Tudo sobre dobra de arame
A dobra de arame é um processo tecnológico exigido, com o qual é possível dar ao produto a forma desejada. O procedimento envolve a mudança da configuração comprimindo as fibras metálicas internas e esticando as camadas externas. Vale a pena considerar mais detalhadamente o que é o processo e com a ajuda de quais equipamentos ele é executado.
Regras básicas de dobra
A dobra do fio é fácil. No entanto, para obter o melhor resultado, existem algumas regras a serem observadas.
- Luvas feitas de tecido grosso devem ser usadas ao executar a tarefa e trabalhar com a ferramenta para evitar ferimentos.
- Somente ferramentas em serviço ou máquinas automáticas são adequadas para o trabalho. Antes de começar a dobrar metal, você deve verificar se há danos ou deformações no equipamento.
- Se uma morsa for necessária para a operação, você deve primeiro se certificar de que a peça de trabalho está fixada com segurança.
- Antes de iniciar o trabalho, é necessário alinhar a posição da peça de trabalho.
- Se as ações com a ferramenta forem realizadas com uma mão, a outra deve ser mantida longe do local onde você planeja fazer a dobra. Isso é explicado pelo fato de que um alicate ou outra ferramenta pode se soltar e ferir a mão.
- Não é recomendado colocar instrumentos pesados na borda da mesa de trabalho durante o procedimento. Caso contrário, ao realizar a flexão, eles podem ser tocados e deixados cair de pé, o que resultará em ferimentos.
Levar essas regras em consideração permitirá que você obtenha um resultado confiável e evite defeitos ou lesões no produto se ocorrer uma liberação repentina de material.
Além disso, durante o processo de dobra, é recomendável prestar atenção à integridade da fiação e à organização do aterramento quando se trata do uso de máquinas elétricas. Deve-se observar que a dobra manual permite trabalhar com pequenas quantidades de materiais. Isso se explica pelo fato de o procedimento ter alta intensidade de trabalho, o que prejudica o estado do corpo humano.
Visão geral do equipamento
Para grandes volumes de trabalho, várias máquinas automáticas de dobra de metal são usadas. Não é necessário aplicar apenas o método manual de remodelagem do material. Você pode usar máquinas ou outras máquinas que podem aumentar os indicadores de produtividade. Vale a pena dar uma olhada mais de perto na gama de ferramentas e técnicas para dobrar fios.
Para dobra manual
O fio de metal é muito procurado na vida cotidiana. Principalmente o equipamento de chaveiro portátil é usado para alterar a configuração. Isso permite que você obtenha os seguintes elementos:
- braçadeiras;
- colchetes;
- cabides.
Para obter o resultado desejado, você deve usar tipos de fio macios e flexíveis.
Isso reduzirá o esforço necessário para dobra manual e acelerará significativamente o processo.
É comum usar casas para alterar a forma dos elementos de metal:
- alicate de bico redondo;
- alicate;
- vice de serralheiro.
Se o fio precisar ser cortado, você pode usar cortadores de fio ou comprar cortadores laterais especiais. Essa ferramenta é suficiente para fornecer o resultado necessário para dar forma ao fio. As dificuldades surgem quando se torna necessário dobrar produtos de grandes diâmetros. Para fazer isso, você precisará adquirir dispositivos especiais. Você também pode fazê-los sozinho.
Ferramentas de maquinas
Quando se torna necessário fazer um grande número de produtos de metal com arame de diferentes diâmetros, a dobra manual está fora de questão. Para a implementação da operação, são utilizados equipamentos e técnicas especiais. O método da baía para alterar a configuração do metal é considerado uma demanda. Ao usar esta tecnologia, as seguintes etapas são executadas.
- O fio é enrolado em bobinas especiais e conduzido a uma máquina com rolos, na qual dois planos são fornecidos adicionalmente. Eles vão garantir o alinhamento do produto.
- Em seguida, o material é alimentado para a máquina, que formará a configuração necessária do produto.
- O fio formado é cortado para iniciar a primeira etapa novamente.
Este processo permite a automação do procedimento de dobra, o que aumenta a produtividade. A máquina dobradeira de arame é um modelo estático. O design da máquina é fornecido com rolos de pressão, que garantem o enrolamento do fio em torno da forma do gabarito. Com a ajuda de tais dispositivos, é possível realizar qualquer configuração, bem como garantir uma curvatura do menor raio. Este último não pode ser fornecido por dobra manual.
Em algumas máquinas, rolos especiais são instalados para facilitar a dobra dos produtos.
Nesse equipamento, o princípio de empurrar o material processado é usado para alterar ainda mais a forma. A extremidade do fio é conectada ao fio antes da operação. Ele puxa através dos roletes, que dão ao material a forma desejada, definida pelo programa. Uma máquina separada também é usada para o alinhamento dos fios. O papel dos órgãos de trabalho garantindo o alcance do resultado desejado pode ser:
- quadros da forma correta;
- blocos com dois planos.
Os primeiros são altamente eficazes, portanto, são procurados na produção onde é necessário um procedimento suave e de alta qualidade. As modernas tecnologias no campo da construção de máquinas-ferramenta permitiram iniciar a produção de máquinas equipadas com várias consolas de dobragem. Este tipo de equipamento é denominado de máquinas-ferramentas CNC. Eles são projetados para a produção de produtos planos e 3D.
A dobragem de fios com o uso de uma técnica tão figurada permite aumentar a produtividade das capacidades da fábrica, bem como organizar a produção de produtos de vários formatos. Para realizar o procedimento, basta definir os parâmetros necessários no programa, a máquina se encarregará da tarefa de forma independente.
Como dobrar?
Para dobrar um fio de diâmetro pequeno em casa, você precisará encontrar e preparar um torno, um martelo ou um alicate. mas o uso dos instrumentos listados requer muito tempo e esforço para realizar o procedimento.
Se você quiser acelerar o processo, deve pensar em fazer um dispositivo mais confiável.
Essa ferramenta é uma dobra manual da haste, que permitirá que você dobre o fio. Para fazer isso, você precisa levar:
- duas seções de um tubo moldado;
- moedor;
- máquina de solda.
O desenho da curva da haste inclui uma alça e uma peça funcional. Para coletá-lo, você precisará fazer o seguinte.
- Corte a borda de uma peça longa em um ângulo de 45 graus com um amolador.
- Corte uma parte em forma de U da parte curta.
- Solde os dois elementos em um determinado ângulo.
- Retire a escória e limpe a superfície com uma escova.
- Moa a ferramenta.
Quando todas as etapas forem concluídas, a ferramenta estará pronta para uso. Pode ser pintado se necessário. Trabalhar com uma curva de haste não é difícil. O dispositivo funciona como uma alavanca. Para dobrar, insira o fio na peça de trabalho e pressione a alça para baixo.
A pergunta mais comum é como fazer um anel de arame com as próprias mãos. Para fazer isso, você precisa usar um pedaço de madeira com o diâmetro necessário ou usar um pequeno pedaço de tubo de aço.
No caso de um tubo, você também precisará selecionar antecipadamente o diâmetro do produto necessário.
Quando os materiais e peças de trabalho necessários são encontrados ou feitos, é necessário enrolar pelo menos duas voltas de arame no gabarito e fazer marcas. Após as técnicas executadas, resta retirar o arame do tubo ou blank e soldar um anel uniforme de acordo com as marcas acabadas.
Uma visão geral da máquina dobradeira de arame no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.