precisará seguir vários estágios.

                1. Primeiro, um quadrado deve ser cortado de papel alumínio. Deve medir 13 centímetros do lado de fora, e a largura da tira de alumínio deve ser de 1,5 centímetros. Um retângulo de 3 mm deve ser cortado na parte inferior no centro para abrir o quadro.
                2. O pedaço de papel alumínio cortado deve ser colado na placa. Agora você precisa soldar o núcleo interno do fio blindado à direita e a trança à esquerda para o quadrado da folha. Isso deve ser feito ligeiramente com um deslocamento para a direita da ranhura central - cerca de 2,5 milímetros. A propósito, a distância entre o fio blindado e a trança deve ser a mesma. Aqui deve ser dito que se a antena for usada para trabalhar na faixa de VHF, então o tamanho do quadrado deve ser aumentado para 15 centímetros, e a largura da tira de folha, neste caso, será de cerca de 18 milímetros.

                  Importante! Se você precisa amplificar o sinal para este tipo de antena, pode envolvê-lo com um pedaço de fio de cobre. Sua extremidade livre deve ser puxada para fora da janela.

                  Além disso, existe uma opção muito simples para criar uma antena de rádio simples. Precisamos ter em mãos tais materiais e ferramentas:

                  • ferro de solda;
                  • plugue para conectar a antena ao rádio;
                  • blocos de rolos que permitem fixar a antena na posição desejada;
                  • cabo de aço;
                  • fio de cobre;
                  • trocar;
                  • isoladores de cerâmica.

                    Aqui tudo será extremamente simples - basta conectar os fios, o plugue e os rolos com um ferro de solda. E as juntas precisarão ser envolvidas com fita isolante para fortalecer a estrutura e preservar sua integridade. Além disso, para que a antena pareça o mais esteticamente agradável possível, ela pode ser instalada em um suporte especial, anteriormente feito de madeira. Como você pode ver, existem muitos modelos de antena, cada um dos quais pode fornecer um sinal de rádio de alta qualidade em várias condições.

                    Recomendações

                    Se falamos de recomendações para a criação e uso de tais antenas, então, em primeiro lugar, várias devem ser observadas.

                    • Não deve haver objetos estranhos de metal perto de tal dispositivo. Caso contrário, eles podem interferir na captação do sinal ou refleti-lo, o que também afetará negativamente a qualidade de sua recepção.
                    • Deve-se tomar cuidado para proteger a antena das influências ambientais. Caso contrário, suas peças podem enferrujar e, mais cedo ou mais tarde, o dispositivo simplesmente falhará.
                    • Na maioria dos casos, é imprescindível fazer desenhos antes de iniciar o trabalho, onde é necessário prescrever detalhadamente as dimensões e dimensões do dispositivo, seu tipo, bem como um algoritmo de ações para sua criação. Isso tornará possível implementar com rapidez e precisão uma ideia específica e obter uma antena de alta qualidade para receber um sinal FM estável.

                    Como fazer uma antena de rádio com as próprias mãos em 15 minutos, veja abaixo.

                    sem comentários

                    O comentário foi enviado com sucesso.

                    Cozinha

                    Quarto

                    Mobiliário