Cerca vesical
A cerca viva de uma planta de bolha é uma estrutura de jardim bonita e fácil de cuidar, na qual eles começam a se envolver depois do que veem de seus vizinhos ou apenas no terreno de outra pessoa. Esta sebe esteticamente agradável não é apenas um componente decorativo, mas também uma barreira para estranhos.
Peculiaridades
Uma sebe de uma planta de bolha é uma solução que se tornou generalizada no paisagismo devido às suas muitas vantagens:
- é um arbusto despretensioso trazido de condições climáticas semelhantes às da América do Norte, adaptando-se facilmente a um novo local e dotado de imunidade estável;
- existem variedades que são encontradas nas condições russas e não são menos decorativas;
- para a estação, a folhagem muda de cor e cada variedade tem tons diferentes;
- formando arbustos por corte, você pode melhorar o componente decorativo;
- uma fileira de arbustos não apenas protege contra olhos curiosos e poeira da rua, mas também adiciona oxigênio.
O arbusto absorve bem a luz solar e cresce em locais com iluminação constante. Existem vários planos de aterragem que já foram pensados e testados na prática. Resta apenas decidir qual variedade corresponderá à direção de estilo escolhida como prioridade para o design do site.
Basta adquirir boas mudas em viveiro de comprovada reputação, para depois propagá-las você mesmo, aumentando gradativamente a área de plantio ao redor do perímetro.
Os métodos mais produtivos de obtenção de sementes são estacas e camadas. O resto exigirá mais tempo e esforço de um designer doméstico.
Seleção de variedade
Um passo importante na criação de uma sebe é determinar as espécies da numerosa lista que está disponível para lojas e viveiros especializados. Este é um processo um tanto difícil, uma vez que todas as variedades de chiclete são pitorescas à sua maneira, mas têm características distintas - cor e crescimento, requisitos de cuidado e solo para o plantio.
Certas espécies e variedades são especialmente populares entre os jardineiros domésticos.
- Kalinolistny - um nome coletivo, que significa cerca de uma e meia dúzia de variedades ("Vinho de Verão", "Diablo" e "Barão Vermelho" - com folhagem espalhada de diferentes cores, desde púrpura brilhante e cereja escura, adquirindo uma tonalidade de bronze antigo em outono, ao vinho metálico).
- "Dama de vermelho" - um dos líderes na classificação de demanda, muda as folhas cor de vinho no outono para carmesim ou carmesim.
- Existem também tons mais familiares por exemplo, "Darts Gold" dissolve as folhas jovens amarelo-alaranjadas, que no verão já apresentam um tom claro de limão, e no outono também se transformam em bronze.
- Os amantes dos tons tradicionais vão adorar o "Nugget", amarelado no início, depois se transformando em verde.
- "Áurea" - amarelo na primavera, na estação fria adquire um belo tom dourado.
- Uma excelente opção é considerada "Nanus" - um arbusto com folhas verdes escuras e pequenas flores brancas, coletadas em inflorescências espetaculares e de cheiro delicado. É uma variedade bem conhecida que não atinge a altura de um metro e meio, que muitas vezes pode ser encontrada em praças e parques públicos.
Para uma sebe mais alta, o Summer Vine é adequado., atingindo quase dois metros de altura, e para um aspecto mais volumoso e decorativo - “Barão Vermelho”, cujo arbusto pode ter até 2 metros de diâmetro. O mesmo volume e "Andre", com lindas folhas amarelo-alaranjadas.
Anjinho – representante de variedades anãs, pode ser usado para zoneamento em grandes áreas próximas a casas de campo. As suas folhas vermelho-alaranjadas e carmesim no outono destacam-se bem no fundo dos habituais tons verdes do relvado e das árvores, destacando canteiros de flores, lagos e caminhos de jardim. Os arbustos de bexiga de crescimento rápido permitirão que você enfrente a tarefa em um curto espaço de tempo.
Como plantar corretamente?
O plantio de um arbusto ornamental popular pode ser feito por estacas, estratificação e divisão do arbusto em vários solos, com exceção de locais com umidade excessiva ou acumulações sazonais de água. Existem diferentes maneiras de usar a bexiga no paisagismo. Ela pode ser plantada ao longo da cerca, que geralmente é usada em opções com cerca de ferro forjado.
Outra opção é plantar um único arbusto próximo a um canteiro com plantas perenes, um gramado ou rochedo. O padrão de aterrissagem é determinado pelo objetivo que o decorador pretende atingir. Portanto, em fontes especiais, você pode encontrar vários desenvolvimentos e aplicar recomendações para conseguir a visualização estética ou a formação de uma cerca viva como obstáculo à penetração de estranhos:
- é cavado um buraco de até meio metro de profundidade (se compradas, as plantas com sistema radicular já formado servem como material de plantio);
- os especialistas aconselham a aplicação de cobertura morta após o plantio para que uma crosta densa não se forme na superfície;
- a distância entre os arbustos depende do método escolhido - uma sebe de espalhamento obtém-se escolhendo um degrau de 1,5 me plantando os arbustos em covas individuais.
Uma sebe densa é obtida plantando arbustos com uma raiz pré-desinfetada em um padrão xadrez. A cerca pode ser formada cavando uma trincheira, que é pré-marcada com ferramentas de medição e pinos para uma linha uniforme. Há mais uma observação sobre a distância entre as plantas. Pode ser feito de 40 cm a um metro, mas em um padrão xadrez, é necessário aumentar ligeiramente a distância (15-20 centímetros). Nesse caso, a sebe ficará bastante impenetrável, mas as plantas não interferirão umas nas outras e começarão a crescer em sua velocidade inerente.
A taxa de sobrevivência do arbusto é excelente, mas só pode chegar a 100% fertilizando a mistura de solo na cova de plantio, regando abundantemente a planta imediatamente após colocá-la na cova e enchendo-a com terra.
Também se deve desinfetar as raízes, se estiverem abertas, ou tratar com "Kornevin" para estimular o desenvolvimento no solo.
As nuances do cuidado
Recomendações gerais para plantar uma cerca decorativa e protetora não significa que algumas variedades decorativas criadas por criadores não tenham preferências especiais que podem se tornar um obstáculo para um jardineiro inexperiente. Por exemplo, a auto-semeadura a partir de sementes, que é bastante intensa em representantes adultos da espécie, pode se tornar um problema sério se houver canteiros de hortaliças ou verdes por perto. Outro ponto importante: certamente uma boa iluminação de espécies decorativas. Colocando-os em um espaço sombreado, você pode perder os tons únicos da folhagem, que se transformarão em um verde banal.
Rega e cobertura morta
A menção da aversão da bexiga ao excesso de umidade ou à estagnação sazonal da água não significa que a planta não precise ser regada em tempo hábil. Percebe negativamente a escassez de água, mas as condições de irrigação devem ser calculadas de acordo com a natureza da estação quente. Se chover com freqüência, nenhuma umidade adicional é necessária. Em um verão seco, é melhor cuidar da planta, adicionar não mais do que 40 litros por semana para um arbusto adulto.
A cobertura morta é considerada obrigatória imediatamente após o plantio, na época de adaptação e sobrevivência do sistema radicular.
Arbustos maduros não precisam ser cobertos com cobertura morta, a menos que o produtor queira economizar tempo soltando o solo e removendo ervas daninhas. A cobertura morta retém água, evitando que o solo se transforme em uma crosta dura, indesejável para o desenvolvimento das plantas.
Top curativo
Realizado três vezes por temporada. O primeiro, a primavera, é ideal em abril, e esta é uma solução fraca de fertilizantes de nitrogênio. Você pode se limitar a dois - no início do outono, adicione fertilizantes superfosfato e potássio. No entanto, jardineiros experientes, imediatamente após a floração, dão à planta a oportunidade de se recuperar, comprando uma composição complexa para arbustos floridos em lojas especializadas.
Wintering
O abrigo é necessário se um inverno frio e sem neve é esperado.
É melhor polvilhar as plantas jovens na área do sistema radicular com materiais improvisados ou uma fina camada de húmus (10-12 cm é o suficiente).
Tratamento
A bexiga é imune a fungos e infecções, mas você pode borrifar o solo sob os arbustos e as próprias plantas com um fungicida para prevenção. Não houve preferências fundamentais na escolha da composição preventiva.
Poda
A formação de uma sebe é um procedimento importante, também simplesmente necessário para um arbusto de crescimento rápido. O diâmetro, a forma e a altura dependem do corte correto passo a passo: poda pós-plantio de rebentos, poda primaveril - ramos esqueléticos e laterais, sanitária - todas as primaveras. A partir do quinto ano de crescimento, o jardineiro dispõe de um vasto espaço para o voo da imaginação e a criação de configurações variáveis.
Belos exemplos
- Uma cerca de barreira de baixo crescimento ao longo da cerca de ferro forjado está em perfeita harmonia com a cor da cerca selecionada.
- Uma cerca viva baixa fora de um edifício público.
- Os arbustos originais, em forma de bola, são um destaque adicional em uma espaçosa área suburbana.
- Um lindo caminho multicolorido no jardim, criado a partir de diferentes tipos de arbustos.
- A paisagem perfeita criada por um paisagista.
O comentário foi enviado com sucesso.