Tudo sobre conserto de aspiradores de pó
Hoje é difícil encontrar uma família onde quer que haja um aspirador de pó comum. Este pequeno auxiliar de limpeza permite-nos poupar muito tempo e manter a limpeza da casa, para que a sujidade e o pó não prejudiquem a nossa saúde. Mas, apesar de sua simplicidade em design e operação, esse dispositivo quebra com bastante frequência. E como não é o menor preço, é melhor consertar, pois um novo é um golpe sério no orçamento familiar. Neste artigo falaremos sobre como consertar aspiradores de pó, desmontá-los, diagnosticar problemas.
Solução de problemas
Nem sempre é possível entender imediatamente que o aspirador de pó está quebrado. Por exemplo, ele zumbe muito, mas continua trabalhando e realizando suas funções, razão pela qual muitos não acham que o aparelho quebrou. E isso já é um colapso, que simplesmente levará à falha do dispositivo depois de um tempo. Claro, pode haver um número bastante grande de defeitos, mas geralmente o motor é a causa da quebra de um aspirador de pó. Essa divisão é típica para quase todas as marcas e modelos, independentemente da empresa que produziu o equipamento. Para uma série de pontos e sutilezas do aspirador de pó, você pode diagnosticar uma avaria e tentar consertar o equipamento em questão com suas próprias mãos:
- o primeiro sinal de operação incorreta do motor será que ele funciona muito alto e uma nuvem de poeira aparece sobre o dispositivo durante a operação;
- se o aspirador não sugar bem o pó ou não puxar de todo, isso pode ser evidência de um problema com a mangueira;
- Outro sinal de violação do aperto da mangueira será o funcionamento silencioso do dispositivo, e a essência do problema pode não estar na deformação da ondulação em si, mas no mau funcionamento da escova receptora;
- se a velocidade de sucção não for alta, então o motivo da diminuição da velocidade de operação pode ser um problema associado à quebra dos mancais, e de vez em quando o dispositivo irá restaurar a operação no modo normal;
- se o dispositivo faz muito barulho, então com alto grau de probabilidade o motor quebrou; em alguns casos, a presença de um mau funcionamento no motor afetará diretamente a possibilidade de sugar as massas de ar.
Claro, existem muitos problemas diferentes, um problema pode ter vários motivos, mas as situações acima permitem que você diagnostique rapidamente a presença de uma avaria e comece a fazer algo.
Avarias frequentes
Deve-se dizer que avarias e deformações os seguintes detalhes são geralmente mais suscetíveis:
- enrolamentos de motor;
- fio de energia elétrica;
- fusível;
- rolamentos;
- escovas.
Em alguns casos, as reparações podem ser realizadas com as suas próprias mãos e, por vezes, terá de recorrer a especialistas do centro de assistência. Em alguns casos, será mais fácil comprar um aspirador de pó novo. Vamos começar com os pincéis. Eles geralmente são montados em minas. Aqui deve ser dito que eles são carbono comum, o que significa que, se desejado, eles podem ser triturados para se ajustarem conforme necessário. Se a área de contato com o coletor não for tão grande, então não há problema, depois de um tempo as escovas entrarão. Suas extremidades são ligeiramente apagadas em um semicírculo para dentro.
Qualquer um deles é ligeiramente pressionado por uma mola especial por onde flui a energia, o que aumenta a margem de segurança. O carbono continuará a funcionar até que seja completamente apagado.Um ponto importante será que o próprio coletor deve estar o mais limpo possível.
É melhor limpá-lo com alguma substância e, se necessário, remover o filme tipo óxido até que haja um brilho de cobre.
A próxima parte são os rolamentos com um eixo... Normalmente, o eixo é preso ao estator em dois rolamentos, que não correspondem em tamanho um ao outro. Isso é feito para que a desmontagem do motor do aspirador seja muito mais fácil. Normalmente, o rolamento traseiro será pequeno e o rolamento dianteiro, grande. O eixo deve ser cuidadosamente retirado do estator. Os rolamentos possuem anteras, por onde a sujeira também pode entrar. As avarias mais frequentes são:
- eficiência reduzida do filtro HEPA;
- entupimento da malha do filtro ciclone;
- bloqueio da turbina escova por algum objeto estranho;
- a incapacidade de girar as rodas devido à entrada de objetos estranhos;
- bloqueio do tubo da haste;
- ruptura de uma mangueira de ondulação.
Agora vamos falar sobre essa categoria de problemas com um pouco mais de detalhes. Os aspiradores de pó são geralmente equipados com filtros reutilizáveis. Ou seja, após cada limpeza é necessário retirar os filtros, enxaguar, limpar e recolocar. Mas deve ser entendido que uso repetido e eternidade não são sinônimos. Em algum ponto, os filtros precisarão ser substituídos e, se isso for ignorado, alguns reparos complexos podem ser necessários. E a limpeza do filtro não pode ser concluída. A cada uso, o material de que são feitos fica cada vez mais sujo. E em algum momento, o filtro já passa apenas metade do ar do volume original.
Neste indicador, o funcionamento do aspirador já estará interrompido. Ou seja, o motor continua operando na mesma velocidade, mas a resistência no processo de bombeamento e sucção aumentará a carga. As correntes vão aumentar, o enrolamento. O motor elétrico esquenta mais, o que pode causar desgaste.
Com a operação posterior em um modo semelhante, chegará o dia em que o motor superaqueceu e simplesmente queimou ou emperrou.
A próxima falha é um filtro HEPA entupido. Esse material é difícil de adquirir, mas mesmo aqui você pode resolver o problema e encontrar um substituto. O mais difícil é instalar. Primeiro, abra cuidadosamente a tela de arame duplo para remover o material do filtro. Este quadro não parece ser recuperável. Mas se desejar, ele é aberto.
Primeiro, com uma faca afiada, cortamos a área onde as duas placas se encaixam, com um pouco de esforço dividimos a moldura em duas metades. Agora trocamos o filtro por outro e colamos a moldura do suporte. O mesmo se aplica ao filtro de proteção do motor elétrico e ao filtro usado em soluções de ciclone. Que o outro filtro está muito entupido com detritos devido ao fato de que os usuários operam inadequadamente os aspiradores de pó e permitem que os recipientes sejam entupidos com resíduos acima da marca de segurança.
O terceiro problema diz respeito à parte que conecta a entrada do dispositivo ao tubo telescópico onde o bico está localizado. Deformações da mangueira ondulada macia podem ser observadas em locais de dobras macias devido ao desgaste do material ou como resultado de cargas aplicadas no ponto de desgaste. Via de regra, os mais suscetíveis a deformações são os locais onde se realiza a junção da mangueira com o tubo de bloqueio ou com o tubo haste.
Na maioria das vezes, essa mangueira pode ser reparada com fita adesiva. É verdade que a durabilidade de tal solução estará em questão, mas como uma medida temporária é adequada.
Primeiro, corte uma parte um pouco mais longe da quebra e remova cuidadosamente os restos da parte do tubo interno. Normalmente possui uma rosca apenas para o enrolamento da mangueira. Usando essa rosca, a mangueira cortada pode simplesmente ser aparafusada no tubo, o reparo será concluído com isso. A prática mostra que não adianta usar cola. Se uma rajada se formou no centro da mangueira, você pode usar os meios disponíveis.Por exemplo, um pedaço de tubo de borracha de um pneu de bicicleta. Em termos de dimensões físicas e tendo em conta a cobertura bastante estanque, tal material seria a solução ideal. Antes disso, as partes da mangueira são cortadas e coladas, após o que um engate do pneu da bicicleta é puxado sobre a junta feita.
O próximo defeito está bloqueando o movimento dos mecanismos. Um problema semelhante pode ocorrer com uma turbina de escova ou chassis com rodas. As unidades são simplesmente equipadas com várias peças que giram - anéis, engrenagens, eixos. Durante a limpeza, vários detritos entram nos locais onde estão localizados, que podem acabar nos eixos e depois de um tempo, à medida que se acumulam, simplesmente bloqueiam o trabalho de natureza rotativa.
Tais problemas provocam um aumento da carga do motor, o que torna o motor em um primeiro momento muito aquecido, depois simplesmente desliga em determinado momento. Para corrigir esse tipo de problema, primeiro é necessário desbloquear o movimento nodal. A turbo escova deve ser desmontada e bem limpa de detritos. Se você remover a tampa superior do dispositivo, poderá acessar a área onde as rodas estão localizadas. Freqüentemente, vários detritos se acumulam bem aqui, o que bloqueia sua rotação.
Agora vamos falar sobre avarias mais graves dos dispositivos em questão, que ocorrem com bastante frequência. Normalmente requerem a intervenção de profissionais, mas muitos deles ainda podem ser resolvidos com as próprias mãos. O primeiro problema desse tipo pode ser com o botão liga / desliga e o cabo de força. Devido a esse mau funcionamento, é impossível ligar o aspirador ou é impossível corrigir um determinado modo de funcionamento. No primeiro caso, ao pressionar o botão liga / desliga, o aparelho não liga, e no segundo ele inicia, se você pressionar o botão, desliga imediatamente se você soltar.
Uma chave do aspirador de pó defeituosa é o motivo da inoperância do aparelho. É um dos mais comuns, mas bastante fácil de consertar. É muito simples certificar-se de que os motivos da quebra estão no botão - basta verificar com um testador. Se a chave estiver quebrada, ela não fará contato entre os terminais em nenhuma posição. Se a chave estiver quebrada, ela formará um contato exclusivamente na posição pressionada. Para verificar, uma sonda deve ser conectada ao contato do plugue de alimentação e a segunda aos terminais do botão. O cabo de alimentação também é testado com um testador. Neste caso, não será supérfluo verificar o desempenho das tomadas.
O segundo colapso frequente e sério será a situação em que o regulador de velocidade de entrada de massa de ar está com defeito. Quase todo aspirador de pó está equipado com esse regulador. É responsável por regular a velocidade do eixo pelo motor, que é montado dentro do dispositivo. Esse módulo parece um circuito eletrônico baseado em tiristores. Normalmente, neste circuito elétrico, um elemento, como um tiristor, quebra.
Geralmente está localizado no lado esquerdo inferior da placa. Se este elemento estiver avariado, normalmente o aspirador não pode arrancar ou não há como regular o seu funcionamento.
Com este problema, será necessário desmontar o dispositivo, retirar o módulo de regulação e recolocar as peças que estão quebradas. Nesse caso, será difícil trabalhar se você não tiver certas habilidades. É especificamente sobre como distinguir um resistor de um capacitor e as habilidades de usar um ferro de solda. Mas se você quiser, pode aprender.
Outro problema comum será a falha do motor elétrico do aspirador. Esse problema provavelmente será o mais difícil. Este detalhe requer atenção especial. Existe a opção de substituir a peça por uma nova, mas em termos de custos será a metade do custo de todo o aspirador. Mas também especificamente no motor, várias peças podem quebrar.Por exemplo, dado que o eixo do motor gira com bastante rapidez, os rolamentos axiais estão sob forte estresse. Por esse motivo, os defeitos nos rolamentos são considerados extremamente comuns.
Isso geralmente é indicado por um ruído operacional muito alto. Parece que o aspirador de pó está literalmente assobiando.
Eliminar esse problema com suas próprias mãos parece ser difícil, mas viável. Mas primeiro você tem que desmontar o dispositivo para chegar ao motor. Vamos supor que tenhamos conseguido chegar lá. Quando removidas, as escovas de contato e a proteção do impulsor devem ser removidas. Este processo será extremamente simples. As escovas são fixadas com um parafuso e podem ser facilmente retiradas dos nichos de tipo de montagem. Na caixa do impulsor, dobre cuidadosamente os 4 pontos de rolamento para trás e, usando uma leve força, desmonte a caixa.
O mais difícil será desparafusar a porca que prende o impulsor ao eixo do motor. Quando isso pode ser feito, o eixo é retirado, após o que é necessário retirar o mancal da armadura e substituí-lo. Em seguida, a montagem é feita na ordem inversa.
Em geral, como você pode ver, são muitas as avarias frequentes, são todas de tipos diferentes, mas quase todas podem ser tratadas por conta própria, sem o envolvimento de um especialista.
Como desmontar um aspirador de pó?
Independentemente do tipo de avaria que enfrente, para saber as suas causas e porque o aspirador parou de funcionar, deve desmontá-lo.
Claro, cada modelo tem seu próprio dispositivo especial, mas a seguinte cadeia de ações será um algoritmo geral aproximado.
- É necessário desmontar a grade de vedação, que está localizada sob a tampa da área do depósito de pó. Ele é fixado com dois parafusos ou outras conexões roscadas. Você pode desapertar os parafusos com uma chave de fenda comum.
- Quando a grade de vedação tiver sido removida, desconecte a caixa de controle e a tampa do compartimento de pó.
- Dependendo do tipo e modelo do equipamento em questão, o coletor de pó deve ser simplesmente removido ou desaparafusado. Deve haver um mecanismo de coleta de resíduos sob ele, sob o qual o corpo é conectado ao motor do dispositivo.
- Para chegar a isso, você precisa separar a base e o corpo. Em alguns modelos, isso é feito girando um parafuso oculto localizado na alça.
- Normalmente, o motor é protegido por uma gaxeta especial com forro de tecido que é fixada na entrada da mangueira de admissão. A junta deve ser removida e limpa ou, se necessário, substituída por outra.
- Agora retiramos do motor os fios responsáveis pela alimentação. Para fazer isso, desparafuse as braçadeiras aparafusadas.
- Agora será necessário verificar os pares de rolamentos, responsáveis pelo funcionamento do motor. O menor indício de desgaste é a presença de várias irregularidades e rachaduras. Se houver algo assim, as peças devem ser substituídas.
Além dos rolamentos, não será supérfluo verificar a integridade da escova e da armadura do motor.
Agora, vamos prosseguir diretamente para a desmontagem do motor. Deve-se dizer que a execução de tais procedimentos requer experiência na sua execução. Caso contrário, é melhor consultar um especialista.
- A tampa deve ser removida primeiro. Isso pode ser feito usando uma chave de fenda reta, uma tira ou uma régua. Ele se encaixa perfeitamente no motor, por isso você pode primeiro bater suavemente nele para desconectá-lo. Isso deve ser feito com cuidado para não prejudicá-lo fisicamente.
- Quando a tampa é removida, é possível acessar o impulsor, que é mantido no lugar por porcas embutidas. Eles estão firmemente presos com cola, então você deve ter uma substância como um solvente à mão.
- Existem 4 parafusos sob o impulsor que prendem o motor. Eles devem ser desparafusados um por um.
- Uma vez que o motor tenha sido acessado, deve ser verificado se está funcionando corretamente.
Se não funcionar, você deve descobrir por que ele quebrou, solucionar o problema, substituir as peças quebradas e remontar na ordem inversa.
Note que um modelo que também pode realizar limpeza a úmido será mais difícil de reparar, pelo fato de que também será necessário realizar trabalhos com bomba d'água. Sua principal tarefa será fornecer líquido para o coletor de pó, razão pela qual a bomba geralmente é montada na entrada.
Ao consertar um aspirador de pó de lavagem, você também deve estar ciente dos aspectos de desconectar a bomba.
E se não ligar?
De vez em quando, há situações em que o aspirador de pó não quer ligar de jeito nenhum. O dispositivo deve ser desmontado neste caso? Nem em todos os casos. O fato é que as razões para essa situação podem ser diferentes. Por exemplo, o aspirador de pó não ativa, ele não quebrou antes, mas a tecnologia não é ativada quando o botão liga / desliga é pressionado. O motivo pode ser problemas com a fonte de alimentação. Ou seja, uma tomada ou um fio elétrico, responsável pelo fornecimento de energia, pode simplesmente quebrar.
Todos os elementos do circuito elétrico devem ser inspecionados com muito cuidado. Normalmente, os problemas existentes podem ser encontrados diretamente no plugue, que é inserido na tomada. Devido ao fato de que o cabo, que é responsável pelo fornecimento de energia elétrica a um dispositivo como um aspirador de pó, é bastante móvel, ele é caracterizado por uma vulnerabilidade aumentada e muitas vezes podem se formar locais deformados durante o funcionamento.
Se o aspirador de pó funcionar, mas a velocidade não puder ser ajustada de forma alguma, então o problema é o mesmo. Mas, neste caso, muito provavelmente, estamos falando sobre a perda de contato.
Este defeito pode ser eliminado substituindo o resistor ou triac deslizante.
Como consertar um motor?
Como pode ser entendido acima, a falha do motor elétrico do aspirador de pó é classificada como um mau funcionamento bastante complexo. Normalmente, os modelos modernos usam motores do tipo axial, que têm uma velocidade de rotação de cerca de 20.000 rpm. Esta parte é uma estrutura que requer atenção especial se for necessário reparo. Para realizá-lo, você precisará ter as seguintes ferramentas:
- um par de chaves de fenda para vários tamanhos de parafusos Phillips e um par de chaves de fenda de cabeça chata;
- pinças;
- pinças ou alicates;
- vice de serralheiro;
- substância para lubrificar o motor.
Deve-se observar que você deve seguir as normas de segurança e em nenhum caso consertar o motor elétrico do aspirador conectado à rede elétrica. Se falamos diretamente sobre o reparo do dispositivo, então para realizá-lo, primeiro é necessário desmontar o dispositivo. Além disso, isso deve ser feito em uma ordem claramente estabelecida:
- retirada do recipiente para coleta de sujeira, filtros traseiro e frontal;
- desparafusamos os parafusos localizados sob os filtros com uma chave de fenda;
- desmontamos a caixa do aparelho, levantamos a parte frontal e só depois o resto, normalmente a caixa é retirada com muita facilidade;
- agora limpamos o próprio corpo do motor elétrico usando uma escova ou pano.
A inspeção e posterior reparo do dispositivo devem ser realizados, o último processo será realizado de acordo com o seguinte algoritmo:
- primeiro, com uma chave de fenda, desparafuse um par de parafusos laterais que estão localizados na parte superior da caixa;
- gire um pouco e inspecione o motor (não vai funcionar desmontando agora, pois vai atrapalhar a colocação da bobina);
- solte cuidadosamente o motor dos fios, desconecte todos os conectores e remova os fios da bobina de forma que a própria bobina fique no corpo;
- agora removemos o motor e, em seguida, repetimos a limpeza do pó;
- em seguida, desmontamos a goma de vedação, para a qual desparafusamos alguns parafusos laterais;
- usando uma chave de fenda, desconecte as duas metades da carcaça do motor;
- agora, da caixa de plástico, é necessário retirar o próprio motor;
- ao inspecionar a parte superior do motor, você pode ver o chamado rolamento, eles devem ser dobrados na direção oposta, e uma chave de fenda deve ser inserida em qualquer fenda para que as metades fiquem separadas uma da outra (isso irá liberar o turbina da carcaça);
- utilizando uma cabeça de soquete 12, é necessário desparafusar o parafuso (a rosca é canhota, portanto, ao retirar o parafuso deve-se girar no sentido horário);
- o estator do motor deve ser travado com pequenos blocos de madeira e, durante a operação, toda a estrutura deve estar apoiada;
- desmontamos a turbina;
- retire a arruela e desparafuse alguns parafusos;
- na parte inferior existem mais 4 parafusos que precisam ser desparafusados;
- em seguida, retiramos as escovas, antes disso, depois de desapertar todos os parafusos;
- agora você precisa arrancar a âncora, inserir a chave no orifício e bater com um martelo; após essas manipulações, ele deveria, por assim dizer, pular para fora;
- Agora você deve prestar muita atenção aos mancais: se estiverem em bom estado, podem ser lubrificados com óleo;
- usando uma pinça, você precisa puxar a bota; se o mancal girar com um som parecido com o farfalhar de folhas e ao mesmo tempo permanecer seco, ele deve ser limpo e bem lubrificado (um limpador de carburador pode ser usado para limpar essa parte).
Isso é tudo. Para concluir o trabalho, resta apenas montar o dispositivo na ordem inversa. Como você pode ver, o conserto de aspiradores de pó é um processo que dependerá da complexidade da avaria. Se não for muito complicado, pode ser feito facilmente com suas próprias mãos. Se o problema pertence à categoria dos bastante complexos, então seria melhor entrar em contato com um especialista, pois a intervenção de uma pessoa sem experiência pode não só agravar o colapso, mas também causar lesões. Principalmente quando se trata da parte elétrica.
Você pode aprender como desmontar o motor do aspirador de pó no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.