Como fazer um aspirador de pó de construção com as próprias mãos?

Contente
  1. Características de design
  2. Ferramentas e materiais necessários
  3. Processo de criação
  4. Aconselhamento profissional

Ao empreender algo para construir ou consertar, você não precisa se conformar com a abundância de poeira "em andamento". Um aspirador de pó de construção pode ser uma excelente ajuda. Você nem mesmo precisa comprá-lo - muitos designs feitos em casa não funcionam pior do que aqueles feitos na fábrica.

Características de design

Em primeiro lugar, deve-se alertar contra um erro comum: eletrodomésticos simples não podem substituir um aspirador de pó de construção real. Eles precisam ser profundamente retrabalhados e refinados para funcionar de maneira eficaz. Caso contrário, o coletor de poeira ficará constantemente supersaturado e o próprio dispositivo falhará rapidamente. Para que o aparelho funcione de forma eficiente, é necessário usar componentes que criem um forte vácuo na entrada. A unidade de vácuo é acionada por um motor elétrico de potência aumentada, às vezes até mesmo alguns acionamentos são usados ​​ao mesmo tempo.

Uma vez que durante a reparação e construção, durante a desmontagem de estruturas, é gerada muito mais poeira do que o normal, é necessário limpar o ar de forma mais rápida e intensiva. Isso aumenta as demandas dos filtros (confiabilidade, rendimento) e mangueiras. A mangueira é conectada a um bico localizado no corpo. Partículas de poeira e sólidos passam por uma mangueira para um recipiente especial. Para melhorar a qualidade do trabalho, um filtro adicional deve ser instalado na saída do contêiner.

Uma vez que mais ar se move em um aspirador de pó de construção, além de conter partículas fortes, às vezes intercaladas com bordas afiadas, ele deve ser mais confiável do que um análogo doméstico. A caixa externa deverá ser reforçada tanto quanto possível. Você terá que selecionar cuidadosamente o motor para que ele não quebre sob carga elevada. A mangueira de um aspirador de pó de construção também deve ser mais forte do que a de um aspirador comum. A localização e compatibilidade de todas as peças são cuidadosamente pensadas.

Os aspiradores de pó de construção do tipo ciclone ganharam popularidade. Eles são equipados com um par de filtros que capturam partículas de diferentes frações. Esta solução aumenta a eficiência da limpeza e reduz a frequência de manutenção do filtro. Significativamente, os ciclones geram relativamente pouco ruído. Mesmo se um item valioso acidentalmente cair dentro dele, será muito fácil encontrá-lo.

Ferramentas e materiais necessários

Fazer um aspirador de pó para um canteiro de obras requer uma quantidade relativamente pequena de consumíveis. Uma lista típica inclui:

  • eletrodomésticos simples;
  • um balde feito de plástico denso (o melhor de tudo o que é usado para massa);
  • tubulação de esgoto em polímeros sólidos com seção transversal de 4 cm;
  • saída de esgoto em polipropileno, inclinada em um ângulo de 90 graus;
  • coroa com diâmetro de 4 cm para metal.

Processo de criação

Considere duas abordagens para fazer um aspirador de pó em casa.

De meios improvisados

Em primeiro lugar, é necessário furar ou cortar cuidadosamente a tampa do balde ao meio. Um orifício de passagem é preparado ali, onde um tubo é então inserido. Em seguida, você precisa preparar outro buraco, desta vez perto da borda. É aconselhável executá-lo próximo ao reforço, mas para que a confiabilidade da estrutura seja preservada. Você pode fazer os furos necessários com suas próprias mãos e sem brocas especiais.

Você só precisa:

  • desenhe o círculo necessário;
  • faça furos cuidadosos com um furador;
  • faça uma incisão com uma faca clerical.

Sim, com este método, é impossível fazer furos uniformes imediatamente. Mas é perfeitamente possível refiná-los usando uma lima redonda. Um par de torneiras de esgoto é inserido nos canais preparados.

Importante: seu diâmetro e localização exata devem estar refletidos nos desenhos, caso contrário erros de instalação são inevitáveis. A fixação confiável das saídas e a eliminação da sucção de ar anormal são obtidas com o uso de cola.

Os especialistas recomendam que você primeiro traga as bordas do tubo à perfeição usando uma lima ou lixa. Quanto maior for a rugosidade, melhor será a adesão. A tampa é preparada da mesma forma. Em seguida, o tubo é colocado e apenas a cola é aplicada por último. Então o aspirador industrial vai durar muito tempo, se, claro, muita cola for usada.

Atenção: existe um método que permite fazer sem colar, sem ventiladores. Tudo o que você precisa é de acoplamentos adaptadores de borracha, que são fáceis de comprar em qualquer supermercado de construção. Esses produtos devem ser selecionados de acordo com o diâmetro da mangueira. Se um produto inadequado for usado, enrolamento adicional e outras medidas auxiliares serão necessárias. Mas há mais uma coisa que precisa ser feita.

    O tubo, localizado na borda da tampa, é coberto por cima por uma saída de esgoto direcionada em ângulo reto. Podemos dizer que o separador está quase pronto para funcionar. O próximo passo é prender a tampa com as torneiras fornecidas no balde. A mangueira pela qual o ar será levado é colocada no orifício central. A área de coleta de entulho e poeira está localizada na esquina.

    Importante: é muito bom que os anéis de gaxeta sejam fornecidos nos tubos. Seu diâmetro deve corresponder ao diâmetro das mangueiras onduladas do aspirador. Tudo, o trabalho está concluído. Você pode operar com segurança um aspirador de pó caseiro. Mesmo assim, vale a pena verificar a qualidade dos fixadores, a confiabilidade do isolamento novamente. É melhor perder alguns minutos nessas verificações do que sofrer um choque elétrico.

    Vamos nos alongar um pouco sobre como o produto funcionará. A poeira grossa, puxada para dentro, termina no fundo do tanque. Mas é retirado do local onde o ar purificado é descarregado para o exterior. Os aspiradores ciclônicos costumam ser como um cone. Mas a forma do "cilindro" também é boa para resolver problemas básicos.

    Os mesmos dispositivos podem ser usados ​​para cimento e pó de concreto. No entanto, deve ser lembrado que a segunda substância contém mais umidade. E, portanto, antes de limpá-lo, você deve verificar cuidadosamente a qualidade do isolamento de um aspirador de pó caseiro. Em qualquer caso, você deve usar o balde mais alto possível. Mas funcionará bem apenas se estiver devidamente encaixado com o resto das peças.

    Se um balde cilíndrico for usado, o fluxo de ar tangencial deve ser direcionado não através da parede lateral, mas para a tampa plana. Às vezes, eles levam vários baldes de uma vez - você só precisa reorganizar as tampas. O engate durante o trabalho é reduzido ao mínimo.

    Recomendação: em aspiradores potentes, em vez de um recipiente de plástico, eles aceitam tanques de aço de formato semelhante. Definitivamente, eles não entrarão em colapso ou serão esmagados.

    É muito importante usar reguladores de potência. Portanto, ao selecionar esquemas prontos, é dada preferência às opções em que tal detalhe é fornecido.

    Importante: mesmo os melhores projetos, que permitem que apenas 5% dos resíduos de construção passem para o coletor de pó, acabarão por inutilizar o dispositivo. Para evitar a propagação de finos tanto quanto possível, use filtros elétricos ou colunas de bolha.

    De um aspirador de pó doméstico

    Você também pode fazer um aspirador de pó de construção a partir de um antigo análogo convencional. O dispositivo obtido desta forma ajudará a remover:

    • vidro esmagado;
    • areia e argila;
    • outras substâncias a granel;
    • líquidos técnicos;
    • aparas de metal;
    • pequenos detritos de metal.

    Feito a partir de um simples aspirador de pó, ele também será útil para a carpintaria, onde é utilizado para a serragem.Mas em qualquer caso, você terá que estudar cuidadosamente as características principais. Portanto, ao aumentar a potência, você pode tornar o dispositivo mais eficiente. No entanto, à medida que cresce, a massa do aparelho também aumenta. Mas sua mobilidade cai significativamente.

      Os especialistas aconselham o uso de designs com rodas giratórias. Movê-los será muito mais fácil e conveniente. A mesma recomendação pode ser seguida ao criar um aspirador de pó de construção para uma garagem. Basta lembrar que, neste último caso, o dispositivo deve ser protegido de forma confiável do contato com combustíveis e lubrificantes. Ao escolher o diâmetro das rodas, deve-se levar em consideração o tamanho dos obstáculos que deverão ser movidos.

      É aconselhável fazer o máximo possível da estrutura com fortes classes de aço inoxidável. As peças de trabalho deverão ser revestidas com um composto antibacteriano. Ao modificar um aspirador de pó simples, você também precisará usar um circuito de resfriamento de alta potência. Além disso, um aspirador de pó de construção artesanal deve ser equipado com dispositivos de supressão de ruído e latas de lixo sobressalentes.

      Recomendação: sempre que possível, você deve tomar aspiradores fabricados antes de 1985 como base. Sua grandeza, neste caso, só entrará nas mãos de artesãos caseiros. São necessárias menos modificações (e a confiabilidade de tais dispositivos é muito maior do que a dos modelos modernos).

      Para melhorar as características do recipiente de resíduos, é necessário girar as rodas com uma chave de fenda adequada. Se aparecerem buracos, eles são simplesmente colados com fita adesiva. Faça o mesmo com a placa de identificação.

      Após retirar todas as travas e rebites, coloque o plugue. Para que funcione de forma mais confiável, a fita é enrolada. Agora você pode fazer um furo no fundo com uma seção interna de 4,3 cm. As juntas são usadas para vedar. Uma tampa e um tubo de ramificação são colocados no recipiente de lixo.

      A tampa deve ser aparafusada com parafusos auto-roscantes. Em seguida, começa o trabalho no tubo de sucção. O orifício no qual será montado é cortado com uma tesoura de metal. Parafusos auto-roscantes são usados ​​para prender o tubo de ramificação novamente. A conexão é selada com gaze ou curativo de farmácia; antes de enrolá-las, as telas são impregnadas de cola.

      Aconselhamento profissional

      O processo de criação de um aspirador de pó de construção caseiro, como você pode ver, é relativamente simples. Mas existem algumas sutilezas que você precisa saber. Portanto, ao instalar um purificador de ar em um moedor, você precisa usar uma caixa. Para a sua fabricação, utilize uma forma de alumínio ou um produto plástico de tamanho adequado. É importante apenas como calcular a profundidade de imersão da lâmina de corte no material que está sendo processado.

      Uma abordagem ligeiramente diferente é necessária ao preparar um aspirador de pó caseiro para uma máquina CNC para trabalhar madeira. Uma vez que uma grande quantidade de serragem é formada, um barril amplo (de 100 litros) é definitivamente necessário. Se não houver um cilindro pronto com as dimensões adequadas, eles simplesmente fazem uma moldura de compensado preenchida com policarbonato celular. O corpo da gaiola é constituído por anéis cortados por compasso de fresagem. Importante: os anéis devem ser de compensado e não de fibra.

      Para obter informações sobre como fazer um aspirador de pó para construção com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário