Características e tipos de fio inoxidável
O conhecimento das características e tipos de fio inoxidável é uma obrigação para qualquer técnico experiente e artesão doméstico. Também será útil para pessoas que buscam ampliar seus horizontes. Existem muitas variedades de tal produto, e não se deve confundir suas áreas de aplicação.
Classificação
O fio de aço inoxidável moderno não é feito apenas de aço com um nível mínimo de corrosão. Também é sempre um material de liga de alto nível que é resistente ao forte calor. O design longo universal é fácil de reconhecer - parece um fio ou barbante. O fio predominantemente inoxidável tem uma seção transversal circular. É usado em uma ampla variedade de áreas, portanto, é representado por uma série de modificações.
O fio de tricô é muito popular. É usado para fixar acessórios - e não é surpreendente que este material não enferruje o maior tempo possível durante o uso normal. Os principais requisitos são indicados no GOST 3282-74. Os especialistas observam há muito tempo que quanto mais espesso o reforço, maior deve ser a seção do arame usado. Deve ser posicionado o mais uniformemente possível, caso contrário as cargas serão distribuídas incorretamente.
Mas o fio de solda também pode ser inoxidável. Este material é valioso porque a solda acabada também tem excelentes propriedades anticorrosão. Basicamente, as fibras de aço especial são utilizadas para processos de soldagem total ou parcialmente automatizados. É útil tanto para trabalhar em uma atmosfera de gás inerte quanto para soldar metal em pó.
Vale a pena considerar que tal fio também serve como um branco para a obtenção de eletrodos completos.
O arame temperado merece atenção especial. É necessário para:
fazer escovas para limpeza manual e várias máquinas de limpeza;
produzir fibra metálica (um dos tipos de armadura para concreto);
fazer cabos e cordas;
receber molas simples;
executar peças para carros e caminhões;
formar cercas e outras estruturas de fechamento.
O fio da mola de aço inoxidável é feito de aço com alto teor de carbono. É usado quando é necessário fazer molas especialmente complexas e importantes. A seção do fio de metal pode ter a forma de um círculo, oval ou retângulo - dependendo do que for necessário em um caso particular. O diâmetro da fibra é de 0,3 a 5 mm. Se for usado aço de liga, o maior diâmetro é aumentado para 8 mm.
É comum destacar os seguintes tipos:
produtos laminados a quente;
produtos laminados a frio;
metal leve (isento de óxidos);
produtos oxidados;
fio folheado a cobre;
produtos de precisão normal e aumentada;
fio de 1 e 2 categorias de ductilidade.
Marcando
As designações de fio de aço de acordo com GOST 1972 são as seguintes:
X - produtos laminados a frio;
T - tratamento térmico (incluindo produtos do tipo oxidado com indícios de escurecimento);
TC - metal leve que não contém óxidos e não apresenta sinais de embaciamento;
P - maior precisão de fabricação.
O peso (massa) de um fio de aço inoxidável de seção transversal circular com comprimento de 100 m é tomado da seguinte forma (dependendo do diâmetro):
0,5 mm - 0,31 kg;
1 mm - 0,62 kg;
1,5 mm - 1,4 kg;
2 mm - 2, 48 kg;
2,5 mm - 3,88 kg;
3 mm - 5,58 kg;
4 mm - 9,93 kg;
6 mm - 22,3 ou 22,6 kg.
O menor diâmetro possível é 0,3 mm. Mas encontrar esse fio é bastante difícil. Na maioria das vezes, o fio de metal da categoria AISI 321 é usado no exterior.Na prática doméstica, seus análogos próximos são 08X18H10T ou 12X18H10T. Os produtos laminados a frio podem ter de 0,51 a 1,01 mm de diâmetro e os trabalhados a quente de 0,3 a 6 mm. Na marcação de aços, as substâncias com menos de 1% não podem ser indicadas. Liga 12X18H10T significa:
não mais do que 0,12% de carbono;
até 1% de titânio;
exatamente 18% de cromo;
exatamente 10% de níquel;
tudo o mais é ferro.
Apesar de ser quimicamente inerte, o fio inoxidável merece um manuseio cuidadoso. Seu diâmetro é enrolado em bobinas ou embalado em meadas.
Para cobertura de estresse mecânico, um filme ou papel de embrulho padrão é usado. É altamente recomendável transportar o fio em transporte fechado e protegido da chuva. Seu armazenamento é permitido apenas em salas aquecidas.
Neste caso, você também terá que proteger o material da água. O comprimento do enrolamento ou bobina é determinado pelos próprios clientes. O fio deve ser enrolado na forma de fileiras transparentes estritamente regulares. Caso contrário, será muito difícil rebobinar a quantidade necessária de material. O período de armazenamento (sujeito às regras estabelecidas) não é limitado.
Áreas de uso
O fio inoxidável é amplamente utilizado. Como já mencionado, cordas e molas são feitas a partir dele. Também serve como matéria-prima para uma variedade de peças mecânicas. Fio com propriedades de aço inoxidável é usado ativamente em:
indústria de engenharia;
Medicina;
energia;
construção;
indústria de transporte.
O aço inoxidável é excelente para uma ampla variedade de trabalhos de soldagem. O fio obtido a partir dele tem uma superfície fosca e não é coberto por nenhum revestimento. Na maioria das vezes, esses produtos são obtidos com base nas ligas Sv-04Kh19N9 e 06Kh19N9T. O alto grau de liga torna possível alcançar qualidades extremamente sólidas.
Mas também o metal das classes Sv-12X11NMF e Sv-10X17T agora está ficando bastante difundido.
Essas duas ligas contêm mais de 10% de adições de liga. A estabilidade do material inoxidável a temperaturas significativas e exposição a várias substâncias permite que seja usado com confiança na produção de peças importantes e equipamentos elétricos. A indústria do petróleo também não pode viver sem fios - eles fabricam equipamentos para torres de bombeamento a partir deles. Obviamente, a produção e o refino de petróleo também exigem o uso de arame para soldagem. Também é amplamente utilizado na indústria de móveis.
Um material de arame de qualidade pode durar muitos anos com uso hábil. Quase não tem medo de cargas e a este respeito mostra-se tão digno como pratos, folhas, pratos e perfis.
Mas o papel do fio inoxidável é especialmente grande na indústria alimentícia. O aço resistente à corrosão é reconhecido há muito tempo como um dos materiais mais adequados para equipamentos de manuseio de alimentos. O material é higiênico, quimicamente inerte, relativamente barato e facilmente disponível.
As mesmas propriedades determinam o uso generalizado de fio de aço inoxidável na indústria química. Por causa deles, é facilmente utilizado na produção de instrumentos cirúrgicos e equipamentos médicos de precisão. Os fabricantes de materiais de construção estão interessados no fio inoxidável principalmente como matéria-prima para fazer uma costura soldada. Mas também pode ser usado como componente auxiliar de reforço. Outro fio feito de metal aperfeiçoado é necessário para soldar o mesmo aço inoxidável.
Ele pode ser usado em um ambiente bastante agressivo. Portanto, este material é apreciado por fabricantes de aeronaves, embarcações fluviais e marítimas. Neles, ele é usado onde quer que você precise das conexões mais estáveis e ao mesmo tempo muito precisas. O fio inoxidável é interessante, no entanto, também para os fabricantes de automóveis. A partir dele são feitas muitas tranças, molas e cabos, pois é difícil encontrar outra peça de trabalho com maior resistência aos esforços mecânicos ao mesmo preço.
Veja abaixo para mais detalhes.
O comentário foi enviado com sucesso.