Como conectar um sensor de movimento a um refletor?
Os holofotes são um tipo de técnica de iluminação que pode ser usada para diversos fins. Esta é a iluminação da área suburbana, espaço da garagem, a área ao redor da casa de campo e assim por diante. O nível moderno de desenvolvimento de tecnologia torna possível tornar este tipo de iluminação o mais eficiente possível em termos energéticos.
Mas, para obter o máximo de eficiência, é melhor conectar um sensor de movimento a um holofote, que só acenderá a luz quando houver pessoas em uma determinada área. Vamos tentar descobrir o que você precisa saber para fazer isso sozinho e como implementar tal ideia com suas próprias mãos, sem muito trabalho e conhecimento especial.
Diagrama de ligação
Você deve começar a considerar esta questão sobre como conectar corretamente o sensor de movimento a um LED ou qualquer outro tipo de holofote. Afinal, uma conexão incorreta pode ser a causa de um curto-circuito ou falha do dispositivo. Mesmo se não houver nenhum diagrama de conexão, até mesmo um iniciante pode descobrir esse problema.
É necessário começar com o fato de que é necessário encontrar lugares ideais para colocar os dispositivos... Aqui, a funcionalidade de cada parte deve ser levada em consideração. O sensor deve ser montado de forma a ser orientado ao máximo para o ponto de aparência humana esperada. A distância máxima de reação, bem como o ângulo de visão devem ser levados em consideração... E um projetor de diodo para iluminação deve ser instalado de forma que ilumine o máximo de espaço possível.
Além disso, você precisa levar em consideração o comprimento do cabo, que será necessário para conectar os elementos uns aos outros.
Agora vamos diretamente para o diagrama de conexão. Uma caixa de terminais ficará localizada dentro do corpo da luminária, onde são montados 4 circuitos, os quais têm as seguintes funções e designações:
-
o cabo marrom da fase L deve ser conectado ao sensor;
-
o chamado zero de trabalho, que é marcado com N, bifurca-se do bloco em 2 linhas que vão para o sensor e o holofote;
-
o cabo de proteção com marcação PE é conectado do terminal ao invólucro;
-
o cabo de fase do interruptor do sensor marcado com A atravessa o bloco até o holofote.
Para que comece a funcionar corretamente, é necessário alimentar os zeros de trabalho e de proteção, bem como a fase com um fio de alimentação da blindagem da sala com cabos de cores adequadas.
Além disso, no circuito interno, a fase e o zero do bloco vão para os sensores, que são responsáveis pela iluminação e movimentação, preparando sua área executiva, fontes de alimentação e lógica para uso. De acordo com o plano, quando há motivos para acionar o dispositivo, um contato interno se fecha, que fornece o potencial da fase A ao dispositivo. Por causa disso, ele é ativado.
A abertura é realizada quando o movimento na área sendo monitorada desaparece ou ocorre um nível normal de iluminação, o que faz com que o holofote apague automaticamente a luz.
A proteção zero com marcação PE é necessária para controlar e desligar possíveis perdas de corrente em caso de danos à integridade do isolamento da fiação do dispositivo de iluminação. O zero de proteção pode ser desprezado se o edifício for operado de acordo com um sistema especial chamado TN-C.
Ou seja, resumindo, para conectar um poste de luz pré-fabricado com um sensor de movimento, basta conectar os cabos de força marcados com PE, L e N ao seu bloco.
Etapas de configuração
Deve-se notar que acoplar um holofote à superfície e conectar um sensor de movimento a ele não é suficiente. Também é necessário ajustá-lo correta e eficientemente para que faça seu trabalho da maneira mais eficiente possível. Os seguintes parâmetros são ajustáveis:
-
nível de iluminação;
-
modo de atraso;
-
ângulo de montagem;
-
nível de sensibilidade.
Na maioria das vezes, existem modelos de projetores com três comandos, que são responsáveis por ajustar os critérios acima, com exceção do ângulo de montagem. Embora muitas vezes aconteça que alguns dos reguladores estejam faltando. Mas, em alguns casos, você pode encontrar soluções alternativas ao definir um parâmetro.
Não se deve descuidar do ajuste desses parâmetros, pois se configurar corretamente essas características, pode-se economizar até a metade da energia elétrica consumida pelo aparelho. Vamos dar uma olhada em cada um dos indicadores mencionados.
