Como fazer um saco de aspirador de pó com as próprias mãos?
Muitos proprietários de aspiradores de pó, mais cedo ou mais tarde, pensam em como costurar sozinhos um saco de coleta de pó. Depois que o coletor de pó do aspirador de pó se torna inutilizável, nem sempre é possível encontrar uma opção adequada na loja. Mas é perfeitamente possível costurar um saco de coleta de pó com as próprias mãos. Como exatamente, nós vamos te dizer agora.
Materiais necessarios
Se você está pensando seriamente em fazer um saco para eletrodomésticos com suas próprias mãos, certifique-se de que todos os materiais e ferramentas necessários estão em casa. No processo de trabalho, você definitivamente precisará de uma tesoura conveniente e afiada, com a qual poderá cortar facilmente o papelão. Você também precisará de um marcador ou lápis brilhante, grampeador ou cola.
Para a fabricação da chamada moldura, é necessário um papelão grosso. Deve ser retangular, com cerca de 30x15 centímetros. E o mais importante, você precisará do próprio material com o qual planeja fazer a bolsa.
É melhor escolher um material chamado "spunbond", que pode ser encontrado em qualquer loja de ferragens. Este é um tecido não tecido que apresenta uma série de vantagens significativas. Este material é particularmente forte, durável e ecologicamente correto. É bastante denso, por isso mesmo pequenas partículas de poeira podem permanecer em um saco caseiro.
O coletor de pó feito com este tecido é fácil de lavar e com o tempo não se deforma, o que é muito importante. Além disso, após a limpeza, lavagem e secagem, não emitirá odores desagradáveis ao aspirar.
Ao escolher um spunbond para fazer uma sacola descartável ou reutilizável, preste atenção à densidade do material. Deve ser de pelo menos 80 g / m2. O tecido precisará de cerca de um metro e meio para uma bolsa.
Processo de manufatura
Assim, depois de preparadas todas as ferramentas e materiais, você pode começar a fazer sua própria sacola para coletar o pó. Todos podem fazer isso, especialmente porque o processo é simples e não consome muito tempo.
Certifique-se de examinar detalhadamente o saco do seu aspirador, que já está em mau estado. Isso o ajudará a fazer os cálculos corretos e a criar facilmente uma cópia da bolsa perfeita para a sua marca e modelo de aspirador de pó.
Pegamos o material, cerca de um metro e meio, e dobramos ao meio. A quantidade de material necessária depende do tamanho do saco de pó que você acaba precisando. É melhor fazer o acessório para o aspirador de pó em uma camada dupla, de modo que fique o mais esticado possível e retenha até mesmo as pequenas partículas de poeira, tanto quanto possível.
As bordas do tecido dobrado precisam ser protegidas, deixando apenas uma “entrada”. Você pode corrigi-lo com um grampeador ou costurá-lo com uma linha forte. O resultado é um saco em branco. Vire este molde para o lado avesso para que as costuras fiquem dentro da bolsa.
Em seguida, pegamos um papelão grosso, marcador ou lápis e desenhamos um círculo com o diâmetro necessário. Deve corresponder exatamente ao diâmetro da entrada do seu aspirador. Será necessário fazer duas dessas peças em branco do cartão.
Para manter a folha de papelão o mais semelhante possível, você pode remover a parte de plástico do saco antigo e usá-lo como modelo.
Processamos cada pedaço de papelão nas bordas com uma grande quantidade de cola, apenas de um lado. Uma peça com cola na parte de dentro da bolsa e outra na parte de fora. Neste caso, é importante que a segunda parte seja colada exatamente à primeira. O primeiro pedaço de papelão deve ser passado pelo denominado gargalo da bolsa. Como você se lembra, deixamos uma borda da lacuna aberta. Passamos o pescoço pelo molde de papelão de forma que a parte adesiva fique por cima.
E quando você aplica a segunda peça do molde de papelão, você acaba com o gargalo entre as duas caixas de papelão. Use cola confiável para fixar de forma que as partes de papelão fiquem bem aderidas umas às outras e que a gola da bolsa fique bem fixada. Assim, você obtém um coletor de poeira descartável que fará seu trabalho perfeitamente.
No caso de desejar costurar uma sacola reutilizável, então pode ser feito facilmente seguindo as instruções acima. Para uma bolsa reutilizável, um material chamado spunbond também é bastante adequado. Para tornar a bolsa o mais forte, confiável e durável possível, recomendamos o uso não de duas, mas de três camadas de material.
Para maior confiabilidade, é melhor costurar a bolsa em uma máquina de costura com fios fortes.
Quanto aos detalhes, aqui deve-se usar plástico em vez de papelão, pois o acessório vai durar mais e pode ser lavado facilmente. Já agora, é perfeitamente possível colocar peças de plástico que sobraram do antigo acessório do aspirador no novo saco. Para que a bolsa seja reutilizável, você precisa costurar um zíper ou velcro em um dos lados, para que depois possa ser facilmente removida de detritos e poeira.
dicas e truques
Por fim, temos algumas recomendações úteis, para o ajudar quando decidir fazer o seu próprio saco do aspirador.
- Se você planeja fazer sacos descartáveis para seu aspirador de pó, então é bem possível usar não material, mas papel grosso.
- Se você deseja que sua sacola reutilizável dure muito tempo, mas não deseja lavá-la com muita frequência, proceda da seguinte forma. Pegue uma meia velha de náilon - se for meia-calça, você só precisa de uma peça. De um lado, dê um nó apertado para fazer uma bolsa com um pedaço de meia-calça de náilon. Coloque esta bolsa de náilon em seu acessório básico de coleta de poeira. Quando estiver cheio, pode ser facilmente removido e descartado. Isso manterá o saco limpo.
- Não jogue fora o seu saco de aspirador antigo, pois ele sempre será útil como modelo para fazer sacos de pó descartáveis ou reutilizáveis caseiros.
- Como material para fazer um saco de pó reutilizável, o tecido usado para travesseiros é bastante adequado. Por exemplo, pode ser um carrapato. O tecido é bastante denso, durável e ao mesmo tempo retém perfeitamente as partículas de poeira. Tecidos como a entretela também podem funcionar. Mas não é recomendável usar malhas velhas, por exemplo, camisetas ou calças. Esses tecidos permitem a passagem fácil de partículas de poeira, o que pode danificar o eletrodoméstico durante o funcionamento.
- Ao fazer um padrão para o futuro coletor de pó, não se esqueça de deixar um centímetro nas bordas para a dobra. Se você não cuidar disso, a bolsa vai ficar menor que a original.
- Para um saco de pó reutilizável, é melhor usar velcro, que deve ser costurado em um dos lados do saco. Não se deteriora mesmo após lavagens repetidas, mas os raios podem falhar muito rapidamente.
Para assistir a um vídeo sobre como fazer um saco de aspirador de pó com as próprias mãos, veja abaixo.
Normalmente, os sacos de aspirador de pó têm uma base de plástico fixada ao material com 4 parafusos. Desparafusamos os parafusos, removemos a moldura de plástico e prendemos a moldura ao saco que você costurou novamente, e a extremidade inferior do saco é como um laço. Montamos com um elástico (o zíper entre os cravos deixa passar o pó), então você pode usar velcro, mas certifique-se de cobrir toda a largura da bolsa pelo lado de baixo.
O título do material não é mencionado. O que é aquilo? Chita, chita ou lona?
Denis, estou citando o artigo: É melhor escolher um material chamado "spunbond", que pode ser encontrado em qualquer loja de ferragens. Este é um tecido não tecido que apresenta uma série de vantagens significativas. Este material é particularmente forte, durável e ecologicamente correto. É bastante denso, por isso mesmo pequenas partículas de poeira podem permanecer em um saco caseiro.
O comentário foi enviado com sucesso.