Tudo sobre holofotes
Dispositivos de iluminação são uma das invenções mais importantes, porque hoje são usados onde quer que as pessoas estejam - desde grandes cidades até vilarejos modestos. Um dispositivo conveniente foi rapidamente inventado para vários fins para os quais era necessário um tipo diferente de iluminação, portanto, hoje existe uma gama muito ampla de várias lâmpadas no mercado. Neste artigo, sugerimos que você se familiarize com um tipo de dispositivo de iluminação como um holofote: considere suas características, tipos e aplicações.
O que é isso?
A primeira pessoa a descrever o conceito de holofote foi Leonardo da Vinci - ele criou um projeto para o dispositivo no manuscrito do Oceano Atlântico. A palavra "holofote" vem da palavra latina projectus, que se traduz como "atirado para a frente". Essa tradução transmite com precisão toda a essência da operação do dispositivo, porque um holofote é um tipo especial de dispositivo de iluminação que redistribui a luz de uma ou mais lâmpadas localizadas dentro do corpo e cria um fluxo de luz concentrado direcionado. A luz é concentrada de maneira semelhante usando um sistema ótico - espelho ou lente espelhada.
A parte luminosa da estrutura do projetor é composta por vários elementos: uma fonte de luz, um refletor e uma lente. A fonte de luz é uma lâmpada que fornece iluminação não direcional ou grande angular. O trabalho do refletor e das lentes é coletar luz criando um fluxo de luz em uma direção específica. Um refletor é um espelho especial que vem em dois tipos: parabólico, para um dispositivo sem lentes, e hiperbólico, para um design com lentes. Para o holofote, não são usadas lentes comuns, porque com elas o aparelho ficará muito volumoso, em vez delas são usadas lentes Fresnel compactas com uma superfície escalonada.
Luzes direcionais são freqüentemente usadas para iluminação pública, portanto, muitas delas são equipadas com proteção contra umidade e poeira.
Visualizações
Dependendo da finalidade, os projectores têm um design e potência diferentes. Propomos considerar vários tipos de dispositivos de iluminação de acordo com o método de sua aplicação.
-
Manual... Uma mini-versão de um refletor que se parece com uma lanterna normal, mas com uma luz mais potente e estritamente direcionada ou difusa em um ângulo estritamente definido. Pode ser subaquático, de mineração ou equipamento tático. Os ferroviários utilizam holofotes para enviar sinais luminosos a longas distâncias, para isso utilizam filtros vermelhos, amarelos e verdes.
- rua... Um refletor montado na parede é comumente usado ao ar livre para iluminar garagens, sinalização ou pontos de interesse. Esses produtos estão sempre equipados com proteção contra umidade e sujeira.
- Acompanhar... Um sistema de iluminação de trilhos é uma série de holofotes fixados em um barramento especial. É usado para realçar a iluminação de elementos internos - pode ser um lustre em um museu voltado para uma exposição, um dispositivo para iluminar um palco em um teatro ou uma lâmpada em um café que ilumina apenas uma mesa ou bar.
-
Arco... As lâmpadas de arco criam um poderoso fluxo de luz, razão pela qual são freqüentemente usadas em grandes holofotes. É este tipo de lâmpada que se instala num dos maiores projectores do mundo, cujo feixe será visível mesmo a uma distância de 50-60 km.
- Autônomo... Esse mecanismo não necessita de alimentação adicional, pois está equipado com uma bateria solar. Um holofote autônomo geralmente é usado para iluminar ruas ou áreas de casas particulares.
Tipos
Os holofotes diferem no tipo de fonte de luz. O holofote pode ser de halogênio, iodetos metálicos, fluorescente, mercúrio, sódio e LED.
Os mais comuns são Lâmpada LED, entretanto, para todos os tipos de dispositivos, existe um propósito especial.
Vamos dar uma olhada em cada tipo de holofote.
Halogênio
O holofote de halogênio funciona com base em lâmpadas equipadas com um filamento de tungstênio e um gás tampão. Essas lâmpadas de refletor são pouco exigentes para as condições de fornecimento de energia - elas funcionam igualmente bem com corrente contínua e alternada. "Halogênio" praticamente não pisca, reproduz perfeitamente as cores e pode durar muito mais do que uma lâmpada incandescente clássica.
No entanto, um refletor de halogênio não é tão eficiente quanto um refletor fluorescente ou LED.
Um holofote de halogênio é um recipiente de vidro de quartzo contendo um gás inerte e halogênios de iodo.... A atmosfera inerte fornecida pelo gás reduz significativamente a taxa de combustão do filamento, de modo que o produto pode suportar muito estresse e criar um forte feixe de luz. Em holofotes, um tipo linear de halogênio é mais frequentemente instalado, equipado com uma base R7s de dupla face. O design do refletor redondo usa um tipo mais compacto de lâmpada de halogênio G.
As lâmpadas halógenas têm uma eficiência maior do que as lâmpadas incandescentes - a primeira tem 22 lm / watt, enquanto a última tem apenas 15 lm / watt. Em média, os halogênios funcionam 1,5 vezes mais do que as lâmpadas clássicas. A maioria dessas luminárias requer um transformador para funcionar, mas também existem modelos que podem ser conectados a um padrão 220 V.
Iodetos metálicos
A operação de um aparelho de luz de haleto metálico (MGL) é baseada em elementos luminosos de descarga de gás contendo mercúrio e halogênios. O próprio elemento de luz consiste em halogenetos de vários metais, encerrados sob alta pressão em uma lâmpada de vidro duplo. A substância gasosa dentro do dispositivo começa a brilhar após ser ativada por uma corrente de descarga. No entanto, a estrutura não requer nenhum condutor ou filamento para operar. Na maioria das vezes, a base da lâmpada do holofote MGL é parafuso, como E27 ou E40, mas às vezes são produzidos modelos com uma base de pino, que se destinam ao uso em um teatro ou estúdio.
Os projetores de iodetos metálicos têm excelente reprodução de cores, são capazes de funcionar por cerca de 20.000 horas e sua eficiência média é de 85 lm / watt. O projeto sempre contém um estrangulador que protege contra picos de energia e regula o acionamento do dispositivo de iluminação. Uma característica distintiva dos MGLs é que eles não precisam ser aquecidos - eles são capazes de funcionar corretamente mesmo em temperaturas extremamente baixas, portanto, são frequentemente usados em latitudes norte.
Sódio
A fonte de luz de sódio é projetada da mesma forma que uma lâmpada de iodetos metálicos, mas é equipada com elementos ativos adicionais. O frasco interno da estrutura contém sais de sódio, que, quando a corrente é aplicada, começam a evaporar e emitem um poderoso fluxo luminoso de espectros vermelho e amarelo. A eficiência de tais estruturas também é bastante grande - em média 130 lm / watt.
Muitos jardineiros usam lâmpadas de sódio para cultivar plantas porque sua produção de luz é ideal para a fotossíntese.
A faixa de reprodução de cores de um projetor de sódio é o mais próxima possível da do sol, portanto, é capaz de substituir com eficácia a luz ultravioleta em estufas.
Normalmente, este tipo de dispositivo de iluminação é feito com uma base de parafuso, mas modelos de pino também estão disponíveis no mercado.Existe uma variedade de lâmpadas de sódio com a transmissão mais confiável da luz do dia - para esse resultado, a lâmpada de vidro é pintada de branco. Se o dispositivo for usado em temperaturas abaixo de -35 ° C, a intensidade da luz é bastante reduzida. Um produto à base de sódio não tolera mudanças bruscas de eletricidade, portanto, é sempre usado em conjunto com um afogador. O tempo médio de funcionamento dos holofotes com lâmpada de sódio é de 13.000 a 15.000 horas, após o fim da vida útil a luz da lâmpada começa a perder o brilho.
Infravermelho
Esses projetores são significativamente diferentes de quaisquer outros dispositivos de iluminação, porque eles emitem luz infravermelha invisível para os humanos na faixa de 800 nanômetros. Normalmente, um dispositivo com luz IV é usado em conjunto com câmeras de vigilância - tal sistema permite gravar vídeo noturno. A luz infravermelha reflete em objetos ao redor da câmera em um alcance limitado, então a câmera captura os raios refletidos e os transmite em preto e branco. Os arredores além do alcance do iluminador IR permanecem escuros na imagem. A fonte de luz em dispositivos de iluminação infravermelha são lâmpadas de descarga de gás (DRL) ou LED, que emitem um determinado espectro de luz.
CONDUZIU
As luminárias com fonte de luz LED se tornaram muito difundidas nos últimos 20 anos devido à sua compactação, baixo custo e alta eficiência. Seus níveis de eficiência variam de 60 a 140 lm / watt. Para criar holofotes LED, são usados dois tipos de lâmpadas LED: COB e SMD.
Vamos dar uma olhada em cada tipo de lâmpada.
-
PSB - o mecanismo é um conjunto de cristais preenchidos com fósforo. O aparelho emite um feixe de luz uniforme, mas tende a ficar muito quente. Para evitar o superaquecimento, um holofote precisa de um grande radiador com um bom sistema de refrigeração.
- SMD - matrizes limpas, equipadas com um conjunto de lâmpadas com a mesma potência. Devido à distância entre os elementos de iluminação, o dispositivo tem boa dissipação de calor e não superaquece.
Disponibilidade, eficiência e uma ampla faixa de potência permitem que os holofotes LED sejam usados em uma ampla variedade de áreas da vida. Por exemplo, uma lâmpada de feixe é usada para iluminar marcos arquitetônicos externos, uma lâmpada a laser é usada como faróis de carros, uma lâmpada à prova de explosão é usada em objetos com alto risco de explosão, por exemplo, em uma mina, uma planta metalúrgica ou um empresa de petróleo.
Projeto
Um holofote é um dispositivo de iluminação comum usado não apenas para fins práticos, mas também para decoração de instalações. Os dispositivos diferem uns dos outros na forma da caixa, no tipo de construção ou na cor. E também o tipo de iluminação difere, por exemplo, pode ser um feixe de luz branco comum, um fluxo luminoso de uma determinada cor ou um padrão brilhante multicolorido. Um feixe de luz branca é comumente usado para fins práticos, e luzes multicoloridas, como azul, vermelho, verde ou amarelo são frequentemente usadas para iluminar marcos arquitetônicos.
A luz multicolorida também é amplamente usada no teatro e no cinema para adicionar ambiente às cenas.
A forma, tamanho e tipo de dispositivo também são diferentes, por exemplo, as piscinas costumam usar um tipo de projetor redondo que não distrai a atenção. Para iluminação de áreas contíguas, letreiros e atrações, são utilizados produtos com corpo quadrado ou retangular, fixados em um suporte especial. Em ambientes internos, as lâmpadas decorativas com luz direcional são normalmente utilizadas, por exemplo, no estilo loft.
Formulários
A iluminação com holofotes é usada em uma ampla variedade de áreas da vida - tanto para iluminar uma área grande como para áreas pequenas. Vamos examinar mais de perto a lista dos exemplos mais populares de uso de dispositivos de iluminação.
- Para casa... Os focos de teto são adquiridos em um apartamento ou casa para iluminação direcional de elementos internos, por exemplo, na cozinha acima da mesa de jantar. E também populares são os holofotes de rua que as pessoas compram para instalação no campo para iluminar a área local.
- Para a garagem. Dispositivos de iluminação externa com sensor de movimento são muito convenientes quando você precisa colocar o carro na garagem à noite.
- Para passear. Valores arquitetônicos, monumentos e outros objetos históricos são frequentemente destacados com iluminação multicolorida. Se for necessário iluminar um edifício, projetores frontais são fixados em suas paredes e monumentos são iluminados com dispositivos embutidos na calçada.
- Para construção... Dispositivos de iluminação industrial são muito poderosos - eles iluminam o canteiro de obras para que os construtores possam trabalhar confortavelmente a qualquer hora do dia. Via de regra, são dispositivos de chão ou embutidos em equipamentos de construção.
- Para o teatro. A iluminação adequada é uma parte muito importante da performance, e é por isso que lâmpadas no teatro são instaladas em quase todos os lugares - no teto, no chão, na borda do palco e no corredor com luz direcionada ao palco.
- Para reservatórios. Projetores impermeáveis especiais são usados para iluminar vários reservatórios artificiais, por exemplo, para uma piscina, fonte ou spa.
- Para plantas. Muitas vezes, dispositivos de luz de sódio e LED são usados para iluminar árvores, plantas cultivadas e ornamentais, porque essa luz imita exatamente a luz solar necessária para a fotossíntese.
Como escolher?
O principal critério de seleção é a finalidade da luminária. A melhor escolha para iluminação interna — este é um pequeno refletor de baixa tensão... Para iluminar o pátio ou entrada, basta um aparelho com potência de 100 a 150 W. Holofotes grandes e potentes de 500 a 1000 W são usados para iluminar grandes áreas - estádios, canteiros de obras ou aeroportos.
É preferível dar preferência a dispositivos com funções adicionais, por exemplo, com telecomando, sensor de movimento ou bateria autónoma - isso facilitará muito o processo de operação.
Escolha produtos de marcas confiáveis - isso o salvará de problemas desnecessários com garantia e serviço.
Como conectar corretamente?
Cada tipo de luminária é diferente no tipo de fixação, por exemplo, elas são suspensas, montadas em um suporte ou no chão. Propomos considerar uma forma de conectar um holofote de rua.
-
Escolha uma superfície plana para o seu refletor - teto, parede ou poste.
-
Remova o suporte do corpo desparafusando 2 parafusos e fixe-o no local desejado.
-
Determine o ângulo de rotação para iluminação adequada e prenda o holofote ao suporte.
-
Remova a tampa do compartimento do terminal para conectar o cabo.
-
Conecte o cabo à rede e verifique a fonte de alimentação.
-
Feche e prenda a tampa.
Se o dispositivo tiver recursos adicionais, eles devem ser instalados antes de prender o holofote a uma parede ou poste.
O comentário foi enviado com sucesso.