Poder de sucção do aspirador de pó

Contente
  1. O que isso afeta e do que depende?
  2. O que deveria ser?
  3. Modelos de aspiradores de pó com alto poder de sucção
  4. Como escolher?

Um aspirador de pó é uma unidade muito útil em casa, mas, como acontece com qualquer outra técnica, você pode gastar dinheiro com sabedoria ou pode investi-lo em um aparelho que se sai muito pior do que o esperado em sua tarefa principal. Cada consumidor, naturalmente, conta com o resultado máximo e na hora de escolher um aspirador é orientado por um indicador tão quantitativo como a potência. Deve-se lembrar que, no caso dessa técnica, os fabricantes costumam ser astutos, por isso é preciso ter extremo cuidado.

O que isso afeta e do que depende?

Tratando-se das especificidades da potência do aspirador, deve-se levar em consideração que este é um dos poucos aparelhos que possui dois indicadores de potência ao mesmo tempo. Cada um dos indicadores merece um estudo separado. Freqüentemente, o indicador mais perceptível é o consumo de energia, que varia entre cerca de 1 e 3 kW para diferentes modelos. Os fabricantes gostam de apontar este indicador em um local visível, percebendo que muitos consumidores procuram o modelo mais potente possível, e isso não é totalmente justo em relação ao cliente, pois o consumo de energia não afeta a qualidade da limpeza em nenhum caminho.

Na verdade, todos esses quilowatts mostram apenas quanta eletricidade a unidade consome da rede elétrica. Nem toda essa energia é gasta diretamente na sucção, porque um aspirador de pó é um projeto bastante complexo e existem diferentes tipos de unidades. Por exemplo, as mesmas unidades de bolsa reduzem gradativamente o poder de sucção à medida que a bolsa está cheia, uma vez que os detritos acumulados simplesmente não permitem que o fluxo de ar passe pelo filtro, que é a mesma bolsa. Consequentemente, até mesmo o mesmo aspirador pode aspirar ar com diferentes potências, embora isso não afete o consumo de energia de forma alguma. Portanto, chegamos a uma conclusão simples de que dois modelos com o mesmo consumo de energia não devem ser igualmente eficientes.

Um indicador muito mais útil é a potência de sucção, que mostra diretamente a eficiência de uma determinada unidade e é calculada especialmente pelo fabricante. Normalmente, para modelos domésticos, está na faixa de 250-550 W, mas você precisa levar em consideração o que já dissemos: os aspiradores de saco reduzem a potência à medida que vão enchendo, portanto, o parâmetro especificado para eles é o máximo possível apenas no início da limpeza.

Note-se que este indicador, dados os valores idênticos dos dois modelos, nem sempre significa a sua eficácia igual. Muito depende do projeto, pois a capacidade da unidade de mangas cai rapidamente, enquanto o modelo com ciclone ou filtro de água permanece estável. Um grande número de filtros certamente reduzirá a tiragem, já que também abrandam um pouco o vento, mas neste caso não se pode dizer que uma diminuição da potência de sucção seja um sinal inequívoco de menos. Finalmente, a potência de sucção é medida em condições de laboratório em um exemplo perfeitamente montado; na prática, o número exato de watts pode flutuar em uma direção ou outra, mais frequentemente na direção de diminuir.

Finalmente, muitos modelos, dentre os não mais orçamentários, pressupõem a capacidade de alternar energia - aqui geralmente significa consumido e absorvido ao mesmo tempo. Esta opção é uma grande vantagem para a unidade, pois permite reduzir a velocidade abaixo do máximo, se for o caso.

Essa abordagem permite que você economize eletricidade, mais uma vez proteja as superfícies frágeis de um dispositivo excessivamente poderoso e também salva a própria unidade de um desgaste muito rápido.

O que deveria ser?

Entender o que cada um dos indicadores significa ainda não permite que você entenda como um determinado modelo é adequado para resolver seus problemas. Porém, tudo fica claro com o consumo de energia - não afeta nada exceto o pagamento da energia elétrica, portanto o indicador ótimo neste caso é que quanto menos, melhor.

A situação com o poder de sucção é um pouco mais complicada. Não se deve esquecer que o indicador registrado na caixa é medido em condições ideais, durante o processo de limpeza, isso pode ser feito apenas nos primeiros minutos. Este problema é especialmente crítico para os modelos de bolsa, porque sempre, sob quaisquer condições, é aconselhável levar com uma margem significativa.

Em algum ponto das instruções, um fabricante relativamente cuidadoso também pode indicar o poder de sucção médio - considerado mais plausível que o máximo, mas também bastante arbitrário, pois tudo depende da contaminação do espaço.

Não vamos esquecer que acima descrevemos aspiradores de pó principalmente horizontais - aquelas unidades do corpo e do tubo que são usadas em todos os lugares, trabalhando a partir da rede. Ao mesmo tempo, também são produzidos tipos completamente diferentes de tais equipamentos, por exemplo, aspiradores de bateria leves - "esfregões", e seus indicadores de energia, é claro, são muito mais modestos. Para entender o que é considerado a norma para cada um dos tipos, vamos considerar este tópico em todos os detalhes um pouco a seguir, por enquanto nos concentraremos em qual deve ser o poder dos aspiradores horizontais para resolver problemas básicos.

Portanto, se a unidade for comprada para limpar uma sala relativamente pequena, ela não precisa de uma potência excepcional - até 350 W é o suficiente para essa técnica de sucção. Esta é uma boa margem mesmo para um aspirador de saco, já que limpar uma pequena área não deve encher muito o saco, o que significa que os indicadores não devem afundar muito. Ao mesmo tempo, um aumento na área de limpeza e um aumento em sua poeira e poluição levam à necessidade de aumentar a potência do aspirador em proporção direta.

É geralmente aceito que uma unidade com uma potência de sucção de até 350 W é boa para apartamentos pequenos, se não houver nenhuma circunstância complicada - ela irá lidar com a limpeza, parquete, linóleo, ladrilhos e outras superfícies semelhantes. Com tapetes e carpetes, a situação é mais complicada - poeira e detritos podem se perder ou ficar presos em sua pilha grossa, e o aspirador deve ser capaz de retirar tudo o que for desnecessário, porque 400 W já será o indicador mínimo de potência de sucção, e quanto mais longa a pilha, mais potente é o equipamento necessário.

Uma dificuldade particular no processo de limpeza são os pêlos de animais de estimação - com energia insuficiente, ou não são absorvidos, ou ficam presos no filtro e entupem-no, portanto, com animais de estimação e mesmo contra o fundo de tapetes, mesmo 450 W pode não seja o suficiente.

Modelos de aspiradores de pó com alto poder de sucção

Ao longo do nosso artigo como um todo, são descritos principalmente os aspiradores horizontais, por serem os mais populares no dia a dia. Depois de ler o artigo, é fácil entender que 450-500 W é, se não a maior potência de sucção do mundo, pelo menos torna mais fácil limpar qualquer casa. No entanto, este segmento de equipamento não se limita apenas a modelos horizontais, portanto, compilamos separadamente uma classificação de unidades potentes de todos os tipos.

Não pretendemos ser absolutos - as vagas não estão alocadas em nossa lista, e alguns registros modernos podem não ser apresentados, uma vez que apenas modelos bastante conhecidos e comprovados foram incluídos no número de indicados.

Vertical

Este tipo de aspirador de pó sem fio também é chamado de "esfregona", porque em sua forma realmente se parece com ele. Essa unidade não brilha com uma potência tremenda (em comparação com as horizontais, onde 2000 W podem ser típicos), no entanto, é muito leve e não requer muito espaço de armazenamento, e para limpar uma pequena área como um escritório ou mesmo um minúsculo apartamento pode ser indispensável.

  • Krausen Green Power - Campeão italiano em sua categoria. Imagine: a fonte consome 1400 W e suga 350 W! O fabricante ainda teve que abandonar a bateria típica dos “esfregões”, fazendo um modelo de rede. Claro, este colosso é um dos enormes, pesa mais de 6 kg, mas seu coletor de pó é de um litro e meio. O problema, no entanto, é que não há regulador de potência na manopla ou em qualquer outro lugar, mas todo o resto são vantagens sólidas. Este monstro custa cerca de 14 mil rublos.
  • Vitek VT-8104 - uma boa opção para quem gostou de todas as qualidades do modelo acima, exceto pelo custo. Esta unidade pode ser atribuída com segurança à categoria de orçamento - sendo chamada de russa e produzida na China, custa apenas cerca de 4,5 mil rublos. Claro, a potência de sucção aqui já é um pouco menor - 300 W, embora o consumo tenha acabado de aumentar para 1,5 kW. Ao mesmo tempo, a unidade oferece limpeza de poeira decente graças à filtragem HEPA 13, e também é apreciada por seu regulador de potência e proteção contra superaquecimento embutida. No entanto, também existem desvantagens - por exemplo, vertical, na sua essência, o dispositivo não implica estacionamento vertical, o que não é muito conveniente.

Além disso, a turbo escova, quando entupida, pode levar à diminuição da potência de sucção.

  • Galaxy GL6254 - isso já é típico da China, que acabou sendo extremamente barato, custa 3,5-4 mil rublos. Os consumidores costumam chamar essa unidade não de aspirador de pó principal, mas de um adicional, e não temos razão para não acreditar neles. Com potência de sucção de 300 W, coletor de pó de litro e cabo de 5 metros, o aparelho é valorizado por sua leveza e compacidade. É muito conveniente carregá-lo com você, mas não é adequado para limpeza de longo prazo devido ao seu rápido superaquecimento. Também o criticam pelo fato de por algum motivo o equipamento nem incluir turbo escova.

Manual

Essa técnica é completamente diferenciada por sua extrema simplicidade e parâmetros técnicos mínimos. Esses aspiradores de pó costumam ser também chamados de aspiradores de automóveis porque são fáceis de levar para limpar o interior, já que o pequeno aparelho funciona com bateria e não precisa de tomada.

Porém, mesmo para quem não tem carro, esse aparelho pode ser útil - pode ser usado para limpar, por exemplo, móveis estofados ou roupas.

Em outras palavras, esse modelo não pode ser o principal na limpeza do apartamento, mas pode ajudar a trazer limpeza e ordem.

  • Carro Dyson DC43H - uma opção para quem vai dar tudo pela limpeza do interior do seu carro. Um aspirador de pó produzido na Malásia por uma marca britânica vai custar ao comprador 30 mil dessa forma. Seu poder de sucção de 65 W parecerá ridículo para pessoas inexperientes, mas para sua classe isso é apenas muito - o suficiente para limpar areia ou lã que não pode ser removido caso contrário. A carga da bateria vai durar 20 minutos, durante este tempo o carro pode ser retirado completamente, se de repente eles não tiveram tempo - você também pode carregar do próprio carro. Um conjunto completo de três acessórios para diferentes superfícies também é muito apreciado. A crítica dirige-se principalmente ao longo processo de cobrança e ao custo mais elevado.
  • Makita BVC350Z, ao contrário da popularidade da marca, custa uma ordem de magnitude mais barato - tal unidade pode ser encontrada a um preço de até 13 mil rublos, e tudo porque inicialmente a empresa japonesa transferiu sua capacidade para a China. Para efeito de comparação, aqui a potência de sucção já é de apenas 50 W, mas a bateria mantém a carga por uma boa meia hora e recarrega ainda menos - 22 minutos. O interessante é que o coletor de pó infantil é projetado para até 3 litros, e toda a estrutura também é equipada com um cinto para deixar o aparelho mais confortável para carregar no ombro.

O modelo ainda oferece a opção de dois modos de energia, mas sua desvantagem costuma ser chamada de impossibilidade de conexão direta com a rede.

  • Berkut SVC-800, como convém a uma tecnologia puramente chinesa, em comparação com os concorrentes, custa um centavo - cerca de 4,5 mil rublos. Ao contrário do que se esperava, as características técnicas são decentes: potência de sucção - 57 W, trabalho sem recarga - 30 minutos, possibilidade de trabalhar a partir de um acendedor de cigarros, um recipiente lacrado para o lixo e 3 bocais para diferentes superfícies incluídas, até a capacidade de coletar líquidos e a presença de uma lanterna embutida baseada em LEDs. O que esse modelo não tem é um regulador de energia e também (China é China) os consumidores costumam reclamar de conexões de vida curta demais.

Sem bolsa

Os aspiradores sem saco são freqüentemente chamados de aspiradores sem saco em princípio, ou seja, modelos ciclônicos - seu projeto para a coleta de lixo envolve um contêiner especial. Tal unidade é considerada uma boa solução moderna - sua potência não diminui durante o processo de limpeza mesmo com o recipiente cheio, embora se destaque pela eficiência significativa, e pesa ao nível de uma unidade clássica com um saco.

Hoje, este tipo de aspirador é um dos mais populares em todo o mundo, portanto, iremos considerar as opções mais poderosas para este projeto.

  • Samsung SC8836 surpresas: embora seja produzida no Vietnã, a marca ainda continua sendo uma marca sul-coreana perfeitamente reconhecível, o que em nada afeta o preço que fica na casa dos 7 mil rublos. Seu poder de sucção de 430 W poderia não parecer tão alto se não fosse pela ciclônica - sua potência não diminui durante o processo de limpeza. Os usuários observam que esse animal geralmente consegue tirar até a poeira que está sob o tapete - arrastando-o pela pilha. O dispositivo foi projetado apenas para lavagem a seco, mas limpa de acordo com a classe HEPA 13 e está equipado com quatro acessórios diferentes. Das deficiências, apenas um estrondo ensurdecedor pode ser distinguido, e relativamente que o design é bastante simples, sem tecnologias da moda.
  • LG VK88504 HUG mostra quanto poderia custar a unidade acima descrita: a marca também é sul-coreana, e a produção também está localizada no Vietnã, só que o custo já chega a 11 mil rublos. Com uma potência de sucção de 420 W, é muitas vezes referida como a melhor solução ciclônica para donos de animais de estimação. Diretamente na alça, há um regulador de energia com recomendações para os modos; uma operação relativamente silenciosa também é apreciada. As desvantagens podem ser registradas como consumo de energia significativo (2 kW) e um pequeno coletor de poeira - apenas 1,2 litros.
  • Vitek VT-1894 - a unidade é orçamentária, com um preço de até 5 mil rublos, pode ser uma excelente opção para famílias jovens. Com um preço muito baixo, está longe de ser impotente: seu poder de sucção chega a 400 W, o coletor de pó pode conter 2,5 litros de lixo e a filtragem é realizada em cinco níveis ao mesmo tempo. Claro que, para um dinheiro tão modesto, não se deve esperar tecnologias impressionantes - por exemplo, o aparelho não tem regulador na mangueira, e ainda não implica o uso de turbo escova, o que não impede que seja procurado entre um certo círculo de consumidores.

Com aquafiltro

Essa técnica é impiedosamente criticada por seu peso e dimensões impressionantes, mas você não pode contestar a pesquisa - são os aspiradores desse tipo que fornecem a limpeza mais eficaz do ambiente, desde a menor poeira e até mesmo bactérias.

Muitas pessoas consideram erroneamente qualquer aspirador com filtro de água para ser lavado por padrão, mas na verdade, a água no corpo atua como um filtro, existem esses modelos exclusivamente para lavagem a seco.

As desvantagens acima e o custo bastante alto de tal técnica podem desencorajá-lo de comprar, mas se houver pessoas com alergias ou pessoas com problemas respiratórios em casa, então a escolha de um filtro de água parece óbvia.

  • Mie ecologico - esta é uma unidade pela qual você terá que pagar 33-35 mil rublos, mas você simplesmente não pode se arrepender.Basta avaliar a eficiência: com um consumo de energia de apenas 1000 W, este dispositivo usa 690 W para sucção, e este é o melhor indicador de toda a potência. Apesar do desempenho impressionante, este dispositivo não é muito barulhento e o filtro de água não o torna muito grande e pesado. A própria presença de um aquafiltro permite que este mecanismo italiano seja usado como ambientador e umidificador.
  • Thomas Mokko XT já é significativamente mais barato - cerca de 20 mil rublos, embora seja produzido por uma marca alemã bastante eminente e ainda tenha uma certificação especial para quem sofre de alergias. O poder de sucção após o modelo anterior, é claro, parecerá frívolo - apenas 320 W, mas todos os consumidores indicam que isso é suficiente até para limpar lã. Uma vantagem significativa dessa escolha será a possibilidade de limpeza a seco e úmida. Este aspirador é elogiado por sua manobrabilidade e criticado pela falta de um indicador de preenchimento do coletor de pó, embora para ser justo com este tipo de tecnologia ele geralmente é incomum.
  • Shivaki SVC 1748 frequentemente chamado de um dos aspiradores de pó mais baratos com filtro de água, porque seu custo é de apenas 7 mil rublos, o que realmente não é muito para esta categoria. A unidade foi projetada para coletar quase 4 litros de lixo, enquanto puxa a poeira com uma força de cerca de 410 watts, e faz isso de forma bastante silenciosa, emitindo apenas 68 dB. Existe até um indicador para encher o depósito de pó, mas também existem desvantagens suficientes. Entre estes últimos estão a falta de uma função de limpeza úmida, o problema de encontrar filtros substituíveis e um conjunto limitado de bicos fornecidos no kit.

Aspiradores de pó robóticos

Hoje, não é mais necessário fazer a limpeza você mesmo - você pode atribuir essa tarefa aos equipamentos robóticos, que finalmente penetraram no campo dos aspiradores de pó. O pequeno aparelho é capaz de se movimentar de forma independente pelo apartamento, evitando colisões com objetos, e possui parâmetros que permitem sua passagem por baixo dos móveis.

Naturalmente, o mecanismo autopropelido não está ligado à tomada de forma alguma - ele funciona com bateria e, portanto, nunca difere em muita potência.

Por outro lado, tal unidade pode estar envolvida na limpeza quase contínua, evitando a poluição severa do ambiente e, portanto, até mesmo sua energia pode ser suficiente.

  • Okami s90 É um milagre da tecnologia japonesa que muitas vezes é considerado o melhor hoje em termos de funcionalidade. Por cerca de 23 mil rublos, você receberá um aparelho que pode sugar o pó a uma potência de 90 W, enquanto para o aparelho você pode definir um certo quadrado de trabalho, do qual não vai sair em hipótese alguma. Para você entender, o sistema operacional ainda permite programar o aparelho dependendo do dia da semana - vasculhando uma vez as configurações, você saberá que a limpeza de um determinado setor começará em um determinado dia e horário, mesmo se você não estiver em casa.

A unidade silenciosa, infelizmente, carece de navegação e não sabe lavar o chão, mas há uma função polidora, que neutraliza parcialmente o último menos.

  • Xrobot X-550 - a versão chinesa para quem acredita que o equipamento deveria ser mais barato. Com 10-11 mil rublos na etiqueta de preço, este modelo pode fazer muito: suporta limpeza a seco e úmida, sabe como coletar poças e ainda tem uma lâmpada ultravioleta embutida para combater fungos e mofo. A potência de sucção é de 80 W, a bateria deve ser suficiente para 2 horas de operação com o dobro do tempo de carga, mas a unidade, curiosamente, é capaz de encontrar a fonte de alimentação e se conectar a ela.

Uma desvantagem marcante é a impossibilidade de trabalhar com tapetes, muitos também não gostam da falta de russificação do modelo.

  • Panda X900 Wet Clean pode ser uma espécie de meio termo entre tecnologia e orçamento incríveis.Com um preço de 15 a 17 mil rublos, este aspirador chinês suga o lixo com uma potência de 65 W, pode ser programado com uma semana de antecedência e permite limpeza úmida. Das desvantagens, distingue-se uma desvantagem um tanto incomum: o dispositivo dentro de um determinado setor não possui um algoritmo de movimento predeterminado, ele se move de forma imprevisível, por isso é teoricamente capaz de pular pequenas áreas do chão, deixando-as sujas.

Como escolher?

De tudo isso, não se pode tirar a conclusão mais reconfortante: a escolha de um aspirador de pó doméstico para um apartamento não é tão simples e óbvia. Você pode, é claro, escolher a unidade mais poderosa e ter certeza de que ela pode lidar com tudo, mas isso definitivamente não ajudará a investir adequadamente os fundos limitados. Portanto, uma abordagem inteligente é necessária para determinar o modelo ideal para sua casa.

Em primeiro lugar, estime a área da área a ser limpa e estime a extensão de sua poluição (ou, alternativamente, a frequência aproximada de limpeza). Compare a estimativa resultante com as condições ideais (um apartamento minúsculo e regularmente limpo) e extremamente difíceis (uma casa enorme com abundância de poeira e lã em tapetes grossos), calcule aproximadamente sua posição em relação a esses pontos extremos. Claro, isso é amplamente abstrato e subjetivo, mas caso contrário, os requisitos necessários para a tecnologia não podem ser determinados. Agora dê uma olhada nas ofertas atuais de modelos de aspiradores de pó e na escala de seu poder de sucção do mais modesto ao mais impressionante, descubra o que se adapta às suas condições. Adicione apenas um pouco de reserva - assim você terá encontrado a potência de sucção que é suficiente para você.

Depois disso, muitos consumidores simplesmente tentam comprar a unidade mais barata que atenda aos critérios calculados, mas é muito cedo para pensar nisso. Seu aspirador de pó deve ser o mais conveniente possível para você, então você deve decidir pelo menos o tipo que escolheu - bolsa, filtro de água, filtro de ciclone ou até mesmo "esfregões" ou robôs mais modernos. Se você não quer se decepcionar rapidamente com a compra, deve ser bom, literalmente, de todos os lados - mesmo que seja elementar em suas mãos.

Se você não está muito limitado em finanças e está pronto para custos adicionais a fim de alcançar o ideal, entre todos os modelos adequados, preste especial atenção aos aspiradores com regulação de potência. Isso é mais importante para unidades potentes projetadas para limpar os mesmos tapetes felpudos: você deve admitir que nem todo o seu apartamento é costurado com cochilo, então por que não economizar eletricidade e o recurso do próprio aparelho na hora de limpar o chão nu . Na hora de limpar os próprios tapetes, a potência pode ser aumentada novamente, mas o dispositivo funcionará com menos frequência no máximo e poderá funcionar por vários anos a mais.

Não se esqueça também que a função principal de um aspirador moderno não é aspirar o ar por si só, mas limpá-lo das menores partículas de poeira e bactérias. Para quem sofre de alergias, por exemplo, isso é de fundamental importância, porque a causa de sua saúde precária pode ser minúsculas partículas de poeira invisíveis a olho nu. Porém, mesmo que você não seja alérgico, deve prestar atenção à classe de filtração. Deve-se entender que, por exemplo, seus convidados podem ser alérgicos, e bons filtros podem prender até agentes patogênicos, o que é sempre útil. Preste atenção à classe de filtração HEPA - quanto mais alta, melhor, e as notas abaixo do décimo terceiro não são consideradas particularmente boas nos últimos anos.

Depois de levar em consideração todos os critérios descritos, o alcance da pesquisa provavelmente se reduziu a vários modelos - resta escolher o único. É hora de ver que tipo de fabricante oferece o equipamento certo. Via de regra, os produtos de marca custam um pouco mais do que um modelo semelhante de uma empresa pouco conhecida, mas há certas nuances que tornam a escolha pouco óbvia.Se você nunca ouviu falar de uma determinada marca, isso não significa que suas unidades sejam ruins, mas você não pode mais ter confiança na qualidade, enquanto as marcas promovidas são conhecidas por milhões de pessoas ao redor do mundo, e, provavelmente, este não é por acaso. Além disso, a produção em larga escala geralmente oferece muitos benefícios ao consumidor, como fácil acesso a peças de reposição e serviços.

Sua escolha é arriscar e pagar menos, talvez ganhando no futuro, ou pagar a mais, mas confie em uma opção comprovada.

Se os dois modelos parecem aproximadamente idênticos a você, é preciso prestar atenção aos parâmetros adicionais. Um deles é o consumo de energia - embora a eletricidade não seja muito cara, vale a pena economizar pelo menos para preservar o meio ambiente. O nível de ruído pode ser outro fator importante, a menos que você estivesse procurando originalmente um modelo silencioso. Finalmente, vale a pena prestar atenção ao custo de dois modelos muito semelhantes - se em todos os outros aspectos eles são iguais, por que não economizar algum dinheiro.

Quando o modelo já estiver praticamente escolhido e você tiver certeza de que provavelmente será adequado para você, não será supérfluo certificar-se uma última vez. Para isso, use as possibilidades da Internet e procure reviews sobre um modelo específico (e não sobre o fabricante como um todo!) E veja o que outras pessoas escrevem. Nunca confie nas avaliações de nenhum site de vendas, eles geralmente eliminam as críticas e solicitam comentários de especialistas com ênfase nas qualidades positivas do produto - Procure os melhores fóruns e sites especializados dedicados apenas a avaliações.

Guie-se não tanto pelas vantagens descritas, mas pelas possíveis desvantagens - este é um indicador da objetividade do autor, e para ter uma visão completa, leia pelo menos uma dezena de opiniões em três sites diferentes. Se mesmo depois disso você considerar o aspirador de pó digno de compra, poderá adquiri-lo com segurança.

Para obter informações sobre como escolher o aspirador de pó certo, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário