Tudo sobre a mariposa

Contente
  1. Descrição
  2. Variedades
  3. Medidas de controle
  4. Medidas de prevenção

A família das borboletas mariposas inclui mais de 20 mil espécies. Esses insetos podem causar danos significativos às plantas agrícolas cultivadas e silvestres. Falaremos sobre as principais características desta borboleta e como lidar com isso em nossa análise.

Descrição

Entre os jardineiros e jardineiros, a mariposa é mais conhecida como "agrimensora". Distingue-se por um corpo fraco e estreito combinado com asas largas. O seu alcance pode atingir 5 cm, embora na maioria dos casos seja limitado a 2,5-3,5 cm. A cor é discreta, normalmente corresponde ao habitat deste inseto - garantindo assim a camuflagem eficaz da borboleta no ambiente externo.

As fêmeas de muitas espécies de mariposas não podem voar porque suas asas são subdesenvolvidas ou muito fracamente desenvolvidas. Esse recurso é frequentemente usado na luta contra pragas de insetos.

A borboleta não tem olhos. Para orientação, os insetos têm um órgão especial capaz de capturar e reconhecer a direção das correntes de ar e suas vibrações sonoras. Graças a este órgão, as mariposas analisam o seu ambiente e comunicam-se entre si. Os espiráculos estão localizados nas laterais do corpo desta borboleta. Na inalação, o oxigênio entra em tubos respiratórios especiais e, a partir daí, através de uma extensa rede de traqueia, é entregue a todos os tecidos e órgãos.

O aparelho bucal das borboletas não é adaptado para alimentos sólidos. Eles são capazes de consumir exclusivamente néctar de flores. Alimentos mais duros, como caules e folhas, não podem ser roídos por sua tromba fraca. Portanto, uma borboleta adulta não é perigosa para as plantas, não lhes causa nenhum dano. Além disso, a mariposa participa do processo de polinização e, assim, beneficia os plantios cultivados.

A sabotagem indireta de mariposas consiste na postura de ovos, dos quais eclodem numerosos filhotes de larvas ativas e muito vorazes. A lagarta desta borboleta vive nos galhos, ela pode ser identificada por suas características:

  • comprimento do corpo 5-8 cm;

  • as pernas abdominais localizam-se no sétimo e também no nono segmentos do abdômen, esta disposição é característica exclusivamente deste tipo de inseto.

A lagarta se move em forma de loop. Ao se mover, ela dobra a parte central do corpo, pressiona as pernas abdominais nas peitorais e, então, se ajeitando, puxa o corpo para frente. Do lado de fora, parece que ela está medindo a Terra. Aliás, foi esse movimento característico que deu origem ao nome incomum do inseto - de forma semelhante, a distância entre os objetos é calculada com o auxílio dos dedos (vãos).

As lagartas tendem a mudar de cor dependendo do ambiente externo. Disfarçam-se da casca das árvores ou da cor das folhas, manifestando assim o melanismo industrial do inseto.

Além disso, em caso de perigo, esticam o corpo em um ângulo agudo com a superfície e permanecem nele devido às pernas abdominais. Esta é sua postura defensiva, desta forma, a mariposa pode ser confundida com um graveto comum.

As larvas são muito vorazes, comem folhas, caules, botões e botões da planta. A maioria das variedades é onívora e não limita sua dieta a uma única colheita. Ao mesmo tempo, comem à noite em diferentes épocas do ano - na primavera, no verão e no outono.

Ao comer fragmentos de plantas importantes, as larvas causam danos significativos a arbustos e árvores. A sua invasão reduz significativamente o rendimento e degrada a qualidade do fruto.Eles se multiplicam em flashes, por isso às vezes leva mais de um ano para restaurar os danos que infligiram.

Variedades

No total, a família das borboletas mariposas possui mais de 23 mil espécies. Destes, apenas 2,5 mil vivem no território da ex-União Soviética - comum, listrado branco, franjado, urze, vela, esmeralda, variegado, esfumaçado, noite, lilás, outono, magnífico, azul, larício, maçã, afiado, governado, olmo, bem como roxo, crista, groselha e outros. Entre eles estão muitos daqueles que danificam as plantas cultivadas, suspendem o seu crescimento e reduzem a produtividade. Aqui estão apenas alguns deles.

O pinho é uma pequena borboleta com uma cor imperceptível que o disfarça bem contra o fundo da casca das coníferas... As asas são cinzentas com manchas pretas, brancas ou acastanhadas em ziguezague. As larvas são de cor verde. Eles se alimentam principalmente de agulhas.

E por serem extremamente vorazes por natureza, podem destruir até um hectare de árvores em pouco tempo.

O vidoeiro é uma das borboletas mais incomuns. Esse inseto pode sintetizar um pigmento escuro, o que torna sua coloração o mais próxima possível do tronco de uma bétula. Na parte externa das asas, manchas são perceptíveis, devido às quais a mariposa quase se funde com a árvore. As larvas desta variedade podem alimentar-se não só de bétula, mas também de amieiro e avelã.

Cauda - este inseto é onipresente nas regiões ocidentais da Eurásia... Sua característica é a presença de caudas minúsculas, quase invisíveis, nas asas posteriores. A jovem mariposa tem uma rica tonalidade amarelo-limão. Porém, à medida que envelhecem, a tinta começa a desbotar e adquire uma cor cremosa. As lagartas e pupas são de cor marrom, eles são distinguidos por projeções características semelhantes a cones.

Sorrel é uma pequena borboleta de cor bege discreta com uma borda marrom-roxa nas asas. O inseto prefere roer azeda e trigo sarraceno, geralmente uma borboleta pode ser encontrada em áreas com alta umidade. Durante a estação de crescimento, dá duas gerações. As lagartas têm uma cor púrpura escura rica, uma faixa clara corre ao longo do dorso.

Trevo - essa borboleta tem um amplo habitat, então suas formas e cores são bastante variáveis. A tonalidade das asas pode variar do branco puro ao amarelo.

Na maioria das vezes, essa mariposa vive em prados e campos exuberantes.

Floral - as asas desta borboleta são cinzentas, ligeiramente acastanhadas com manchas e riscas castanhas. A lagarta é verde-claro, com uma faixa vermelha correndo ao longo do dorso. A praga afeta espinheiros, bérberis, espinhosos e árvores frutíferas.

A mariposa negra é encontrada principalmente em áreas arborizadas. Alimenta-se de castanhas, cabeça sobre os saltos e algumas outras plantas. Este é um pequeno inseto, cuja envergadura não ultrapassa 1,5 cm. A borboleta é completamente preta, apenas nos cantos das asas superiores é visível uma borda branca.

Abeto - na maioria das vezes esse inseto é encontrado na Sibéria, mas também vive no Extremo Oriente. Esta borboleta tem asas cinza claro pontilhadas com linhas claras irregulares. As larvas são marrons, externamente lembrando muito um galho seco.

As agulhas dos abetos são utilizadas como alimento.

A groselha é um dos representantes mais brilhantes e coloridos das borboletas mariposas. A cabeça e as costas deste inseto são amarelas com manchas marrons que lembram a letra "T". Listras pretas e amarelas são visíveis nas asas inferiores. As lagartas também são espertas. Como o nome indica, essas pragas preferem atacar groselhas, embora muitas vezes invadam os galhos de groselhas, macieiras, ameixas e pêssegos.

Inverno - o corpo e as asas são cinzentos, faixas pretas transversais são visíveis nas asas... As lagartas desses insetos dão preferência às plantas de frutas de caroço e de caroço.

Na natureza, eles comem frutas, botões e flores de árvores decíduas.

Stripped é uma borboleta marrom, dependendo do habitat pode ter uma tonalidade verde ou bege... Um par de listras onduladas são visíveis nas asas. As larvas destroem os botões, botões e folhas de muitas árvores frutíferas (maçã, cereja doce, ameixa, freixo da montanha), muitos não hesitam em festejar com roseira, bordo ou vidoeiro.

Grande verde é uma das maiores espécies de borboletas, sua envergadura chega a 5 cm. Os insetos filhotes são caracterizados por uma rica cor verde com listras brancas. As borboletas são um grande perigo para todas as árvores de folha caduca, especialmente bétula e aveleira. As lagartas são longas, podem atingir 30 cm.

Amoreira - essas mariposas localizam-se principalmente na Ásia Central. O corpo e as asas são imperceptíveis, têm uma tonalidade acastanhada.

As larvas desse inseto são capazes de destruir folhas e botões de macieiras, damascos e pessegueiros em pouco tempo.

Medidas de controle

Quando uma mariposa aparece, a luta contra uma praga deve ser iniciada O mais breve possível. Caso contrário, esses insetos vorazes podem anular todos os esforços para obter uma boa colheita. A escolha dos métodos para lidar com uma borboleta depende diretamente do tipo de praga e da extensão da lesão.

Método mecânico

Os métodos mecânicos para destruir a mariposa são os mais suaves, mas ao mesmo tempo muito trabalhosos. Eles incluem várias atividades.

  • Coleta manual de lagartas - para isso, de manhã cedo, as pragas são sacudidas para a cama preparada e depois destruídas.
  • Aviso de alvenaria - para evitar a postura das fêmeas, no final de agosto - início de setembro, são colocadas correias-armadilhas especiais nos troncos das árvores de fruto. Pode ser uma fita adesiva comum contra moscas, círculos de pneus de automóveis e até anéis de papel, untados com cola que não endurece. No final do outono, as armadilhas são removidas e queimadas.

Produtos químicos

Se houver muitos insetos no local, faz sentido recorrer a agentes inseticidas. O uso de produtos químicos envolve o tratamento de plantas com composições à base de neonicotinóides, compostos organofosforados ou piretróides. Você pode comprá-los em qualquer loja de jardineiros e jardineiros.

As vantagens dos métodos químicos de proteção incluem o aumento da eficiência e a ausência da necessidade do uso de esforço físico.

No entanto, este método não pode ser chamado de ecologicamente correto de forma alguma, portanto só pode ser usado na primavera, antes da floração. Soluções como "Karbofos", "Zologna", bem como "Neoxin", "Decis" e "Fitoverm" são as que mais se recomendam.

Remédios populares

Se o uso de produtos químicos não for possível, vale a pena recorrer aos remédios populares. Claro, eles não são tão eficazes, mas não prejudicam o meio ambiente. As receitas a seguir são as mais utilizadas.

  • Pimenta amarga. Despeje 100 g de pimenta picada com um litro de água fria, leve ao fogo, leve para ferver e ferva por cerca de 40-60 minutos. Depois disso, deixe fermentar por 3 dias. Antes de usar, amasse a pimenta, filtre e acrescente água até 10 litros. A composição resultante é pulverizada com plantações.

Para melhor aderência da solução à planta, um pouco de sabão pode ser adicionado à composição.

  • Tansy... A tanásia é seca e então completamente esmagada até o estado de pó. A composição resultante é usada para espanar as plantas que precisam de processamento.
  • Bardana... As folhas da bardana são picadas finamente, colocadas em qualquer recipiente a granel (balde ou barril), enchendo cerca de um terço do volume total. Em seguida, despeje com água fria, deixe fermentar por três dias, adicione um pouco de sabão e borrife.

Medidas de prevenção

Todo mundo sabe que a doença é mais fácil de prevenir do que curar. No caso da mariposa, essa regra funciona 100%. Para minimizar o risco de pragas, atenção especial deve ser dada às medidas preventivas. É muito importante recolher e destruir atempadamente todas as folhas caídas debaixo das árvores, especialmente aquelas emaranhadas em teias de aranha - muitas vezes são habitadas pelas pupas da mariposa.... Periodicamente, você deve cavar o solo no círculo próximo ao tronco, isso é feito no outono e no verão.

Um papel importante é desempenhado pelo afrouxamento das camadas superficiais do substrato na primavera, antes do início de maio, e no outono, do início de setembro até o início da geada, para evitar a pupação. Todas as cascas e musgos mortos devem ser removidos do tronco em tempo hábil. As plantas devem ser caiadas em março e outubro.

O uso de inimigos biológicos naturais dá um bom efeito... Isso inclui as moscas tahine e também os insetos parasitas. A fim de atraí-los para seus lotes de jardim, você precisa plantar trevo, cebolas ornamentais, phacelia ou girassóis.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário