Análise do aspirador de pó robô Polaris

Contente
  1. Característica
  2. Projeto e princípio de operação
  3. Visão geral dos modelos e sua finalidade
  4. Manual do usuário
  5. Sutilezas de cuidado
  6. Avaliações do proprietário

Os aspiradores de pó robóticos tornaram-se populares recentemente, mas hoje eles podem economizar muito tempo, enquanto a qualidade de sua limpeza é de alto nível. Entre vários fabricantes, a marca Polaris não ocupa o último lugar devido à montagem de alta qualidade e boa funcionalidade.

Característica

O aspirador robô Polaris está equipado com tecnologia de sucção de ar ciclônica. Esse limpador limpa o chão com eficiência e seu design permite que você esvazie o recipiente de resíduos de forma rápida e fácil. Esses eletrodomésticos capturam detritos sem perder o poder de sucção. O design compacto economiza espaço de armazenamento. De vez em quando, o usuário deve limpar ou trocar o filtro para manter o bom desempenho do aspirador.

Os modelos Polaris têm várias funções úteis, o usuário escolhe independentemente a necessária.

As opções mais caras oferecem limpeza úmida. Todos os robôs são equipados com sensores infravermelhos que detectam mudanças de altura e objetos próximos. Graças a este design, o aspirador nunca cairá das escadas durante a tarefa e não baterá nos obstáculos.

Os primeiros modelos usavam navegação aleatória, o que às vezes fazia com que o dispositivo perdesse alguns pontos durante a limpeza ou não conseguisse encontrar sua estação base para recarregar. Os aspiradores modernos são mais complexos e, portanto, incluem recursos de mapeamento.

O dispositivo pode usar um giroscópio, câmera, radar e sistema de orientação a laser para criar uma planta baixa que posteriormente é armazenada para maior eficiência. Esse aspirador de pó robô é equipado com uma memória embutida, de modo que sabe onde estava limpando antes, portanto, a eficiência da limpeza é significativamente melhorada. As linhas virtuais No-Go definem limites para restringir o movimento do veículo a áreas indesejadas. As baterias de lítio fornecem a energia necessária para limpar uma casa de 200 metros quadrados. m. Se traduzirmos isso em minutos, então esse aspirador pode funcionar por 100 minutos. O tempo de carregamento é de 5 a 6 horas.

Assim que a carga acabar, o robô corre para a estação para repor a energia perdida.

A forma e o design dos aparelhos Polaris foram pensados ​​de forma que o aspirador possa penetrar sob o sofá e outros móveis e limpar os cantos com eficiência. A limpeza diária de acordo com a programação é definida pelo usuário, você pode reprogramar a programação. Alguns modelos permitem que você controle o dispositivo usando o aplicativo sem fio de seu telefone. O software também é facilmente atualizado.

Esse assistente pode lidar com a limpeza de parquetes, ladrilhos, linóleo e outras superfícies lisas. Além disso, lida bem com tapetes, mas apenas com uma pilha pequena. Quanto mais potente for o motor no projeto, mais poeira será removida do carpete, portanto, é importante considerar esse parâmetro ao comprar. Esta é a solução ideal se houver crianças ou animais em casa, uma vez que a lã e os pequenos detritos não ficam muito tempo no chão quando existe tal auxiliar. No entanto, é difícil para qualquer modelo se a sala estiver muito abarrotada de móveis. A autonomia é uma das principais vantagens da tecnologia descrita.

O fato é que tais unidades conseguem limpar o cômodo sem envolver a mão de obra dos moradores.

Se você escolher um modelo com duas escovas, elas trabalharão em direções diferentes, respectivamente, o fluxo de ar será muito maior e a qualidade da limpeza será maior. Os modelos do empreendimento possuem escovas nas laterais, para que a técnica possa varrer a sujeira do rodapé.

Os modelos oferecidos pela Polaris diferem no tipo de sensores e em sua quantidade. Um sensor de colisão está localizado na frente. Os mais avançados possuem um sistema infravermelho que pode ver a barreira alguns centímetros antes dela. Existe também uma tal técnica, em cujo desenho existe a ecolocalização ultrassônica, é esta técnica que torna possível pegar objetos a uma distância muito maior.

Deve-se notar que a ecolocalização carece de precisão, o que ocorre porque alguns objetos são capazes de refletir um sinal ultrassônico.

O fabricante colocou os sensores de queda na parte inferior da estrutura. A capacidade de navegar no espaço também depende de seu número. Normalmente, são de quatro a seis. Quando o aspirador se move em uma superfície plana, o sinal é refletido e realimentado, mas ao pairar na escada, um dos sensores para de dar um impulso de retorno, o equipamento instantaneamente o capta e para. Quando não há escada na casa, mas há um piso escuro com superfície reflexiva, os sensores são aconselhados a fechar, pois o aspirador pode perceber tal superfície como um mergulho.

Todos os modelos Polaris no mercado sabem como encontrar uma estação de carregamento. E embora o fabricante adicionalmente equipe o design com uma tomada de carregamento manual, ela quase nunca é usada, como o painel de controle.

O equipamento que o acompanha pode funcionar a partir do telefone, o que é muito mais fácil, pois você pode controlar o assistente sem estar em casa.

Projeto e princípio de operação

Olhando de lado para o aspirador de pó do robô, você pode pensar que é um simples disco de metal. De diâmetro não ultrapassa 30 centímetros e de altura cerca de 7. Este desenho auxilia a técnica para realizar a limpeza em locais de difícil acesso. Os acessórios necessários são fornecidos com cada modelo. O fabricante tentou certificar-se de que também não havia problemas para encontrar peças de reposição. A unidade se move graças a três rodas; vários sensores são instalados na parte inferior e superior do corpo. Alguns são responsáveis ​​por identificar os objetos ao redor, outros dão o comando sobre a presença de um abismo à frente.

Os aspiradores de pó são fornecidos com um filtro de água. Essas unidades não só podem colocar as coisas em ordem, mas também lidar com as manchas no chão de maneira eficiente. Por dentro, a sujeira se instala nos filtros, que, por sua vez, devem ser trocados em tempo hábil pelo usuário. Todos os aspiradores robóticos são equipados com escovas, além de bateria que fornece alimentação autônoma para o equipamento.

A unidade é acionada por um motor elétrico em funcionamento. Um painel de controle é instalado na parte superior, nas versões mais caras da Polaris é sensível ao toque. Surgiram os primeiros modelos do mercado que se destinavam exclusivamente à lavagem a seco. As escovas na estrutura capturam poeira e detritos e os enviam para o coletor de poeira com um jato de ar. Quando o trabalho da técnica terminar, o usuário precisará sacudir o recipiente e limpar os filtros. Os primeiros modelos eram muito grandes, os modernos são compactos.

O coletor de poeira no projeto de tal unidade pode ser de tecido ou plástico. A segunda opção é muito mais conveniente e dura mais tempo. Na hora de comprar, é importante levar em consideração o volume do recipiente de lixo, para que em um ciclo o robô possa limpar com eficiência a área necessária. Filtros de reposição também são fornecidos com equipamento com recipiente de plástico. Os aspiradores com função de limpeza úmida podem ser de duas opções: um plotter e para limpeza de superfície passo a passo. Na primeira versão, um guardanapo especial é fornecido no design, que é anexado ao bico embutido.

Para simplificar, essa limpeza é muito parecida com lavar o chão com esfregão e pano, só que a pessoa não participa do processo, tudo é automatizado.

A situação é mais complicada com a limpeza passo a passo - primeiro, um líquido com um agente de limpeza é borrifado no chão, depois as escovas especiais entram em operação, que esfregam a superfície, após o que a sujeira e a umidade são sugadas para um recipiente separado. Na última etapa, o aspirador remove a umidade com um raspador de silicone. Como resultado, o chão está muito limpo. O tanque de água limpa é feito de material de alta qualidade e resistente a impactos. Embora o modelo passo a passo forneça um nível diferente de limpeza, essa técnica não é barata.

Já as plotadoras robóticas com um tipo de limpeza misto, podem produzir limpeza a seco e úmida.

Entre as desvantagens de tal técnica, pode-se destacar o fato de não ser capaz de trabalhar em todos os tipos de revestimentos, apenas em ladrilhos, laminados, parquet ou linóleo.

Quase todos os aspiradores de pó robóticos têm o mesmo diagrama de dispositivo:

  • bateria;
  • escovas de trabalho;
  • rodas;
  • recipientes para coleta de lixo e água limpa;
  • quadro;
  • painel superior removível.

A técnica descrita é um robô inteligente programado com uma função automática de remoção de poeira. Esse aspirador de pó se comporta de maneira semelhante a um aspirador de pó convencional, que se baseia na lei de um motor a jato. Seus componentes internos criam um poder de sucção significativo, graças a ele, a sujeira é removida durante a condução. O sistema de sensor sob a roda é capaz de detectar e responder ao terreno ao redor, como detectar objetos e obstáculos como escadas.

Um aspirador robô é um eletrodoméstico que tem quase as mesmas funções dos eletrodomésticos convencionais, mas em um formato menor. Assim que o trabalho programado é ativado, o veículo começa a se mover ao longo do mapa da sala já marcado. Ela mesma sabe qual área foi removida e onde vale a pena retornar. Quando a bateria está fraca, o robô retorna automaticamente à estação e recarrega, depois continua a limpeza.

A única coisa que é exigida do usuário é ativar o programa necessário e esvaziar a lixeira.

Os modelos mais recentes da Polaris incluem um receptor Wi-Fi que permite a programação a partir de um smartphone ou tablet sem complicações, mesmo que a pessoa esteja a milhares de quilômetros de casa. As escovas giram nas laterais do gabinete, pegando a sujeira e direcionando-a para o recipiente de pó. Vários motores são instalados no projeto do equipamento. Um aciona as rodas, o outro o sistema de sucção, o terceiro gira a escova lateral.

Visão geral dos modelos e sua finalidade

A Polaris oferece vários modelos de aspiradores de pó robóticos, que diferem entre si não apenas no preço.

  • Polaris PVCR 1015 Golden Rush. Técnica com botão liga / desliga no corpo. Tal unidade pode agradar ao usuário com três modos disponíveis. Sensores ultrassônicos ajudam a navegar pela sala e evitar colisões com obstáculos. A qualidade da limpeza é garantida pelas escovas laterais. O corpo é plano o suficiente para que o aspirador de pó penetre sob os móveis. Coletor de poeira com volume de 0,3 litros. A unidade funciona sem recarga por até 100 minutos, a carga é totalmente restaurada em três horas.
  • Polaris PVCR 0726W. Robô para lavagem a seco de interiores, que é acionado por meio de um botão no corpo. Volume do recipiente de resíduos - 500 ml. As escovas estão localizadas nas laterais. Depois de totalmente carregado, o aspirador pode funcionar por até 100 minutos. O tamanho do modelo é 270 por 70 milímetros. Trata-se de uma unidade de lavagem que pode oferecer, além da lavagem a seco, também úmida.
  • Polaris PVCR 0826. Tecnologia inteligente que oferece limpeza totalmente automática. No projeto, o fabricante usou um filtro HEPA que pode capturar até as menores partículas de detritos. Quando a carga se esgota, o aspirador retorna automaticamente à base para recarregar, após 3 horas está pronto para ser usado novamente.O modelo oferece cinco modos de limpeza, havendo uma turbo escova como um complemento agradável.
  • Polaris PVCR 0920WV Rufer. Possui painel superior de vidro de alta resistência no corpo. A limpeza é realizada de forma totalmente automática. Entre as características distintivas deste aspirador robô estão as rodas amortecedoras, a presença de blocos substituíveis, que possuem uma escova elétrica e uma escova simples. Existe um indicador que avisa o usuário sobre a contaminação do recipiente e uma trilha sonora. O controle pode ser realizado através do controle remoto.
  • Polaris PVCR 0926W EVO. A unidade, em cujo desenho existe um sistema de filtração HEPA. O aspirador é recarregado automaticamente; a radiação infravermelha é usada como sensores de orientação. O projeto conta com turbo e escovas laterais.
  • Polaris PVCR 1012U. Sensores ultrassônicos permitem navegar no espaço deste modelo. Obstáculos até 1,5 centímetros de altura não interessam a este aspirador, porque graças às rodas amortecedoras consegue superá-los. O técnico pode trabalhar com carga total por até 80 minutos e, se não houver carpete no chão, até 100 minutos.
  • Polaris PVCR 1126W. Tem um design plano confortável que permite penetrar facilmente por baixo dos móveis. A unidade é acionada por meio de um botão no corpo. Sensores infravermelhos ajudam a se orientar no espaço. A técnica pode funcionar em cinco modos, quando a bateria se esgota, ela retorna automaticamente para a base. A diferença entre este modelo e os outros está nas dimensões mais compactas, são eles que permitem que a técnica penetre por baixo do móvel.

Manual do usuário

Todos os modelos de aspirador de pó robótico Polaris são fabricados de acordo com os requisitos de segurança. No entanto, o uso impróprio pode causar quebras e até ferimentos. Para evitar o risco de acidentes ou danos, o usuário é obrigado a estudar atentamente as instruções antes de utilizar o equipamento, que contém informações importantes sobre segurança, operação e manutenção.

O aspirador robô é projetado para limpar o chão, mas a técnica não deve ser usada em superfície molhada, pois a maioria dos modelos não é adequada para isso, apenas unidades de lavagem podem ser consideradas uma exceção.

Os especialistas aconselham lembrar o seguinte.

  • Este não é um brinquedo, portanto, não se deve permitir que crianças limpem ou consertem o equipamento sem a supervisão de um adulto.
  • Certifique-se de verificar o cabo de alimentação na estação de carregamento antes de usar. Se estiver danificado, deve ser substituído.
  • Não afixe ​​uma etiqueta no transmissor infravermelho da estação base.
  • Não mergulhe o aspirador ou as peças fornecidas com ele em água. Limpe apenas com um pano seco ou ligeiramente úmido.
  • Não use o equipamento sem um filtro instalado.
  • Antes de ativar o aspirador de pó, você precisará remover todos os objetos frágeis e leves do chão e certificar-se de que não se enrosque em fios ou cortinas.
  • Os animais devem ser mantidos afastados, em nenhum caso devem ficar em pé ou sentados em cima.
  • Não use máquinas para limpar pontas de cigarro, cinzas ou carvão.
  • Não ligue a unidade perto da lareira. Não use o aspirador de pó Robot para aspirar água, líquidos ou sujeira úmida.
  • Não use máquinas para remover a poeira do toner da impressora, pois ela pode acumular eletricidade.
  • É estritamente proibido usar a unidade de limpeza para limpar a superfície de líquidos inflamáveis.
  • O usuário não deve causar curto-circuito na bateria.
  • Vale a pena utilizar apenas acessórios originais, caso contrário o fabricante não pode garantir a segurança de uso do equipamento e seu desempenho declarado.

O aspirador robô está equipado com uma câmera e vários sensores.

Quando usado pela primeira vez, ele traça uma planta da sala, bem como a localização dos objetos nela. A tecnologia usa esses dados no futuro.

O processo de ligar a unidade é o seguinte.

  • Primeiro, o usuário precisará inserir as escovas laterais nas ranhuras fornecidas para isso.
  • Depois disso, o aspirador é colocado na superfície. Não o levante com o recipiente de pó, pois ele pode abrir.
  • Ao pressionar as escovas, você precisará certificar-se de que elas se encaixem firmemente nas ranhuras. Cada um tem uma marcação correspondente, é importante observá-lo. Você pode então remover a película protetora da estação base.
  • A próxima etapa é instalar as baterias no painel de controle. Remova a tampa da bateria, insira as duas baterias fornecidas, verifique se a polaridade está correta.
  • O aspirador robô está ligado. Após 60 segundos, a unidade entrará no modo de espera. O indicador de status da bateria continuará aceso. O aspirador é ativado pressionando qualquer botão no controle remoto.
  • Agora você pode começar a conectar a estação base. Abra o compartimento na parte traseira, insira o conector da fonte de alimentação em uma tomada. O indicador de contato fica vermelho.
  • Coloque a estação em uma superfície plana contra uma parede. O equipamento carrega sozinho quando a bateria se esgota.

A bateria deve ser totalmente carregada antes do primeiro uso.

Quando estiver cheio, o indicador de status piscará no visor. O processo de carregamento leva até 120 minutos e termina quando o indicador fica verde. Você pode então começar a limpar. O técnico trabalhará cerca de duas horas.

Os especialistas também aconselham você a prestar atenção aos seguintes aspectos que ajudarão a prolongar a vida útil do aspirador de pó.

  • Esta técnica não se destina a ser usada ao ar livre, pois mudanças de temperatura, umidade e efeitos negativos da luz solar levarão à sua degradação prematura.
  • A bateria no design deve ser recarregada corretamente. Não use outros dispositivos de carregamento se quiser evitar a curta duração da bateria.
  • A temperatura de uso do equipamento é de -10 ° C a + 50 ° C, sob outras condições os componentes eletrônicos não funcionarão.
  • É necessário limpar o aspirador periodicamente para evitar o acúmulo de poeira por dentro e por fora, mas isso só deve ser feito com um pano seco. Caso contrário, os sensores podem parar de funcionar. Certifique-se de desligar a energia antes de limpar o robô.
  • Se o modelo não for para limpeza úmida, é absolutamente impossível que entre em contato com a umidade, caso contrário não será possível evitar um curto-circuito do motor.
  • O tempo de execução não deve ser muito longo. Se o limpador do robô começar a aquecer, é recomendável deixá-lo descansar.
  • Antes de utilizar o equipamento, o usuário deve certificar-se de que o coletor de pó e demais acessórios foram instalados corretamente.
  • Pela primeira vez, o aspirador funciona de forma aleatória, pois lembra a área e a localização dos objetos. Nesta fase, sua memória é programada e um mapa é traçado. São necessárias até duas limpezas para o equipamento decidir sobre o ambiente doméstico, no futuro esse problema vai desaparecer.

Sutilezas de cuidado

Em comparação com os aspiradores convencionais, os robôs oferecem desempenho superior. No longo prazo, o usuário economiza muito tempo. As técnicas podem chegar a locais onde as máquinas convencionais não conseguem limpar a sujeira. No entanto, o alto preço requer atenção especial do usuário. Você precisa conhecer as complexidades de cuidar de um robô para que ele funcione por muito tempo. Tal unidade funcionará bem com pisos planos ou uma inclinação máxima de 30 a 35 graus; em outros casos, suas capacidades serão severamente limitadas.

Os aspiradores de pó robóticos geralmente usam sensores especiais que alertam o usuário quando a caçamba está cheia. Um recipiente limpo incorretamente pode interferir no programa de trabalho, o que, por sua vez, afetará a capacidade do técnico de limpar o chão de maneira adequada. Antes de cada partida, é necessário verificar o quanto o recipiente de lixo está cheio, é aconselhável esvaziá-lo completamente.A maioria dos modelos possui uma lixeira que enche muito rapidamente devido ao seu tamanho pequeno. Para limpá-lo corretamente, você precisa remover o recipiente da caixa, sacudir todos os detritos. Se for um coletor de pó de plástico, vale a pena usar um pincel.

Depois de enxaguar bem o recipiente com água, deve-se secá-lo e depois colocá-lo de volta no lugar.

Cada filtro também tem uma vida útil diferente. Alguns são laváveis, outros são descartáveis ​​e requerem substituição simples. Este requisito se aplica a filtros HEPA. Na maioria dos casos, o fabricante recomenda não usar água para a limpeza. É preferível pegar um pincel especial ou apenas sacudir o filtro. Se você não substituí-lo regularmente, o aspirador de pó não funcionará bem, pois seu motor ficará engasgado com sujeira e poeira. As rodas dianteiras obstruídas com pelos e grandes detritos podem danificar a guarnição ou parar de se mover completamente. Eles estão inevitavelmente entupidos, pois durante a limpeza o aspirador deve passar primeiro no chão sujo.

Portanto, é recomendável limpar primeiro as rodas do robô, retirar quaisquer pelos que possam se acumular no eixo. Não podem ser lavados com água, pelo contrário, é melhor usar uma escova dura.

Já as escovas laterais também requerem limpeza em tempo hábil, que deve ser realizada pelo usuário uma vez por semana. Remova esta parte da caixa com uma pequena chave de fenda e enxágue com água morna. Após a secagem, você pode colocar o elemento estrutural do aspirador de pó robô no lugar.

Você também precisará limpar a escova principal. Para removê-lo, primeiro você precisa desbloquear o painel no lado esquerdo superior e, em seguida, levantá-lo com cuidado. Qualquer cabelo ou pedaços grandes de detritos na escova devem ser removidos. Como regra, os sensores de todos os modelos do fabricante apresentado estão localizados na parte dianteira e traseira. Recomenda-se limpá-los com um pano seco. Se o aspirador de pó robô ficar preso embaixo de um sofá ou cama, não o puxe, pois isso pode destruir ou danificar os sensores. Por isso é aconselhável levantar a cama ou o sofá.

É imprescindível ter cuidado com a manutenção da bateria se quiser estender sua vida útil.

Esta parte dessa técnica é a mais cara quando se trata de reparos. Ocasionalmente, você precisará limpar os contatos de carga da bateria com um pano seco. No início, cuidar de um aspirador de pó pode parecer assustador, mas, na verdade, você só precisa encher a mão e seguir estritamente as recomendações do fabricante.

Avaliações do proprietário

A qualidade da tecnologia Polaris não é satisfatória, mas na Web você pode frequentemente ver comentários negativos sobre aspiradores de pó robóticos. Por um custo tão alto, os usuários querem ver na prática um assistente que não só possa fornecer de forma independente uma limpeza de alta qualidade, mas ao mesmo tempo que não exija atenção para si mesmo.

Na prática, acontece de forma diferente - as características de design de tal unidade levaram ao fato de que você precisa cuidar dela com mais frequência do que um aspirador de pó convencional.

Cabelo e fiapos são constantemente enrolados nas rodas, o recipiente de lixo precisa ser limpo várias vezes com mais freqüência, bem como a troca do filtro. Acontece que esse equipamento é caro não apenas para compra, mas também para operação subsequente. Quem não se preocupa com o robô se depara com o problema de seu funcionamento normal, uma vez que o equipamento deixa de realizar a tarefa atribuída de forma eficiente. Depois que o sensor fica entupido, ele não vê mais obstáculos à sua frente, daí a quebra.

A substituição intempestiva do filtro leva a um sobreaquecimento, o motor avaria e a reparação não é barata. Se um aspirador de pó, nas instruções para as quais não há permissão de uso sobre uma superfície úmida, entrar em contato com a umidade, ocorrerá um curto-circuito.

Tudo isso leva a avarias e avaliações insatisfeitas dos usuários.

Tais respostas podem ser contrariadas pela opinião de quem não está acostumado a ser preguiçoso e dedica tempo suficiente para cuidar do equipamento. Nessas casas, os aspiradores de pó funcionam de forma estável e por muito tempo encantam os moradores com a limpeza.

Para obter dicas sobre como operar o aspirador de pó robô Polaris PVCR 0826, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário