Tudo sobre holofotes LED de 12 volts
Refletor LED - a próxima etapa no desenvolvimento de lâmpadas LED. Começando com lâmpadas de bolso e bugigangas, os fabricantes vieram para as luminárias domésticas e de mesa, e logo chegaram aos holofotes e faixas de luz de alta potência.
Vantagens e desvantagens
Holofotes LED 12 volts não funciona em uma rede doméstica com uma tensão de 220 V. As exceções são os casos em que 20 holofotes idênticos com a mesma potência (por exemplo, 10 W) para 12 V ou 10 elementos para 24 V.
Mas esta opção é usada apenas por artesãos que compram e encontram produtos industriais avariados com um driver inoperante ou um LED "furado" em aterros sanitários.
Como resultado, o reparo, a alteração e o aprimoramento dessas lâmpadas custam apenas alguns centavos - desde que o mestre saiba soldar e tenha uma ideia de como esse equipamento de iluminação funciona.
Se esta opção não for para você, preste atenção nos produtos que estão à venda. Os holofotes de 12 volts têm muitas vantagens.
- Relativo segurança tensões de até 12 (ou 36) volts. Com tensões de até 12 V, você pode trabalhar mesmo com as mãos molhadas e sem luvas dielétricas, desde que a pele dos dedos não seja danificada. Em uma sala seca sem equipamento de proteção elétrica, é permitido trabalhar com tensões de até 36 V.
- Facilidade de montagem, manutenção... Um conjunto de baixa tensão feito por você mesmo e uma caixa para ele podem ser montados até mesmo em peças planas de madeira revestidas com verniz impermeável.
- Sem necessidade de driver e placa conversora. Basta conectar o número necessário de LEDs em série. Para 12 volts, são 4 LEDs brancos de três volts, para 24 V - 8, para 36 V - respectivamente 12.
- lata complementar o circuito com um multivibrador - um dimmer externo, - criando "luzes de funcionamento", piscando suavemente, piscando com uma frequência de várias a 2-3 dezenas de hertz (estroboscópio).
- Possibilidade de conectar holofotes domésticos a partir da bateria do carro, por exemplo, quando a eletricidade foi desligada no escuro, mas o usuário ainda precisa continuar trabalhando. O oposto também é verdadeiro: os faróis dos carros são alimentados na garagem do próprio carro por uma fonte de alimentação de 12 V e um grande espelho é colocado na frente do carro para refletir a luz em toda a garagem. Ao mesmo tempo, o consumidor economiza na compra de holofotes diretamente para as instalações da garagem.
- Possibilidade criar iluminação de poder ilimitado - por exemplo, vários holofotes de 200 W são conectados a uma bateria de carro em paralelo. Esse fluxo de luz é capaz de iluminar até 5 acres, como durante o dia em tempo nublado.
- Um holofote de 12 volts sem driver não pisca no ar. Isso será totalmente apreciado, por exemplo, por rádios amadores de ondas curtas e ouvintes de rádio AM. O fato é que não há interferência de impulso potente de um holofote com driver de 220 V, que "entope" o ar do rádio em um raio de até dezenas de metros. Um transformador (linear) de alimentação, painel solar ou turbina eólica caseira são as soluções mais adequadas para alimentar um holofote de 12 volts de 220 V.
- Trabalho de um holofote ou farol em LEDs em qualquer calor e geada em condições Terras (exceto na Antártica, onde as geadas no inverno variam de -45 a -89,2 °).O fato é que o LED, por sugestão do fabricante, devido à economia de elementos leves e à superestimação deliberada da corrente e tensão de alimentação do conversor por algum tempo consegue trabalhar a + 70 °, aquecendo até um dado valor de temperatura durante a operação.
- Lucratividade... A fonte de alimentação sem driver salva o consumidor de perdas de energia para conversão adicional da tensão de alimentação. Os LEDs e seus grupos são conectados diretamente à bateria. Se, no entanto, a voltagem acabar sendo superestimada, por exemplo, 13,8 volts em uma bateria de ácido (ou ácido-gel) automotiva totalmente carregada, e a conexão de LEDs extras em grupos em série for acompanhada por uma queda acentuada na luminosidade, então diodos retificadores comuns ou resistores de lastro são usados, limitando a corrente de trabalho.
No primeiro caso isso é obtido por uma queda de voltagem de alguns décimos ou volts inteiros, enquanto a perda de energia é mínima. No segundo - são instalados resistores, para evitar o sobreaquecimento, dos quais também são utilizados elementos com uma margem de vários watts.
Diodos semicondutores (retificadores) são preferidos: eles apenas diminuem a tensão, enquanto a corrente de alimentação não é afetada de forma alguma. E em comparação com as lâmpadas incandescentes (halógenas, xenônio), a eficiência energética atinge um novo patamar: a economia com a mesma luminosidade em alguns casos chega a 15 vezes.
Falha para projetores de 12 V - perdas de corrente devido à baixa tensão com um comprimento significativo do cabo de aço. Se 220 volts podem ser transmitidos por dezenas de metros ao longo de fios relativamente finos com uma seção transversal de 0,5 m 2, então para 12 volts esta seção transversal é proporcionalmente aumentada por um fator de 9 (12 * 9 = 224).
Os custos de fiação aumentarão mesmo se for usado alumínio relativamente espesso em vez de cabo de cobre. A queda de tensão é compensada pela colocação de baterias adicionais conectadas em paralelo em um circuito de alimentação comum, soldando fios finos e antigos em um cabo grosso com isolamento confiável dos pontos de conexão resultantes.
É por isso o sistema de iluminação de 12V torna-se muito mais complicado, o que não se pode dizer dos holofotes de 220 volts.
Formulários
Além de carros, Holofotes de 12 volts são usados em barcos, trens, aviões... Qualquer transporte em que o uso de 220 volts (exceto trólebus, metrô, trens elétricos, ônibus elétricos e bondes) seja difícil está sujeito a restrições.
A capacidade de iluminar uma casa não volátil, estufa e outra estrutura é fornecida por holofotes LED operando a partir de turbinas eólicas, painéis solares, mini-usinas hidrelétricas instaladas em uma linha de abastecimento de água ou em um riacho próximo, de geradores de maré na costa do mar ou um grande lago, um rio próximo, todos os tipos de bobinas geradoras de enrolamento linear instalado nas portas, bicicletas.
A utilização de holofotes e lanternas de baixa tensão justifica-se quando, devido a considerações reais ou fundamentais, não existe alimentação centralizada. O holofote é usado como um farol de bicicleta em caminhadas autônomas.
Placas publicitárias, placas de sinalização, faróis e outras estruturas, objetos visíveis de longe - os locais de instalação de projetores de 12, 24 e 36 V, alimentados de forma independente ou através de uma fonte de alimentação escondida em um poste, suporte ou em outro local a uma altura de pelo menos 4 m.
Visão geral da espécie
Os projectores de 12V são classificados de acordo com vários critérios.
- Brilho quente - 2000-5000 Kelvin. Frio - mais de 6.000 K. O primeiro é usado em instalações residenciais e de trabalho, o segundo - nas ruas, em pátios, em locais dentro da área protegida externa.
- Poder - 10, 20, 30, 50, 100 e 200 watts. Alta potência nem sempre é aconselhável, menor ou intermediária, bem como alta, é montada com base em produtos adquiridos existentes ou de LEDs individuais de forma independente na forma de uma matriz extragrande.
- Formulários: marítimo, automóvel, estacionário suspenso (por exemplo, na rua).Todos eles são impermeáveis: funcionam em condições de frio e chuvas fortes. Os projectores para piscinas podem resistir à imersão num reservatório de água até vários metros e podem funcionar durante meses sem limpar de todo o tipo de depósitos.
- Pela cor do brilho: monocromático - vermelho, amarelo, verde e azul. Modelos RGB - vermelho-azul-verde - permitem obter qualquer cor do brilho. LEDs RGB triplos ou RGBW quádruplo (com um branco), localizados com um dimmer ou controlador de microprocessador, permitem criar não apenas, por exemplo, uma tonalidade roxa ou turquesa, mas também fazer as cores mudarem em frequências diferentes.
- Projeto do módulo de luz: muitos LEDs pequenos, um ou vários LEDs grandes.
- Modularidade: por exemplo, os holofotes em um estádio de futebol são feitos na forma de dezenas de blocos espaçados.
- Projeto de carcaça e suspensão: ajustável e sólido.
- Mobilidade: o holofote LED portátil (recarregável) é transportado para o local de trabalho, suspenso por um cinto. É uma alternativa ao farol.
Todo o conjunto requer um chassi com dissipador de calor externo. A parede posterior tem uma aparência nervurada, cuja área de superfície é aumentada. Holofotes potentes para exteriores podem ser à prova de explosão, por exemplo, para uso à noite em um exército ou aterro sanitário.
Para a rua
Um holofote de rua de 12 V tem um design exteriormente indistinguível. Mas, olhando mais de perto, o usuário descobrirá que dezenas de pequenos LEDs foram substituídos por um (4 diodos) ou vários LEDs grandes. Potência - 30-200 watts.
Para casa
Um holofote para uso doméstico não difere de um projetor (externo) em nada, exceto para uma potência de 10 a 30 watts. Trinta watts são suficientes para iluminar a cozinha-sala com um quadrado de até 40m2. Essa solução é temporária, ou foi criada para pessoas minimalistas que não precisam da beleza do design, de um interior requintado.
Marcas de topo
Você não deve comprar produtos de marcas que produzem equipamentos de iluminação chineses na Rússia com marcas nacionais. Sua produção de luz é 25-30% menor do que a declarada. A maioria das marcas, cujo laboratório está localizado na Rússia, e que produzem eles próprios equipamentos de iluminação, gozam de grande confiança entre os russos. Por exemplo, este Optogan e SvetaLed, não Era ou Jazzway.
Você pode comprar esses holofotes por meio de intermediários, por exemplo, no Yandex. Mercado ”, todas as opções possíveis são apresentadas lá.
Dicas de Seleção
Ao comprar refletores LED de lojas online, certifique-se de ler as avaliações de compradores reais antes de fazer um pedido. A decepção com a baixa qualidade dura mais do que a alegria com o preço baixo.
- Não compre falsificações e produtos baratos de fabricantes que trapaceiam com energia e fluxo de luz o tempo todo.
- Holofotes de 12V, como quaisquer outros, devem ser considerados com cuidado. Os LEDs "perfurados" são destacados com pontos pretos no lugar do microcristal queimado. Peça ao vendedor para testar o produto. Certifique-se de que todos os LEDs estejam da mesma forma.
- Evite produtos defeituosos em que a luminância seja irregular. Acontece que diferentes LEDs do mesmo lote diferem ligeiramente em suas características de luz. A presença de LEDs "quentes" e "frios" não é um defeito - desde que funcionassem pelo período determinado.
- Se não tem a certeza da qualidade e não há produtos adequados para a marca na sua cidade, ou os modelos estão fora de produção, deve encomendar díodos e placas de ensaio e montar você mesmo o projector.
O comentário foi enviado com sucesso.