Variedades e finalidade do arame farpado
Nem todas as invenções do gênio humano são igualmente agradáveis. Mas mesmo os mais "duros" deles às vezes são necessários. Por exemplo, o arame farpado é usado na segurança, indispensável para armazéns, instalações militares e produção industrial. Considere as variedades, opções e métodos de uso deste popular produto de arame.
Descrição
Qualquer produto produzido em série está sujeito a GOST especial. Existe um padrão estadual para o arame farpado. Foi aprovado em 1969 para substituir os padrões irremediavelmente desatualizados da edição de 1941. O arame farpado é classificado pelo uso do revestimento e pela precisão de fabricação. As maiores dimensões dos elementos individuais e os desvios permitidos para esses indicadores são estritamente normalizados.
A lista de requisitos técnicos contém:
material base;
material de espigão;
a localização dos espinhos;
defeitos metálicos inaceitáveis;
características de vários revestimentos;
densidade superficial dos revestimentos.
O padrão estadual diz até mesmo quanto tempo o arame farpado deve ter em uma bobina. De acordo com GOST 285-69, uma bobina contém 380 metros corridos de arame farpado clarificado ou galvanizado e seu peso é de 35 kg (com um desvio de 2 kg para cima ou para baixo). Mas não é tão simples. Algumas fontes indicam que mais de 400 metros lineares de fio podem estar no compartimento.
Uma bobina com comprimento de 100 m pesa aproximadamente 9,1 kg, mas o peso de uma bobina varia entre 35-45 kg.
História da criação
É impossível citar apenas um nome da pessoa que inventou a defesa farpada. Mas é bastante óbvio que a fraca capacidade de retenção do fio plano comum levou à sua criação. Dificilmente pode ser visto como uma barreira séria para os animais nas pastagens ou para os criminosos nas prisões. Em 1872, um fazendeiro americano G. Rose Tive a ideia de prender tábuas com arames afiados a uma cerca de arame simples. A patente foi recebida cerca de seis meses depois.
Mas o visual moderno do arame farpado foi criado Joseph Glidden. Ele percebeu que fixar elementos pontiagudos nas tábuas não era racional, então criou uma estrutura de metal, que, sem dispositivos adicionais, se tornou um sério obstáculo. Envolvê-los com arame metálico sem nitidez ajudava a evitar o deslocamento das pontas. Importante: Glidden não criou seu projeto do zero, mas partiu de amostras já conhecidas, inclusive as propostas na França.
De uma forma ou de outra, mas a produção de "egoza" cresceu rapidamente: só nos EUA em 1875 era feita 270 toneladas, e um quarto de século depois a produção ultrapassou 150 mil toneladas.
O arame farpado deve muito a J. Gates. Pela primeira vez nos Estados Unidos, ele usou amplamente métodos avançados de fusão de metais, o que permitiu reduzir o custo de produção. E também foi Gates quem fez uma campanha publicitária mostrando que dezenas de vacas são seguras por uma cerca de arame. O barateamento do produto acabado e o marketing brilhante fizeram seu trabalho - logo o "espinho" foi comprado não apenas por aqueles que procuravam um substituto eficaz para a cerca de madeira ao redor de sua casa. Passaram a utilizá-lo onde a abundância de matas possibilitou a construção de currais tradicionais, porque se tornou mais fácil e rentável.
Tipos principais
Existem dois tipos principais de arame farpado. Vamos considerá-los com mais detalhes.
Galvanizado
Apesar de toda a semelhança externa, o arame farpado moderno não é exatamente aquele que foi patenteado no final do século XIX. Até agora, cerca de 450 patentes foram emitidas para ele. Coletores de cercas de arame (existem, ao que parece, existem alguns) contam até 2 mil tipos e amostras diferentes. Nos catálogos dos fabricantes, apenas 2 dúzias de variedades principais são frequentemente mencionadas. A opção mais simples é uma construção corrugada de núcleo único com pontas por toda parte.
A espessura desse produto é geralmente de 2,8 mm. É esta opção que geralmente é usada em chalés de verão e cercas ao redor de casas particulares.
A fita de arame reforçado também é bastante difundida. Suas bordas são quase tão afiadas quanto lâminas de barbear de qualidade. A fita está disponível em versões retas ou torcidas.
Reforçado
O revestimento com uma camada protetora de zinco nem sempre ajuda a resolver as tarefas atribuídas. Às vezes, é necessário um reforço mais significativo da estrutura de fechamento. Essas opções são conhecidas:
- Espiral de Bruno (voltas de diâmetros diferentes);
- fita ondulada plana com borda pontiaguda;
- "Chain-link" com células em forma de diamante;
- espigões que complementam a cerca principal.
Uma barreira farpada biaxial (mais precisamente, duas bases) também está em demanda. Na maior parte, é feito de metal galvanizado.
A seção transversal de cada núcleo atinge 1,6 mm. As veias estão entrelaçadas. Os principais fornecedores podem entregar esse fio em bobinas de até 100 metros corridos.
Uma textura típica de arame farpado tem esta aparência.
Produtos operando sob tensão devem ser classificados para uma corrente de 2-10 kV. Eles são produzidos principalmente para fins pecuários e penitenciários. Voltando às estruturas de fita, vale ressaltar que podem danificar áreas significativas dos tecidos moles. Eles são usados para proteger estruturas, incluindo aquelas montadas em quadros e suportes. E o tipo clássico de arame farpado é usado principalmente sozinho.
A versão tradicional é frequentemente referida como "thread"... É sempre um material galvanizado com espessura de 2,5 a 2,8 mm. Ir além desses limites é fortemente desencorajado. Existem fios de um fio e de dois fios trançados em um "rabicho". Essa distinção também é feita entre os espinhos. Os pinos estampados são usados principalmente onde o grau máximo de proteção é necessário.
O "fio" elástico é relativamente forte e tem uma pequena seção transversal. Esse material é mais resistente aos efeitos negativos das temperaturas extremas. A resistência ao estresse mecânico também é aumentada. Como resultado, "fios" com elasticidade aumentada são usados para a construção de grandes vãos. Quanto ao fio "macio", é muito mais conveniente na hora de fixar.
No entanto, com o tempo, essa cerca enfraquece e começa a ceder intensamente. Esta desvantagem é especialmente pronunciada com um comprimento significativo de vãos. O problema não é muito significativo se você montar o fio em áreas pequenas. Além disso, os tecnólogos distinguem a fita perfurante e a "torção" reforçada em uma categoria especial. De todo o resto, os especialistas consideram-nos apenas subespécies dos três principais tipos de arame farpado.
Fabricantes populares
O "espinho" está em demanda marca "Egoza". Esta empresa fabrica seus produtos na cidade de Miass, nas imediações da rodovia federal Ural. Esta localização cria imediatamente uma vantagem logística impressionante. A oficina principal foi equipada com duas linhas automatizadas e os produtos são pintados em composição pó-polímero. O revestimento de zinco quente está disponível mediante solicitação do cliente; a espessura de sua camada pode variar de 70 a 120 mícrons.
Vale a pena prestar atenção à produção na cidade de Lyudinovo, região de Kaluga. De lá, você pode solicitar arame farpado nas versões SBB, AKL e PKLZ. "Planta de malha e arame" está envolvida na produção de AKL desde 2006. O sortimento também inclui:
- Espiral de Bruno;
- SCL;
- arame afiado galvanizado com diâmetro de 2,8 mm;
- plano "Gyurza";
- fita farpada achatada "Acacia" (e uma série de outras opções).
Você também pode dar uma olhada mais de perto nos produtos:
- PAO TNMK;
- MMK-Metiz;
- Atlant-Media LLC;
- ROL-MET-BUD;
- Eurobarb Concertina;
- SE "Soyuz";
- Granza.
Onde está instalado?
O arame farpado pode frequentemente ser visto no topo de cercas em volta de casas de campo, uma casa de campo ou mesmo uma casa na cidade. Mas ainda é usado ativamente para cercas ao redor de pastagens, currais. E também o arame farpado é montado:
- em torno das prisões;
- em instalações militares;
- em estações de trem e estações;
- em aeroportos;
- em aeródromos de serviço;
- em armazéns;
- em instalações de varejo;
- em empresas industriais;
- nos portos.
Regras de instalação
A fixação dos apoios verticais, cravados no solo, realiza-se em incrementos não superiores a 3 m. Esses suportes são suficientes para a montagem do próprio fio, nada mais é necessário. Mas um aumento do grau de segurança só é possível com tensão adicional do fio no plano transversal em relação à faixa principal. O fio farpado pode ser usado em adição às estruturas de proteção já criadas. Nesse caso, ele é montado em cima de cercas e portões.
A fita reforçada é muito mais difícil de montar. Para instalá-lo, você precisará de:
- Tesouras para cortar reforços de metal;
- Moedor;
- algumas outras ferramentas, dependendo de como o fio é preso aos pontos de ancoragem.
A instalação do fio Egoza será simplificada com o uso de suportes especiais. Para modelos planos e espirais, você pode usar o mesmo tipo de colchetes. É permitido montá-los em vários lugares. Agora eles vendem migalhas de diferentes formatos:
- direto;
- Em forma de L;
- Em forma de Y
A cerca deve ser preparada de forma independente com um degrau entre os suportes de no máximo 2,5-3 m. Você precisa trabalhar não apenas com luvas de proteção, mas também com roupas justas. Às vezes, faz sentido até usar óculos de segurança. A forma do suporte é selecionada levando-se em consideração a facilidade de instalação. Antes de iniciar o trabalho, a área deve ser demarcada.
Os pontos de ancoragem são fixados com parafusos ou por soldagem. Em seguida, uma espiral é montada no topo das migalhas usando suportes especiais. O próximo passo é puxar a corda dupla ao longo de todo o comprimento da espiral. A espiral em si é alinhada e fixada usando torções de um padrão especial.
Finalmente, as partes individuais da cerca de arame são conectadas por meio de suportes de montagem. Se a cerca for energizada, você deve avisar sobre isso pendurando placas especiais ao redor do perímetro com um texto de aviso claro.
Para a produção de arame farpado, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.