Tudo sobre o estilo provençal no interior

Contente
  1. O que é isso?
  2. Princípios básicos
  3. Opções de acabamento
  4. Seleção de móveis
  5. Paleta de cores
  6. Decoração e têxteis
  7. Iluminação
  8. Decoração de salas diferentes
  9. Exemplos elegantes no interior

Qualquer dono de uma casa particular ou apartamento na cidade precisa saber tudo sobre o estilo provençal do interior, o que é. A renovação sensata dos quartos e o design das outras divisões, a formação de janelas ao estilo da Provença francesa e a utilização de flores ao estilo provençal são muito promissores. Existem várias opções de acabamento, existem requisitos para iluminação, têxteis e materiais decorativos e para o design de várias divisões.

O que é isso?

Ao descobrir o que é o estilo provençal, o que essa palavra significa, você pode imediatamente descobrir que se trata de um ramo do design francês. Muitos especialistas em design consideram isso parte do estilo country. Quando foi criado, as tradições centenárias da antiga habitação rural e as especificidades da vida na parte sul da França estavam interligadas. Portanto, ao desenvolver um interior adequado, deve-se levar em consideração o charme rústico e mostrar a máxima graça.

A história do estilo provençal começou no século XVII. Naquela época, motivos de classicismo estrito prevaleciam nos apartamentos ou casas da cidade na França. Já no campo, surgiram tendências completamente diferentes: uma aproximação com a natureza, ênfase máxima na naturalidade e no conforto. Por fim, as características do estilo provençal foram formadas nos séculos XVIII e XIX, quando se solicitou a disposição de habitações confortáveis, nas quais se pode sentir o encanto de dias medidos.

Já naquela época surgiu um traço tão característico como o predomínio de cores claras.

Ao descrever o estilo provençal, é especialmente notável que esta é uma opção de interior fácil. Seus outros recursos principais são:

  • a predominância de motivos florais;
  • o uso de tintas naturais;
  • usando móveis feitos de madeira envelhecida (de preferência se muito velha);
  • a inclusão em alguns casos de peças forjadas.

Princípios básicos

Ao criar um interior provençal, quaisquer referências a antigas propriedades e castelos chiques são inaceitáveis. Será luxuoso, mas não é um luxo aristocrático. Não é difícil implementar essa abordagem em uma sala espaçosa, mas os problemas são inevitáveis ​​em uma área limitada. Uma característica indispensável do design provençal é a "saturação de ar", que é um componente completo da composição. Os designers profissionais muitas vezes tentam criar interiores provençais com base em elementos de madeira. Os materiais feitos pelo homem devem ser evitados a todo custo.

Outros recursos importantes são:

  • uso ativo de plantas de interior;
  • introdução ao interior de pinturas e estatuetas;
  • iluminação natural máxima;
  • o uso de decoração natural;
  • decoração de quartos com porcelana, cerâmica, rendas;
  • rejeição de sombras escuras sombrias;
  • leveza máxima dos móveis e demais componentes da sala.

Opções de acabamento

Ao decorar uma casa privada no espírito da Provença, não se deve esquecer as divisórias interiores adequadas. Eles geralmente são executados em um padrão deslizante. Esses elementos são usados ​​em:

  • amplas salas de estar;
  • quartos de dormir;
  • banheiros.

Ao mesmo tempo, a tarefa estilística pode ser muito diferente. Assim, na sala de estar, uma divisória separa a sala de jantar ou abre uma saída para o terraço. No quarto, você precisa dele para criar um camarim ou dividir os cômodos.No caso de um banheiro, o destaque é a elegância e a ordem do ambiente. Algumas telas são feitas na forma de uma treliça, enquanto outras são projetadas como inserções transparentes de uma aparência requintada.

Sten

A escolha da opção provençal na renovação de uma moderna casa de campo implica um envelhecimento visual da composição. Gesso decorativo é freqüentemente aplicado nas paredes. Geralmente é formado sobre uma camada de gesso convencional. Em alguns casos, a pintura artística é praticada, mas é importante garantir que tudo não pareça muito pretensioso e pretensioso.

Portanto, você deve evitar cores muito brilhantes e uma abundância de ornamentos saturados.

Se não houver dinheiro suficiente, você pode recorrer à caiação banal ou pintar com cores claras. Essas soluções provarão ser a escolha ideal para qualquer casa provençal. Uma boa alternativa é o revestimento das paredes com painéis de madeira branca. Ladrilhos também podem ser usados, mas são principalmente adequados para cozinhas e banheiros. Se uma composição for criada no espírito da Provença moderna, também é permitido o uso de papel de parede: monocromático e decorado com flores ou listras.

Em alguns casos, as paredes provençais são até decoradas com tábuas. Com a seleção correta da textura, ela será percebida perfeitamente e proporcionará o isolamento acústico necessário. O processamento e instalação de painéis de madeira não é difícil. Com base nisso, uma variedade de composições de interiores são criadas. Na maioria das vezes, a superfície é pintada com tintas acrílicas de tom suave, incluindo tons claros de tijolo.

Voltando ao gesso decorativo, vale a pena observar vantagens objetivas como:

  • não há necessidade de nivelar a superfície com cuidado;
  • criação de um revestimento com acabamento técnico e estético;
  • resistência e durabilidade do material;
  • facilidade de mudança de cor;
  • estabilidade contra flutuações de temperatura e estresse mecânico.

Paulo

De laminado, mesmo imitando impecavelmente uma superfície amadeirada, em uma casa provençal terá que ser abandonada. Devido à discrepância estilística, você também deve esquecer o parquet, o linóleo e quaisquer carpetes. Isso não significa que não haja escolha. Na maioria dos casos, uma simples placa de madeira e ladrilhos são usados, ladrilhos geralmente têm cantos chanfrados. Ao imitar o ramo rural da Provença, você pode considerar várias idéias para pisos de tábuas pintadas ou não tratadas.

Teto

Ao decorar o tampo provençal, a madeira é preferível. Recomendação: para facilitar e reduzir o custo da obra, recomenda-se o uso de uma imitação de poliuretano de vigas naturais. Outra opção simples e econômica é aplicar tinta. No entanto, muito aqui depende dos meandros da seleção da composição de coloração.

Até pintar é possível, mas não pode ser feito sem a ajuda de decoradores profissionais, o que aumenta muito o custo da obra.

Algumas casas provençais também usam:

  • tetos tensos foscos de aparência simples;
  • revestimento com ripa e vigas suspensas;
  • revestimento com placas de gesso cartonado;
  • uma combinação de vigas e papel de parede;
  • uma combinação de elementos decorativos de gesso e gesso.

Seleção de móveis

Todos os produtos de móveis para o interior provençal devem ser visualmente harmoniosos e lacônicos. Praticidade é sempre uma característica obrigatória deles. Um requisito absoluto é apenas materiais naturais. Placas de partículas, plásticos e outras soluções sintéticas devem ser descartados imediatamente. É importante notar também que os móveis provençais devem carregar um toque de negligência leve, uma nota sutil de frivolidade.

Apesar de o estilo provençal preferir a madeira, nem todas as espécies são adequadas aqui. Raças leves, como:

  • cinza;
  • Carvalho;
  • Pinho;
  • Bétula;
  • faia.

Não é menos importante, entretanto, o que é feito desses materiais. No interior francês, deve haver pequenos guarda-roupas, armários e aparadores. O uso de pernas altas e encaracoladas é encorajado. Cada item deve parecer que está em uso há pelo menos 50 anos. Mesmo que não haja tinta gasta, pequenas lascas, esmalte rachado na mobília do gabinete, um certo "toque de antiguidade" ainda deve ser traçado.

Paleta de cores

A resposta à pergunta sobre as flores da Provença não é tão fácil quanto parece. Existem muitas opções para escolher, aqui a decisão específica depende das preferências e associações pessoais. Uma solução totalmente clássica é um tom de branco, que pode estar presente em móveis, em várias superfícies e na decoração. Muitas pessoas ficarão encantadas com a ideia de campos de lavanda estendendo-se no horizonte. Eles se encaixam em um conceito semelhante e uma referência ao verde da floresta densa (campo), e à extensão azul do mar (você pode até variar seus tons, se adaptar à situação e às suas intenções).

As nuances de um determinado espaço também são levadas em consideração.

Se a sala estiver voltada para o sul, deve ser visualmente "resfriada" e, se as janelas estiverem voltadas para o norte, uma cor mais quente é necessária. Em qualquer caso, a paleta inclui apenas cores suaves e discretas. É necessário decidir se expressará o humor conservador geral dos designers, ou experimentos são possíveis aqui. Se for muito difícil descobrir, você deve se concentrar em uma seleção dos cinco tons mais característicos:

  • cinza azul;
  • Oliva;
  • lavanda (às vezes misturada com rosa);
  • branco (ou creme);
  • ricas cores de terracota, amarelo ou pêssego.

Decoração e têxteis

Um ponto muito importante são os elementos de design das janelas provençais. Cortinas brancas compridas são um verdadeiro clássico neste caso. Para se livrar do tédio típico, é preciso usar composições com elementos decorativos, antes de mais nada, babados e inserções de renda. O que você definitivamente deve evitar são cortinas pesadas e pesadas. Mas o tule (especialmente organza) se encaixa quase perfeitamente.

Mas você também pode usar cortinas romanas clássicas. Para não sofrer com o encaixe do dispositivo de levantamento no interior, é necessário escolher opções com manipulação manual por meio de fitas. A tela pode ser feita de algodão puro e tecidos mistos. Ainda vale a pena considerar:

  • gaiola de tartan;
  • vichy;
  • cortinas em formato "café";
  • cortinas de linho;
  • lambrequins macios.

Itens de interior em um ambiente provençal não são apenas cortinas e molduras. Deve haver bijuterias: estatuetas de porcelana e caixas de madeira. Em muitas casas, pequenos vasos e castiçais decorativos ficam ótimos. Atenção: o interior com o espírito provençal combina-se organicamente com estantes abertas e as mesmas estantes. É muito bom colocar guardanapos de renda macia na prateleira, e a decoração já foi colocada neles. A verdadeira baixela provençal parece sempre simples e discreta.

Iluminação

É uma boa ideia usar luminárias elegantes e arejadas. Eles são geralmente decorados com elementos de ferro forjado perfurado que reproduzem a aparência de hera ou videira. Os plafonds podem ser feitos de tecido ou vidro, mas em ambos os casos é desejável pintá-los com motivos florais. Para a decoração de luminárias, recomenda-se o uso de peças de porcelana e madeira que lembrem flores ou castiçais. A área central principal da sala é iluminada pelos raios de um grande lustre no teto, que contém várias lâmpadas.

É complementado favoravelmente por luminárias de baixa potência que emitem luz difusa suave.

Esses dispositivos de iluminação são instalados:

  • nas mesas de cabeceira;
  • em desktops;
  • perto de poltronas, mesas, sofás;
  • nas paredes da entrada da casa.

Decoração de salas diferentes

Agora vamos ver como você pode decorar as instalações de uma casa ou apartamento no estilo descrito.

Quartos de dormir

Ao decorar não apenas quartos, mas quartos para meninas e mulheres, o uso ativo do branco é encorajado. A atmosfera necessária será criada por flores e gaiolas com ou sem pássaros. Um pequeno espelho também é uma característica obrigatória do quarto. Uma cama pequena em tal quarto é inadequada. Mas a presença de um dossel é uma ideia bastante atraente.

Em um projeto de design monocromático para um quarto, tons de bege são frequentemente usados. Você também pode usar uma cor de avelã, pó ou marrom claro. Ao formar um interior mais masculino, um esquema de cores azul é usado. Pode ser usado em combinação com tinta branca. Também vale a pena dar uma olhada nas soluções baseadas nos tons verdes claros.

Cozinhas

Também é útil saber decorar uma pequena cozinha ao estilo provençal. Nesse local, você pode usar ativamente uma variedade de cores, mas com a condição de que combinem bem entre si e não pareçam excessivamente brilhantes. O princípio é simples: eles pegam uma cor pura saturada e "obstruem" com tons de branco, cinza ou azul. É extremamente importante: os acentos de cor não podem ser usados, pois eles quebram imediatamente a harmonia e contradizem fundamentalmente o conceito geral. As fachadas dos móveis podem ser de MDF fresado ou caixilhos transparentes.

Sala de estar

É muito importante organizar este cômodo corretamente, mesmo em uma casa grande. Nesse caso, tinta branca suave ou uma combinação de café com leite é bem-vinda. Paredes claras com enchimento de gesso áspero e motivos florais são freqüentemente usados. Os móveis podem ser feitos de madeira encerada e as pernas curvas são obrigatórias. Dos tecidos, aconselha-se tirar têxteis de algodão simples com motivos florais.

Banheiro e toalete

O design das áreas de banho e WC no espírito provençal tem características próprias. Como em outras salas, o uso de móveis leves com pernas encaracoladas é incentivado. Atenção deve ser dada à execução de espelhos, puxadores de móveis, porta-toalhas e outras coisas semelhantes. As torneiras devem ser grandes e equipadas com um bico curvo.

As pias (lavatórios) têm cantos arredondados.

Corredor

Nesta sala, o mobiliário é o mais adequado, correspondendo ao estilo dos clássicos modernos. É melhor não experimentar, mas pegar jogos prontos. Todo o interior é criado em no máximo três tonalidades. Para separar de outras salas em estúdios, racks e balcões de bar são usados. Molduras de gesso e forja artística criarão a comitiva necessária.

Tons de pêssego e menta são usados ​​ativamente nos corredores. As cores geralmente são claramente demarcadas; não é recomendado para formar transições. A superfície dos ladrilhos envelhecerá. Uma cômoda é colocada no centro da sala. Em uma das paredes, uma prateleira é colocada para pequenos itens (chaves, luvas, cachecóis, bonés, telefones e assim por diante).

Infantil

As cores nesta divisão são iguais às das outras áreas da casa. Além de estampas florais e outras plantas, você também pode usar cheques e bolinhas. São usados ​​papéis de parede lisos e impressos. É agradável e cómodo iluminar o quarto das crianças com a ajuda de um lustre equipado com uma corrente de metal. O quarto das crianças é uma exceção à ordem geral - é o único quarto no espírito da Provença onde os tapetes são adequados.

Sacada

Várias decorações bordadas podem ser colocadas na varanda provençal. Uma das paredes às vezes é decorada com tábuas. Pintá-los de branco ou deixá-los em sua forma natural fica por conta dos próprios donos. O papel de parede de uma ou várias cores criará o clima desejado. Painéis leves e ladrilhos de pedra são colocados no chão. O teto é forrado a madeira natural.

Em um sótão provençal, você pode usar vigas de madeira de uma cor relativamente rica. Se uma cama for colocada lá, ela geralmente será decorada com esculturas. O uso de um grande número de fotos de família ajuda a adicionar aconchego. Um tópico separado é o design de uma varanda ou terraço no espírito do estilo provençal. Essas salas são geralmente rebocadas sob tijolos sem nivelar as superfícies.

Ladrilhos de terracota são colocados no chão, as costuras entre as quais terão de ser limpas. O teto será decorado com ladrilhos de cerâmica, tijolos ou pedra natural. É lógico colocar sofás e mesas de chá forjados. Os armários são pintados com ornamentos verdes ou azuis.

É permitido o uso de móveis de vime.

As escadas no interior provençal, é claro, são feitas estritamente de madeira. Sua textura pode ser um pouco desleixada, mas essa negligência deve ser bem pensada. As cores verde escuro e marrom são preferidas. A cor específica é selecionada levando-se em consideração como ficará na luz natural e elétrica. Sem problemas, você pode colocar não apenas uma escada reta, mas também uma escada curva.

Exemplos elegantes no interior

Um bom exemplo de belos interiores no estilo provençal é este exemplo. Cadeiras encaracoladas com costas de malha alinhadas em torno de uma mesa de madeira escura parecem muito atraentes. O quarto é habilmente usado com decoração floral. Um lustre de teto incomum torna o quarto original. Tetos estruturados com vigas e paredes de cores claras são bem recebidos.

Uma solução alternativa envolve o design de uma sala muito iluminada com objetos decorativos brilhantes. Uma cortina de tecido, franzida em pregas e envolvendo parcialmente o espelho oval, ajuda a tornar o interior mais agradável. Há flores em uma mesa baixa com pernas encaracoladas e um baú embaixo. Essa combinação é percebida positivamente. A cor provençal também é fornecida por pequenas pinturas temáticas nas paredes. Portas de vidro branco completam a composição.

Para uma visão geral de uma casa de campo em estilo provençal, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário