Características das cômodas de estilo provençal

Características das cômodas de estilo provençal
  1. descrição geral
  2. Variedade de formas
  3. Materiais (editar)
  4. Paleta de cores
  5. Como escolher?
  6. Onde colocar?
  7. Exemplos no interior

Um estilo de interior chamado Provença, apareceu no século 17 no sudeste da França. As regiões dessas terras atraíram pessoas ricas com suas paisagens naturais e sabor inesquecível de aldeia. Os citadinos das propriedades de elite com o chique francês começaram a transferir elementos do exotismo rústico para a vida da cidade, tentando diversificar os interiores clássicos com uma decoração tão incomum.

Hoje, o estilo provençal não perdeu sua relevância e é uma das direções mais simples e procuradas no design. Entre seus muitos componentes, a cômoda se tornou a epítome do rústico chique. Este detalhe do interior é usado para mobilar quartos na tradição do país francês. Vamos dar uma olhada mais de perto nas características das cômodas de estilo provençal.

descrição geral

Para interiores provençais, uma cômoda é uma das principais peças de mobiliário. As principais características da cômoda de estilo provençal são materiais naturais com os quais os móveis são feitos, bem como as sombras e tons claros usados ​​para pintá-los. A aparência da cômoda na maioria das vezes tem formas arredondadas suaves, a ausência de cantos e arestas vivas, bem como pernas cacheadas graciosas de várias modificações.

Uma cômoda provençal é mais valorizada se parecer gasta e envelhecida.

Permitido aplicação de verniz fosco na superfície do móvel, e como decoração pode ser usada escultura em madeira, acessórios forjados, decupagem, cores contrastantes... O chique da Provença está em simplicidade e funcionalidade dos itens... Deliberar negligência, que é inerente aos móveis de estilo provençal, dá aos produtos um toque adicional de romantismo e antiguidade.

Os móveis usados ​​para o estilo provençal sempre tiveram textura fosca e tons discretos: bege, creme, areia, azeitona, azul, mostarda, cinza, rosa claro, café, azul e outros tons pastéis. Tons escuros são usados ​​para pintar detalhes que precisam ser enfatizados. Além disso, o foco pode ser alças encaracoladas ou fechaduras de cômoda.

Variedade de formas

Desenhos complexos e formas abstratas - não se aplica ao estilo provençal. Esta direção no design se distingue pela suavidade e simplicidade de linhas, elementos discretos, funcionalidade e ergonomia. Mesmo a menor cômoda pode ter uma grande capacidade, mas ao mesmo tempo não ocupará muito espaço e atrairá atenção desnecessária.

Uma cômoda rústica clássica pode ter pernas de vários comprimentos ou ficar em uma plataforma... Acredita-se que quanto maior o comprimento das pernas na cômoda, mais elegante será o seu design. A superfície de sua bancada pode ser feito com cantos arredondados ou tem laterais pequenas.

Os detalhes da mobília foram esculpidos com uma deliberação rude de modo que ficou claro que esta peça de mobiliário foi feita à mão.

A cômoda pode ser alta ou baixa, quadrada, oval ou redonda, larga ou estreita. Este móvel pode ser projetado para ser instalado ao longo de uma parede ou como um móvel de canto.

É impossível imaginar uma cômoda sem gavetas... Eles podem ser do mesmo tipo ou variar em tamanho. A sofisticação e a individualidade da cômoda são dadas não só pelo seu design, mas também pelo acessórios. Canetas para ele pode ser de madeira, forjada, esculpida. Além de puxadores, cómodas foram decoradas decoração em latão, bronze ou cobre. Tais elementos conferem originalidade e raridade ao móvel. Quanto às dimensões da cômoda, não existem normas claras para este mobiliário. O tamanho depende da funcionalidade do item e de sua função no interior.... Os itens decorativos podem ser em miniatura e instalados em um quarto ou em um corredor estreito, enquanto as cômodas projetadas, por exemplo, para guardar roupas de cama, são volumosas e substanciais.

Materiais (editar)

Para a fabricação de uma cômoda no estilo provençal é usado madeira maciça natural. Móveis feitos de carvalho, pinho, bétula, amieiro, difere em durabilidade e aparência naturalística. Uma cômoda provençal de madeira traz consigo um pedaço de calor, natureza e conforto para o quarto. Eu quero tocar esses produtos, examiná-los, inalar cheiro de madeira... Freqüentemente, as cômodas de madeira dos séculos passados ​​eram decoradas elementos forjados. Esses detalhes, via de regra, eram cobertos com tinta para combinar com o produto e, com o tempo, o brilho do metal foi se expondo - e isso deu à penteadeira um charme especial, enfatizando sua venerável idade.

Nas fachadas das antigas cômodas, é possível encontrar pequenas cravos decorativos... Esta decoração descomplicada enfatiza a simplicidade do produto e enfatiza sua origem rústica. Além de puxadores, fechaduras e cantos de metal, os móveis em estilo provençal foram decorados com pintura, que foi colocada na parte frontal e lateral de um produto de madeira. Mais frequentemente usado para decoração motivos florais simples.

A pintura de amostras de móveis antigos era feita à mão, agora a imitação de antiguidades é realizada na técnica de decoupage.

Um traço característico dos materiais destinados à fabricação da cômoda é o de trabalho não use produtos modernos para marcenariaaglomerado ou MDF com laminação. O estilo rústico envolve o uso de uma única peça de madeira, que, quando processada, mantém sua textura natural e uma sensação de calor vivo.

Paleta de cores

Móveis feitos no estilo country francês são diferentes superfícies mate e simplicidade de formas. Estes produtos semi-antigos são pintados com cores discretas, cuja tonalidade se aproxima dos tons naturais. Uma cômoda de estilo provençal pode ser branca, azul, verde, creme, lavanda e qualquer outro tom de pastel.

Móveis rústicos devem ter efeito envelhecido.

Essa abordagem nos permite enfatizar que a cômoda ficou muito tempo sob os raios do sol do sul e acabou queimando um pouco. O mesmo efeito é obtido com a decupagem. Para criar um efeito de antiguidade, a superfície da fachada é revestida com um verniz craquelado especial que, ao ser polimerizado, cria um efeito de fissura, valorizando a originalidade do móvel e o seu estilo retro.

Muitas vezes, para dar uma aparência rústica a um produto moveleiro, eles recorrem à tecnologia patinação... Este método permite obter belos resultados que enfatizam os elementos destacados da decoração. Qualquer opção de envelhecimento artificial ou decoração da cômoda parece única. Esta peça de mobiliário dá um contributo inestimável para o aspecto geral do interior, concebido no estilo provençal.

Como escolher?

Para selecionar móveis adequados para interiores em estilo provençal francês, deve-se prestar atenção não apenas à forma e ao tamanho das estruturas, mas também à sua compatibilidade com a decoração geral da sala.

Ao escolher uma cômoda para esses fins, os designers recomendam prestar atenção aos seguintes detalhes importantes:

  • os móveis usados ​​no estilo country francês devem ser feitos apenas de folhas de madeira natural; as placas de aglomerado modernas e econômicas para móveis provençais são completamente inadequadas, caso contrário, um produto feito de tais materiais parecerá um remake de baixo grau;
  • a cômoda deve ser escolhida em função do tamanho do cômodo, e também levar em consideração a função a que se destina este item;
  • para divisões de pequena dimensão, é aconselhável escolher um produto de mobiliário que tenha uma aplicação multifuncional, por exemplo, arrumação de coisas e toucador, suporte de TV e colocação de roupa.

Ao comprar uma cômoda provençal antiga ou um novo produto estilizado antigo feito à mão, você precisa preste atenção à força dos corredores da gaveta. Estas peças de mobiliário podem ser substituídas por novas numa velha cómoda, enquanto cumprem a sua função de manter as gavetas em bom estado.

Onde colocar?

O estilo rural do interior francês sempre parece aconchegante, com sua proporção inerente de elegância. Móveis feitos no estilo provençal são famosos por sua simplicidade de forma, design e decoração. Já a cômoda provençal é considerada uma peça universal, pois pode ser colocada em quase qualquer lugar desejado, desde que haja espaço livre suficiente para isso.... A cômoda deve ser facilmente acessível e deve ser combinada com todos os outros detalhes de design. O local mais comum para a localização da cômoda é escolhido em várias salas.

No quarto

Quando as dimensões do quarto são pequenas, ao instalar uma cômoda nele, você pode abandonar completamente uma estrutura tão volumosa como um armário de linho. Se a área do quarto for bastante espaçosa, ao lado da cômoda versátil e espaçosa, você pode colocar vasos com plantas ou armários. A cômoda provençal pode ser colocada nas imediações da cama ou perto da penteadeira. Esta peça do interior é linda, localizada na abertura entre duas janelas, de onde raios de sol incidem sobre a superfície dos móveis. Seria apropriado instalar um espelho grande ou um abajur com abajur na cômoda.

Na sala de estar

Existem muitas opções para colocar uma cômoda provençal na sala de estar. Muitas vezes, este elemento do interior é usado como um suporte de TV, para a instalação de um grande vaso ou vaso de flores. Em uma mesa horizontal, você pode colocar uma imagem, colocar velas, estatuetas decorativas ao lado dela.

A cômoda é colocada ao longo da parede entre armários simetricamente localizados com utensílios.

Muitas vezes, a cômoda envelhecida provençal na sala de estar pode ser vista localizada em frente ao sofá ou canto macio na área de lazere ele também é afortunado se encaixa em um nicho localizado dentro da parede... Usando uma cômoda o espaço na grande sala de estar pode ser dividido em 2 zonas, se você colocar este item atrás das costas do sofá e colocar vasos de plantas com plantas altas ao lado dele. Uma cômoda instalada entre duas janelas ou no canto de uma sala é linda.

Na cozinha

Muitas vezes, quando localizado na cozinha, uma cômoda desempenha uma função universal, então uma espécie de aparador cômoda com várias gavetas. Uma cômoda também pode ter prateleiras fechadas ou nichos profundos para colocar louças ou utensílios de cozinha. Se não houver espaço suficiente na cozinha, a cômoda é estreita e compacta. Nas gavetas deste móvel podem ser guardados talheres, guardanapos, pratos.

Alguns modelos de cômodas projetadas especificamente para a cozinha possuem seções para guardar garrafas de vinho ou prateleiras para arrumar os pratos.

Em todos os momentos, uma cômoda era considerada uma parte prática e conveniente de um interior residencial. A simplicidade das suas formas e o laconicismo de um design descomplicado trazem notas pronunciadas de calor, aconchego, conforto ao interior. Independentemente de onde esteja a cômoda provençal, o quarto se transforma, há uma atmosfera de leveza e uma espécie de chique francês.

Exemplos no interior

O estilo provençal é expresso em naturalidade harmoniosa e simplicidade modesta. Uma cômoda em um interior rústico costuma ser um elo importante em toda a composição.

Cor branca usada na solução de estilo País francês, cria uma atmosfera de limpeza e conforto. Os tons suaves dos móveis, apesar de seu laconicismo, chamam a atenção.

Pintura na fachada de móveis provençais torna esses itens de interior distintos memoráveis ​​e atraentes. Um desenho no estilo provençal deve parecer envelhecido e desbotado; uma profusão de cores nesse estilo seria redundante.

A cômoda provençal é a única item de interior que pode ser incluído em qualquer composição de mobiliário e em todos os lugares parecerá apropriado e orgânico, transformando até mesmo o cômodo mais comum.

A forma clássica do estilo provençal - este é um móvel simples, mas sólido, que está equipado com várias gavetas longitudinais espaçosas. Esse modelo pode muito bem substituir um guarda-roupa volumoso e economizar muito espaço livre na sala.

Como decorar uma cômoda estilo provençal, veja o vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário