Tudo sobre máscaras de gás
Todas as pessoas precisam saber em detalhes o que é - uma máscara de gás, qual é sua estrutura, quais são os filtros e outros componentes do aparelho. Para a escolha certa, você deve estar atento às marcas modernas de máscaras de gás industriais, militares e civis, por suas características. Separadamente, vale tratar da seleção e do uso desses equipamentos, com sua configuração básica.
O que é e por que é necessário?
Como em muitos outros casos, a descrição deve começar com uma definição geral da própria coisa. A principal tarefa que qualquer máscara de gás resolve com eficiência variável é o isolamento do sistema respiratório, olhos e pele do rosto em caso de várias influências negativas. Designers de diferentes países criaram muitas centenas de modificações de máscaras de gás e seus componentes individuais durante 1915-2020. Mas embora uma máscara de gás como uma categoria de dispositivos sirva para proteger contra uma variedade de fontes de perigo, o mesmo não pode ser dito sobre modelos específicos. Uma variedade de substâncias pode representar uma ameaça à vida humana, saúde e plena atividade - e a diferença em suas propriedades não permite criar uma proteção universal. Não é à toa que, mesmo externamente, uma máscara de gás às vezes parece muito diferente, e seu desempenho visual depende principalmente das características técnicas do dispositivo. O objetivo principal é o seguinte:
- evacuação imediata dos feridos (envenenados ou presumivelmente envenenados);
- combate por tropas, polícia e forças especiais em um perigo químico;
- proteção contra fatores industriais ameaçadores (às vezes de toxinas naturais);
- protecção do pessoal médico, membros das equipas de salvamento de emergência de potenciais riscos na prestação de assistência, eliminação de incidentes;
- levantamento de áreas e instalações potencialmente perigosas em termos químicos;
- proteção dos bombeiros do monóxido de carbono no combate a incêndios;
- garantindo a segurança ao trabalhar em contêineres fechados, subterrâneos;
- tratamento com substâncias tóxicas (desinfecção, desinfecção, desratização);
- sobrevivência pessoal com liberação de toxinas, radiação.
Dispositivo e princípio de operação
O desenho da máscara de gás, com todas as diferenças externas, é geralmente mais ou menos o mesmo por várias décadas. A máscara facial isolante desempenha um papel muito importante no funcionamento normal do dispositivo. É ela quem impede a entrada de substâncias perigosas e de radiações na superfície principal do rosto. A máscara é feita de borracha, pois esse material é relativamente quimicamente neutro e confiável em uma ampla variedade de condições. A borracha é pintada de preto ou cinza, as exceções são raras. A estrutura da máscara inclui as seguintes partes principais:
- edifício comum;
- unidade com oculares de vidro;
- dispositivo especial - carenagem;
- uma caixa com uma válvula de gás.
Diferentes modelos usam máscaras simples e máscaras de capacete. A segunda opção envolve cobrir completamente o rosto, cabelo e orelhas. Curiosamente, nas máscaras de gás para as tropas, os ouvidos são abertos ou dotados de ranhuras, porque a comunicação entre vários militares é a chave para a conclusão bem-sucedida das tarefas e para a própria sobrevivência das unidades.
A diferença entre versões específicas também pode estar em seu tamanho. Às vezes, o esquema do dispositivo de máscara de gás envolve a remoção de todas as peças-chave do plano frontal (o que simplifica a manipulação com dispositivos ópticos). Alguns modelos têm lentes superdimensionadas ou até estão equipados com uma ocular grande em vez de duas lentes tradicionais. O papel das carenagens é soprar o vidro por dentro. Como resultado, a visibilidade dos objetos ao redor é significativamente melhorada; os vidros são selecionados de forma que não haja risco de embaçamento. Um sorvente atua nas caixas de filtro das máscaras de gás, absorvendo substâncias perigosas e / ou convertendo-as em uma forma segura. A composição desse sorvente determina quais toxinas específicas e em que concentração ele será capaz de parar.
Classificação por propósito
Os tipos modernos de máscaras de gás são os seguintes:
- proteger os órgãos respiratórios de poeira e aerossóis;
- prevenir a penetração de radiação, cloro e outras toxinas específicas;
- contendo monóxido de carbono (devido ao equipamento com cartuchos de hopcalite);
- prevenção de danos por poeira radioativa, microorganismos (incluindo vírus e esporos de fungos).
