Descrição e variedades de fio de aço
O fio de aço é considerado um dos materiais metálicos mais comuns da indústria. É ao mesmo tempo a base para a fabricação de uma ampla variedade de itens e, ao mesmo tempo, pode ser usado para uso independente. Existem muitas variedades desse tipo de fio - elas serão discutidas em nossa análise.
Recursos e propriedades
Em sua forma mais geral, o fio é barra metálica flexível de metal, em regra, de forma cilíndrica. Ele é usado para suportar maior estresse mecânico, bem como transmitir sinais de TV e áudio e eletricidade. O fio de aço pode ser sólido, trançado ou trançado. Na maioria dos casos, é realizado com uma seção transversal arredondada, um pouco menos frequentemente é feito em formato quadrado, hexagonal, retangular e alguns outros.
O fio de aço pertence à categoria de produtos estruturais, é amplamente utilizado na produção de produtos de cabo de aço, cabos de aço, redes metalizadas, molas, bem como vários elementos de aquecimento para fornos elétricos. As ferragens (porcas, parafusos e rebites) são feitas de arame - nesse caso, a produção é baseada na técnica de cabeçote a frio.
O fio tem bordas arredondadas como padrão. Uma fita semelhante é utilizada na fabricação de serras para madeira e metal, bem como buchas, correntes para bicicletas e motocicletas.
Os principais consumidores de fios de aço e produtos derivados são áreas como metalurgia e engenharia mecânica, os produtos são adquiridos para as necessidades da construção, indústria química, petroquímica, metalurgia ferrosa e não ferrosa. O fio mais utilizado é feito de liga de aço de baixo carbono, é um produto longo metalizado com baixo teor de carbono. Graças a essas propriedades técnicas, o produto é obtido com maior resistência em combinação com boa ductilidade.
Se uma camada de zinco for aplicada adicionalmente a um fio de aço de uso geral, ela adquire resistência à corrosão. É por isso o arame galvanizado é utilizado em condições de alta umidade, mas mantém por muito tempo suas características físicas e operacionais iniciais. De acordo com o atual GOST 3282-74, o fio de aço queimado torna-se mais macio.
Esta característica permite utilizá-lo para a realização de trabalhos de reforço, bem como incluir o produto no processo tecnológico de reforço de malharia, embalagem de possíveis mercadorias e produção de peças diversas. O fio de uso mais geral é mais procurado entre todos os outros tipos de fio.
Produção
A liberação do fio de aço é realizada por trefilação de fio-máquina em equipamento especializado com posterior queima em forno especial ou sem ele.
O processo de brochamento e estiramento não é particularmente difícil do ponto de vista técnico. O fio-máquina comprimido é utilizado como matéria-prima de trabalho, todas as manipulações são realizadas em trefiladoras. Em comparação com a laminação de metal, esta operação tem muitas vantagens:
- operação de máquina automatizada fornece maior desempenho;
- O desenho permite que você obtenha produtos forma perfeitamente regular com uma superfície limpa e nivelada - devido a isso, o grau de processamento subsequente é bastante reduzido e o próprio fio adquire propriedades mecânicas aprimoradas.
Em geral, a produção de fio de aço torcido envolve várias etapas.
- Nesta fase, a corrosão é realizada, a principal tarefa é remover a camada superficial de metal e escamas, que podem interferir no desenho. A preparação da superfície é realizada por desengraxe, lixamento, polimento e corte mecânico das áreas rejeitadas. Uma vez que compostos químicos complexos podem estar presentes na incrustação, o fio-máquina é tratado com soluções ácidas aquecidas a 50 graus. Depois disso, a peça de trabalho é lavada e seca quando aquecida a 75-100 graus em câmaras de secagem especiais.
- Nesta fase, existe tratamento térmico, cujo objetivo é tornar a peça de metal mais macia, livre de tensões internas. Para isso, o material é aquecido, mantido por algum tempo e resfriado. Como resultado, as propriedades dos aços mudam significativamente e o processo de trefilagem e queima é facilitado.
- Além disso, com a ajuda de um martelo, os tarugos de aço são aplainados e nivelados. Desta forma, você pode fixar o metal no tambor da máquina de desenho para passá-lo através da matriz.
- Nesta fase, desenho direto... Para isso, as matérias-primas processadas e planas são puxadas na máquina na maior velocidade possível por meio de um canal estreito. Dependendo da quantidade de fio trefilado, este processo pode ser simples ou multifilamentar.
- Na fase final, execute queimando - a principal tarefa dessas manipulações é minimizar o estresse após a extração do metal. O aço torna-se elástico, resistente à tração e rígido, ao mesmo tempo que é flexível ao alongamento e à torção, melhorando parâmetros como resistividade e peso de 1 metro.
Existem dois tipos de tratamento térmico.
- Fogo leve - realizado em um forno cheio de gás inerte. Devido a isso, o metal não sofre oxidação e não se forma incrustações nele. Os produtos acabados adquirem um tom claro e um custo muito expressivo.
- Tiro preto - neste caso, utiliza-se a atmosfera mais simples, formam-se escamas na superfície dos produtos acabados, adquirindo assim uma cor escura. O custo desse fio é muito inferior ao do fio leve.
Dado que a liga de aço pertence à categoria de metais que corrói rapidamente, a galvanização é frequentemente incluída no ciclo de produção. O arame de melhor e mais alta qualidade é produzido usando a técnica de galvanização por imersão a quente, pois isso garante a adesão máxima do zinco diretamente ao arame.
Os produtos acabados na saída não têm medo da ferrugem e ao mesmo tempo têm um maior nível de proteção contra fatores externos tão desfavoráveis como a ação dos raios ultravioleta, vento e oscilações de temperatura. Além disso, o fio de aço galvanizado é muito mais dúctil do que o não galvanizado e, portanto, mais durável. Depois disso, os produtos são cortados em pedaços e marcados.
De acordo com GOST 3282–74, o fio de aço é produzido a partir de aço de acordo com o padrão atual No1050. O fio acabado com seção transversal de 0,5 a 6 mm, que não foi submetido a tratamento térmico, na saída deve resistir a pelo menos 4 dobras sem violar a integridade geral e destruição da estrutura metálica. Na superfície de um produto não revestido com zinco, os padrões tecnológicos permitem a presença de pequenos amassados e arranhões - enquanto sua profundidade não deve ser maior que 1/4 do tamanho do desvio de diâmetro do produto acabado. Mas a presença de todos os tipos de fissuras, escamas e filmes de qualquer tamanho é estritamente proibida.
O arame galvanizado pode apresentar um revestimento levemente esbranquiçado na superfície, bem como glitter - mas somente se não prejudicarem a qualidade geral do revestimento.É terminantemente proibida a comercialização e utilização no processo produtivo de fio de aço com áreas sem revestimento metálico e manchas pretas.
O revestimento não deve rachar e descascar, no entanto, é permitido um leve descascamento semelhante a poeira.
Classificação
Por tamanho e forma
Dependendo do tamanho e da forma da seção, todos os produtos acabados são convencionalmente divididos em vários grupos. O primeiro inclui os mais finos, cuja espessura não ultrapassa 0,1 mm. Produtos com um parâmetro de seção transversal superior a 8 mm são referidos ao 9º grupo. Todos os produtos, de acordo com as normas, são feitos em perfil redondo, quadrado, bem como multifacetado ou modelado.
Por tipo de acabamento
O acabamento do fio em grande parte fornece os parâmetros mecânicos e físico-químicos necessários. É por isso para dar força máxima, o arame é adicionalmente endurecido, queimado e estabilizado. O material que não passou por essas manipulações tem um escopo de uso estreitamente limitado.
Por tipo de superfície
O arame de aço pode ser polido, gravado, bem como polido ou trefilado como resultado do torneamento preliminar e desbaste. A liberação do fio é permitida sem qualquer acabamento preliminar. O revestimento pode ser metálico (cobre, latão, galvanizado ou aluminizado) ou não metálico (polímero ou fosfatado, em bainha de PVC).
Produtos sem qualquer revestimento são geralmente processados em altas temperaturas... Os produtos processados em forno térmico são produzidos nas tonalidades pretas ou claras, podendo sua espessura variar de 0,16 a 10 mm.
Por composição química
O fio de aço é feito de:
- liga de baixo carbono com uma fração de carbono inferior a 0,25%, é necessário para o reforço de produtos de concreto;
- liga de carbono com fração de carbono superior a 0,25, é utilizada na fabricação de molas, além de fios e cordas.
O aço pode ter liga ou alta liga. É permitida a produção de ligas com parâmetros físicos e químicos especiais (resistência ao calor, resistência à corrosão e precisão).
Certas características de projeto impõem requisitos especiais à liga em termos de conteúdo de elementos químicos como níquel e cromo.
Por área de aplicação
Dependendo do campo de aplicação, os seguintes grupos de arame de aço são diferenciados.
- Inoxidável - feito de liga especial com parâmetros de resistência ao calor aumentados. Este material não é suscetível à ferrugem e oxidação, sendo principalmente utilizado na produção de produtos de hardware.
- Soldagem - produzido com seção transversal de 0,5 a 8 mm, utilizado principalmente para instalação de soldagem a arco elétrico.
- Vergalhão - como o nome sugere, esse arame é amplamente utilizado para fortalecer estruturas de concreto armado de todos os tipos. Eles podem estar sem tensão ou sob pressão elevada. Devido às seções presentes no material de aço, a adesão máxima à base de concreto poroso é garantida durante o processo de reforço.
- Primavera - entra em ação quando as molas são liberadas, que são executadas pelo método de enrolamento a frio, sem submetê-las a mais tratamentos térmicos.
- Bonde, bondinho - relevante para a fabricação de cordas marítimas, fluviais e outras. Ideal para cabos trançados, encontrou ampla aplicação no campo de sua produção.
- Tricô - feito de aço de baixo carbono, caracterizado por uma maior ductilidade e ao mesmo tempo resistência. É universalmente procurado na agricultura e na construção.
Marcando
Stalistaya tem sua própria marcação especial, que inclui um conjunto de letras e números. Assim, o fio de aço preto tratado termicamente com uma seção transversal de 0,86 mm é designado da seguinte forma: fio 0,86 - O - Ch - GOST 3281–74. Um fio não tratado em um forno térmico com uma área transversal de 1,6 mm da 2ª categoria com um revestimento galvanizado da 2ª classe é marcado: fio 1,46 - II - 2C - GOST 3281–74.
O arame é comercializado em bobinas, enquanto o enrolamento em si é feito sem voltas, estendendo-se em fileiras sucessivas - garantindo um desenrolamento desimpedido.
Uma bobina pode conter até 3 peças, cada bobina deve conter apenas uma peça.
Para informações sobre como o fio e o cabo de aço são feitos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.