Filtros de aspirador de pó: recursos e tipos

Contente
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Como escolher?
  4. Com que frequência você precisa mudar?

Hoje em dia, é muito difícil imaginar a nossa vida sem o equipamento de limpeza - os detergentes e todos os tipos de produtos de limpeza tornaram-se ajudantes verdadeiramente indispensáveis ​​das donas de casa na luta pela limpeza e ordem na casa. Entre as características a que se deve prestar especial atenção na escolha de um modelo adequado de aspirador está o grau de filtração, uma vez que dela depende a capacidade de obter o máximo desempenho de limpeza da divisão. Os modelos modernos podem ter uma grande variedade de tipos de filtro. O mais popular é o filtro fino.

O que é isso?

Provavelmente, a maioria das donas de casa simplesmente não consegue imaginar sua vida sem um aspirador, o que facilita muito todo o trabalho de paisagismo e a manutenção de uma vida confortável em uma área residencial. Nas vitrines há uma seleção bastante ampla de aspiradores de várias marcas e fabricantes - pré-motor e motor, microfiltro, redondo, universal, ar, com ímã, filtro vibratório, cartucho, espuma, esponja e muitos outros. Essa abundância de modelos pode simplesmente confundir o comprador médio.

Se pretende obter a máxima pureza do ar na casa, antes de mais, ao escolher um mecanismo, deve prestar atenção ao sistema de filtração. Não é segredo que o escapamento limpo de um aspirador de pó é o sonho secreto de qualquer dona de casa, e é por isso que os fabricantes trabalham incansavelmente para melhorar a qualidade de seus produtos.

Em um esforço para maximizar a quantidade de poeira retida, os fabricantes estão constantemente atualizando seus aspiradores, equipando-os com o mais moderno sistema de limpeza. Acredita-se que os mais eficazes são os filtros HEPA, que, de acordo com os fabricantes, retêm a porcentagem máxima de partículas de poeira.

Os primeiros sistemas HEPA surgiram na América na década de 50 do século passado. Eles foram criados para a implementação de projetos nucleares, mas aos poucos migraram para a indústria pacífica, onde passaram a ser amplamente utilizados para fins domésticos. Essas instalações foram usadas para equipar os sistemas de ventilação nas salas em que maiores requisitos foram impostos sobre a qualidade e o grau de pureza do ar.

Qualquer um desses filtros assemelha-se a um material com uma estrutura fibrosa dobrada em forma de sanfona, fixada no corpo de forma a que a sanfona não endireite. O material mais confiável que não interfere na passagem do fluxo de ar, ao mesmo tempo que forma obstáculos à penetração de partículas de poeira, é o papel fino tratado com uma composição especial. E também os filtros projetados para limpeza fina são feitos de material artificial, mas a qualidade de tal modelo é uma ordem de magnitude menor do que a dos equivalentes de papel.

Visualizações

Todos os modelos modernos de aspiradores de pó possuem filtros diferentes de tipos diferentes. Várias opções são as mais populares.

Bolsa

Este coletor de poeira pode ser feito de tecido - produtos que são usados ​​corretamente o tempo todo, ou de papel - são produtos descartáveis ​​que são descartados ao serem enchidos. É muito importante que o depósito de pó contenha todos os pequenos detritos, bem como as partículas de pó recolhidas. Via de regra, esses sacos são confeccionados em duas camadas, de forma que provoquem a retirada das partículas aprisionadas, além de garantir que não entrem em contato com o mesmo ao serem retirados do dispositivo.

O poder de sucção de trabalho de todo o dispositivo como um todo depende muito da capacidade do material de passar o ar. Ao mesmo tempo, é óbvio que, em primeiro lugar, os grandes poros estão entupidos, pois quando isso acontece, o poder de sucção cai drasticamente. O filtro grosso é responsável pela limpeza primária do fluxo de ar no tanque principal e pela coleta de detritos. Eles retêm de 50 a 95% de toda a poeira, mas na maioria dos casos são partículas com tamanho acima de 0,31 mícron, que são bastante grandes, mas as micropartículas passam livremente por esses obstáculos.

Aquafilter

Este é um sistema de filtragem de água. Devido à umidificação, até mesmo as partículas de poeira mais microscópicas se acomodam no fundo do recipiente, retendo assim até os menores resíduos.

