A escolha do fio para soldagem de alumínio
A soldagem de alumínio é um processo tecnológico complexo. O metal é difícil de soldar, por isso é necessário escolher consumíveis para trabalhos com cuidados especiais. Com o material deste artigo você aprenderá como escolher um fio para soldar alumínio, o que é, quais são as características que possui.
Peculiaridades
Arame para soldadura de alumínio - arame de adição de alumínio de secção pequena, fornecido em forma de varão ou em bobinas. Seu peso é medido em quilogramas, é usado para soldar alumínio, o que apenas soldadores experientes podem fazer. Este consumível é usado para soldagem em máquinas semiautomáticas.
Existe uma película de óxido refratário na superfície do alumínio, que interfere na soldagem de alta qualidade. O fio de solda de alta liga precisa de proteção adicional.
Por causa disso, a soldagem a arco de argônio é usada para reduzir os efeitos negativos associados às influências ambientais devido ao isolamento.
Durante a soldagem, você deve monitorar o material de enchimento. Durante as manipulações do mestre, o consumível precisa de proteção. Portanto, é necessário usar um material especializado que é alimentado automaticamente na zona de soldagem na mesma velocidade. Além disso, a velocidade de seu fornecimento é superior, por exemplo, ao cobre.
O alumínio é um metal macio com baixo ponto de fusão. O material de preenchimento para sua soldagem transfere suas características para a costura de solda. Quanto mais forte for, mais forte será a própria costura. Nesse caso, o material soldado pode ser diferente, de forma que possa ser selecionado para uma liga específica com o alumínio (os produtos a partir dela costumam ter diferentes aditivos que aumentam sua resistência).
Normalmente, esse fio não muda suas propriedades quando a temperatura muda. Não enferruja, possui uma ampla gama de nomenclatura... Isso torna possível selecionar o material de enchimento com o diâmetro necessário com a maior precisão possível. Ao mesmo tempo, o arame é adequado para soldagem manual e automática.
No entanto, tem várias desvantagens. Por exemplo, um filme de óxido também é formado nele, e é por isso que ele precisa de um processamento preliminar.
A falha em fazer isso afetará a qualidade das soldas. Também é ruim que uma grande variedade complique a escolha, quando não se sabe exatamente qual material terá que ser soldado.
O fio de enchimento deriva suas propriedades principais do alumínio. Devido à alta velocidade de sua fusão, é importante monitorar a precisão do ajuste da velocidade de alimentação do arame para a área de trabalho de soldagem. Ao trabalhar com ele, não há necessidade de altas temperaturas. Além disso, durante a operação, o fio não muda de cor, o que pode complicar o controle do aquecimento. Não reduz a condutividade elétrica do alumínio.
Visualizações
O fio de soldagem tem um diâmetro que varia de 0,8 a 12,5 mm. Além de bobinas, é comercializado na forma de bobinas e feixes. Muitas vezes, é embalado em sacos de polietileno selados junto com sílica gel. O diâmetro da variedade desenhada não ultrapassa 4 mm. A prensagem varia de 4,5 a 12,5 mm.
As propriedades químicas de um arame para soldagem de aços alumínio com dispositivo semiautomático sem gás são determinadas por sua composição. Com base nisso, vários tipos de consumíveis de soldagem podem ser distinguidos. Neste caso, a marcação indica o conteúdo de alumínio ou outros aditivos no fio:
- para trabalhar com alumínio puro (metal com quantidade mínima de aditivos), fio de adição da classe SV A 99que consiste em alumínio quase puro;
- quando for planejado trabalhar com alumínio com pequena proporção de aditivos, utilizar fio da marca SV A 85T, que, além de 85% de alumínio, inclui 1% de titânio;
- nos trabalhos com liga de alumínio-magnésio, utiliza-se arame de solda da marca SV AMg3que contém 3% de magnésio;
- quando é planejado trabalhar com um metal em que predomina o magnésio, um fio especialmente desenhado com marcações é usado no trabalho SV AMg 63;
- para metal contendo silício, um fio de solda foi desenvolvido SV AK 5consistindo de alumínio e 5% de silício;
- SV AK 10 difere do tipo anterior de matéria-prima consumível de arame em uma grande porcentagem de aditivos de silício;
- variedade SV 1201 Concebido para trabalhar com ligas de alumínio contendo cobre.
O arame de enchimento para soldagem de alumínio é produzido com uma orientação para 2 padrões principais.
GOST 14838-78 indica que este produto é projetado para o descabeçamento a frio de alumínio e suas ligas, nos quais ele domina. GOST 7871-75 - padrão para arame utilizado exclusivamente para soldagem de alumínio e suas ligas.
Além das combinações de alumínio / silício, fios de alumínio dopado com manganês e alumínio também estão disponíveis comercialmente. Na maioria dos casos, as matérias-primas consumíveis de uso universal são adquiridas para o trabalho. Embora a versatilidade seja considerada relativa, este arame oferece costuras de solda de alta qualidade. Não magnetiza, é um eletrodo único de um tipo especial.
Como escolher?
A escolha do fio de alumínio para soldagem deve ser correta. Disso dependem a qualidade e a confiabilidade das soldas formadas, além da estabilidade de suas características mecânicas. Para adquirir um consumível realmente de alta qualidade, você precisa considerar os seguintes parâmetros:
- resistência à tração da costura;
- ductilidade da junta soldada;
- resistência à ferrugem;
- resistência à fissuração.
Selecione um fio de solda levando em consideração o objeto a ser soldado. O diâmetro do consumível deve ser ligeiramente menor que a espessura do metal... Por exemplo, para folhas de alumínio com uma espessura de 2 mm, uma haste com um diâmetro de 2-3 mm é adequada.
Além disso, você precisa saber a composição do objeto para o qual o consumível está sendo adquirido. Idealmente, sua composição deve ser idêntica à do metal.
Um componente como o silício confere resistência ao fio. Em outras modificações, pode conter níquel e cromo. Essas matérias-primas consumíveis são utilizadas não apenas na engenharia mecânica, alimentos, petróleo e indústrias leves, mas também na construção naval. O fio de solda de alumínio de alta qualidade é um elemento indispensável para a soldagem a arco.
Se você não sabe exatamente o que está incluído no material disponível para soldagem, é melhor comprar um fio de adição universal para trabalhar o alumínio com a marcação SV 08GA. Nesse caso, é necessário levar em consideração o volume de matéria-prima consumível. Se uma pequena quantidade de trabalho for planejada, não faz sentido comprar grandes bobinas de arame.
Se um trabalho longo e semelhante for planejado, você não pode prescindir de um grande estoque de material. Nesse caso, é mais lucrativo comprar bobinas que diferem no comprimento máximo do fio consumível. Para não se enganar na escolha, preste atenção à temperatura de fusão do metal e do próprio fio. Você terá que trabalhar rápido para não queimar o metal. Portanto, é necessário que seja idêntico.
Difere principalmente devido à presença de impurezas na composição. Quanto mais difere a composição do arame e do metal, pior é a qualidade da solda.
Os aditivos auxiliares na composição das ligas podem causar o superaquecimento do metal, e o arame não atinge o estado necessário para a soldagem.
Com certeza, você pode prestar atenção na marca. Idealmente, o tipo de arame e metal a ser soldado deve ser idêntico. Se não corresponder, pode afetar a qualidade das soldas.
Você pode comprar fios de alta qualidade de fabricantes confiáveis. Essas marcas incluem ESAB, Aisi, Redbo e Iskra.
Ao escolher uma opção esquecida, não se deve esquecer a regra principal. O uso do material deve ser oportuno... Após a abertura da embalagem, o tempo de armazenamento deve ser reduzido a um valor mínimo. Quanto mais tempo o fio for armazenado, mais rápido ele se deteriorará. O máximo cuidado deve ser tomado ao armazenar o material em condições de alta umidade.
Na hora de comprar, vale a pena considerar que bobinas pequenas com arame enrolado para soldar alumínio não são adequadas para todas as máquinas. Se na escolha desta ou daquela opção houver dúvidas, pode consultar um vendedor.
Melhor ainda, acesse o site do fabricante e pergunte que tipo de fio é adequado para trabalhar com um metal específico.
Nuances de uso
Usar um consumível para soldagem de alumínio não é tão fácil. O material de enchimento está sujeito a empenamento e tem um alto coeficiente de expansão linear. O metal não é elástico, o que pode complicar a soldagem. Em vista disso é necessário garantir a rigidez de fixação do objeto soldado, para o qual podem ser utilizados diferentes pesos.
Imediatamente antes do processo de soldagem propriamente dito, é realizada uma preparação preliminar do metal. A superfície do próprio objeto e o fio são limpos do filme por meio de um solvente químico. Isso irá minimizar a probabilidade de rachaduras cristalinas. O pré-aquecimento das peças a uma temperatura de 110 graus ajudará a simplificar o trabalho e evitar o aparecimento de fissuras.
Veja abaixo como selecionar uma haste de enchimento.
O comentário foi enviado com sucesso.