Características dos aspiradores robóticos Philips
Os aspiradores de pó robóticos são uma nova técnica que nem todos procuram nas lojas ainda. É improvável que esses desenvolvimentos mais recentes sejam adequados para limpeza geral, mas eles dão conta das tarefas diárias, o que simplifica muito o trabalho das donas de casa. A técnica é totalmente automatizada, não requer a presença de uma pessoa. Os modernos aspiradores de pó robóticos da Philips também se distinguem pela qualidade da limpeza.
Característica
O aspirador de pó Philips Robot está equipado com sistema de filtração a vácuo. Nos modelos a vácuo, o motor é responsável pela energia. Ele ativa um ventilador, cujas lâminas giram na direção do orifício. No verso, uma área de baixa pressão é criada, como resultado, o ar é sugado. Com oxigênio, poeira e detritos entram na unidade. Para maior eficiência, a unidade de vácuo é equipada com escovas e sensores especiais que auxiliam o técnico a evitar obstáculos.
Os modos de limpeza podem ser limitados pela carga da bateria, bem como pelos recursos do modelo. Os aspiradores de pó robóticos vêm com uma função de limpeza úmida, bem como com os recursos de uma unidade familiar de limpeza a seco. O lançamento dos modos pode ser adiado, organizado localmente. No final do modo, a unidade retorna à estação base por conta própria.
As características da maioria dos aspiradores de pó robóticos são:
- painel de controle;
- sensores virtuais que permitem limitar a área de limpeza;
- sensores infravermelhos com indicação de carga;
- escovas;
- baliza das zonas da sala.
O número de pincéis nos dispositivos pode variar de um a dois. Esses elementos podem ficar inutilizáveis, por isso é recomendável substituí-los à medida que se desgastam. A Philips se distingue por muitas soluções inovadoras, portanto, os dispositivos são caracterizados pelas seguintes vantagens:
- mobilidade;
- conveniência;
- sistema de filtração adicional;
- Tecnologia PowerCyclone (afeta a qualidade da retenção de poeira);
- limpeza a seco e úmida;
- bom poder;
- silêncio;
- rodas com base emborrachada;
- Bicos exclusivos Triactive e Aeroseal.
Uma das soluções inovadoras da Philips é um pano úmido no corpo do dispositivo. Fixa-se na parte inferior e é adequado para limpar o chão. A unidade aciona o mecanismo na fase final de lavagem a seco. A autonomia do aspirador robô é possível por 4 horas.
O fabricante recomenda evitar a coleta de sujeira líquida. Substâncias derramadas podem danificar peças importantes da máquina. Para modelos diferentes, as capacidades e características são diferentes, iremos analisá-los com mais detalhes.
Revisão de modelos populares
Mesmo os melhores modelos de fabricantes conhecidos têm vantagens e desvantagens. A escolha ideal é feita analisando as proporções de várias características.
SmartPro Easy FC8794 / 01
O modelo está equipado com filtro UltraHygiene EPA12, de princípio de ação ciclônico, sem saco para o pó. O dispositivo tem dimensões de 30 * 30 * 8,5 cm. A duração máxima da bateria é de 105 minutos, Li-Ion no singular. O modelo possui um pára-choque macio, 4 modos de limpeza, um filtro fino.
Das vantagens do modelo são observadas:
- a capacidade de limpar todo o apartamento;
- tamanho pequeno;
- Controle remoto.
Qualidades negativas:
- não há algoritmo de limpeza;
- alguns problemas com o retorno à base.
SmartPro Compact FC8776 / 01
O modelo pode fornecer lavagem a seco. Li-Ion funciona por 130 minutos sem recarga e carrega por 240 minutos. O dispositivo está equipado com um filtro ciclone com capacidade de 0,3 litros. Inclui acessórios TriActive XL. Dimensões do dispositivo: 33 * 33 * 6 cm, peso quase 2 kg.
As vantagens do modelo:
- bateria de longa duração;
- escovas confortáveis;
- baixo nível de ruído.
Desvantagens:
- pequena capacidade do recipiente;
- sem pincéis extras incluídos.
SmartPro Active FC8822 / 01
O modelo é mais avançado que a versão anterior. Por exemplo, o sistema de limpeza aqui é de 3 estágios. Para grandes detritos e poeira, o modelo possui duas escovas especiais. A sujeira é sugada e a poeira fina é removida com um pano especial. O modelo tem em seu arsenal um sensor que reconhece os locais mais poluídos, o aparelho permanece por mais tempo neste local.
No total, o modelo usa cerca de 25 sensores para orientação no espaço. A limpeza pode levar cerca de 2 horas, após o qual a bateria precisa ser carregada por 4 horas. O coletor de poeira da unidade é mais espaçoso - 0,4 litros.
Philips FC8796 / 01
As principais características, as capacidades de navegação são geralmente semelhantes aos parâmetros dos modelos anteriores. Há um pouco menos sensores aqui - 23, há trapos presos na parte inferior do dispositivo, o acelerômetro examina a situação e determina o modo de limpeza por conta própria. O dispositivo também irá para a própria base de carregamento. O dispositivo funciona graças a três modos separados, outra funcionalidade permite programar a limpeza para as próximas 24 horas.
Philips FC8792 / 01
A máquina é adequada para tapetes duros e macios. Todos os parâmetros do modelo são padrão, a única diferença é que o aparelho vem com bateria adicional incluída. São três escovas de limpeza: duas laterais e uma principal, que podem ser substituídas por um pano para limpeza de pisos. O dispositivo difere de seus irmãos em uma forma quadrada.
Philips FC8774 / 01
O aspirador robô tem um design clássico, redondo e interessante. O bundle da embalagem se destaca pelo coletor de pó adicional e pela presença de carregador, além da estação. A instância está equipada com quatro, e não duas, como todos os modelos anteriores, rodas. Esta solução melhora a permeabilidade do produto.
Os panos não são fornecidos no produto, portanto o aparelho funciona apenas na lavagem a seco.
Philips FC8820 / 01
O modelo está equipado com a funcionalidade "Detecção Inteligente" - este é um modo de varredura inteligente do espaço, portanto, não há necessidade de ajustar os modos aqui. O sistema de limpeza é de três estágios, existe uma escova com um pano, mas é removível. Em vez disso, é instalada uma escova rotativa. Aliás, ela vai repetir os contornos dos pisos se eles diferirem em desníveis. O agendamento de limpeza pode ser feito até para a semana inteira. A eficiência da limpeza pode ser aumentada usando o modo turbo.
Os modelos descritos são populares, pertencem à categoria de preço médio, devido às boas vendas, muitas vezes são vendidos com diversos descontos promocionais. Modelos não são incomuns para pontos de venda comuns, bem como para sites online que vendem eletrodomésticos.
Projeto
Externamente, o design do aspirador robô é representado por um disco redondo, com menos frequência de formato quadrado ou retangular. As dimensões dos dispositivos são idênticas, em média 30 * 30 cm, e a altura dos produtos é de cerca de 5 cm Os modelos estão equipados com um par de rodas emborrachadas, algumas estruturas estão equipadas com 3-4 veículos. Os aspiradores robôs são acionados por um motor elétrico, que requer recarga periódica.
O painel de controle pode ser através de botão ou sensível ao toque, existem opções com proteção contra penetração de umidade. O design de estruturas modernas é notável por seu apelo visual.
O sistema de controle, em geral, é o fim das tecnologias "inteligentes". O movimento do aspirador é regulado por um limitador especial, que na maioria dos modelos é um sensor IR.Por dentro, o design é semelhante a uma contraparte com fio. Há uma escova para poeira e sujeira, em alguns modelos ela é giratória e os detritos entram no coletor de pó ou recipiente junto com o fluxo de ar. O recipiente ou saco deve ser limpo de detritos após a limpeza. Os recipientes dos produtos são menores, as dimensões não permitem o uso das clássicas tigelas de 2 a 4 litros.
O filtro do aspirador robô pode ser substituível ou lavável, o kit padrão inclui vários produtos substituíveis. Dispositivo de lavagem a seco é um dos tipos de construção. O segundo tipo de produto combina limpeza a seco e úmida. O segundo princípio de limpeza funciona usando um pano especial que é preso na parte inferior do dispositivo. O produto limpa o chão com pano, mas de forma automatizada. Vale ressaltar, mas de acordo com as avaliações dos usuários, tais modelos, principalmente aqueles equipados com controle automático, relacionam-se seletivamente com o tipo de revestimento a ser removido. Por exemplo, uma automação com um pano é acionada por:
- telha;
- laminado;
- parquet.
Este modelo não considera o linóleo como um revestimento duro, preferindo fazer a limpeza da superfície com escovas. Também existem restrições aos tapetes. Se o pêlo do carpete for maior que 4-5 cm, o equipamento automatizado não o limpará.
Modelos de lavagem aprimorados são um pouco mais complexos. As peças principais aqui são raspadores de silicone ou emborrachados. Eles removem a umidade remanescente na etapa final do trabalho e, inicialmente, a técnica borrifa o líquido de lavagem de um recipiente especial, depois o tritura com pincéis. Em seguida, a lama encharcada é sugada para um tanque especial. A tecnologia é semelhante à usada em aspiradores de pó de lavagem de design clássico. É claro que a técnica “inteligente” do último tipo realiza uma limpeza melhor.
Dicas de Seleção
As características técnicas do aspirador robô devem ser o principal critério de seleção. Somente por meio desses parâmetros você pode escolher um modelo eficaz para sua casa. Por exemplo, um desses critérios pode ser a duração da bateria. Na verdade, ao longo de um período de tempo, a unidade deve remover uma determinada área. O dispositivo deve ter tempo suficiente para concluir a tarefa.
O tipo de bateria instalada quase sempre é responsável por esta característica. As baterias de melhor qualidade são do tipo Li-Pol. Velhas baterias híbridas de metal - Ni-Mh, têm muitas qualidades negativas, mas alguns fabricantes as usam em seus modelos, tornando-as mais baratas. A Philips usa íons de lítio. Os análogos de polímero são considerados mais seguros e podem durar mais, pois geralmente são mais substanciais em capacidade.
O volume do contêiner da maioria dos aspiradores de pó robóticos é pequeno - de 0,2 a 0,4 litros. Acredita-se que este volume seja suficiente para limpar um apartamento com uma área de 50-80 m2. Se a sala for grande, opções com tigelas maiores devem ser consideradas.
O ruído dos aspiradores de pó robóticos é baixo - 50-6® dB. Este valor é inferior ao da contraparte com fio clássico. O poder de sucção, claro, é desejável alto, mas este parâmetro está associado às dimensões do produto. Mas os modelos com corpo fino são mais eficazes na limpeza sob os móveis. A funcionalidade dos modernos aspiradores de pó robóticos é diferente. Dos recursos notáveis, os usuários observam:
- cronômetro;
- disponibilidade de sensores;
- a capacidade de superar obstáculos;
- navegação;
- filtragem de ar;
- a capacidade de se conectar ao wi-fi.
Quanto mais funcionalidade o modelo tiver, mais caro será o produto. Os aspiradores de pó robóticos podem ser categorizados em:
- despesas;
- categoria média;
- elite.
A escolha fica mais fácil, sabendo quanto você planeja gastar em um aspirador de pó, comparando entre opções caras ou baratas.
Instruções de operação e manutenção
Os modelos em estudo são de alta tecnologia, portanto, não são recomendados para uso sem estudo das regras de funcionamento.
Os modelos Philips, além da embalagem de papelão, também são vendidos em um filme protetor, recomenda-se retirá-lo. Na maioria dos casos, é possível ligar e desligar os dispositivos com uma tecla - "Limpar". Os possíveis modos de operação serão sinalizados por indicadores que são ativados após cada pressionamento. Por exemplo, no menu de idiomas, o idioma desejado é selecionado, no menu de modos - a funcionalidade necessária para a operação.
Para o uso inicial, é recomendado o modo automático, que não requer conhecimento especial das tinturas.
Ao usar um aspirador de pó robótico, não se esqueça das precauções de segurança:
- não se sente ou se apoie em um aspirador de pó que esteja funcionando;
- não derrame líquido no robô, mas limpe-o com um pano ligeiramente úmido;
- não remova substâncias explosivas usando automação;
- cabos elétricos, folhas de papel, objetos instáveis podem interferir no movimento do robô;
- impedir que o robô acesse a varanda;
- para tempo de inatividade prolongado da automação, remova a bateria.
O procedimento de limpeza pode ocorrer nos seguintes modos:
- espiral (do meio da sala);
- cruzar as instalações em diferentes direções;
- identificação de contaminação;
- modo local.
O tempo que o aparelho pode levar para limpar pode variar. Está associada à poluição e acessibilidade da área programada.
O robô deve ser cuidado no final do ciclo de limpeza. Os seguintes pontos da instrução são especialmente recomendados:
- limpeza do depósito de pó - é removido com uma pressão na chave de fixação;
- limpeza do filtro - este é um dos compartimentos do coletor de pó;
- substituição de filtro - se o robô for usado diariamente, depois de três meses.
Possíveis avarias e razões para a sua ocorrência
Um dos problemas de funcionamento mais frequentes do dispositivo é a incapacidade de detectar a base. O robô e o carregador são tanto um receptor quanto um transmissor. A exatidão da orientação depende da intensidade do sinal. O veículo não pode retornar à base se o sinal for fraco ou totalmente ausente. O motivo mais comum para isso é a presença de uma película na bateria, que deve ser removida mesmo de acordo com as instruções. O filme interfere no sinal. Uma camada de poeira no pára-choque do robô também pode ser um obstáculo.
Se o sinal estiver ausente apenas em um dos dispositivos, você deve suspeitar de uma ruptura no cabo de alimentação conectado à base ou de uma ruptura no gabinete. O último motivo pode ser encontrado durante uma inspeção detalhada do dispositivo. Também vale a pena considerar o início do trabalho justamente do ponto da base. Se a automação começar a partir de coordenadas diferentes, pode não se lembrar da localização do carregador. Muitas estações têm melhor desempenho se estiverem localizadas a uma distância dos objetos ao redor. A distância recomendada é de cerca de meio metro.
Outra das violações mais comuns é o carregamento impróprio da bateria. A bateria se esgota mais rápido com uma unidade que está em uso há mais de dois anos. Uma carga ruim também pode ser observada com uma nova unidade. A duração da bateria geralmente é indicada no passaporte. Se estiver desgastado, a peça deve ser substituída. O mau contato da estação com o dispositivo é eliminado pela limpeza dos contatos, por exemplo, com uma "máquina de lavar" escolar comum.
Outro motivo pode estar oculto no mau funcionamento da placa. Mas não pode ser consertado sozinho, o dispositivo terá que ser levado a um centro de serviço. Um saco para o pó cheio geralmente reduz a eficiência da máquina.
O mesmo problema pode ocorrer devido a um filtro sujo. As escovas laterais perdem sua elasticidade com o tempo e não são muito boas para coletar pequenos detritos. Pincéis podem enrolar lã, fios e outros detritos semelhantes em torno de si, por isso também é recomendável limpá-los e enxágue-os periodicamente em água.
Avaliações
Os proprietários de aspiradores automáticos da Philips falam positivamente de seus ajudantes. Os usuários até comparam produtos eletrônicos a animais de estimação, às vezes dando-lhes apelidos. Um dos motivos desta comparação com o FC8820 é o apontador laser, que é um controle remoto opcional para a máquina.A técnica simplesmente se move na direção do feixe, como fazem os gatos domésticos, correndo atrás do feixe de laser.
O modelo FC8820 pertence à classe elite e justifica totalmente seu custo. São escovas ampliadas, lenços umedecidos de alta qualidade e um pára-choque com 6 sensores que fazem com que o aspirador de pó contorne obstáculos suavemente.
Características notáveis: o dispositivo é capaz de superar obstáculos, coletar substâncias secas espalhadas (sal, farinha, açúcar). Os usuários observam que os sensores infravermelhos do modelo funcionam melhor quando as luzes estão acesas. No escuro, o dispositivo também navega, mas de forma mais lenta.
Feedback não menos positivo de outros dispositivos Philips. Os modelos são indicados para quem primeiro pensou em adquirir equipamentos automáticos. As opções são consideradas fáceis de operar e manter. Dentre as deficiências, destaca-se o ruído de alguns corpos-de-prova, por exemplo, FC8774 / 01, a inviabilidade da limpeza úmida com trapos. Para 1,5 horas de trabalho, o produto lida com a limpeza diária de uma sala de 65 m2. m. O tempo de recarga da bateria é de cerca de 5-6 horas.
No próximo vídeo, você encontrará uma análise detalhada do aspirador de pó Philips SmartPro FC8820.
O comentário foi enviado com sucesso.