O que é bexiga e como plantá-la?
Na América do Norte e no Leste Asiático, em algumas áreas, você pode encontrar uma planta atraente com um nome interessante - a vesícula. Algumas décadas atrás, eles começaram a cultivá-lo ativamente, inclusive na Rússia. Para deixar a planta atraente, é preciso cuidar bem dela, que consiste em várias medidas importantes.
descrição geral
A vesícula biliar é um arbusto de folha caduca pertencente à família Pink. São conhecidas cerca de 14 espécies de plantas, mas nem todas são cultivadas. O mato pode ser cultivado tanto nas regiões meridionais quanto na faixa do meio, e até mesmo nos Urais e na Sibéria. As vantagens de fazer crescer uma vesícula são as seguintes:
- é resistente à poluição do ar, baixas temperaturas e seca;
- despretensioso no cuidado;
- mantém uma aparência atraente ao longo da estação de crescimento;
- o arbusto cresce rapidamente, a taxa de crescimento é possível devido ao sistema radicular desenvolvido.
O arbusto é composto por ramos que formam uma copa esférica bastante exuberante. Os rebentos atingem uma altura de 3 m. Segundo a descrição externa, as folhas são muito semelhantes às folhas do viburno. As inflorescências são hemisféricas, brancas, com 5–7 cm de diâmetro.O período de floração começa no início do verão e dura várias semanas. Quando o arbusto floresce, você pode sentir um aroma agradável e sutil.
Os frutos do arbusto não são menos atraentes. Eles são apresentados na forma de folíolos vermelhos inchados que se parecem com bagas.
No tronco de um arbusto, bem como em ramos especialmente grandes, a casca pode descascar à medida que cresce. E isso acontece em pratos grandes.
Tipos e variedades
Existem 2 espécies cultivadas da vesícula, cujos representantes são distribuídos de acordo com as variedades. A primeira espécie é Amur. Ela cresce nas partes do norte da Coreia e da China, e também pode ser encontrada no Extremo Oriente.
Atinge 300 cm de altura, os rebentos são lisos, de cor castanho-avermelhada. Em adultos mais velhos, a casca é áspera devido à descamação longitudinal. As folhas são bastante grandes, até 10 cm de comprimento. O lado externo é verde escuro e o lado interno é cinza-branco porque tem uma superfície fofa.
As inflorescências são constituídas por várias flores brancas, com um diâmetro não superior a 1,5 cm e o período de floração é em média 20 dias. Uma característica distintiva desta espécie é sua maior resistência à geada. As variedades mais comuns são:
- Nana é um arbusto anão com folhas verdes escuras;
- Luteus - no verão, as placas são amarelas, e no outono tornam-se bronze;
- Aureomarginato - uma característica desta variedade é a presença de uma borda dourada escura nas folhas.
O segundo tipo é viburnum bladderwort. É mais freqüentemente encontrado na América do Norte. Ela cresce ao longo das margens de rios de água doce, bem como nas margens de florestas. Possui uma coroa esférica bastante exuberante. Este tipo é usado ativamente para criar as chamadas sebes. Existem várias das variedades mais comuns.
- Dardos Dourados - de altura na maioria das vezes chega a 150 cm, as folhas são amarelas, e as inflorescências têm uma tonalidade rosa ou branca.
- Barão Vermelho - altura de cerca de 200 cm.Uma característica distintiva é a folhagem vermelha com bordas recortadas. As inflorescências umbilhadas são compostas por flores rosas e brancas.
- Lady in Red é uma variedade criada por criadores ingleses. As flores são rosa-brancas, as folhas são roxas, escurecem com o tempo.
- Diablo - Esta variedade decorativa também possui folhas cor de vinho.
- Purpurea - grandes folhas vermelhas são uma característica.
Essas variedades são mais comumente usadas por paisagistas e também são cultivadas por jardineiros amadores em seus quintais.
Aterrissagem
Se as mudas da planta da bexiga foram compradas no viveiro e têm um sistema radicular fechado, então elas podem ser plantadas quase a qualquer momento em temperaturas acima de zero (a única exceção é o inverno). Mudas com raízes abertas são melhor plantadas no outono, antes da primeira geada.
Antes de plantar uma planta, é recomendável selecionar e preparar a área de solo mais adequada. A opção ideal é uma área bem iluminada e sem árvores de grande porte por perto. Eles são indesejáveis, pois tirarão todos os nutrientes e umidade do solo. Se uma bexiga com folhas verdes foi escolhida para o cultivo, uma área ligeiramente sombreada também é adequada.
Se falamos de solo, é melhor cuidar de criar uma camada de drenagem, e também adicionar cal ao solo. Para variedades ornamentais, solo argiloso solto é adequado.
Em seguida, você precisa cavar buracos no jardim a uma distância de 50-100 cm um do outro, se estiver plantando vários arbustos da vesícula. Nos buracos, você precisa abaixar a parte da raiz da planta junto com um caroço de terra. É importante passar por essa fase o mais cuidadosamente possível para evitar danos às raízes. Após o plantio, é recomendável cobrir o solo ao redor do arbusto com turfa.
Cuidado
Os arbustos da bexiga precisam de cuidados adequados e oportunos, que incluem irrigação, alimentação, poda, se necessário, e preparação para o inverno.
Rega
O arbusto plantado deve ser bem regado. Se o solo ceder sob a influência da umidade, é recomendável adicionar um pouco mais de terra.
Em seguida, a planta também precisa ser regada periodicamente, pois é considerada particularmente sensível à seca. Isso deve ser feito com cuidado para que o líquido não entre nas folhas e inflorescências. Não fazer isso pode resultar em queimaduras solares. A rega deve ser feita principalmente de manhã ou à noite. Pelo menos 40 litros de água devem ficar sob 1 arbusto adulto.
Top curativo
É necessário aplicar fertilizantes sob a planta, no máximo 2 vezes por ano. É melhor fazer isso na primavera e no outono, mas você também pode alimentá-lo no verão. A solução consiste nos seguintes componentes:
- 10 litros de água;
- 500 g verbasco;
- 1 Colher de Sopa. eu. salitre;
- 1 Colher de Sopa. eu. ureia.
Os componentes precisam ser misturados e despeje a mistura sob o arbusto na primavera.
No outono, é melhor alimentar com uma solução de nitroammophoska (10 litros exigirão 2 colheres de sopa. L. Da substância).
Poda
O arbusto deve ser podado periodicamente para fins sanitários. Além disso, este procedimento é necessário para a formação de uma coroa atraente. Na primavera, os brotos doentes e secos são removidos sem falta. Além disso, na primavera, o arbusto deve ser podado para fins de formação. Para obter a forma de "fonte", é necessário remover todos os pequenos brotos de baixo, deixando 5-7 ramos mais fortes. Este último pode ser ligeiramente reduzido.
Também é recomendável remover galhos não saudáveis no outono. Isso é necessário para preparar a planta para o inverno. Assim que a vesícula completar 6 anos, recomenda-se fazer uma poda rejuvenescedora do coto, retirando praticamente todos os ramos. Neste caso, as seções devem ser desinfetadas com uma solução de permanganato de potássio.
O arbusto é transplantado na primavera, antes que os botões cresçam. Isso deve ser feito com cuidado, pois danos significativos ao sistema radicular podem destruir completamente a planta.
Wintering
É necessário cuidar da bexiga da primavera ao outono.O inverno para esta planta é considerado um período dormente.
Em regiões com invernos frios, é necessário cobrir os arbustos. Para fazer isso, todos os galhos precisam ser bem puxados juntos com barbante e, em seguida, usar um cone feito de material de cobertura ou outro material idêntico para abrigo. Deve ser aberto apenas com a chegada dos dias quentes de primavera.
Reprodução
A vesícula biliar é capaz de se propagar por meio de estacas. Eles precisam ser cozidos antes que a planta floresça. O comprimento ideal dos segmentos é de 10 a 15 cm, sendo que cada um deles deve ter de 2 a 3 internódios.
As chapas que estão na parte inferior são removidas. Recomenda-se encurtar os superiores em cerca de 50%. O outro processo consiste em várias etapas.
- As estacas preparadas devem ser colocadas em Kornevin ou qualquer outra solução semelhante.
- Em seguida, eles são plantados em um local temporário em uma estufa. Nesta fase, é necessário regar as camadas em tempo hábil e ventilar a miniestufa.
- Eles devem ser cobertos para o inverno e transplantados para o local principal na próxima primavera.
Um método mais simples e eficaz de propagação é por camadas. Para isso, basta escolher o caule externo mais forte, colocá-lo na ranhura preparada e enraizá-lo com grampos especiais.
Depois disso, é preciso regar e, no outono, separar as camadas do arbusto e da planta comuns.
Doenças e pragas
A vesícula biliar é resistente a várias doenças, bem como ao ataque de pragas de insetos. Mas se as regras da tecnologia agrícola forem violadas, algumas doenças ainda aparecem. A clorose é considerada a mais comum. Os principais sintomas: ressecamento dos caules e das placas das folhas.
Para o tratamento da doença, é necessário pulverizar com uma solução de "Ferovit" ou "Anticlorose". Quelato de ferro também pode ser usado.
Dentre as pragas, as mariposas e pulgões dos prados costumam atacar os arbustos. O uso de agrotóxicos biológicos é recomendado para o controle de pragas.
Aplicação em paisagismo
A planta de bolha é ativamente usada em projetos de paisagismo. Existem muitos exemplos de composições bem-sucedidas em sua cabana de verão.
- ao decorar canteiros de flores, a planta parece muito atraente;
- a planta é freqüentemente usada como uma sebe.
O comentário foi enviado com sucesso.