Ângulo de instalação
O primeiro ponto importante em relação ao ângulo de instalação é o ajuste correto da área de detecção. Os sensores geralmente possuem montagens articuladas, o que torna possível definir o ângulo necessário. O dispositivo deve ser posicionado de forma que a área de cobertura seja a maior possível. Aqui, não apenas o indicador de ângulo será importante, mas também o nível de altura onde o sensor estará localizado.
Freqüentemente, todas essas recomendações podem ser encontradas nas instruções do dispositivo. Seus parâmetros dependerão do índice de visão vertical, bem como do modelo do dispositivo. Além disso, será importante levar em consideração a direção do movimento e em que plano ele ocorre. A consideração destes dois critérios permitirá minimizar a possibilidade de falsos alarmes, bem como a formação das chamadas zonas mortas.
Observe também que esse ajuste está disponível para todas as categorias de sensores de movimento. Incluindo aqueles que já estão integrados na caixa do projetor desde o início.
Sensibilidade
O parâmetro de sensibilidade, que geralmente é denominado por diferentes modelos como Sens, é o mais difícil de ajustar.... Para regulá-lo, existe um resistor variável de um valor mínimo a máximo. A essência deste cenário reside na impossibilidade de reação do equipamento sensorial a quaisquer movimentos, exceto pela aparência de uma pessoa.
Será especialmente difícil ajustar a sensibilidade para proprietários de suas próprias casas ou territórios onde haja cães domésticos ou de serviço. Muito provavelmente, o sensor será acionado nesses animais devido ao tamanho dos animais. Portanto, em qualquer caso, o sensor pensará que este é um objeto ao qual ele deve reagir.
Iluminação
Outro parâmetro que pode ser ajustado é a iluminação. Normalmente rotulado como Lux ou dia / noite. Deve ser ajustado para que a luz acenda à noite. Se este parâmetro não for ajustado, o refletor ficará aceso constantemente.... É melhor configurar o dispositivo depois de escurecer. É melhor começar do valor máximo para ver quando o dispositivo irá funcionar.
Depois disso, você pode começar a reduzir para o valor necessário. Isso permitirá que você escolha o período mais conveniente até o início da detecção de vários objetos pelo sensor de movimento.
Às vezes acontece que o dispositivo não tem a capacidade de configurar este indicador. Em seguida, torna-se necessário incluir adicionalmente um sensor de luz no circuito do sistema. Isso permitirá usar o holofote apenas à noite, o que economizará significativamente.
Período de atraso
O período de atraso no dispositivo geralmente é rotulado como Tempo na caixa. Esta característica indica por quanto tempo o holofote iluminará a partir do momento em que o sensor de movimento for desligado, ou seja, desde o momento em que não há movimento na faixa do sensor até o desligamento da luz.
Para evitar que a luminária pisque, é melhor simplesmente não definir nenhum valor mínimo. E a configuração em si varia na faixa de 5 segundos a 10 minutos. Um indicador específico deve ser selecionado com base nas necessidades pessoais e nas características da área iluminada.
Dicas úteis
Se falarmos sobre recomendações úteis, antes de comprar dispositivos como um sensor de movimento e um holofote, você precisará calcular os seguintes indicadores com antecedência:
-
a quantia que uma pessoa está disposta a gastar na compra de tais dispositivos;
-
determinar o local onde esses dispositivos serão instalados;
-
selecione o tipo de sensor;
-
determinar qual área deve ser monitorada;
-
determine as metas que você deseja alcançar instalando esse equipamento.
Além disso, se uma pessoa vai realizar a instalação de todo o sistema por conta própria, ela precisará entender a documentação com o máximo de detalhes possível, entender o diagrama de montagem e o algoritmo para conectar todos os componentes necessários ao sistema.
Observe que os sensores de movimento conectados a holofotes são muito fáceis de instalar e serão uma excelente solução para pessoas que ainda não têm experiência no assunto.
Aliás, não se deve esquecer aqui as normas básicas de segurança associadas ao trabalho com eletricidade.
Em geral, deve-se dizer que conectar um sensor de movimento a um refletor não é algo muito difícil. O principal é entender com clareza o que exatamente uma pessoa faz, por que o faz e ter pelo menos um conhecimento básico na área de engenharia elétrica.
No próximo vídeo, você pode se familiarizar visualmente com os recursos de conexão de um sensor de movimento.
O comentário foi enviado com sucesso.