Varão de arame: o que acontece e como escolher?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Âmbito de aplicação
  3. Comparação com acessórios
  4. Visão geral da espécie
  5. Fabricantes
  6. Dicas de Seleção

O fio-máquina é necessário em muitas áreas da indústria e da construção. A demanda é explicada pelas propriedades do produto. É frequentemente utilizado como produto acabado e também serve como matéria-prima para a fabricação de fios mais finos. Você deve saber quais são os tipos de fio-máquina e o que procurar ao escolher.

O que é isso?

O fio-máquina é um tipo de metal laminado. Este é um fio de seção transversal circular. É comercializado em bobinas e pode ser fabricado em diferentes graus de aço carbono, a saber: St0, St1, St2, St3.

E também, segundo os GOSTs, pode ser à base de um metal não ferroso ou sua liga, desde que observada a TU. Dependendo do material de fabricação, este produto pode ter diferentes pesos e diâmetros específicos.

O fio de aço é vendido com um diâmetro de 5 a 9 mm, e um produto de metal não ferroso pode ter um valor de 1 a 16 mm. E também uma tecnologia é possível quando o fio-máquina é feito com um grande diâmetro, mas isso acontece exclusivamente por encomenda e em quantidades limitadas.

A produção deste tipo de laminado é realizada em equipamentos especiais por laminação ou trefilação. Os espaços em branco vão para as oficinas, onde são divididos em outros menores. A próxima etapa na fabricação do fio-máquina é passar por várias fileiras de eixos instalados sucessivamente. Como resultado, ocorre a crimpagem total do material e o fio assume a forma necessária. Em seguida, o fio é direcionado para a bobinadeira, onde é enrolado em anéis.

Em alguns casos, o fio-máquina é galvanizado, o que agrega certas propriedades ao produto. Metais revestidos são resistentes à corrosão, brilhantes e não precisam de pintura. O consumidor pode comprar fio-máquina em bobina, com peso superior a 160 kg. Nele, o fio parece uma seção contínua. De acordo com os requisitos, o produto deve ter boa soldabilidade, bem como estar livre de trincas, sujeira, cativeiro.

O fio deve ser flexível e também suportar dobras de até 180 °. O armazenamento dos produtos é feito em bobinas em armazém especialmente equipado. Freqüentemente, esse tipo de material é redondo na seção transversal, mas para fins decorativos e técnicos pode ser oval, semicircular, quadrado, hexagonal, retangular ou um tipo diferente de seção transversal.

Âmbito de aplicação

O fio laminado a quente tem uma seção transversal circular, por isso é frequentemente usado na construção para reforçar estruturas de concreto armado. E também o fio-máquina é usado para forjar artístico.

Ao sujeitar o produto a vários tipos de esforços mecânicos, é possível fazer uma bela estrutura com aberturas, que futuramente irá decorar o portão, a fachada do prédio ou passar a fazer parte da decoração do interior.

O fio-máquina é considerado uma excelente base para a preparação de um cabo de soldagem, eletrodos, corda, fio telegráfico. E dela também se produz fio de menor diâmetro, sem o qual é difícil imaginar o fornecimento de energia elétrica e o processo construtivo. Produtos laminados de cobre são bastante comuns em telecomunicações, engenharia automotiva e elétrica. O fio-máquina de aço é utilizado na fabricação de pregos, telas, parafusos e fixadores. Os produtos de alumínio são indispensáveis ​​para a criação de eletrodos para soldagem e desoxidação de aço.

O arame galvanizado é utilizado em canteiros de obras, em plantas industriais.

Ele vem em diferentes tipos:

  • para soldagem;
  • reforço;
  • Primavera;
  • bonde, bondinho;
  • cabo;
  • tricô.

    Comparação com acessórios

    Devido às suas propriedades únicas, o fio-máquina possui características de alto desempenho, por isso é utilizado nas seguintes áreas:

    • para aterrar o loop;
    • para reforço de estruturas de concreto;
    • fabricação de produtos de concreto armado e metal;
    • na produção de redes, cabos, fechos;
    • para a fabricação de alguns eletrodomésticos, por exemplo, alças de baldes, cabides, gavetas.

    A aparência do fio-máquina e do reforço da classe A1 é praticamente idêntica, por isso é difícil para o consumidor encontrar diferenças. Ambos os tipos de produtos são produzidos em empresas metalúrgicas e comercializados em baias. Apesar do fio-máquina e do reforço A1 terem uma descrição externa semelhante, eles diferem nas propriedades mecânicas, que são determinadas pelas características do metal laminado:

    • tecnologia e padrão de fabricação;
    • grau de aço;
    • o uso ou não de tratamento térmico.

    O fio-máquina de uso geral é fabricado de acordo com GOST 30136-95 ou outras especificações. O tratamento térmico é possível durante a fabricação.

    Ao contrário do fio-máquina, o vergalhão é caracterizado por um diâmetro de 6 a 40 mm, que é significativamente maior do que o produto descrito.

    A produção de metal laminado classe A1 é regulamentada pela GOST 5781-82 e seu uso é popular no reforço de estruturas e elementos feitos de concreto armado.

    Visão geral da espécie

    Existem várias variedades de fio-máquina de metal em bobinas.

    • Cobre. O metal laminado deste tipo é produzido por fundição contínua de cobre fundido, após o qual é sujeito a laminação nos eixos de máquinas especiais de acordo com GOST 546-200. Este produto é de 3 classes: A, B, C. O fio de cobre é frequentemente usado para a fabricação de cabos e fios elétricos que podem suportar cargas elevadas. O fio-máquina de cobre é denominado MM. Fio de cobre obtido por lingotamento contínuo e laminação de resíduo refinado - Kmor, fio de cobre livre de oxigênio - KMB.
    • O fio-máquina de alumínio se parece com uma haste de seção transversal circular. O produto é caracterizado por um diâmetro de 1–16 mm. A produção de laminados pode ocorrer de várias maneiras: a partir do metal fundido ou por meio de rolos de tarugo. A produção de fio de alumínio é realizada de acordo com GOST 13843-78. De acordo com especialistas, fabricar fio-máquina de alumínio custará pelo menos 3 vezes mais barato do que de cobre. Este tipo de fio encontrou sua aplicação em fontes de alimentação, por exemplo, na produção de cabos, blindagens de fios de energia.
    • Fio-máquina inoxidável mais frequentemente vendido com um diâmetro de 8 mm. É necessário para sistemas de aterramento e também para proteção contra raios.
    • O fio-máquina de aço é dividido em 2 classes em termos de resistência: C - normal e B - aumentada. Essa característica é determinada pelos materiais utilizados, bem como pela opção de refrigeração. GOST 380 indica que a bobina do produto deve ser torcida a partir de núcleos sólidos. E também, ao longo de todo o comprimento do fio, não deve haver desvios no diâmetro. O produto laminado a quente é amplamente utilizado para o reforço de estruturas de concreto. Com a ajuda de GK, colunas monolíticas, vigas, cintos, fundações são formadas. Freqüentemente, o fio de aço é usado durante o assentamento de paredes de suporte de carga ou uma parede de tijolo, bloco de concreto ou bloco de espuma.

    Um tipo comum de fio-máquina pode ser chamado de galvanizado. Possui seção transversal arredondada, o indicador de diâmetro varia de 5 a 10 mm. Este tipo de produto é feito de aços carbono por meio de um mecanismo de estiramento por laminação a quente. Uma característica desse tipo de metal laminado é o revestimento de zinco.

    Esse fio-máquina é apreciado pelos consumidores devido aos seguintes pontos:

    • resistência anticorrosiva;
    • força e confiabilidade;
    • resistência à carga dinâmica, estática e linear;
    • presta-se facilmente a vários tipos de processamento, nomeadamente: corte, dobra, estampagem.

    Além disso, os produtos de metal galvanizado têm uma aparência mais estética, o que não é típico para outras opções.

    Fabricantes

    Os fabricantes de fio-máquina monitoram estritamente a qualidade de seus produtos, por isso são produzidos de acordo com os GOSTs. Atualmente, um grande número de marcas desse metal laminado é conhecido.

    Existem muitos fabricantes de fio-máquina populares:

    • Liepajas Metalurgs - Letônia;
    • TECRUBE - Azerbaijão;
    • "Absoluto" - Rússia;
    • Alkor Trading Company - Rússia;
    • Amurstal - Rússia;
    • Areal - Rússia;
    • "Balkom" - Rússia;
    • Ministério da Saúde da Bielo-Rússia;
    • VISMA - Bielo-Rússia;
    • Danko - Ucrânia;
    • Dnepropetrovsk MZ;
    • Dneprospetsstal - Ucrânia.

    Esta lista de empresas que se dedicam à produção e comercialização de fio-máquina de cobre, aço e alumínio não pode ser chamada de completa, há muito mais na Rússia e nos países da CEI.

    Dicas de Seleção

    Normalmente, as fábricas e grandes empresas industriais compram fio-máquina de metais não ferrosos. Para construção ou instalação, um tipo de fio de aço é adquirido. Na hora de comprar, é preciso saber que o produto deve ser vendido em meadas. Hanks, via de regra, incluem 1 ou 2 fios. E também é importante saber que com uma meada de dois núcleos, 2 rótulos devem estar presentes no produto.

    A marcação correta do fio de aço pode ser chamada de: "Vareta de arame V-5,0 mm St3kp UO1 GOST 30136-94".

    A partir dessas designações, pode-se concluir que o produto possui resistência normal e diâmetro de 5 mm. O produto foi produzido por meio de resfriamento acelerado. Este produto está em total conformidade com GOST.

    Além de estudar as informações do fabricante, você precisa realizar uma inspeção visual dos núcleos. O produto deve estar livre de incrustações, rachaduras, rebarbas. Um produto defeituoso é aquele que tem vazios, bolhas e falta de carbono. E também não ignore a cor geral do fio-máquina. Se a cor for uniforme, você pode ter certeza de que o fio será forte e flexível em todo o seu comprimento.

    Para várias obras em que o fio-máquina pode ser usado, requisitos específicos são impostos às suas propriedades. Na hora de comprar um fio é imprescindível avaliar o comprimento e o tamanho de sua seção transversal, o custo do fio-máquina para 1000 kg depende diretamente dessas características. E também o custo das mercadorias é influenciado pelo material de que são feitas.

    O fio de cobre é considerado o mais caro, o alumínio é 2 vezes mais barato, o aço é o mais barato, cujo custo não ultrapassa os 30 rublos. para 1000 g. No pedido, o consumidor poderá comprar uma bobina de fio-máquina, na qual vai de 160 a 500 kg. E também no pequeno varejo você encontra meadas com menos peso.

    O transporte e armazenamento das bobinas de fio-máquina ocorrem deitados.

    Para obter mais informações sobre a produção de fio-máquina, veja o vídeo abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário