Aspiradores de pó para aparas e serragem: características, princípio de funcionamento e fabricação
Um aspirador de pó doméstico é uma ferramenta totalmente familiar e conveniente para colocar as coisas em ordem na casa. Mas se você limpar a garagem com um aspirador de pó doméstico, o resultado pode ser desastroso. E os detritos permanecerão no chão e o aspirador irá quebrar.
O problema é que um aspirador de pó doméstico é projetado apenas para limpar poeira e detritos muito pequenos. Na oficina, os resíduos consistem em serragem bastante grande, seixos, aparas e aparas de metal. Um aparelho doméstico não consegue lidar com esse tipo de lixo.
Peculiaridades
Normalmente, o fluxo de ar é limpo de detritos passando-o por um filtro de tecido ou um recipiente com água. Isso é suficiente para conter poeira e pequenos resíduos domésticos.
O aspirador de aparas e serragem tem um design diferente. Não há filtro de tecido nele, porque ele apenas cria resistência desnecessária ao fluxo de ar. Pó, aparas e serragem são removidos da corrente de ar em um aparelho de filtração centrífuga, o chamado ciclone.
Em indústrias de grande escala, aspiradores industriais são usados para sugar aparas e serragem da área de trabalho de uma máquina de marcenaria. São máquinas grandes e poderosas, mas construídas da mesma maneira que pequenos aspiradores de carpintaria.
Princípio da Operação
O ciclone é primitivo à primeira vista. É apenas um grande recipiente redondo (balde ou barril). O fluxo de ar que entra entra na parte superior do recipiente, e o fluxo de ar é direcionado horizontalmente ao longo da parede. Devido a isso, o fluxo é torcido em espiral.
A força centrífuga joga todas as partículas sólidas de detritos contra a parede e elas gradualmente se acumulam no fundo do recipiente. O ar é leve, então o fluxo de ar purificado gradualmente se acalma e se acumula no centro do tanque.
O vácuo no corpo do ciclone é criado pela sucção de ar do tubo de ramificação localizado estritamente ao longo do eixo do tanque. O ar nesta parte do ciclone já está limpo de poeira, aparas e serragem e, portanto, pode ser aspirado por qualquer bomba de capacidade adequada. Um aspirador de pó doméstico comum é freqüentemente usado como bomba.
No projeto de aspiradores industriais baseados em um ciclone, como regra, é usada uma bomba especial. Normalmente são utilizadas bombas centrífugas. Essa bomba se parece com uma "roda de esquilo" com lâminas transversais, em vez de raios.
A roda está alojada em um corpo em forma de caracol. Uma roda centrífuga acionada por um motor elétrico acelera uma massa de ar ao redor do anel e a ejeta com força através do tubo de escape localizado na parede externa da bomba. Neste caso, um vácuo é formado no centro da roda centrífuga.
As bombas centrífugas são caracterizadas por bom desempenho e despretensão.
Essas unidades são capazes de sugar até mesmo o ar altamente contaminado, o que as torna indispensáveis no projeto de aspiradores industriais com base na limpeza ciclônica.
Como escolher?
Escolhendo um aspirador de pó para uma oficina de remoção de aparas e serragem, é necessário antes de tudo decidir que tipo de poluição iremos remover.
Se o trabalho é geralmente realizado em metal, você terá que atentar para a compra ou projeto de um poderoso dispositivo estacionário de sucção de cavacos.
Como aspirador de carpintaria para aspirar aparas de madeira e pó de madeira, geralmente são utilizadas unidades móveis compactas com uma mangueira de sucção de aparas longa e flexível.
A maioria dos projetos de ferramentas manuais para marcenaria já vem com conexões para conectar uma mangueira de sucção com um diâmetro padrão de 34 mm, que corresponde exatamente ao tamanho da mangueira de um aspirador de pó doméstico.
Como fazer isso?
Portanto, um aspirador de pó industrial para remover poeira e aparas, consiste nas seguintes partes principais:
- Bomba de vácuo;
- dutos de ar;
- filtro de ciclone;
- bico de trabalho.
Tendo estabelecido o objetivo de fazer um sugador de cavacos com nossas próprias mãos, vamos considerar quais componentes e conjuntos podemos usar já prontos e quais devem ser feitos de materiais de sucata.
Bombear
Se precisarmos fazer um aspirador de pó potente e eficiente para remover aparas de metal em uma serralheria, teremos que encontrar ou fazer uma bomba centrífuga potente. Com precisão suficiente, o caracol e a montagem da roda centrífuga podem ser feitos com suas próprias mãos em compensado e cantos de metal. Para acionar a bomba, deve ser usado um motor elétrico com uma potência de 1,5-2,5 kW.
Se você planeja trabalhar em uma oficina de carpintaria, é mais fácil usar um aspirador de pó doméstico comum como bomba. Considerando que as aparas são muito mais pesadas do que o pó doméstico, você precisa escolher o aspirador de pó mais potente disponível.
Dutos de ar
Se estivermos projetando um sugador de cavacos de alto desempenho para uma oficina, devemos considerar cuidadosamente a escolha das dimensões e materiais a partir dos quais as conexões de ar serão feitas.
Quanto maior o diâmetro dos dutos, menor a perda de energia. Em um tubo de pequeno diâmetro, não apenas o fluxo de ar é fortemente inibido, mas congestionamentos de acúmulos de pequenos cavacos e resíduos de pó de madeira podem se formar com o tempo.
Hoje estão à venda mangueiras onduladas prontas para dutos de ar de vários diâmetros. A estrutura em espiral feita de aço para molas fornece resistência suficiente a esses dutos. Ao montar dutos de ar de tais mangueiras corrugadas, você deve considerar cuidadosamente a vedação das juntas e conexões. A menor folga leva a vazamentos de ar e uma diminuição na eficiência de toda a sucção de cavacos.
É muito conveniente usar tubos de esgoto de polipropileno para a montagem de dutos de ar estacionários. Eles já têm algemas e acoplamentos. Isso garante facilidade de montagem e desmontagem, garantindo uma conexão confiável e firme.
Se estivermos construindo um extrator de cavacos de madeira baseado em um aspirador doméstico, podemos usar tubos de polipropileno e bicos com diâmetro de 32 ou 40 mm para dutos de ar.
Estes são os tamanhos mais comuns, uma vasta gama de acessórios permite-lhe montar facilmente uma estrutura engenhosa. As peças de polipropileno também são úteis para fazer um filtro de ciclone.
Filtro de ciclone
A unidade mais interessante e complexa na construção de uma sucção de cavacos. Claro, você pode comprar um ciclone pronto. As unidades de purificação de ar ciclônicas industriais são fabricadas em uma ampla variedade de tamanhos e capacidades. Eles fornecem alta eficiência de limpeza e facilidade de manutenção.
Mas é muito mais barato e interessante montar uma unidade caseira. Não é difícil encontrar desenhos prontos e tecnologias para montagem de filtros de ciclone a partir de materiais de sucata na Internet. Mas o tamanho e o design do filtro de ciclone dependerão do que você terá em sua oficina.
Para remover os resíduos acumulados de vez em quando, o contêiner deve ter uma tampa removível ou escotilha. Nesse caso, a tampa deve se encaixar bem apertada, não permitindo o menor vazamento de ar.
Como um contêiner de trabalho, você pode usar:
- recipiente caseiro;
- um grande balde de plástico para tinta;
- um barril de plástico com capacidade para várias dezenas de litros.
Com as suas próprias mãos, pode ser feito um recipiente para recolher lascas e pó, por exemplo, de contraplacado. Ao fazer um recipiente de madeira, as juntas devem ser cuidadosamente revestidas com selante e as partes individuais devem ser conectadas com extrema firmeza.
A coisa mais difícil será fornecer um orifício bem fechado no projeto para eliminação de resíduos. Você pode usar, por exemplo, o recorte de uma lata de tinta. Essa tampa abre facilmente, mas ao mesmo tempo veda firmemente a escotilha de descarga de lixo.
É conveniente usar um balde de plástico bem ajustado para a caixa do filtro do ciclone. Uma variedade de tintas, massas e misturas de construção são vendidas em tal recipiente. A partir de um balde com capacidade de 15-20 litros, você pode fazer um filtro compacto e móvel para um extrator de aparas de madeira baseado em um aspirador de pó doméstico.
Os melhores filtros de ciclone para a oficina vêm de um barril de plástico com uma tampa de rosca apertada. Esses barris são das mais variadas capacidades - de 20 a 150 litros. Apenas tenha em mente que um barril quadrado não funcionará para fazer um ciclone. Você definitivamente precisa de uma rodada.
A parte principal do ciclone é o dispositivo de sucção do tanque de ar e o fornecimento de fluxo de ar "sujo" do bico de trabalho. O ar é sugado verticalmente ao longo do eixo do filtro. A conexão de sucção pode ser fixada diretamente no centro da tampa de nosso barril ou balde.
Basta levar em conta que os melhores resultados são obtidos se o ar não for sugado diretamente por baixo da tampa, mas a uma altura de cerca de metade a dois terços do tamanho do recipiente. Portanto, não será um cano curto que passará pela tampa, mas um cano de comprimento adequado.
O fluxo de ar sujo também é fornecido de cima, mas horizontalmente. E aqui está o truque. Para que o fluxo de ar gire ao longo da parede do ciclone, a entrada deve ser direcionada ao longo da parede.
A maneira mais fácil de organizar esse fluxo seria instalar um canto como tubo de entrada. O ar que entra no tubo do ramal girará seu fluxo em 90 ° e será direcionado ao longo da parede do ciclone. Mas no cotovelo, o fluxo de ar é bastante inibido. Além disso, poeira e aparas certamente se acumularão no canto.
A melhor solução é instalar um tubo de entrada na forma de um tubo reto, montado obliquamente o mais próximo possível da parede do tanque. Esse tubo ramificado permitirá que as impurezas entrem no ciclone sem interferência e acelere bem ao longo da parede. Assim, um poderoso fluxo em espiral será formado.
Todas as conexões devem ser feitas o mais apertadas possível. Durante a operação de sucção de cavacos, o corpo do ciclone vibra perceptivelmente. É imprescindível garantir a melhor estanqueidade, para o que é preferível utilizar os selantes elásticos utilizados na instalação de janelas e canalizações.
Bocal de trabalho
Se uma sucção de cavacos estacionária está sendo construída para uma máquina de corte de metal, é bastante aceitável montar uma estrutura de duto de ar rígida fixada diretamente na base da máquina.
Se o sugador de cavacos for usado em uma oficina de carpintaria, a mangueira do acessório de trabalho deve ser bastante longa e flexível. Mangueiras comuns de aspiradores de pó domésticos são perfeitas para isso.
É especialmente conveniente que as mangueiras de vácuo geralmente se encaixem facilmente uma após a outra. E também do conjunto de um aspirador doméstico para aspiração de aparas e pó, o bocal "fenda" para a mangueira é muito adequado. E sem bico, a mangueira doméstica, via de regra, se encaixa perfeitamente no tubo de sucção de uma serra de vaivém manual ou de uma lixadeira de cinta.
Características de operação
O ar após o filtro de ciclone ainda não está completamente limpo de aparas de madeira e poeira de metal. Portanto, os dutos de ar devem ser limpos de vez em quando.
Portanto, não é desejável colocar o tubo de escape de um aspirador de pó industrial dentro da oficina. É melhor ligar o duto de ar da oficina para fora da bomba de ar (ou aspirador, se usado).
Fique de olho no enchimento do corpo do ciclone. Os resíduos acumulados não devem se aproximar do tubo do ramal central (sucção) a menos de 100-150 mm. Portanto, esvazie o reservatório imediatamente.
Para informações sobre as características dos aspiradores de pó para aparas e serragem, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.