Ciclônico

O princípio de funcionamento do filtro ciclone é simples - devido à criação de um vórtice no interior do aspirador, detritos e poeira aderem às paredes do aspirador, após o que caem imediatamente no coletor de poeira, e no ar, tendo passou por limpeza adicional, é removido de volta para a sala.

Filtros HEPA

Como já mencionado, eles estão entre os sistemas de limpeza mais eficientes. Eles fornecem purificação do ar de alta qualidade de partículas de poeira poluentes e todos os tipos de alérgenos. Na maioria das vezes, esse filtro é usado além de um dos listados acima. HEPA significa Contenção de Partículas de Alta Eficiência. Inicialmente, o sistema era usado apenas em instituições médicas, mas aos poucos os filtros foram migrando para os modelos doméstico e industrial.

As vantagens de tais sistemas são inegáveis, a saber:

  • têm um custo relativamente acessível;
  • rapidamente substituído, se necessário;
  • são fáceis de operar;
  • estão sempre à venda gratuitamente;
  • têm um maior nível de limpeza.

No entanto, mesmo esse filtro tem suas desvantagens, como:

  • purificam o ar exclusivamente de impurezas mecânicas - não constituem absolutamente nenhum obstáculo a todos os tipos de vírus, bactérias e gases;
  • os filtros precisam de substituição periódica à medida que ficam sujos.

Como regra, os aspiradores estão equipados com os sistemas H10, H11, bem como H12 ou H13. Quanto maior o número, melhor será a remoção da poeira coletada. Então, um filtro com o parâmetro H10 é capaz de reter apenas 85% da poeira, mas para os modelos H12 esse parâmetro já é 99,5%, os filtros H13 são mais eficazes - o percentual de retenção de poeira neles chega a 99,95%, o H14 os modelos são menos comuns - aqui, o parâmetro correspondente é 99,995%.

Observe que os modelos com filtro HEPA são indispensáveis ​​para pessoas com tendência a doenças broncopulmonares e alérgicas, e também são eficazes em uma casa onde haja animais de estimação.

Como escolher?

Ao escolher um aspirador de pó com um sistema de filtragem ideal, deve-se ser guiado por avaliações de consumidores e informações recebidas do fabricante da marca. Os sistemas de filtragem mais eficazes são 3M, Einhell, Type 2 e EIO. Os modelos de marcas conhecidas como Siemens e Bosch são equipados com um coletor de pó do sistema Megafilt SuperTEX. Possui uma camada de tecido micro-poro adicional, que garante o máximo poder de sucção de trabalho, mesmo quando o saco de pó está completamente cheio.

Os produtos da marca Thomas AIRTEC têm um coletor de pó de quatro camadas feito de tecido, enquanto os produtos da Alemanha, Melitta, são um saco de papel de seda multicamadas que filtra as partículas menores até 0,3 mícron, enquanto cada camada subsequente retém poeira cada vez menor partículas.

Graças a esta estrutura, a vida útil do filtro aumenta significativamente e o funcionamento de todo o aspirador como um todo é facilitado.

Muitos modelos modernos são equipados com o sistema de filtragem mecânica Swirl MicroPor.Sua vantagem é o trabalho de três estágios de limpeza - os primeiros dois níveis atuam como um coletor de poeira tradicional, retendo partículas de poeira bastante grandes de até 1 mícron, e o terceiro permite limpar o ar de micropartículas e, principalmente, de bactérias, que freqüentemente causam doenças graves. Assim, os primeiros níveis funcionam como um sistema de limpeza grosseira, e o terceiro - fino. Nas unidades Philips mais populares, os coletores de poeira são impregnados com uma solução anti-séptica especial, que destrói efetivamente as bactérias imediatamente após elas entrarem na bolsa.

É provável que esses aspiradores de pó sejam apreciados por pessoas com predisposição a patologias do sistema respiratório.

Ao mesmo tempo, cada fabricante até hoje produz uma linha de aspiradores de pó com os habituais sacos de tecido reutilizáveis. A razão é simples - esses aspiradores são muito mais baratos, portanto, são ideais para pessoas com renda média e baixa. Além disso, uma sacola de tecido pode ser usada por vários anos, e uma sacola de papel precisa ser trocada regularmente, o que acarreta perda de tempo e dinheiro para comprá-la.

Na maioria dos modelos modernos da Samsung, LG, Electrolux, Rowenta, bem como Hoover, Bosch e Siemens, o coletor de poeira é um reservatório localizado no meio do corpo do produto - são modelos ciclônicos. Eles vêm em duas versões.

  • Em ciclones de primeiro tipo o ar movimenta-se em espiral, onde, sob a influência da força centrífuga, gruda nas paredes, perde velocidade e imediatamente se acomoda, permanecendo no próprio tanque. Em seguida, o ar tratado passa pelo motor e pelos filtros de espuma e é descarregado em solavancos do lado de fora.
  • Em ciclones de segundo tipo o ar a ser limpo é movido para o recipiente, onde ocorre uma diminuição instantânea da velocidade. Neste caso, mais de 95% das partículas depositam-se no fundo e todo o pó fino é recolhido por vórtices e movido para um filtro de limpeza de motor esponjoso impregnado com uma preparação fungicida, após o que entra no compartimento de saída e é descarregado para o exterior. Tais filtros têm suas próprias vantagens, entre as quais se destaca um poder de trabalho consistentemente alto, que não depende de forma alguma do grau de enchimento do coletor de pó, e o próprio processo de limpeza é muito mais higiênico.

Importante! Na maioria das vezes, os sistemas de ciclone são equipados adicionalmente com filtros HEPA, graças aos quais eles capturam a maioria dos contaminantes microscópicos.

Ao mesmo tempo, deve-se notar que os fabricantes de todos os modelos acima não foram capazes de atingir 100% de retenção de partículas de poeira, como resultado, juntamente com a exaustão, elas voltam a entrar nos aposentos, e de lá eles vá direto para nossa membrana mucosa e pulmões. As consequências de tudo isso podem ser as mais imprevisíveis, pois, em um esforço para proteger sua família, você pode, ao contrário, enfrentar danos irreparáveis.

Como alternativa a tais filtros atuam os filtros de água, que realizam a tarefa de reter a poeira da maneira mais eficiente possível, mas ao mesmo tempo não causam o menor dano ao corpo humano, porém seu custo é muito superior ao de todos. outros aspiradores de pó a seco.

Os aspiradores de pó da marca alemã Thomas são equipados com filtros de água - o processo de retenção de partículas de poeira aqui é de 99,998% e este é o maior resultado entre todos os aspiradores de pó existentes hoje. Nesses aqüafiltros, o ar que entra é imediatamente borrifado com umidade, após o que o ar é purificado em três estágios em filtros de espuma e papel. Deve-se notar que os modelos com filtro de água também apresentam vantagens higiênicas pronunciadas - eles não apenas retêm partículas de poeira, mas também umedecem o ar da casa.

Além disso, o poder de trabalho, neste caso, permanece inalterado durante todas as operações de colheita, e a limpeza do próprio filtro é reduzida ao despejo oportuno de água contaminada.

Com todos esses fatores em mente, não é surpresa que os sistemas de limpeza com água estejam se tornando cada vez mais populares nos aspiradores modernos.

Com que frequência você precisa mudar?

Os filtros do aspirador devem ser limpos periodicamente e substituídos assim que ficarem sujos. Para que a qualidade da limpeza seja superior, nos modernos modelos de aspiradores, vários tipos de filtros são utilizados ao mesmo tempo, o que afeta diretamente o preço do produto. Os filtros podem ser permanentes ou substituíveis. Os primeiros requerem limpeza regular, após a qual restauram sua capacidade de retenção de poeira.

No entanto, isso não é totalmente correto - mesmo os sistemas de filtragem de limpeza devem ser substituídos após várias lavagens, pois o material de que são feitos começa a se deteriorar. Os modelos de substituição são projetados para apenas 50 horas de operação, portanto, precisam ser substituídos aproximadamente 1 ano após a compra.

Importante! Os filtros HEPA são feitos de papel fino ou fibra de vidro. Eles são itens descartáveis. Para a fabricação de reutilizáveis, é utilizado o foreplast. Sua vida útil é muito mais longa.

Para obter informações sobre como trocar o filtro de um aspirador de pó, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário