Tudo sobre alfinetes de cotter de mola
Os contrapinos são fabricados na fábrica com arame com um determinado tipo de seção transversal, principalmente semicircular. É permitido o uso de material com seção transversal circular. A configuração do produto acabado depende do tipo de fio. Os fixadores podem ser usados em várias áreas de produção com montagem detalhada. O mais simples é que o padrão é feito na forma de um pedaço de arame curvo. No local da dobra, possui uma formação arredondada chamada orelha.
As pontas do fio do produto são retas, a superior um pouco mais curta que a inferior, aderem firmemente uma à outra. Esses contrapinos não são confiáveis, eles são usados principalmente uma vez, uma vez que são feitos de metal macio e não suportam o uso cíclico. Simplificando, eles quebram. Para uma fixação mais confiável das peças do mecanismo, uma versão melhorada dos contrapinos é usada - mola.
Característica e propósito
A diferença entre os dispositivos de mola e outros elementos de travamento, como uma contraporca, é que a fixação dos contrapinos não se afrouxa com o tempo, mesmo na presença de forte vibração. O produto de hardware tem baixo custo e pode ser reutilizado. O objetivo direto do contrapino da mola é garantir a fixação segura da peça, por assim dizer, a fixação do controle.
A fixação e o travamento da peça são rápidos, fáceis, o dispositivo pode ser trocado por um novo e é fácil de usar. O contrapino em si é uma ferramenta de fixação barata, o que o torna conveniente durante a substituição.
O terminal padrão ou rotativo (contrapino de mola) é usado para prender qualquer estrutura, como elos de conexão. Este elemento é projetado para fornecer velocidade e capacidade de manobra durante a operação.
Na versão com mola, há uma diferença significativa em relação à amostra padrão - força de fixação adicional devido à ação da mola. A cupilha é um produto elástico de rápida instalação, inserção na peça de travamento, por exemplo, para evitar que se afrouxem porcas e parafusos: durante o funcionamento e vibração, pode-se perder a peça e prejudicar todo o processo do mecanismo. O tamanho da montagem depende diretamente do diâmetro da peça. Se as dimensões não coincidirem, será impossível consertar. Às vezes, você precisa fazer um orifício no parafuso de montagem para instalar o contrapino.
Variedades
O contrapino da agulha é usado para conectar e fixar estruturas destacáveis, proporciona rápida montagem e desmontagem de peças componentes. A extremidade superior é feita em zigue-zague, lembrando a letra R. Este recurso possibilita que a parte superior da perna segure a parte de fora: ela é automaticamente encaixada em vários lugares ao mesmo tempo. E a parte reta, inserida no furo, permanece fixa, imóvel. Assim, há uma fixação frente e verso do pino, porca ou parafuso.
O produto pode ser feito em vários tipos de aço, com ou sem revestimento anticorrosivo, o que afeta o uso a longo prazo e o preço do contrapino.
Uma cupilha de liberação rápida com um anel (cupilha) tem uma haste fixa que é inserida no orifício do parafuso. O anel fixado com movimento livre é lançado por cima da extremidade do elemento de fixação para fixação adicional, é um tampão dobrável. Ao contrário dos tipos anteriores, esta montagem tem uma grande vantagem, pois é usada muitas vezes.Este é um fator importante ao montar e desmontar estruturas para fixação instantânea. A comodidade desse formato, que lembra um cheque, é que ao retirar a cupilha basta levantar a argola e puxá-la para fora.
O contrapino da mola é um pouco mais complicado em design, existem dois tipos: com um laço duplo no lugar da saliência e um único. O olhal reversível duplo é flexível durante a operação, proporcionando confiabilidade e capacidade de manobra adicionais nas peças de fixação. A extremidade superior é feita em zigue-zague.
A parte reta é inserida no furo, há uma fixação dupla-face do pino, porca ou parafuso.
Padrões
De acordo com GOST No. 397-79, os tipos de contrapinos são divididos em subgrupos por números.
DIN 11024 - mola (agulha), diâmetro de 2,0 a 8,0 mm, comprimento de 50 a 110 mm, diâmetro do orifício de 2,5 a 9,0 mm.
DIN 11023 - destacável rapidamente com um anel, o diâmetro da haste de imersão é de 4,5 mm a 11 mm, o comprimento é de 32 a 40 mm, o diâmetro do anel é de 41 mm, o comprimento de imersão no fixador é de 37 mm .
Vários metais podem ser usados na produção de contrapinos, o mais confiável é o aço temperado.
Formulários
O design simples dos contrapinos com mola permite que sejam usados em muitas indústrias. Eles são usados na aviação, engenharia mecânica e construção naval. Devido à sua alta confiabilidade e design descomplicado, os contrapinos são usados em qualquer lugar. Por exemplo, ao conectar sistemas de alavanca, na fabricação de correias para mecanismos de elevação. No entanto, o impacto lateral no contrapino não deve ser alto: sua estrutura não é confiável. Para isso, utilizam-se pinos de aço, pois podem suportar altas cargas mecânicas.
Ao contrário das peças roscadas de conexão, os contrapinos são uma solução mais racional, eles servem até como um fixador de backup para os roscados, desde que haja um orifício para o contrapino. Você pode usar as montagens até mesmo no artesanato em casa. Alguns compostos na fabricação de brinquedos são feitos precisamente com seu uso.
Como fazer um contrapino de mola com as próprias mãos, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.