Filtrando
O próprio nome dessa categoria sugere que eles interrompem as substâncias tóxicas e, assim, bloqueiam seus efeitos sobre os humanos. Ao mesmo tempo, o ar externo, após ser limpo em um filtro especial, passa silenciosamente. Teoricamente, o tempo de permanência em atmosfera contaminada com o uso desse EPI é limitado apenas por padrões de higiene. No entanto, o problema é que é necessária uma concentração de oxigênio de pelo menos 17% no ar ambiente. Se este requisito não for atendido, o uso de uma máscara de filtro de gás pode ser fatal. O filtro geralmente está localizado na parte frontal da máscara. Pode virar ligeiramente para o lado de forma construtiva. A caixa de absorção do filtro se ajusta perfeitamente à máscara facial. Nas condições mais perigosas, é recomendado o uso de dispositivos equipados com mangueira corrugada. A purificação do ar é realizada por adsorção sobre uma carga com uma camada de carvão ativado. Máscaras de filtragem de gás não podem ser usadas:
- se a composição química das toxinas não é conhecida exatamente;
- existe a possibilidade de suas mudanças abruptas;
- a concentração de substâncias corrosivas pode ser muito alta.
Isolante
Esses dispositivos bloqueiam 100% o caminho de substâncias tóxicas. Eles trabalham com confiança, mesmo que a concentração de fatores de risco seja muito alta. Mais precisamente, também existem concentrações nas quais a proteção é impossível - mas elas são simplesmente ultrajantes e não ocorrem em condições práticas reais. Nenhum ar respirável externo é usado. Os cilindros vestíveis contêm uma combinação de 70-90% de oxigênio e 1% de dióxido de carbono; tal mistura ajuda não apenas com a poluição do ar muito forte, mas também ao trabalhar em uma atmosfera sem oxigênio ou com baixo teor de oxigênio. Além disso, máscaras de gás com isolamento do ambiente externo podem ser usadas:
- quando a concentração de dióxido de carbono é superestimada;
- com a disseminação de amônia, cloro e outras substâncias que esgotam rapidamente o recurso de segurança dos filtros;
- para trabalhar em um ambiente com passagem garantida por caixas de filtro;
- para realizar várias manipulações completamente ou parcialmente debaixo d'água.
Tipos por campos de aplicação
Militares
Máscaras de gás militares fornecem boa proteção contra cloro, outros tipos de armas químicas e radiação; a concentração permitida de agentes nocivos é maior do que a de equipamentos de proteção civil, mas o espectro de substâncias a serem interrompidas é menor. Em que as características são geralmente suficientes para neutralizar a radiação penetrante, gases de guerra na forma de aerossóis e armas bacteriológicas. Para as forças armadas e serviços especiais, podem ser usados sistemas de filtragem e isolamento. Para o serviço militar, procuram usar máscaras de gás equipadas com interfone - pelos motivos descritos acima.
Os óculos oculares são equipados com filmes especiais que impedem os flashes de luz forte.Isso é muito importante em explosões nucleares e "convencionais". Todas as máscaras de combate contra gases contêm apenas máscaras faciais, que garantem a mais alta qualidade de proteção da pele e das mucosas. Foram os militares que começaram a usar essa técnica (quase imediatamente após os primeiros ataques com gás). Os primeiros modelos foram produzidos em milhões de peças, mas apenas algumas cópias sobreviveram até hoje. Uma máscara de gás tática pode ser usada não apenas por atiradores motorizados, soldados de química e outros tipos de tropas; também é usado por:
- policiais (especialmente soldados das forças especiais);
- soldados das forças especiais para inteligência e contra-espionagem;
- grupos antiterroristas isolados;
- sabotadores e contra-sabotadores;
- mercenários;
- membros de grupos ilegais.
Os modelos avançados costumam ser equipados com máscaras panorâmicas. Isso é exatamente o que muitas das amostras que estão a serviço de vários exércitos líderes na segunda metade do século XX. A cobertura total da face garante o mais alto nível de proteção possível. Separadamente, deve-se dizer sobre os bombeiros do RPE. Levando em consideração as especificidades do combate a incêndios, mesmo os modelos mais simples desse tipo são inicialmente equipados com cartuchos de hopcalite.
É obvio que A equipe que atende o chamado não pode saber com antecedência toda a composição das substâncias queimadas, suas prováveis transformações durante a combustão, bem como a possível liberação de toxinas. Portanto, apenas modelos de isolamento são usados. Há mais uma razão para seu uso - para eliminar o efeito do ar excessivamente quente. Mesmo por si só, sem levar em conta outros fatores, pode causar lesões graves no bombeiro ou, pelo menos, reduzir sua capacidade de trabalho. Importante: para pessoas comuns que não buscam extinguir um incêndio, mas tentam sair da zona de perigo o mais rápido possível, um dispositivo completamente diferente é pretendido - um autorresgate
Civil
Um dos tipos modernos mais comuns é a máscara de gás civil. Estritamente falando, esses modelos também podem ser úteis no curso de conflitos armados com o uso de armas químicas, mas têm um papel secundário. Eles protegem os civis dos gases de combate, no entanto, os militares possuem equipamentos mais avançados com uma especialização relativamente limitada. As máscaras de gás civis são usadas principalmente em emergências em tempos de paz. Eles devem ser usados se os recipientes com substâncias perigosas forem despressurizados na fábrica mais próxima ou se um trem "venenoso" descarrilar.
Industrial
As máscaras de gás industriais são projetadas para proteger os órgãos respiratórios e as membranas mucosas de agentes tóxicos que estão no ar de forma estável ou que podem ser descartados em uma situação de emergência. Esses equipamentos são usados em plantas químicas, petroquímicas e em outras empresas onde existam substâncias perigosas. Junto com os trabalhadores dessas fábricas, todas as pessoas que vivem na área de dano potencial devem ter uma máscara de gás industrial. Deve ser entendido que tais dispositivos têm um efeito estritamente seletivo. Eles são incapazes de proteger contra mais do que um grupo específico de substâncias ou mesmo um reagente.
Bebê
Este tipo de equipamento de proteção é projetado para crianças em idade escolar e a maioria dos pré-escolares. Para as crianças menores, meios de resgate mais específicos são necessários. Os métodos de aplicação e recursos de proteção são os mesmos dos modelos adultos. No entanto, está claro que os padrões de isolamento são raros. Seria difícil para as crianças carregar balões - tanto por causa de sua altura quanto por causa de sua menor resistência.
Selos
Cada fabricante tem o direito de criar sua própria rotulagem específica para equipamentos de proteção individual. E ainda, decifrar as designações é relativamente simples na maioria dos casos. Portanto, o GP é uma máscara de gás civil (para civis, exceto para trabalhadores em indústrias perigosas). A marca PDF denota modelos infantis. As câmeras KZD são projetadas para bebês e crianças de até 18 meses.Ao comprar uma nova máscara de gás, preste atenção ao seu número alfanumérico, onde as letras representam a toxina, e os números de 1 a 3 - a confiabilidade. Existem, por exemplo, opções:
- В1 - fraca proteção contra gases inorgânicos;
- O NO2 é uma boa ajuda na contaminação da atmosfera com óxidos de nitrogênio;
- Reaktor3 é um excelente recipiente de iodo radioativo e outras partículas tóxicas.
Equipamento
Quase sempre, uma bolsa para transportar uma máscara de gás vem incluída na entrega de fábrica. O conhecido GP-7 também inclui:
- 1 máscara facial;
- 6 filmes antiembaçantes;
- um par de algemas para isolamento;
- caixa de filtração e absorção de design especial;
- cordão de aperto (em borracha);
- instruções de operação.
Para versões isolantes, a composição é mais ou menos assim:
- bloqueio facial;
- nó com óculos;
- quadro comum;
- microfone;
- tubo de conexão;
- bolsa respiratória;
- o iniciador do trabalho do cartucho.
Fabricantes
Máscara de gás PMG "Nerekhta" ocupa uma posição merecidamente muito boa. A julgar pelas críticas, é até relativamente conveniente atirar de uma arma de cano longo tanto por uma mira aberta quanto por uma ótica; não é difícil usar binóculos e óculos balísticos. O SMS antigo só pode ser usado quando não há outra alternativa. No PMG-2, é inconveniente olhar para baixo; além disso, em todos os modelos antigos, os interfones são insatisfatórios. Vale destacar também o PMK-S, que é utilizado até mesmo pela Guarda Nacional. Na Rússia, as máscaras de gás são feitas hoje:
- Tambovmash;
- Sorbent OJSC;
- EKhMZ nomeado após Zelinsky;
- "Breeze-Kama".
Como escolher?
A seleção da melhor máscara de gás em termos de características e grau de proteção não é tudo. Para selecionar o anexo certo para um usuário específico, você precisa medir sua cabeça. Mais precisamente, você precisa descobrir o comprimento dos dois círculos. O primeiro passa pelo topo da cabeça, queixo e bochechas, enquanto o segundo conecta as sobrancelhas e as aurículas. A soma das medidas (em centímetros) é dividida em 4 categorias de tamanho de chave:
- 92,5-95,5 - 1º tamanho;
- 95,5-99 - 2º tamanho;
- 99-102,5 - 3º nível;
- mais de 102,5 - 4ª categoria.
Como colocar?
É importante notar que existem várias técnicas e métodos de colocar uma máscara de gás (não apenas prescritos nos antigos manuais de defesa civil). Mas todas as opções visam a aplicação de proteção mais rápida possível. A versão clássica é a seguinte (se a máscara de gás for inicialmente colocada na posição "pronta"):
- parar de respirar;
- feche as pálpebras ao mesmo tempo;
- tire o chapéu (se houver);
- remova a máscara de gás;
- pegue o capacete-máscara com as duas mãos pela parte mais grossa da borda inferior;
- coloque os polegares do lado de fora e mantenha o resto do lado de dentro;
- empurre a parte inferior da máscara contra o queixo;
- faça um movimento brusco e coloque uma máscara o mais rápido possível;
- remova todas as distorções, endireite;
- respire profundamente ruidosamente;
- abra seus olhos;
- retome a respiração e execute todo o trabalho planejado.
Como usar?
Para uma máscara de gás específica, a confiabilidade é determinada pelo poder da proteção do gás e o nível de estanqueidade. Em caso de falta de segurança ou vazamento, agentes perigosos podem penetrar sob a máscara facial. Portanto, é necessário proteger cuidadosamente a geometria do dispositivo de proteção, e se for violado - descarte-o imediatamente. Embora as válvulas de expiração sejam mais confiáveis, elas devem ser cuidadosamente limpas após cada uso. O prazo de validade de um modelo específico é definido pelo fabricante, mas na maioria dos casos é impraticável utilizá-lo após 5 anos.
Sempre que possível, o uso de máscaras de gás deve ser mínimo. Mesmo as melhores versões deles não são capazes de fornecer respiração completamente fisiológica. Antes de cada uso, é necessário inspecionar a máscara para que não haja falhas, danos mecânicos (perfurações, cortes, rasgos, amassados).A norma de funcionamento diário e de sessão não deve ser ultrapassada, exceto nos casos mais extremos e especialmente em situações difíceis. O uso de RPE é permitido apenas em bolsas especialmente projetadas - bolsas, mochilas, sacolas domésticas e tudo o mais não podem ser usados.
Um tópico separado é o armazenamento de máscaras de gás. Remova-os e os componentes individuais apenas quando necessário. O próprio dispositivo de proteção deve ser protegido contra umidade. Na estação fria, é aconselhável usar máscara de gás por baixo da roupa. Se possível, é melhor mantê-lo afastado de sistemas de aquecimento.
Armazéns para máscaras de gás:
- deve excluir a luz solar direta;
- são projetados com a expectativa de um nível mínimo de poeira (o melhor de tudo - com pisos autonivelantes, de concreto ou asfalto);
- equipado com ventilação confiável;
- possuir iluminação básica e de emergência;
- deve excluir a entrada de água líquida até na própria sala, sem falar do EPR;
- não pode ser usado simultaneamente para armazenar substâncias tóxicas, corrosivas, radioativas e inflamáveis.
Para obter informações sobre como usar corretamente uma máscara de gás, consulte o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.