Tudo sobre holofotes de construção

Contente
  1. Classificação dos holofotes de edifícios
  2. Critérios de escolha
  3. Cálculo da iluminação do holofote

Os projectores de construção são dispositivos que permitem garantir a segurança dos canteiros de obras, diversos em potência, tipo de iluminação e método de instalação. À venda você pode encontrar LED em um tripé e outros dispositivos.

Classificação dos holofotes de edifícios

É impossível escrever em uma publicação curta tudo sobre projetores de construção, uma vez que o sortimento de supermercados e mercados contém inúmeras amostras de produtos industriais projetados para lotes de diferentes tamanhos e necessidades do consumidor. Muitos deles são adequados apenas para o fornecimento de luz à noite em chalés de verão e áreas destinadas a edifícios residenciais individuais. Mas também há exemplos dignos para iluminar o território de empreendimentos industriais e canteiros de obras, econômicos em termos de consumo de energia, potentes e fáceis de instalar.

Os dispositivos de iluminação são tão diversos que é impossível traçar uma classificação que reflita todas as características e características distintivas. Portanto, ao escolher e fazer recomendações, princípios separados de diferenciação são levados em consideração.

Por design, existem holofotes de longo alcance, inundação, sinal e destaque. A escolha é feita de acordo com a orientação do alvo, em construção costuma-se utilizar alagamentos ou direcionais.

Os holofotes podem ser classificados de acordo com outros critérios.

  1. Pelo tipo de lâmpadas utilizadas para iluminação. O holofote pode ser LED, xenônio, mercúrio, plasma, iodetos metálicos, sódio.

  2. No local de operação. Dentro de casa, ao ar livre, na água.

  3. Para proteção contra fatores externos. Este é um parâmetro importante para um holofote de construção. Proteção contra entrada de líquidos, penetração de objetos sólidos. Além disso, em ambos os casos, pode haver proteção variável contra certos danos ou um nível que permite que você não se preocupe com a segurança.

  4. Por método de instalação. São diversas opções que são oferecidas ao consumidor - em um poste, em uma pinça, em um tripé. A escolha do método de montagem ou acessório para instalação depende da necessidade existente e do espaço iluminado.

E mais alguns critérios importantes - forma, potência, funções auxiliares e economia. É claro que grandes projetos de construção precisarão de lâmpadas potentes que podem desligar durante o dia.

Já os modelos de 500 W, com todas as vantagens e excelente nível de iluminação, exigirão gastos consideráveis ​​para o dono da obra.

Critérios de escolha

Existem muitas recomendações universais, mas elas não podem cobrir todos os requisitos de um caso específico. Portanto, você precisa ser guiado pelas necessidades individuais.

  • Holofote de canteiro de obras, especialmente com tamanhos de grande escala e uma grande necessidade de iluminação (isso é importante não apenas para a proteção de materiais caros, mas também para garantir a segurança das pessoas nele) devem ser selecionados de acordo com GOST 12.046-85. No entanto, a iluminação pode sobreviver com menos despesas gerais para garantir a conformidade regulamentar. Para isso, é preferível escolher projetores difusores econômicos e potentes feitos com as novas tecnologias, com uma boa classe de proteção contra influências externas.

  • Para construção em território destinado à construção de habitação individual ou casa de campo, holofotes com funções incomuns serão úteis - móveis, estruturas de alumínio leve e resistentes à umidade e à poeira, com sensores de movimento.
  • Para um pequeno espaço com edifícios suburbanos você pode escolher lâmpadas econômicas quadradas de baixa potência que iluminarão suficientemente uma pequena área. A opção ideal são focos de LED quadrados em tripé, que podem ser transferidos para uma casa fechada no final do verão. Se a iluminação não for usada com frequência, você pode economizar dinheiro e comprar plástico.

Os especialistas aconselham não economizar em novos equipamentos - um sensor de movimento, que não é barato, compensa rapidamente. A caixa de alumínio dura muito, e a de plástico queima. A proteção contra danos externos permitirá que você não se preocupe em trocar a iluminação por todo o período de duração da construção.

Cálculo da iluminação do holofote

SNiP 23-05-2010 prevê a iluminação do local de trabalho a um nível de pelo menos 300 lux, mas os cálculos são feitos com margem, pois o fluxo luminoso da lâmpada tende a diminuir após um certo tempo de funcionamento. O equipamento dos sites é feito em altura e em vários lados para garantir iluminação total e sem sombra.

O cálculo correto envolve o cálculo de vários parâmetros.

O comprimento da área não iluminada é obtido pela fórmula:

L = h / (tg (Ɵ + βb))

A altura mínima a que os holofotes são elevados necessário para obter o grau de iluminação desejado, - de acordo com outra fórmula:

H = Ѵ (Imax / 300) = Ѵ (50.000 / 300) = 12,9≈13 m

Alguns parâmetros podem ser calculados apenas conhecendo a área do site e parâmetros individuais. Você precisa saber os dados técnicos dos holofotes, o tipo de lâmpada instalada e outras nuances.

Algumas dificuldades para o homem comum na rua podem ser as fórmulas com várias linhas e o uso de tabelas de cálculo. Portanto, é melhor confiar os cálculos a especialistas da área.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário