Pistola para aspirador de pó: tipos e produção

Contente
  1. Variedades
  2. Princípio da Operação
  3. Como fazer?
  4. As vantagens de um aparelho caseiro

Uma pistola de pulverização é uma ferramenta pneumática. É utilizado na pulverização de tintas e vernizes sintéticos, minerais e à base de água para pintura ou impregnação de superfícies. Os pulverizadores de tinta são elétricos, compressores, manuais.

Variedades

A divisão da ferramenta de pulverização de tinta em subespécies é determinada pelo método de fornecimento do material de trabalho à câmara de pulverização. O líquido pode ser fornecido por gravidade, sob pressão ou por sucção. A pressão injetada é um fator que influencia a forma, o comprimento e a estrutura da "chama" - um jato de tinta e verniz. A operação estável do aparelho pode ser assegurada por um coeficiente de pressão alto e baixo.

As pistolas de pulverização de alta pressão são dispositivos tecnicamente complexos. Fazê-los em casa não é recomendado. A automontagem pode resultar em danos à integridade estrutural do próprio mecanismo de pulverização e liberação descontrolada de fluido de trabalho.

Os pulverizadores de baixa pressão são menos exigentes na área de resistência do alojamento ao impacto interno. Eles podem ser usados ​​em combinação com dispositivos equipados com unidades de sopro de sucção de baixo torque. Um desses dispositivos é um aspirador de pó.

Este dispositivo está equipado com um motor elétrico que aciona uma turbina. Este último cria o efeito de sucção do fluxo de ar. Algumas modificações dos aspiradores de pó prevêem a saída da corrente de ar pelo lado oposto do ponto de sua entrada. São esses modelos que são usados ​​em conjunto com pulverizadores. Os aspiradores de pó de modelos antigos são usados ​​principalmente como um "compressor" adequado para uma pistola de pulverização: "Whirlwind", "Raketa", "Ural", "Pioneer".

As pistolas de pulverização a vácuo são simples em seu dispositivo. Eles podem ser montados com suas próprias mãos a partir de materiais de sucata.

Princípio da Operação

Uma pistola de pulverização de baixa pressão funciona segundo o princípio de pressurizar um recipiente com um fluido de trabalho. Sob a influência da pressão, ele entra na única saída que leva ao conjunto de pulverização.

O aperto das juntas da estrutura é importante. O menor vazamento de ar exclui a possibilidade de operação total do dispositivo.

O diâmetro do orifício pelo qual o ar entra na câmara de pressão e no duto de descarga do ar pressurizado deve corresponder à capacidade do aspirador. Um valor de diâmetro muito grande reduz a eficiência da pressão que a unidade cria. Um pequeno valor deste parâmetro aumenta a probabilidade de exceder a carga permitida no motor de um "compressor" improvisado.

Como fazer?

A maneira mais fácil de atingir o objetivo é selecionar um bico especial fornecido com os aspiradores soviéticos. Cabe no gargalo de uma jarra de vidro de 1 litro.

Neste caso, é necessário ajustar a saída do bico para atender aos parâmetros alvo. Em seguida, você precisa ajustar a extremidade da mangueira do aspirador de pó ao ponto onde o fluxo de ar entre no pulverizador. Se os diâmetros não coincidirem, vale a pena usar um adaptador com lacre hermético (por exemplo, rebobinar com fita isolante).Um modelo comum do bico descrito é mostrado na foto.

Se não for possível instalar um bico de pulverização de tinta, você pode montar seu próprio braço de pulverização. As instruções a seguir o ajudarão a realizar as tarefas.

Preparando o aspirador

Nesta fase, vale a pena minimizar a carga do motor da unidade de coleta de pó. Para fazer isso, remova o saco de resíduos, se houver. Em seguida, remova todos os elementos do filtro que não estão envolvidos na proteção do motor elétrico contra poeira. Será mais fácil para o ar passar pelo sistema de sucção do aspirador. Será ejetado com mais força.

Se o aspirador tiver apenas função de sucção e a saída de ar não estiver equipada com mecanismo de conexão de mangueira ondulada, será necessária uma modernização parcial do dispositivo. É necessário redirecionar o fluxo de ar para que comece a sair do tubo pelo qual foi aspirado anteriormente. Isso pode ser alcançado de duas maneiras:

  • alterar a polaridade dos contatos do motor;
  • redirecionando as lâminas da turbina.

O primeiro método é adequado para aspiradores de anos anteriores de produção. O projeto do motor permite que a direção de rotação do eixo seja invertida. Basta trocar os contatos pelos quais a energia é fornecida e o motor começará a girar na outra direção. Os modelos modernos de aspiradores de pó são equipados com uma nova geração de motores - inversor. Nesse caso, mudar as posições dos contatos não dará o resultado desejado.

O problema é resolvido mudando a posição das pás da turbina em relação à sua rotação. Normalmente, essas "asas" são colocadas em um determinado ângulo. Se você alterá-lo ("refletir" o oposto), o fluxo de ar será direcionado na outra direção. No entanto, este método não se aplica a todos os modelos de aspiradores de pó.

É importante considerar que qualquer intervenção no design do aspirador o retira automaticamente da garantia (se houver), podendo também levar a consequências irreversíveis. Portanto, recomenda-se usar apenas um aspirador de pó usado para borrifar líquidos de tinta e verniz, que não é mais adequado para o uso pretendido.

Peças e ferramentas necessárias

Você pode usar uma pistola de pulverização portátil, atualizando-a para atender às suas necessidades. Um modelo adequado deste dispositivo é mostrado na foto abaixo.

A vantagem deste método de fabricação é que o sprinkler já está equipado com os principais componentes:

  • ponta de pulverização;
  • câmara de pressão;
  • sistemas de admissão de ar e liberação manual de conteúdo.

Para a conversão, você precisará das partes principais:

  • um tubo de plástico (seu diâmetro deve permitir que a mangueira do aspirador se encaixe livremente nele);
  • agentes de vedação (soldagem a frio, hot melt ou outros);
  • válvula de alívio de pressão.

Instrumentos:

  • marcador;
  • faca de papelaria;
  • pistola de cola (se for usada cola hot melt);
  • uma broca com um acessório de serra circular com um diâmetro igual ao diâmetro do tubo de plástico;
  • porca com diâmetro igual ao da base da válvula limitadora de pressão;
  • juntas e arruelas de borracha.

Cada situação específica pode determinar um conjunto diferente de acessórios e ferramentas.

Processo de manufatura

Usando uma furadeira com bico circular, é necessário fazer um orifício na parede do tanque do pulverizador manual. A localização do furo é determinada individualmente com base no fator de conveniência que é relevante para um determinado usuário.

Um tubo de plástico é inserido no orifício. Não deve haver mais do que 30% do tubo dentro do recipiente. O resto fica do lado de fora e serve como ponto de conexão para a mangueira de vácuo. O local de contato do tubo com a parede do tanque é vedado com solda fria ou cola quente. A probabilidade de "fístula" deve ser excluída.

É permitida a instalação de uma válvula de retenção no ponto de contato entre a mangueira e o tubo.Sua presença fornecerá proteção contra a entrada de líquido na mangueira de sucção e em outros sistemas do aspirador.

Usando uma faca ou broca de diâmetro apropriado, você precisa fazer um orifício no qual a válvula de alívio de pressão será inserida. No processo de sua instalação, gaxetas e arruelas de borracha são utilizadas para vedar o ponto de contato entre a válvula e o tanque. Esses selos são colocados no selante.

A mangueira do aspirador é conectada a um tubo instalado na parede do recipiente. Sua conexão é selada com fita isolante ou fita isolante. Em caso de manutenção da pistola de pulverização, o conjunto de contato da mangueira e da pistola de pulverização deve ser dobrável.

Neste ponto, o pulverizador de tinta está pronto para o teste. A verificação de desempenho deve ser realizada em um espaço aberto usando água limpa como enchimento do tanque.

Nuances

O modelo de pistola descrito apresenta um inconveniente: a impossibilidade de arrancar e desligar ao premir o gatilho. Para usá-lo, você precisa ativar o aspirador de pó e pressionar o gatilho. Se esta prensagem não for feita, a pressão no sistema aumentará. A válvula de alívio de pressão é projetada para eliminar o excesso de pressão, mas esta não é uma solução completa para o problema. Em caso de falha ou falha, a pressão interna pode destruir a estrutura do atomizador ou criar uma carga excessiva no motor elétrico do aspirador.

O problema é resolvido com a instalação de uma opção adicional - um botão liga / desliga. Esta última é a "chave" da corrente, que a fechará no momento em que o gatilho for pressionado. O botão deve funcionar sem fixar em nenhuma posição.

Para implementar a função liga / desliga automática, é necessário inserir um fio elétrico adicional no cabo de rede do aspirador. O insert separa o núcleo zero do cordão e traz o ponto de sua conexão ao botão mencionado acima.

O botão está localizado sob a alavanca de liberação. No momento da prensagem, ele pressiona, o circuito elétrico é fechado, o aspirador começa a funcionar, a pressão é injetada.

Teste e regras operacionais

No processo de verificação de um pulverizador de tinta caseiro, é dada atenção à estanqueidade das juntas e à qualidade da pulverização do líquido corante. O vazamento deve ser reparado, se necessário. Então, vale a pena definir o nível de pulverização ideal, rolando a ponta em diferentes direções.

Usando água, é possível avaliar as características de "chama" do braço de pulverização sem danificar nenhuma superfície acabada. Esses dados irão ajudá-lo no futuro a pulverizar a pintura com o maior sucesso.

A função da válvula de alívio de pressão é então verificada. Uma vez que o pulverizador manual funciona apenas quando o gatilho é pressionado, a pressão gerada pelo aspirador pode tornar-se excessiva quando o gatilho não é pressionado.

O uso bem-sucedido de uma pistola de pulverização artesanal é garantido pela observância de certas regras operacionais:

  • o fluido de trabalho deve ser bem filtrado;
  • a lavagem de todos os canais condutores é realizada regularmente (antes de iniciar o trabalho e após seu término);
  • é importante evitar tombar a unidade de pulverização durante a operação;
  • não abuse do funcionamento do dispositivo “ocioso”, sobrecarregando a válvula limitadora de pressão.

As vantagens de um aparelho caseiro

      A principal vantagem de uma pistola de pulverização caseira é o seu baixo custo. O conjunto mínimo de acessórios permite montar um aparelho adequado para pintura, impregnação, envernizamento e outros trabalhos relacionados à pulverização de líquidos. Ao mesmo tempo, um sprinkler bem montado tem uma vantagem até mesmo sobre alguns modelos de fábrica. Nem toda pistola de pulverização que funciona sem um compressor externo é capaz de pulverizar composições acrílicas e à base de água de alta qualidade.

      Para obter informações sobre como fazer uma pistola pulverizadora a partir de um aspirador de pó com suas próprias mãos, veja o vídeo abaixo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário