Holofotes LED de rua
Os projectores de rua LED ainda não são o tipo de equipamento de iluminação mais difundido, mas a sua procura está em constante crescimento. É necessário estudar cuidadosamente os modelos de feixe estreito de diodo para iluminação pública e outras estruturas. Só então ficará claro como escolher um poderoso holofote LED para um caso particular.
descrição geral
A iluminação pública é muito importante. E o holofote LED para exterior é uma boa escolha, mesmo quando comparado com os sistemas de iluminação incandescente testados pelo tempo. O principal argumento a seu favor são seus excelentes parâmetros técnicos e uma longa vida útil. Produtos de alta qualidade de nível moderno são mecanicamente fortes e confiáveis o suficiente, mesmo quando usados em condições climáticas adversas.
A experiência mostra que os holofotes baseados em LED duram pelo menos 50.000 horas; geralmente sua vida útil é duas vezes mais longa.
A tecnologia para a produção de LEDs já foi trabalhada nos mínimos detalhes. Tiveram um desempenho igualmente bom nas áreas interiores e exteriores, na iluminação de vastas áreas e fachadas de edifícios. Essas lâmpadas são muito mais seguras do que as convencionais em termos de risco de incêndio. Em termos de parâmetros ambientais, eles também não são ruins. Outras vantagens incluem:
- facilidade de instalação;
- leveza do dispositivo;
- sem necessidade de cuidados e manutenção especiais;
- adequação para instalação em qualquer ponto conveniente - mesmo onde outros dispositivos de iluminação não podem ser usados;
- potência luminosa relativamente alta (apesar do consumo econômico de corrente);
- uma grande variedade de versões que são fáceis de selecionar de acordo com parâmetros técnicos e de projeto.
Visão geral da espécie
Por nomeação
O holofote LED pode ser usado em casas de verão. Lá, a iluminação intensiva de partes individuais do território às vezes é necessária não menos do que na construção ou na indústria moderna. A utilização de tais dispositivos para iluminar árvores permite não só dissipar a escuridão dos jardins, mas também melhorar o aspecto das plantações à noite, para dar um efeito romântico. Além disso, holofotes de vários poderes podem ser usados para iluminar o território:
- canteiros de obras;
- edifícios restaurados e renovados;
- estacionamentos abertos;
- estádios e complexos esportivos;
- parques e praças;
- pátios da cidade;
- cooperativas de garagem;
- pátios domésticos;
- centros de transporte;
- pára.
Por material corporal
Dispositivos de iluminação de diodo podem ser feitos de:
- alumínio;
- cobre;
- materiais poliméricos (mais frequentemente poliamida é usada);
- de aço inoxidável.
Por setor iluminado
Muitas vezes, um refletor LED colorido estreitamente direcionado, incluindo um montado na parede (como também é chamado, "parabocilíndrico"), é usado. Este dispositivo permite controlar claramente os contornos do relevo. Os feixes são direcionados em ângulos agudos em distâncias muito longas.
Os sistemas de holofotes arredondados (parabólicos), complementados por refletores, também desempenham um papel importante. Eles emitem um fluxo de luz fino ou estreito, adequado para iluminação de fundo saturada autônoma.
Sistemas parabolóides e cilíndricos simples para iluminação pública também são procurados. O refletor cilíndrico garante um fluxo óptico fino tanto no plano transversal quanto no longitudinal.Uma versão melhorada do tipo anterior de luminárias é um dispositivo de inundação, no qual o efeito óptico necessário é obtido por meio da perfuração do refletor.
Existem também as chamadas luzes oblíquas, que direcionam o feixe em um determinado ângulo em relação ao eixo da lâmpada.
Pelo poder
Para determinar a potência de um dispositivo de iluminação é necessário, não há necessidade específica de:
- cálculo de fluxos ópticos;
- determinar os ângulos em que a luz incide;
- análise do interior.
Esses exercícios trigonométricos são muito exaustivos e, além disso, ineficazes - é impossível levar em consideração todas as circunstâncias possíveis. Dispositivos de economia de energia com luz quente de 12 volts fornecem 80 lumens por 1 watt. No caso de luz fria, esse valor é de 100 lumens. Portanto, 500 watts de potência de inundação fria correspondem a 630 watts de iluminação quente.
Mas esses modelos fortes nem sempre são necessários.
Então, por exemplo, para iluminação arquitetônica, 150, 200, 250, 300 ou 400 W são suficientes - dependendo da situação específica. Para iluminar estádios e outras grandes áreas abertas, holofotes de 1000 W. devem ser usados. Em algumas situações é aconselhável usar um projetor de 5W, 10W ou 15W. Além disso, em alguns casos, na área local e em outros lugares, as lâmpadas podem ser usadas em:
- 20;
- 24;
- 40;
- 60;
- 70 watts
Marcas populares
Os holofotes LED de rua são produzidos por um grande número de empresas de diferentes países. A classificação dos melhores produtos de fabricação russa inclui consistentemente os produtos da associação Galad. Esta marca é conhecida em todos os países da CEI. Destaca-se por suas posições decentes tanto na produção quanto nas vendas. As linhas de produção são certificadas de acordo com os mais recentes padrões internacionais.
Lâmpadas inovadoras de classe premium também são feitas na Rússia. São produzidos, por exemplo, pela Inti LED. Também digno de nota:
- ASTZ;
- “Tecnologias de Iluminação”;
- "Amira";
- "Novo Mundo".
Um número significativo de produtos manufaturados atesta a favor de Novy Svet. Os produtos da ASTZ são familiares aos consumidores domésticos há mais de 50 anos. Agora são produzidos com as mais modernas tecnologias de produção. "Lighting Technologies" se destaca por seus preços acessíveis e características de produto decentes.
Mas os produtos da Amira são elogiados por sua alta qualidade e confiabilidade em geral, mesmo em condições difíceis.
Claro, você pode comprar lâmpadas de rua LED e produtos estrangeiros. A Vivo Luce tem uma reputação muito boa há muito tempo - uma marca com unidades de produção na Itália, Rússia e China. A política corporativa visa a introdução das tecnologias mais recentes e relevantes. O nível de engenharia do Vivo Luce é bastante decente. O sortimento é outro ponto forte dessa preocupação.
Definitivamente, você deve olhar mais de perto as propostas da empresa Rosa. A empresa polonesa é uma das líderes na Europa. Os consumidores observam consistentemente que os produtos atendem aos padrões mais recentes. Também não há problemas de confiabilidade. Além das próprias luminárias, Rosa vende colchetes e suportes.
Como alternativa a todas as opções acima, vale a pena considerar:
- Halla Lightning;
- Fagerhult;
- SLV;
- Traddel;
- Osram.
Nuances de escolha
Mas julgar as luzes da rua apenas por marca é desaconselhável. É necessário prestar atenção a outras circunstâncias importantes. Claro, em qualquer caso, você precisa escolher um dispositivo de iluminação à prova d'água para a rua. A potência é escolhida levando em consideração a necessidade emergente - e eles não se esquecem de nada que não deve ser confundido com o brilho do brilho. Voltando, vale enfatizar que a proteção contra umidade é um conceito extensível, e um nível específico deve ser levado em consideração.
Para uso em áreas abertas, não faz sentido comprar dispositivos com proteção pior que IP23. Caso contrário, não apenas a precipitação, mas também a poeira comum causarão muitos inconvenientes e problemas.O nível IP50 é geralmente protegido da poeira, mas não da precipitação. IP54 e graus de proteção mais altos permitem que o equipamento de iluminação seja usado mesmo em condições de umidade extrema. IP67 / 68, no entanto, já são claramente excessivos - este nível só se justifica com imersões regulares em água.
O espectro de luz desempenha um papel importante. A luz branca quente é mais agradável do que a neutra e ainda mais "fria", mas nem sempre apropriada. É preciso levar em consideração os seus gostos e as características do local servido, suas características ópticas. O poder da matriz determina a distância em que a área circundante pode ser iluminada.
Vale a pena considerar que a uma distância próxima ao limite, a iluminação será relativamente fraca e a visibilidade limitada.
A queda na iluminação ocorre de forma exponencial. Portanto, a área de iluminação não muda na proporção das mudanças na potência. Para realizar um trabalho preciso (por exemplo, fazer ou revisar notas, conectar pequenas peças), um nível de iluminação de 100 lux por 1 m é necessário. A iluminação técnica (para irrigar camas, entrar ou sair de um carro, carregar e descarregar) é 75 lux por 1 m. Se você só precisa caminhar calmamente no escuro, sem tropeçar ou bater, você pode se limitar ao nível de 10-15 lux.
Os dispositivos LED podem ser equipados com diferentes matrizes. Os diodos clássicos de alto brilho são comparativamente baratos. Porém, quanto mais esses elementos, maior será a dispersão dos parâmetros. Quando peças individuais quebram, a carga de trabalho de outras peças aumenta. Os modelos de cluster contêm LEDs superbrilhantes com parâmetros praticamente semelhantes, proporcionando um fluxo luminoso poderoso e uniforme.
Holofotes de várias centenas de empresas são vendidos na Rússia. Mas é aconselhável confiar principalmente nos produtos dos fornecedores mais renomados. Os produtos chineses são relativamente bons, mas suas características são um tanto superestimadas nas descrições. A combinação de um corpo de aço inoxidável e um refletor de alumínio não é adequada para uso ao ar livre.
A corrosão severa ocorre inevitavelmente.
É muito importante olhar para o radiador do holofote. Quanto maior for, melhor será a dissipação de calor e mais tempo um determinado dispositivo irá durar. A proteção contra água e poeira deve ser a melhor possível. A retroiluminação do alpendre frontal é fornecida por projectores de 30W. O quintal próximo à casa ou galpão é iluminado por sistemas com potência de 50 W ou mais.
Deve ser entendido que luzes econômicas ainda consomem muita corrente. É aconselhável usar dispositivos equipados com sensores de movimento em chalés de verão. Disparando apenas quando necessário, eles conservarão energia quando não forem necessários. Onde a fonte de alimentação está ausente ou instável, modelos de bateria devem ser usados. Mas então você precisa escolher os dispositivos mais amplos e confiáveis.
A forma da luminária desempenha um papel importante. Modelos redondos permitem iluminar certas áreas de maneira direcionada. Já as versões quadradas, devido à luz difusa, iluminarão um grande espaço. Se a luz de fundo for projetada para manter o desempenho ideal, é preferível uma luz branca fria e brilhante.
Um brilho neutro deve ser escolhido se for difícil tomar uma decisão final.
Como conectar?
Os especialistas qualificados aconselham que você não conecte os holofotes de LED. Isso ameaça o aparecimento de problemas graves e até mesmo falha do equipamento. Se, no entanto, decidir fazer tudo sozinho, trabalhe apenas com as mãos secas. Este requisito é igualmente relevante quando conectado a redes de 220 e 12 V. Sempre que possível, durante a instalação, o máximo de trabalho deve ser executado em um estado desconectado.
Certifique-se de medir a tensão. Desvios dos valores permitidos não podem ultrapassar 5% na norma. O holofote não deve estar perto de equipamentos elétricos de baixa potência.A seleção do local de instalação é feita levando-se em consideração qual área deve ser iluminada. É extremamente útil preparar diagramas ou esboços.
Se não houver fontes de energia por perto, você terá que puxar a fiação adicional. Os suportes devem ser fixados da forma mais segura possível; superfícies lisas são escolhidas para eles. A altura de montagem é determinada tanto pela conveniência quanto pela área necessária. Pequenos projetores são colocados a uma altura não superior a 16 m. O ângulo de inclinação é imediatamente determinado com o máximo de cuidado possível.
Às vezes, as instruções ignoram o tópico da polaridade do holofote. Nesse caso, ele pode ser ignorado. Para a conexão é necessário o uso de condutores flexíveis projetados para operar em temperaturas de até 160 graus. A instrução também diz se o aterramento é necessário. No entanto, é ainda melhor não ser preguiçoso e aterrar o holofote.
Se o dispositivo for projetado para corrente contínua de 24 V, ele deve ser conectado por meio de um retificador doméstico ou industrial. Não instale um holofote se seu corpo estiver mecanicamente deformado. Se a lâmpada já foi instalada antes, todos os fios dela devem ser jogados fora - eles não podem ser usados. Os fios são conectados de acordo com o diagrama de fiação. A caixa é apertada por meio de parafusos ou travas especiais.
Ao instalar um refletor complementado com um sensor de movimento, é necessário trabalhar de uma forma um pouco diferente. Nesse caso, um bloco de terminais triplo é fornecido por padrão. O corpo está equipado com um tipo especial de orifícios através dos quais os fios são conduzidos. As aberturas vedadas geralmente são equipadas com vedações de borracha com porcas.
É necessário observar atentamente o código de cores dos fios.
O comentário foi enviado com sucesso.