Filtros Hepa para aspiradores de pó: características e tipos

Contente
  1. O que é isso?
  2. Âmbito de aplicação
  3. Variedades
  4. Como escolher?
  5. Conselhos sobre cuidados

A disponibilidade de aspiradores de pó hoje não surpreende ninguém. Esses dispositivos de rolamento úteis são encontrados em todas as casas e apartamentos. As principais diferenças entre os aspiradores estão nas suas características técnicas, nomeadamente, na capacidade de limpar o ar e manter os quartos limpos.

A pureza depende do sistema de filtração. Atualmente, os filtros HEPA são reconhecidos como da mais alta qualidade.

O que é isso?

O filtro HEPA para o aspirador de pó tem uma capacidade incomparável de purificar o ar preso no aspirador das menores partículas de detritos e poeira. O nome é uma abreviatura da frase em inglês High Efficiency Particulate Arresting.

Qualquer aspirador está equipado com um sistema de filtragem. Não presuma que um único filtro HEPA é capaz de realizar o trabalho que os fabricantes atribuíram a um aspirador de pó. Partículas grandes obstruirão rapidamente o limpador fino. Como resultado, a unidade perderá potência de sucção.

O problema é resolvido com a instalação do chamado filtro grosso. Pode ser um saco de linho ou papel que retém grandes detritos de até 1 mícron de tamanho. HEPA é responsável pelas menores partículas, com dimensões menores que 1 mícron.

Os filtros finos são feitos de material fibroso. As folhas desse material são dobradas como um acordeão e colocadas em uma caixa de plástico ou metal durável. A distância entre eles é de cerca de 10-40 mícrons.

A filtragem é baseada em quatro princípios.

  1. Efeito de peneira. Partículas de poeira não conseguem passar entre as fibras do filtro.
  2. Difusão... Pequenas partículas de poeira capazes de passar pelo obstáculo permanecem em sua superfície, pois estão em movimento caótico. Essas partículas de poeira são expelidas do fluxo de ar.
  3. Inércia. As partículas relativamente pesadas não acompanham o fluxo de ar ao redor dos filtros e colidem com eles.
  4. Noivado. Os contaminantes de tamanho médio simplesmente se agarram aos detritos presos já capturados pelas fibras HEPA.

Âmbito de aplicação

Os primeiros filtros HEPA foram usados ​​em ambientes de saúde onde a esterilidade absoluta é necessária. Nos Estados Unidos, eles foram instalados para remover elementos radioativos em usinas de combustível nuclear. Excelentes resultados têm servido para a rápida disseminação de dispositivos em outras áreas de produção e na vida cotidiana.

A HEPA atende perfeitamente nas seguintes indústrias e instalações.

  • Produtos farmacêuticos.
  • Medicina.
  • Instrumentação.
  • Indústrias alimentar e aeroespacial.
  • Premissas do NPP.
  • Hotéis e hotéis.
  • Aspiradores de pó domésticos e industriais.

Ao contrário dos filtros convencionais, os filtros HEPA são instalados na saída de massas de ar de aspiradores de pó, e não quando sugados por ele. As menores partículas de poeira permanecem dentro do dispositivo, enquanto o ar limpo e desinfetado entra na sala. Nem pêlos de animais, nem vários alérgenos e quaisquer outros elementos menores são capazes de superar uma barreira confiável.

Ao mudar da filtragem tradicional para um sistema de limpeza fina, as partículas de poeira flutuando no ar são capturadas. Uma pessoa sã pode afirmar que respirar é mais fácil no final da limpeza.

Para pacientes com pulmão e pessoas alérgicas, a limpeza fina substitui a medicação.

Variedades

De acordo com o método de aplicação, os filtros são divididos em descartáveis ​​e reutilizáveis. Os primeiros, feitos de fibra de vidro ou papel e dobrados em sanfona, têm uma vida útil limitada a alguns usos. Após o término do tempo estipulado, o dispositivo é retirado e um novo é inserido em seu lugar.O segundo serve por muito tempo. Os produtos feitos de fluoroplástico podem ser repetidamente não apenas limpos, mas também lavados e, em seguida, reutilizados sem perda de desempenho.

Em ambos os casos, um agente antibacteriano especial é aplicado ao material de origem, que é capaz de lidar com organismos patogênicos que se instalam nos filtros durante sua operação. O funcionamento eficiente do eletrodoméstico é garantido pela presença de boas vedações integradas.

A presença de até mesmo as menores lacunas imperceptíveis a olho nu anula o funcionamento dos filtros.

As unidades de limpeza fina geralmente são divididas em classes. As aulas são estabelecidas por testes de laboratório. Quanto mais partículas o filtro retém, maior é sua classe.

As normas internacionais EN 1822 / DIN 24183 definem várias classes para filtros HEPA. Assim, um dispositivo capaz de capturar 85% das micropartículas com um tamanho de 0,6 mícrons do ar é classificado como classe 10. Ele é denominado Hepa H10. O Hepa H11 já captura 95% da poeira. E a instalação da marca Hepa H13 é de 99,95%.

Um dispositivo de filtragem fina é um recipiente redondo ou retangular embalado com material fibroso. Em aspiradores modernos, um filtro de ciclone é usado com mais frequência. Isso aumenta significativamente a potência de sucção e o motor funciona de forma mais silenciosa do que as instalações com saco de pó.

Como escolher?

Como regra, os aspiradores de última geração já estão equipados com filtros finos. Aqueles deles, em que não existe função de filtração secundária, dispõem de espaços livres para instalação de equipamentos adicionais. Neste último caso, o próprio comprador decide sobre a compra e instalação do HEPA.

Um sistema de filtragem primitivo é instalado em equipamentos baratos. Os sacos de papel são descartáveis ​​e, portanto, jogados fora com o lixo, imediatamente após a limpeza ser concluída ou à medida que vão sendo enchidos. Os sacos de linho reutilizáveis ​​ficam entupidos de poeira.

Partículas grandes são removidas dos coletores de pó de linho e as pequenas permanecem dentro do tecido. Lavar os sacos reduz significativamente o seu rendimento. Ao limpar as instalações usando tais aspiradores, a limpeza adequada do ar circundante não é garantida. Partículas de poeira levantadas durante a limpeza são depositadas no chão e nos móveis. O menor deles continua a flutuar no ar, penetrando nos pulmões humanos.

As pessoas que monitoram a limpeza de suas casas e a saúde de seus entes queridos devem dar preferência a aparelhos domésticos modernos. Embora sejam um pouco mais caros, a eficiência da limpeza com aspiradores de pó com filtros HEPA é muito maior.

Antes de ir ao armazém, deve verificar se a unidade antiga possui a possibilidade de instalação de equipamentos adicionais. Se for encontrado espaço livre, as dimensões devem ser medidas e comparadas com as dimensões dos filtros HEPA disponíveis no mercado.

A capacidade de limpeza fina é maior para os acessórios que possuem uma área maior.

Ao escolher um elemento útil do aspirador, o consumidor é obrigado a familiarizar-se cuidadosamente com as suas características e a realizar uma inspeção visual.

É importante que as dobras do "acordeão" sejam alinhadas em fileiras pares na mesma distância. Além disso, o material deve ser tratado especialmente com produtos químicos para a purificação do ar mais eficiente.

Os filtros HEPA "não se dão bem" com os "irmãos" da limpeza. Materiais contaminados em um ambiente úmido correm o risco de aparecer e desenvolver rapidamente depósitos de fungos. Esta combinação obriga os consumidores a estarem atentos aos dispositivos técnicos e aos trabalhos de manutenção adicionais regulares: limpeza e secagem após cada utilização.

Se surgir a questão de escolher uma instância de uso único ou múltiplo, a prioridade deve ser dada a algo que pode ser limpo. Sua vida útil é muito mais longa.

Conselhos sobre cuidados

Qualquer aparelho doméstico funciona perfeitamente durante o período estipulado pelo fabricante, desde que seja utilizado corretamente. Como os filtros HEPA são projetados para reter pequenas partículas, a entrada de grandes detritos pode causar danos significativos, até a destruição da unidade. Trabalhar sem pré-filtração certamente reduzirá a eficiência não apenas do próprio dispositivo, mas também de todo o aparelho elétrico.

Elementos grandes podem obstruir rapidamente os canais, o que leva a um fluxo de ar insuficiente. Como resultado, o motor sobreaquece e a probabilidade de avaria aumenta. O sistema de limpeza multinível dos aspiradores modernos protege o aparelho de influências negativas de forma confiável.

A vida útil dos filtros HEPA depende, não menos importante, da frequência de limpeza das instalações, da sujidade e do tamanho do lixo. Quando o aspirador está em funcionamento, a poeira acumula-se no filtro. Se você limpar o dispositivo imediatamente após terminar o trabalho, haverá poucos detritos. Quando usado pela primeira vez, onde a limpeza é realizada regularmente, o filtro pode parecer completamente limpo. E só com o tempo, uma grande quantidade de sujeira se acumula nele, que precisa ser limpa.

Os filtros HEPA descartáveis ​​precisam ser trocados sempre que ficarem sujos e reduzirem seu desempenho. Apesar de as regras de funcionamento não preverem outras limpezas, exceto a simples remoção do pó que adere à superfície, os consumidores são inventivos. Por exemplo, para limpar o dispositivo e estender sua "vida", utiliza-se o sopro de ar comprimido. No entanto, não há razão para esperar uma restauração completa das características originais com esse processamento. Apenas sujeira relativamente grossa pode ser removida dessa maneira. Os pequenos permanecerão no corpo do "acordeão".

Filtros de reposição não podem ser lavados. O material impregnado com uma composição antibacteriana deforma-se com a água e torna-se inutilizável.

Os filtros descartáveis ​​devem ser trocados de acordo com as instruções de uso. Assim, não haverá reclamações sobre o trabalho e a purificação do ar.

Quanto ao HEPA reutilizável, as regras de cuidado e funcionamento devem ser fundamentais aqui. Os filtros podem ser lavados se houver indicação no passaporte do produto. O mesmo é indicado por uma marcação especial com a letra “W”.

O processo de limpeza do lavável consiste em colocá-lo sob um jato de água de alta pressão. Não use detergentes ou escovas para limpar.

Após o "banho", o filtro deve ser seco naturalmente em temperatura ambiente. O aquecimento não deve ser usado porque o filtro pode ser destruído.

Com cuidado adequado e uso moderado, o HEPA reutilizável pode durar até dois anos.

Você pode aprender mais sobre como restaurar um filtro Hepa antigo com suas próprias mãos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário