Como endireitar um fio?

Contente
  1. Métodos industriais
  2. Como endireitar sem máquina?
  3. Nós nos alinhamos em casa

Às vezes, ao trabalhar em oficinas ou para fins domésticos, são necessários pedaços de arame plano. Nessa situação, surge a dúvida de como endireitar o fio, pois quando fabricado em fábricas é acondicionado em compartimentos arredondados - esta forma é ergonômica, facilita o armazenamento e posterior transporte. Para endireitar fios de aço, cobre ou alumínio, você deve fazer algum esforço e usar dispositivos simples.

Métodos industriais

Nas condições de produção, as máquinas de endireitamento e corte são utilizadas como endireitadoras de todos os tipos. O próprio processo é baseado em duas técnicas básicas.

O primeiro assume a distribuição rolando através de um bloco de 5 a 6 pares de roletes posicionados gradativamente em planos diferentes de modo que cada um subsequente seja perpendicular ao anterior.

O segundo método é baseado no endireitamento através de um molde especial.

Na maioria dos casos, essas técnicas fornecem um dispositivo especializado que permite o desenrolamento automático de hastes de bobinas.

Se as características da tecnologia envolvem o uso de barras de aço-liga ou tipos de arame elástico, então o pré-aquecimento do material de aço será necessário usando aquecedores de indução de alta frequência ou queimadores de gás especializados.

Como endireitar sem máquina?

Em casa, o fio é endireitado para aterramento, proteção contra raios e alguns outros trabalhos. É improvável que na vida cotidiana você possa encontrar uma máquina de rolos de alta qualidade que possa alinhar fios com um diâmetro de seção transversal de mais de 2 mm - isso é caro e o processo em si é bastante trabalhoso. A compra de equipamento especial também não faz sentido se a necessidade de desenrolar a barra for ocasional. Portanto, para endireitar o fio de metal de uma bobina ou bobina, você pode usar o método de tensão nodal. Para tanto, uma determinada seqüência de ações deve ser executada.

Uma extremidade da barra está firmemente fixada em algo volumoso, pesado e sólido. Por exemplo, eles são enrolados em torno de um posto de energia ou uma árvore forte, cujo diâmetro do tronco é de pelo menos 25 cm.

Depois disso, o fio é desenrolado ao longo do solo com a mão, esticando-se o máximo possível ao fazê-lo. Na outra ponta do fio desenrolado, uma alça é formada e fixada em um dispositivo que pode ser puxado com grande esforço - ou seja, esse dispositivo deve se mover uma certa distância.

O próprio processo de alisamento se resume a esticar lentamente uma peça de metal com o máximo esforço até que sua forma tome a forma de um fio ideal.

Para corrigir a forma retilínea resultante, o fio deve ser deixado neste estado tenso por um curto período - de 10 minutos a meia hora.

Para esse trabalho, você pode usar uma variedade de dispositivos - depende diretamente dos parâmetros da seção transversal da barra. Portanto, para um produto com diâmetro inferior a 2 mm, haverá sucata de aço mais do que suficiente, bem como os esforços físicos combinados de alguns homens fortes. E também neste caso, você pode usar um guincho mecânico. Mas as hastes com um diâmetro de 5 mm ou mais exigirão esforços muito mais significativos - elas usam a força dinâmica de um trator, um caminhão ou o engate de um carro de passageiros.

Por favor, note que endireitar um fio com diâmetro superior a 5 mm, se for feito de liga de aço, exigirá não apenas tensão para o estado da corda, mas também alongamento subsequente. Deve ser executado até que a barra quebre. Normalmente, ocorre uma quebra no local de fixação em uma das pontas do fio - neste momento é melhor estar o mais longe possível do fio esticado.

Nós nos alinhamos em casa

O fio de metal trançado em bobinas pode ser convencionalmente chamado de plano. Para endireitá-lo, você precisa fazer um pequeno esforço para neutralizar a curvatura do raio.

No caso de você estar lidando com restos de material quebrado, a tarefa se torna muito mais complicada. As sobras ilíquidas são todos os tipos de ziguezagues, torcidos em direções diferentes do eixo.

No entanto, neste caso, é possível endireitar as barras para um estado uniforme. Existem vários métodos eficazes para endireitar o fio - dependendo do grau de complexidade, eles fornecem resultados diferentes na saída.

Então, para uniformizar os vincos no fio de metal, é necessário fixar ambas as pontas nas mãos e rolar com esforço físico por um tubo grosso ou maçaneta.

Um bom efeito pode ser obtido colocando segmentos curvos em uma bancada, cobrindo-a com uma barra de madeira e começando a rolar. Isso permitirá que o arame se mova livremente e, como regra, 4-5 dessas jogadas darão o efeito desejado.

Para endireitar o fio de cobre com uma ponta, ele deve ser fixado em uma altura, e na outra ponta, pendurar um peso volumétrico de peso médio - não deve quebrar a barra. Esse peso deve ser girado no sentido horário e, em seguida, várias voltas ao redor de seu eixo em cada direção.

Após 5-10 minutos, você pode alcançar resultados quase perfeitos.

Uma opção semelhante: fixe um lado da barra em um torno e prenda o outro no mandril de uma furadeira ou chave de fenda... Neste caso, a distribuição é realizada por meio de uma rotação lenta com uma única retenção do produto em estado de alta tensão - normalmente várias rotações são suficientes para o endireitamento final.

Uma chave de fenda ou furadeira também pode ser usada para endireitar pedaços curtos de arame - não mais do que 30 cm. Para fazer isso, em um pequeno bloco de madeira você precisa fazer orifícios um pouco maiores do que o próprio arame e passar uma extremidade da barra através fixe a outra no mandril e comece a girar lentamente para que a haste seja puxada pelo orifício.

Se você tem algumas habilidades de trabalho, pode fazer uma ferramenta manual muito simples e ao mesmo tempo econômica com suas próprias mãos. Você vai precisar de uma placa de madeira com parâmetros 500x120x50 mm em linha reta com um pequeno recuo pelo tamanho do diâmetro do fio. São cravados 5-7 pregos com diâmetro de 4-5 mm, a remoção entre eles depende diretamente do tamanho da peça e do grau de elasticidade - para um fio fino, as folgas devem ser menores, para um fio grosso mais um.

O endireitamento é feito puxando o fio entre os pregos ao longo de uma linha de marcação dedicada.

Veja abaixo como endireitar o fio.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário