Sutilezas do conserto de aspiradores de pó da Bosch

Contente
  1. Estágio preparatório
  2. Recursos de reparo
  3. Conselho de profissional

Os eletrodomésticos complexos, incluindo os da mundialmente famosa marca Bosch, requerem atenção especial, uma vez que com o uso prolongado, podem surgir desvios do funcionamento normal e mau funcionamento de certos mecanismos e componentes dos dispositivos. Nesse sentido, a questão da produção de manutenção e reparo em casa torna-se relevante. O artigo apresentado examina as etapas da reparação de aspiradores de pó da Bosch em casa.

Estágio preparatório

Inicialmente, para a manutenção e reparo de aspiradores de pó, é importante ter documentação, onde deve haver um circuito elétrico. Esses atributos são parte integrante do reparo de eletrodomésticos complexos. Um pré-requisito para realizar trabalhos de reparo com aspiradores de pó é a presença de uma ferramenta especial. Nesse caso para consertar o equipamento Bosh, você precisará de: chaves de fenda (chatas e em forma de cruz), chaves Torx, alicates, alicates de bico redondo, um conjunto de cabeças de vários tamanhos, um ferro de soldar com solda. Além da ferramenta, é necessário preparar uma quantidade suficiente de óleo de máquina (doméstico), graxa de grafite, graxa para circuitos elétricos.

Para desmontar o aspirador, deve-se preparar o local. Para isso, uma mesa plana, bancada, que deve estar limpa e livre de objetos que não serão utilizados, são muito adequadas.

Na fase preparatória, é necessário diagnosticar possíveis avarias, durante as quais se determinam os motivos da avaria do aparelho, as formas de eliminar as avarias identificadas, a selecção e posterior substituição de peças sobressalentes para colocar o aspirador em condições de funcionamento.

Durante o diagnóstico inicial, vale atentar para os seguintes aspectos:

  • verificar o desempenho de elementos como botões de controle e carretel de arame;
  • monte a extensão telescópica e verifique a estanqueidade;
  • ao ligar, verifique se o motor está funcionando, se está muito quente (determinado pela capacidade de segurar o dorso da mão no corpo próximo ao motor);
  • inspecione o invólucro para ver se há danos externos.

Recursos de reparo

Ao iniciar os diagnósticos e reparos, é importante atentar para o procedimento de desmontagem, que deve começar pela desconexão de todos os tubos, escovas, extensões telescópicas que, após a remoção, devem ser inspecionadas quanto a trincas, quebras, amassados, etc.

Se você encontrar um problema com o equipamento opcional especificado, deve tomar medidas para substituí-lo usando as peças sobressalentes preparadas. Além disso, se o aspirador não liga, ou seja, o motor não funciona, determinamos se a causa é a parte elétrica ou mecânica, pela qual desmontamos a caixa (é importante desligar o aparelho do circuito elétrico ), inspecione o interior do motor. Todos os fios devem ser fixos, não devem ter contatos de cor escura (do marrom ao preto), queimados. Nesse caso, você definitivamente deve prestar atenção à presença ou ausência de um cheiro característico de produto químico queimado. Se estiver presente, então em algum lugar há um forte aquecimento do circuito elétrico. Conseqüentemente, verificamos cuidadosamente todas as conexões elétricas, fios e enrolamento do motor. Se for encontrado um local de carbonização, tomamos medidas para remover este fio, botão, etc. do circuito elétrico e substituí-los.Ao fazer a inspeção, é importante remover poeira, sujeira e outros objetos, se houver, do compartimento do motor.

Ao inspecionar o motor, você deve prestar atenção ao estado dos mancais, blocos de conectores e placa de controle. Antes de instalar os mancais, novos e usados, é imprescindível lubrificar, inclusive o assento dos mancais, eixos do motor, etc.

O lubrificante mais adequado para aspiradores de pó é o lubrificante de grafite, que deve ser cuidado com antecedência.

Nos casos em que o aspirador de pó liga, mas puxa mal, não suga, damos atenção inicial ao estado da escova, e em alguns modelos (por exemplo Roxx'x ou Maxima 41) - a escova turbo incluída em seu kit. Nós o limpamos de possíveis objetos estranhos, poeira, cabelo, lã, etc. Nós verificamos o tubo, o cabo de extensão, se algum corpo estranho for encontrado, nós os removemos. Em seguida, repetimos a verificação.

Nos casos de falha de um botão ou reostato de ajuste, que está conectado à central, inspecionamos a mola de retorno, seu estado e o estado dos assentos. Se derreter, for encontrado dano mecânico, substituímos o botão por um novo. Ela e o reostato do sistema de controle não podem ser reparados.

Ao inspecionar o aspirador internamente, preste atenção aos danos mecânicos ao motor, placa de controle e parte elétrica. Se tais avarias forem encontradas, devemos mudar a área danificada.

Conselho de profissional

    Se a parte elétrica do próprio motor (estator ou rotor) falhar, todo o conjunto deve ser substituído. O rebobinamento dos enrolamentos de campo, via de regra, não leva a um resultado positivo. Após um curto período de tempo, o aspirador de pó novamente falha pelo mesmo motivo. Além disso, se esta avaria for detectada, vale a pena decidir se é necessário reparar este dispositivo ou adquirir um novo, uma vez que o custo da unidade do motor é frequentemente comparável a um novo aspirador.

    Os especialistas aconselham a utilização de peças sobressalentes adquiridas em lojas especializadas aprovadas pelo fabricante dos equipamentos Bosh., cuja lista pode ser encontrada no site oficial da campanha.

    Além disso, os profissionais observam que é economicamente lucrativo realizar pequenos reparos por conta própria. Se forem encontrados problemas sérios, você precisará entrar em contato com um centro técnico especializado ou tomar a decisão de adquirir um novo equipamento - é claro, Bosh.

    O que fazer se o aspirador da Bosch não ligar, veja o vídeo abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário