Seleção de fio ESAB
O líder na produção de máquinas de solda, tecnologias e componentes para este processo é a ESAB - Elektriska Svetsnings-Aktiebolaget. Em 1904, foi inventado e desenvolvido um eletrodo - o principal componente para soldagem, a partir do qual começou a história do desenvolvimento de uma empresa mundialmente famosa.
Peculiaridades
Vamos falar sobre um dos componentes mais importantes da produção - o fio. Considere os tipos e características do fio de solda ESAB.
Sua característica importante é produtos de qualidade que se adaptam a qualquer trabalho... A empresa usa Tecnologia NT para obter um fio limpo e de alta qualidade para soldagem.
Isso é necessário para garantir uma operação fácil, sem altos custos de soldagem e eliminação de micropartículas, por isso é necessário substituir peças da máquina de solda.
Faixa
O fio ESAB é de diferentes tipos, iremos considerar o mais popular.
- Spoolarc - minimiza respingos durante a soldagem. O revestimento não brilha e garante alta qualidade em termos de características de soldagem. Se o revestimento for brilhante, significa que contém cobre, o que reduz a vida útil das peças produzidas. Os fios spoolarc têm um efeito positivo na vida útil da ponta da máquina de solda. Principalmente quando é aplicada uma corrente forte e maior velocidade de alimentação do arame, o que leva a economia de peças de reposição para máquinas de solda e redução de custo de trabalho.
- O fio fluxado Stoody tem a propriedade de revestimento duro. É utilizado se necessário para corrigir o desgaste da peça, para fazer revestimentos adicionais ou substituí-los. O arame Stoody está disponível em vários designs que diferem em suas propriedades. Temperatura de operação de até 482 graus. As variedades de arame tubular de Stoody são marcadas com números adicionais, marcações. Eles diferem na superfície, em que dos aços podem ser usados: manganês, carbono ou baixa liga.
- Sstandite (subespécie Stoody)... A base do fio é uma liga de cobalto. Aumentou a resistência a produtos químicos e uma ampla gama de temperaturas. Pertence à categoria - blindado a gás (pó), feito de aço inoxidável. Contém 22% de silício e 12% de níquel e é utilizado no processo de soldagem horizontal na soldagem de aço carbono e aço carbono.
- Ok, Tubrod. Fio universal, tipo - rutilo (fluxado). Usado na soldagem de peças em mistura de argônio. Recomendado para soldagem e revestimento de estruturas de dutos principais. Produzido nos diâmetros 1,2 e 1,6 mm.
- Shield-Bright. Por tipo - rutilo. É possível soldar em diferentes posições. Possui reduzido teor de carbono. Tem uma dupla finalidade: cozinhar em mistura de dióxido de carbono e argônio (cromo-níquel). A temperatura de uso das peças é de até 1000 C, embora possa surgir fragilidade após o aquecimento até 650 graus.
- Nikore... O arame para ferro fundido tem núcleo metálico. Projetado para corrigir defeitos do produto e unir ferro fundido ao aço. O gás argônio é usado para soldagem.
Formulários
O uso de fio é possível em condições privadas, serviços de automóveis.
O fio de soldagem pode ser - alumínio, cobre, inoxidável, aço, aço revestido com cobre e tubular.
As principais dimensões do fio para soldagem semiautomática são 0,8 mm e 0,6 mm. De 1 a 2 mm - projetado para soldagens industriais mais complexas. Fio amarelo não significa que seja cobre, é simplesmente recoberto com esse metal por cima. O revestimento de cobre protege o aço da ferrugem enquanto não está em uso.Dependendo da espessura do fio, o bico da máquina de soldar deve ter um orifício correspondente no interior para inserir este fio e também deve ser coberto com cobre. Se a tensão na máquina de solda estiver abaixo do padrão - não 220, 230 volts, mas 180 volts, é conveniente usar um fio de 0,6 mm aqui para que a máquina de solda possa lidar com a tarefa e a costura de soldagem seja uniforme.
Fio tubular - em si é muito mais caro do que o aço, para soldar com tal arame, o ácido não é necessário.
De acordo com soldadores experientes, os materiais em pó raramente são usados na vida cotidiana, para pequenas tachas de peças. Em sua opinião, a máquina de solda se deteriora devido ao fato de que o bico não tem tempo para resfriar com o aquecimento e ocorre a soldagem. O spray de silicone pode ser usado para proteger a máquina e evitar a aderência de escamas e o entupimento da bica.
Pode ser pulverizado no bico após o dispositivo ter esfriado, e o silicone também é muito conveniente para lubrificar as peças, pois não congelam nem enferrujam.
Como escolher?
Indo para a loja, você deve considerar algumas das nuances.
- Na hora de escolher, preste atenção na embalagem. Existe uma designação - para quais metais esta ou aquela marca se destina.
- Atenção deve ser prestada por diâmetro, este valor dependerá da espessura das peças a serem soldadas.
- Um fator igualmente importante pode ser a quantidade de fio na embalagem. Normalmente são bobinas de 1 kg ou 5 kg para necessidades domésticas, para fins industriais são de 15 kg e 18 kg.
- A aparência deve inspirar confiança... Sem ferrugem ou amassados.
A aplicação do fio fluxado ESAB é apresentada no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.