Reparação de focos LED
Um holofote com componentes LED difere de outros dispositivos de iluminação em termos de confiabilidade. No entanto, ninguém está imune ao seu fracasso. Um reparo oportuno pode corrigir um grande número de defeitos e atingir o objetivo principal - restaurar o funcionamento do dispositivo. Vale a pena fazer reparos nos casos em que o foco não tem luz forte o suficiente, bem como quando se recusa totalmente a funcionar.
Sinais de quebra
O trabalho incorreto de um holofote, via de regra, se manifestará com os seguintes sinais:
- quando a energia é ativada, a lâmpada LED é aquecida;
- o LED está piscando;
- o funcionamento da lâmpada se manifesta em um brilho fraco e fraco;
- o fluxo luminoso assume uma tonalidade não natural.
Esta lista de recursos é básica. Os seguintes defeitos também são distinguidos, que indicam o mau funcionamento do holofote. Isso inclui danos mecânicos, deformação no diodo, superaquecimento da fiação elétrica.
Os motivos de sua ocorrência podem ser causados pelos seguintes fatores:
- a instabilidade da rede elétrica, nomeadamente a presença de quedas de tensão que ultrapassam o valor da corrente de funcionamento;
- conexão incorreta do equipamento;
- sobretensão na rede;
- aplicação de sobrecorrentes;
- curto-circuitos no dispositivo.
Tais disfunções no funcionamento do projetor ocorrem quando os elementos sobre os quais estão instalados os componentes do acionador ou conversor, que fornecem energia à matriz, são perdidos. O elemento de conversão pode danificar os cristais internos da ordem de 3-5 unidades. Isso permitirá que ele continue trabalhando no mesmo modo.
Porém, se o número de cristais danificados aumentar, o equipamento perderá sua capacidade de funcionar adequadamente, o que levará à necessidade de substituição da parte da matriz.
Diagnóstico
Antes de iniciar o trabalho de reparo, estabeleça o motivo que causou o mau funcionamento do holofote. Para isso, vale a pena realizar uma série de medidas diagnósticas. Por exemplo, podemos pegar um holofote, cuja matriz inclui nove diodos, para testar a operabilidade de uma forma retangular. Este equipamento tem uma potência total da luminária de 10W, e o fluxo luminoso chega a 750 LM. Nesses casos, o diagnóstico deve ser feito em uma ordem específica.
- Examine a integridade da fiação por inspeção visual. A presença de possíveis rupturas ou isolamento danificado é verificada. Verifique também se o cabo está torto. Isso ajuda a garantir a integridade do cabo condutor.
- Examine cuidadosamente o corpo do dispositivo de holofote e examine a integridade da matriz onde os LEDs estão localizados, determine a presença de deformação, lascas ou rachaduras.
- A tensão de entrada é verificada. Certifique-se de abrir o painel traseiro do gabinete. O indicador de entrada deve estar dentro de 220 volts em corrente alternada. A ausência de tal nível pode indicar a integridade do projetor e o mau funcionamento da rede elétrica. Um multímetro padrão é usado para medição. A saída de tensão deste equipamento deve ser de 12 volts DC.
- Se houver uma tensão de saída, vale a pena examinar cuidadosamente a condição da placa conversora, onde, provavelmente, está uma avaria. Os defeitos podem ser encontrados em contatos que oxidam e no revestimento de estanho que está rachado ou queimado.
- Se os diagnósticos realizados não derem resultados, é necessário realizar um teste de operacionalidade das peças da matriz.
Como desmontar?
Depois de realizar os procedimentos de diagnóstico e identificar a causa da avaria, pode começar a desmontar o holofote. O trabalho "faça você mesmo" pode ser executado por uma pessoa que tenha conhecimentos básicos de engenharia elétrica e também tenha as habilidades para manusear um ferro de soldar e um multímetro. A capacidade de ler os circuitos do dispositivo de holofote não interfere.
A desmontagem de um holofote LED com vidro colado deve começar diretamente pela remoção do vidro, uma vez que as partes principais ficam escondidas atrás dele. Modelos mais caros de estruturas de projetores são equipados com vidro, que é fixado com parafusos. Remover tal detalhe não é difícil.
As contrapartes mais baratas são equipadas com vidro, que é colado com um composto de vedação no compartimento reflexogênico. A desmontagem da estrutura deve começar com uma limpeza cuidadosa do selante. Isso requer uma faca afiada ou uma pequena chave de fenda. Se o primeiro método não ajudou a atingir o resultado, vale a pena aquecer a moldura em todo o perímetro com um secador de cabelo de construção. Depois disso, o quadro é retirado com um objeto que tem uma borda afiada.
Outra forma de remover o vidro em tais modelos é despressurizar a luminária usando um parafuso localizado na parte traseira do projetor. Esta parte geralmente assume a forma de um tampão, que sela o espaço dentro da estrutura. Ao desapertar o parafuso, a pressão localizada dentro da estrutura é quase igual à pressão atmosférica e, portanto, métodos com aquecimento e erguer as bordas podem dar resultados.
Após a remoção do vidro, você pode prosseguir com os reparos adicionais.
Substituição de peças
Se uma falha de fio quebrado for detectada, nenhuma qualificação é necessária. A dificuldade será a necessidade de solucionar problemas de drivers, conversores de tensão, matriz ou placa de circuito impresso. Trabalhar com essas peças requer habilidades altamente especializadas, bem como conhecimento de ferramentas de diagnóstico e um maçarico.
Capacitor de limitação de corrente
Uma falha no capacitor limitador de corrente se manifesta na queima desigual e na oscilação do holofote. O defeito pode ser ocasionado pela economia do fabricante e pela instalação de um limitador de corrente, que não condiz com as peças do acionador em suas propriedades operacionais.
Fonte de energia
A falha desse elemento é um problema comum. Aqui você precisará encontrar uma peça semelhante que pode ser comprada em uma loja ou retirada em outro dispositivo. Freqüentemente, a fonte de alimentação do refletor é alterada para uma parte semelhante da impressora. Se você deseja adquirir um novo item, deve visitar a loja junto com a fonte de alimentação antiga para que os consultores possam escolher um modelo com características técnicas idênticas. Para remover o bloco, você precisará desmontar o holofote.
Motorista
As versões de baixa potência dos holofotes muitas vezes não contêm este elemento. Eles têm um driver com características de LED instalado. Este elemento não tem a capacidade de extrair energia diretamente da rede elétrica. Necessita de corrente alternada, diferente da alimentação da rede. Portanto, um driver é usado aqui. O motorista realiza sua atividade levando em consideração os parâmetros da temperatura de operação, bem como o tempo. A corrente de saída que vai para os elementos de LED é alterada pelo valor necessário.
O driver também é reparado desmontando o holofote, pois aqui também é necessário selecionar um modelo idêntico.
Matriz
A falha dos elementos da matriz também está entre as causas mais comuns de mau funcionamento do equipamento de holofote. O defeito aparece quando há aquecimento excessivo da estrutura da matriz, após o qual os fusíveis explodem... Nesses casos, o holofote também é desmontado e a matriz defeituosa é removida. Para retirar a peça, é necessário desapertar os 4 parafusos e dessoldar as peças condutoras. Em seguida, vale a pena aplicar uma pequena camada de pasta térmica nas partes do LED e soldar novamente as partes que conduzem a corrente. Depois de concluir este trabalho, você pode aparafusar a parte da matriz de volta.
Não é incomum que a fiação da matriz esteja localizada no substrato, passando pelo orifício. Neste caso, é um radiador de matriz. A transição entre os elos é coberta por uma camada de material isolante, que ajuda a evitar curtos-circuitos no gabinete.
Com a substituição da matriz, o substrato e o local onde a peça será instalada são limpos.
Ao trabalhar com uma matriz, você deve se lembrar de manter sua forma e usar parafusos nativos. Isso permitirá não violar a estrutura e estender significativamente sua vida útil.
É melhor reparar as peças da matriz no caso de vários diodos queimados, sem esperar que o elemento queime por completo. Com a substituição oportuna da parte da matriz, é possível preservar a operabilidade do driver e do elemento de conversão.
PCB conversor de tensão
Ao diagnosticar uma placa de circuito impresso, você também pode encontrar elementos queimados, que exigirão reparos. Aprender a ler circuitos em uma placa de circuito impresso simplificará muito o processo. Antes de iniciar o trabalho, os elementos de LED estão tocando. Além disso, uma das pernas do tabuleiro é dessoldada para obter o resultado correto ao fazer uma chamada. Se for detectado um mau funcionamento, as peças queimadas são substituídas por novos elementos.
Características de reparar modelos de diferentes potências
Equipamentos com característica de baixa potência, por exemplo, 10 watts, podem ser reparados após uma inspeção externa. O mesmo princípio pode ser aplicado a projectores de 30W, 50W ou 100W. Um exame atento do refletor LED ajudará você a ver o descolamento na camada protetora, bem como as manchas escuras na matriz responsáveis pela emissão da luz. É possível consertar a matriz, onde existe um emissor de diodo, mas será necessária uma busca minuciosa por um elemento semelhante, que tem um preço alto. A matriz costuma ter um custo de até 50% do custo de todo o holofote LED. Também é bastante difícil encontrar uma nova matriz idêntica, uma vez que os LEDs não são caracterizados pela presença de marcações.
Para simplificar esta tarefa, pode-se instalar o driver de um dispositivo de projetor com partes queimadas em uma estrutura que possui uma matriz de trabalho. Se um resistor de proteção queimado for detectado no driver antigo, pode-se julgar sobre uma quebra na ponte de diodo, que é instalada no local da transição entre a chave e os resistores de controle. Há momentos em que um driver de substituição não restaura a funcionalidade do holofote. Em seguida, você deve conduzir uma verificação mais completa e identificar possíveis quebras no par óptico de feedback. A instalação de novas peças pode ser eficaz.
Os trabalhos de reparação de potentes projectores, utilizados em espaços exteriores ou instalações industriais, requerem diagnósticos mais meticulosos. Isso inclui equipamentos de 100 ou 200 watts. Para detectar problemas, remova o painel traseiro e faça uma inspeção visual. Ele presta atenção especial aos componentes de rádio localizados na placa de circuito impresso. Eles estão procurando por itens com depósitos de carbono, deformações ou outros danos. Em seguida, é realizada a análise da placa de circuito impresso, previamente retirada da instalação do projetor.
Muitas vezes o problema está em resistores queimados, o que ocorre devido à passagem de uma alta corrente de 220 volts e furos em instalações de semicondutores e capacitores. O procedimento de discagem também pode identificar uma falha no FET. Para reparar esses elementos, você deve soldar as peças danificadas e substituí-las por novas.
O trabalho de reparo em vários tipos de holofotes requer atenção especial e habilidades básicas de engenharia elétrica. Qualquer mestre que saiba trabalhar com um ferro de soldar e um multímetro pode lidar com essa tarefa.
Se você acha difícil realizar esses trabalhos, é melhor procurar ajuda de especialistas.
Como consertar holofotes LED, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.