Tipos e variedades de vermes da bexiga
As sebes sempre foram uma das técnicas de design de paisagem mais populares. As composições da bexiga viburna são especialmente bonitas. No entanto, ele tem muitos parentes igualmente interessantes - infelizmente, eles não merecem a atenção dos jardineiros. Em nosso artigo, corrigiremos essa injustiça e apresentaremos uma descrição dos tipos de vesículas mais espetaculares.
Bolha com folhas de videira e suas variedades
Para criar uma cerca viva decorativa, a bolha de viburno é a mais usada. É um arbusto frondoso e densamente ramificado que cresce até 2-3 m. Sua característica distintiva é a casca, descascando em listras. A pátria desta planta é a América do Norte, razão pela qual a robustez invernal da cultura é bastante elevada - corresponde às zonas 2-8. Em uma forma cultural, a vesícula foi mais difundida na parte europeia da Rússia, até Arkhangelsk, Perm e Kirovsk, bem como em estados vizinhos.
Suas folhas têm forma oval-arredondada com 3-5 lóbulos, o comprimento varia de 7 a 10 cm. A cor é verde escuro saturado. As flores são pequenas, não ultrapassam 1 cm de diâmetro, nos botões apresentam uma tonalidade rosada, mas depois de florescer tornam-se brancas como a neve. Os frutos são representados por folhetos em forma de bolha. No início, apresentam uma cor vermelha brilhante, quase escarlate, após o que gradualmente adquirem uma tonalidade castanha. O amadurecimento final ocorre na segunda quinzena de agosto, setembro.
O bicarpo viburno é caracterizado por uma alta taxa de crescimento. Sua bela coroa trapezoidal ou arredondada sempre parece limpa. Como se as folhas recortadas em papelão ondulado mantivessem sua forma em qualquer condição climática, sem perder sua saturação de tons, até a chegada da geada.
A floração em bolha começa no meio do verão, quando muitas colheitas nos jardins já murcharam. Frutas volumosas e semi-arejadas não parecem menos decorativas.
As mais comuns são as seguintes variedades de Viburnum bladderwort.
Diablo É uma planta adulta, podendo atingir 1,5 m de largura e 2 m de altura. Os rebentos são vermelho-escuros. A folhagem jovem tem uma tonalidade cobre-mel, as folhas mais maduras mudam de cor para vermelho-bordô. Flores brancas como a neve são coletadas em inflorescências hemisféricas. A floração começa em meados do verão e dura 4-5 semanas. Os frutos são de um vermelho vivo.
Apesar de toda a sua decoratividade, esta vesícula é bastante despretensiosa. É pouco exigente para a qualidade e composição do solo, é resistente à geada. O arbusto apresenta um crescimento anual bastante elevado, distingue-se pela intensa formação de rebentos. Graças a isso, em algumas temporadas, você pode formar uma cerca viva totalmente decorativa, ou resolver o problema de paisagismo de áreas problemáticas.
No entanto, deve-se ter em mente que esta variedade requer uma iluminação forte. Em condições de sombreamento, as folhas perdem a cor decorativa e os rebentos ficam verdes.
Barão Vermelho - a altura deste arbusto chega a 2 m, a planta ocupa uma área com 1,5 m de diâmetro, as folhas são trilobadas e os nervos bem visíveis. Os jovens são coloridos de laranja com um tom de cobre, enquanto os mais velhos são distinguidos por um tom vermelho espesso. As flores são brancas, com ligeiro tom rosado, a floração inicia-se no final de junho, primeira quinzena de julho.
Esta variedade tem se difundido amplamente no desenho de sebes e é recomendada para grades.
Vinho de verão seward - os ramos principais deste arbusto são direitos, podendo atingir 2 m de largura e altura. As placas de folha são onduladas, de três lâminas. Eles têm uma tonalidade roxa escura. A flor é rosa claro, quase branca. O arbusto é despretensioso, pode crescer e se desenvolver com sucesso em qualquer solo.
As variedades não parecem menos decorativas. de folhas amarelas bexiga.
Luteus É uma variedade de crescimento rápido até 3 m de altura. As folhas podem ter 3-5 lâminas. A cor é o amarelo rico, na tonalidade adquire um tom esverdeado claro. As flores podem ser brancas ou rosa pálido.
Dart s Gold - a altura e largura deste arbusto é de cerca de 1,5-2,5 M. Os rebentos são castanhos, com uma tonalidade rosa pronunciada, a casca descama em tiras. As folhas são de cor amarelo dourado, enquanto sua sombra permanece durante toda a estação de crescimento, da primavera ao final do outono.
A floração começa em meados de junho e dura cerca de um mês. Durante este período, as flores brancas como a neve, abundantemente repletas de ramos, dão um efeito decorativo especial ao arbusto. Porém, essa vesícula precisa de muita luz solar, caso contrário, as folhas perdem a saturação e o brilho. Na jardinagem, é mais frequentemente plantado junto com o arbusto Diablo, enfatizando assim os tons de ambas as variedades.
Jubileu âmbar É uma forma híbrida derivada de Darts Gold e Diablo. O nome Amber Jubilee se traduz como "Amber Jubilee", foi dado à cultura por ocasião dos 30 anos de permanência de Elizabeth II no trono inglês. Acredita-se que a rainha plantou esta cultura incomum com as próprias mãos durante sua visita à América em 2012.
As folhas do arbusto no período do início da primavera ao outono mudam sua tonalidade de amarelo claro para âmbar profundo e ficam roxas no outono. A variedade é ideal para a formação de uma sebe densa, pois pode formar arbustos densos e largos no menor tempo possível. Se você não podar, ele cresce facilmente até 2 m.
Ao criar uma sebe, o Diablo é geralmente combinado com variedades de folhas amarelas, já que plantações em tons escuros podem parecer muito sombrias. Devido à sua alta taxa de crescimento, os arbustos da vesícula do viburno são usados para criar esculturas de plantas elegantes. Eles parecem especialmente bonitos contra o fundo do gramado.
No entanto, lembre-se - para formar uma topiaria a partir da bexiga, ela precisará de cortes de cabelo frequentes.
Peculiaridades da bexiga de Amur
A vesícula de Amur é ligeiramente menos comum. Mas isso não significa de forma alguma que seu efeito decorativo seja menor. Esta cultura é um arbusto de tipo caducifólio com ramos ligeiramente curvos, em condições favoráveis pode crescer até 2,5-3 m.No seu habitat natural cresce nas bordas das florestas caducifólias do Extremo Oriente, bem como no Norte partes da Coreia e da China. A robustez de inverno das plantas corresponde às zonas 4-8.
Os rebentos são castanho-avermelhados e crescem verticalmente. Sobre eles estão folhas pecioladas de uma forma arredondada bastante interessante com uma base em forma de coração. O comprimento da lâmina foliar chega a 80 cm, a superfície externa é pintada com uma rica cor esmeralda, no verso as folhas são ligeiramente pubescentes e parecem prateadas. Flores de estames rosa claro e pétalas brancas como a neve são pequenas, até 1,5 cm de diâmetro. Elas se agrupam em inflorescências corimbosas de até 6 cm de tamanho. Os frutos são de um vermelho vivo, inchados.
Esta vesícula se distingue pela excepcional resistência ao gelo, podendo suportar temperaturas de até -30 graus.... É por isso que a cultura é amplamente utilizada no paisagismo urbano e na ordenação de áreas locais. Este arbusto é muito procurado na decoração de caminhos de jardim.
Parece especialmente harmonioso em combinação com malmequeres e outras plantas com flores.
No território do Extremo Oriente, a vesícula é generalizada groselha É parente da vesícula de Amur. Ele pode ser encontrado na região de Amur, bem como nos territórios de Khabarovsk e Primorsky. Este arbusto se distingue por uma copa esférica densa com um diâmetro de 1,5-2 m. As folhas são ovóides, de forma simples, com 3-5 lobos, 6-8 cm de comprimento. Flores brancas como a neve são coletadas em inflorescências de 5- 25 peças.
Este tipo de verme da bexiga é muito resistente. Pode crescer até mesmo em rochas descobertas, fixando-se nas fendas das montanhas. No entanto, atinge o seu melhor desenvolvimento ao longo de riachos florestais e à sombra de desfiladeiros. Pode ser visto nas encostas de afloramentos de calcário - cresce onde quer que haja calcário. Nos lugares onde não há rochas de cálcio, você não encontrará bexiga de groselha.
Outras variedades
Existem outras variedades de bexiga menos conhecidas, mas igualmente belas.
Bolha monopé - arbusto ornamental de 1,2 m de altura e até 2 m de largura Em seu ambiente natural, é encontrado na América do Norte, a robustez do inverno de acordo com os dados do USDA corresponde à zona 5. As placas foliares se assemelham à groselha, mas são maiores.
No final de maio - início de junho, desabrocham flores brancas ou rosa claro, com o tempo vão adquirindo uma coloração marrom-avermelhada, retendo essa cor, até a primeira geada. Os frutos são representados por múltiplas folhas bege ou verdes, cada uma composta por três folíolos que não se fundem. Todos eles contêm 1-2 sementes na base. A frutificação ocorre em setembro.
Bolhas amarelas douradas - uma característica distintiva deste arbusto de folha caduca são os seus rebentos jovens, de cor amarelada desde tenra idade. A planta é frondosa, cresce até 2 m. Sua pátria é a América do Norte, os parâmetros de robustez do inverno correspondem às zonas 3-8.
Em condições adversas, o congelamento do crescimento jovem não pode ser descartado.
As folhas são trilobadas, amplamente ovais, com 3 a 7 cm de comprimento. As flores desabrocham em junho-julho, inflorescências com várias flores, até 5-6 cm de diâmetro. Os frutos amadurecem em setembro-outubro.
Bolha maligno - este arbusto com 1,2 m de altura, como todos os outros, é originário da América do Norte. O nível de resistência do inverno é estimado ao nível da zona 5. Com geadas prolongadas de até -30 graus, os brotos podem congelar.
As folhas podem ser redondas e largas, ovais, com 3-6 cm de comprimento e as flores brancas como a neve, unidas em inflorescências hemisféricas. A floração começa em junho e dura cerca de 3-4 semanas. Os frutos amadurecem no final de agosto - início de setembro. Na Rússia, é cultivado em toda a parte europeia.
Bolha intermediário - outra planta norte-americana com até 1,5 m de altura Folhas de 2 a 6 cm de comprimento, compostas por três lóbulos, podem ter todas as formas - de arredondadas a ovóides. A floração ocorre em julho-agosto. As flores são brancas, unidas em inflorescências tireoidianas. O amadurecimento dos frutos ocorre no início de outubro. No nosso país, ela cresce e se desenvolve com sucesso em toda a parte europeia.
Com um pouco menos de frequência, as variedades altas e anãs All Black, Midnight, Ennis Gold, Tiny Vine, Little Greens, Center Glow, Rubella, bem como as variedades capitate Tilden Park e Little Angel são usadas no paisagismo do jardim.
O comentário foi enviado com sucesso.