Aspiradores de pó para limpar janelas: como escolher e usar?
Lavar as janelas é um procedimento necessário, mas bastante problemático. A limpeza dos vidros deve ser de altíssima qualidade, mas ao mesmo tempo nenhum perigo deve ser criado para quem a realiza. Alguns proprietários recorrem a profissionais para resolver o problema, enquanto outros adquirem um aspirador especial que pode ajudar nessa tarefa.
Peculiaridades
Um aspirador robô projetado para limpar vidros ainda não está suficientemente representado no mercado russo devido ao seu surgimento recente. Agora é produzido principalmente por duas empresas - Windoro, da Coreia do Sul, e a Taiwanesa Hobot. O aspirador de vidros também pode ser usado para limpar azulejos, chuveiros, vitrines e outras superfícies que não tenham medo de umidade. A unidade de lavagem funciona em superfícies horizontais e verticais. Sem criar nenhum perigo para quem o usa, ele lida com a sujeira formada no vidro. O custo de tal aspirador não pode ser chamado de pequeno, mas também não é considerado excessivo.
Se falamos de designs mais simples, trata-se de aspiradores portáteis comuns equipados com bateria. A anfitriã os conduz verticalmente de cima para baixo e, assim, lava e suga o líquido previamente aplicado com sujeira. A fixação necessária é fornecida por um bico de borracha especial. A pulverização de água geralmente é feita com um borrifador.
Princípio da Operação
O princípio de funcionamento de um aspirador de pó de janela é determinado em função da complexidade do projeto. Um dispositivo simples envolve primeiro a aplicação de água em uma superfície, depois enxágue e aspire com um limpador de vidros.
O aspirador robô se move sobre a superfície e limpa o vidro com peças especiais cobertas com guardanapos.
O que eles são?
Os aspiradores robotizados para limpar janelas podem ser aspiradores - são implementados pela Hobot. O aparelho é fixado na janela por meio de uma ventosa especial, da qual sai todo o ar por esse tempo, e a partir daí o aspirador começa a se mover sobre a superfície. Para verificar se o aspirador está bem encaixado, é preciso prestar atenção às leituras do sensor - é ele quem monitora o que está acontecendo a cada segundo. Caso o engate venha a ser de má qualidade, a unidade para de funcionar e um sinal especial informa o usuário sobre isso. Além da ventosa, o cabo de segurança também é responsável pela segurança do aparelho.
Um aspirador de pó é capaz de processar uma superfície com no máximo 3 milímetros de espessura. A superfície a ser tratada pode ser de vidro ou plástico. Portanto, nenhum arranhão deve surgir ao usar as ventosas. Esses modelos são equipados com uma bateria adicional, para que possam funcionar em caso de falha de energia. Além disso, está disponível um controle remoto especial que permite controlar o dispositivo remotamente.
O aspirador é acionado pelo motor e é limpo com um par de bicos giratórios, nos quais são colocados lenços com um agente de limpeza. A única desvantagem de tal dispositivo é a forma redonda das escovas, que nem sempre limpam eficazmente os cantos dos caixilhos das janelas.
As arruelas magnéticas são outro tipo de aspirador de janelas, da responsabilidade de Windoro. Esses modelos são dotados de um módulo interno e outro externo: o primeiro é responsável pela navegação e o segundo pelo próprio processo de limpeza. Os ímãs localizados em cada parte são atraídos uns aos outros, proporcionando assim uma fixação na janela. A superfície é lavada em quatro partes cobertas com guardanapos reutilizáveis. Além disso, o dispositivo possui raspadores capazes de processar com alta qualidade os cantos de uma abertura de janela, bem como um borrifador que fornece fluido de limpeza. A empresa produz modelos adequados para janelas com diferentes espessuras - menos de 15 milímetros e de 15 a 28 milímetros. A principal diferença está no peso e na força dos ímãs que proporcionam adesão.
Avaliação do modelo
Os modelos Hobot mais populares são o Hobot 188 e o Hobot 168. O Hobot 168 é muito compacto e consome pouca energia. Seu funcionamento não causa dificuldades - o dispositivo é acoplado à janela, acionado por um botão e depois atua de forma independente. Hobot 188 está equipado com sensores embutidos, graças aos quais, quando atinge a borda da superfície de trabalho, ele gira para trás. O trabalho é feito à rede, mas o modelo também tem bateria. Este dispositivo possui 3 modos: limpeza a seco, limpeza úmida e processamento de superfícies horizontais.
Ao mesmo tempo, o aspirador ainda lida com diferenças superficiais. O comprimento do cabo é de 4,5 metros e a unidade é protegida contra quedas por uma bomba de vácuo e sensores especiais. Porém, o aparelho faz muito barulho, não suporta grandes áreas e também funciona bem devagar, passando apenas 0,25 metros quadrados por minuto. metros.
Com o Hobot 268, você pode limpar quase toda a casa, até mesmo pisos comuns. O aspirador é alimentado pela rede, mas também está equipado com bateria em caso de falta de energia. A unidade é responsável pela limpeza úmida e seca, lidando com várias superfícies: vidro, cerâmica, parquet. Processando 2,4 sq. metros por minuto, o dispositivo limpa áreas de qualquer tamanho. Como outros modelos, este também pode ser controlado por meio de um controle remoto especial.
Infelizmente, o Hobot 268 não é durável e qualquer impacto mecânico ou movimento repentino irá quebrá-lo. Às vezes, ele tem problemas para construir uma rota e, como resultado, "penetra" nos obstáculos. Finalmente, a própria estrutura é tão volumosa que não pode ser usada para limpar aberturas estreitas.
Winbot W730 é ideal para limpar janelas. Além disso, esta unidade está apta a fazer a limpeza de estruturas que não sejam limitadas pela moldura, como mosaicos, espelhos ou portas - esta é da responsabilidade da função de detecção automática de percurso. A fixação do dispositivo no vidro deve-se às ventosas. Embora o aspirador normalmente seja alimentado pela rede elétrica, em caso de queda de energia, é possível usar uma bateria recarregável.
O trabalho pode ser controlado por meio de um painel especial. Peças como rolos laterais e amortecedores são responsáveis por evitar arranhões. A primeira desvantagem deste modelo é o comprimento do fio que não excede 3 metros. A segunda desvantagem é a limpeza lenta - o aspirador é capaz de lavar apenas 0,15 metros quadrados em um minuto. metros de área.
Windoro WCR-I001 é preso à janela com ímãs. Assim, uma parte da estrutura é responsável pela descarga do vidro, enquanto a outra calcula uma rota com base em dimensões e configurações específicas. O aspirador é alimentado por uma bateria que dura em média duas horas. Não há necessidade de fios neste caso. O dispositivo não é apenas compacto, mas também eficaz - lava cerca de 15 metros quadrados de superfície em 1 hora.
A orientação inteligente evita colisões com quadros e outras partições. Os ímãs não param de funcionar mesmo se a bateria estiver descarregada. Você pode controlar o dispositivo usando o controle remoto ou confiando nele para operar offline.A principal desvantagem deste modelo é considerada a impossibilidade de seu uso na realidade russa. Windoro WCR-I001 trabalha com uma largura de 5 a 15 milímetros, bem como de 16 a 28 milímetros, e na Rússia esse parâmetro é geralmente de 32 milímetros. Além disso, existem certas dificuldades com os programas usados. Os aspiradores portáteis mais populares são as marcas Karcher, VAX e Hoover Jive.
Como escolher?
Ao escolher um aspirador para limpar janelas, é importante pensar exatamente onde ele será usado e em que medida. Por exemplo, se forem várias janelas de um tamanho pequeno, basta comprar uma unidade manual. Se, com a ajuda de um dispositivo, forem processadas janelas, ladrilhos, espelhos e outras superfícies, então vale a pena escolher um robô de janela. Para processar apenas janelas de vidro, um suporte magnético será suficiente, mas para outros materiais vale a pena adquirir um modelo a vácuo. Quanto mais variadas as superfícies a serem limpas, mais complexo deve ser o projeto.
No caso de aspiradores de pó robóticos, é importante garantir que o cabo seja longo o suficiente, uma bateria de reserva esteja disponível e a velocidade de deslocamento seja máxima. Uma vantagem é a presença de uma variedade de escovas e raspadores, bem como sensores que podem formar a rota mais cuidadosa e peças de proteção. Uma vez que nenhum aspirador de pó está completo sem consumíveis - lenços e soluções de limpeza - é importante certificar-se de que não haverá dificuldade em reabastecê-los.
Claro, o nome do fabricante também é importante. A empresa deve ser bem conhecida, com boa reputação e inúmeras críticas positivas.
Sutilezas de uso
Se ao usar uma unidade portátil, não houver dificuldades especiais, ela deve ser movida de cima para baixo, e em locais de difícil acesso, seguir horizontalmente, então o funcionamento do aspirador robô deve levar em consideração algumas regras . Por exemplo, ao ativar um dispositivo de vácuo, ele deve ser colocado em uma superfície e segurado com as mãos por alguns segundos. Um sinal especial deixará claro que a estrutura foi sugada com sucesso. E só depois disso você pode começar a trabalhar.
Se o processo de lavagem ocorrer de forma anormal, a qualquer momento a situação pode ser suspensa usando o painel de controle.
No próximo vídeo, você encontrará uma visão geral do robô iBoto Win 168 de limpeza de janelas.
O comentário foi enviado com sucesso.