Tudo sobre holofotes LED de 30W
Refletor LED É um dispositivo de iluminação versátil que resolve uma gama bastante ampla de tarefas, desde a iluminação de composições arquitetônicas até a iluminação de decoração e iluminação elementar de pequenas áreas de rua. Os holofotes com uma potência de 30 W pertencem ao segmento de dispositivos bastante potentes, que incorporam as tecnologias mais recentes que apresentam excelente desempenho com o menor nível de consumo de energia.
Peculiaridades
Os holofotes de LED para a maioria de seus parâmetros são significativamente superiores aos seus homólogos antigos, especialmente em termos de eficiência e brilho. Linha eléctrica de projectores modernos fabricados: 10, 20, 30, 50, 100 W. Para um holofote LED de 30 W, a área ideal da área iluminada é de 240-300 m². Nível de altura da suspensão na faixa de 8,7-9,7 m.
Estes indicadores são decisivos na escolha de um dispositivo onde os LEDs são os principais elementos estruturais.
Notemos uma série de vantagens dos holofotes discutidos (30 W).
-
Grau significativo de eficiência energética. Tal dispositivo é capaz de fornecer brilho luminoso comparável aos tipos mais antigos de análogos com maior potência, operando em lâmpadas de iodetos metálicos, o que leva a economias de custo significativas.
-
Para dispositivos de LED, a eficiência chega a 90%, e para uma lâmpada incandescente convencional é de apenas 20%, o restante é gasto na geração de calor.
-
Alta confiabilidade do produto, maior vida útil são determinados pelo uso de elementos de diodo com um recurso de cerca de 50.000 horas (5 anos de trabalho incansável). Simplicidade construtiva do dispositivo, que dispensa medidas preventivas regulares. O baixo nível de geração de calor não leva o dispositivo ao superaquecimento, não obriga a utilização de circuitos de resfriamento ativos.
-
A compactação da caixa e o baixo peso tornam possível colocar dispositivos de rua LED tanto em suportes especiais como em dispositivos de fixação elementares, o que simplifica muito o diagrama de fiação, que até mesmo um não especialista pode manipular.
-
Não há necessidade de utilizar fontes de alimentação externas que baixem a tensão, uma vez que o aparelho é alimentado diretamente por uma rede doméstica de 220V (corrente de consumo 0,14 A).
-
Funcionam em todas as condições climáticas, pois possuem proteção da norma IP67-68.
Esse dispositivo brilha de maneiras diferentes e, para caracterizar a qualidade da iluminação, existe um parâmetro separado chamado temperatura de cor, medida em Kelvin (K).
-
Iluminação branca quente (até 3500 K). Este tipo de luz suave emite um tom âmbar, não ofusca mesmo quando próximo. É usado para iluminar varandas ou gazebos.
-
Versão para luz do dia (3500-5000 K). Fornece luz semelhante à luz solar natural. Adequado para escritórios e armazéns. Com essa luz, os olhos não se cansam.
-
Branco frio (acima de 5000 K). Usado para iluminar grandes áreas, pátios, parques, áreas esportivas.
Outro parâmetro especial é chamado de eficácia luminosa, que caracteriza o grau de brilho da iluminação.
Designado - Lm / W. Para objetos com presença de pequenas partes (outdoors), o parâmetro deve ser superior a 80 Lm / W, e para objetos onde não há elementos pequenos (varanda, pátios, etc.) - não mais que 60 Lm / W.
Um papel significativo na escolha de um produto é desempenhado por índice de reprodução de cores, refletindo o grau de precisão da projeção da cor dos objetos iluminados. O parâmetro é designado como Ra. Por exemplo, Ra1 é a reprodução de cor mais baixa e Ra 100 é a mais alta.O valor ideal deste indicador está na faixa de 70-100 Ra.
Para iluminar ruas ou armazéns, são instalados dispositivos com Ra 70-80. Ra aproximadamente 100 é usado em projetos de design complexos, onde a qualidade da reprodução das cores é extremamente importante.
Alocar também paraclasses de proteção contra poeira e umidade, designadas como IP. Por exemplo, IP65. Quanto mais alto o número, mais eficaz é o nível de proteção contra umidade e poeira. Para as necessidades da rua, costumam usar a tecnologia IP65. Mesmo a umidade e a chuva constantes de Londres não prejudicam esse produto. O IP65 também é escolhido para a produção industrial, onde sempre há abundância de poeira. Se o nível de IP estiver baixo, o dispositivo falhará rapidamente.
Alguns dispositivos usam sensores de movimento para economizar o consumo de energia.
Visão geral da espécie
Existem vários recursos de classificação de dispositivos correspondentes a certos tipos, incluindo produtos com uma potência de 30W.
- Por potência - 10-500 watts.
- Em termos de brilho - 700-34000 lm.
- Por classe de proteção IP, por exemplo:
-
IP20 - para uso interno, sem proteção;
-
IP21 / IP22 - para uso em ambientes sem aquecimento (protegido contra condensação);
-
IP65 - para uso externo com proteção total.
Também produzido:
-
dispositivos automatizados (com retransmissor fotográfico), nos quais a luz é desligada e ligada automaticamente;
-
não automatizado.
De acordo com o tipo de colocação de produto, existem:
-
piso;
-
montado na parede;
-
mastro;
-
sob o console;
-
estacionário;
-
portátil.
Existem também versões com bateria e rede elétrica (220 W).
Marcas populares
Entre as muitas melhores marcas, destacaremos os produtos mais testados e populares:
-
Wolta;
- Globo;
- Feron;
- "ERA";
- NovoSvet;
- D-Energy.
Qualquer uma dessas marcas apresenta no mercado lâmpadas de diodo excelentes e de longa duração. A escolha final de um produto específico depende das condições de uso futuro (área do local, cor e brilho necessários, potência e nível de proteção exigido).
Partes separadas
Três partes principais dos holofotes LED - matriz (fonte de luz), módulo e fonte de alimentação (driver), são configurados para as características de corrente-tensão correspondentes associadas. Separadamente, eles, via de regra, não podem ser reparados, mas são substituídos por blocos completos e, às vezes, todos de uma vez.
O número de matrizes e drivers em um produto pode ser de 1 a 4.
Se o seu holofote começou a piscar, brilhar fracamente ou simplesmente não acender, isso significa que chegou a hora de substituir as peças sobressalentes, é necessário fazer um diagnóstico.
Ao montar matrizes, são usados grupos de diodos superbrilhantes (5050, 5630) ou matrizes grandes com diodos SOD comuns de brilho intenso.
Dicas de Seleção
Parâmetros básicos para escolher holofotes de rua:
-
local e horário de uso (hospital ou cabana temporária);
-
tipo de lâmpada;
-
brilho (de 800 a 20.000 lm), quanto maior o valor, mais luz o dispositivo emite;
-
o nível de proteção da caixa e do material de fabricação;
-
nível de poder;
-
forma de conexão de energia (220 V diretamente ou através de um adaptador para 12 V), temperatura de cor;
-
recurso (15000-50000 horas);
-
renderização de cores;
-
tipo de iluminação (o ângulo de emissão da luz é pontual ou difuso);
-
faixa de temperatura de trabalho (com foco na temperatura média anual da área).
Para áreas pequenas (para uma varanda, um gazebo, um caminho para uma garagem, etc.), escolha dispositivos com uma potência de 10-50 W e com uma temperatura de cor de até 4000 K.
Os indicadores mais tradicionais: IP65, Ra 70-75, 60-80 Lm / W. É melhor escolher as partes da carroceria para a rua em aço inoxidável e o refletor em alumínio.
Não vale a pena economizar no radiador, pois tal economia reduzirá a quantidade de calor retirada da matriz e reduzirá sua vida útil. Não vale a pena economizar nas funções de proteção, o grau de proteção do gabinete IP54 / 64 seria uma opção bastante adequada.
Ao escolher um produto para uma residência de verão, compre-o com sensores de movimento. Ele acenderá quando necessário e isso é uma economia significativa.
As luminárias de formato redondo são mais adequadas para a iluminação direcional de uma área.Se você precisa iluminar uniformemente uma grande área, compre um produto em uma caixa quadrada - ela fornece uma iluminação difusa.
Como conectar?
A conexão de um cabo a um holofote LED consiste em uma série de etapas padrão.
-
Limpamos as pontas dos fios de instalação para fixá-los com segurança aos terminais do soquete.
-
Removemos a tampa da caixa ou desmontamos a caixa (dependendo das características de design do dispositivo).
-
Introduzimos a cablagem da rede através de um acoplamento especial com bucim na caixa (junta de pressão) e fixamos os condutores nos blocos terminais. Conectamos os núcleos, guiados pela marcação e sua designação (fase, neutro, terra). Se o produto estiver com um sensor de movimento, a conexão dos fios do sensor e da chave de luz é realizada em um grupo de contato de fase.
-
Depois de fixar os fios aos blocos de terminais, colocamos a tampa da caixa de junção ou a caixa do dispositivo de volta - o produto está pronto para instalação.
A ligação do fio do dispositivo à rede (220 V) é efectuada após desenergização do local de instalação e desligamento da tensão. Para isso, a máquina na blindagem é desligada.
O comentário foi enviado com sucesso.