Características das máscaras de gás PMK

Contente
  1. Descrição e propósito
  2. Dispositivo e princípio de operação
  3. Especificações
  4. Principais modificações
  5. Armazenar

Máscara de gás PMK é uma família de máscaras de gás desenvolvidas pelas Forças Armadas Soviéticas e depois modernizadas pelas Forças Armadas RF. Tem uma versão civil, a GP-7, que possui lentes redondas, ao contrário das lentes trapezoidais da bateria secundária militar, que são mais confortáveis ​​de usar.

Descrição e propósito

PMK pode ser decifrado como "caixa de máscara facial". Pertence a dispositivos militares de filtragem para proteger o sistema respiratório, olhos e pele de produtos químicos nocivos e outras impurezas. Ao mesmo tempo, o teor de oxigênio na atmosfera não deve ser inferior a 18%, uma vez que a máscara de gás não possui sistema próprio de suprimento de oxigênio independente, como nos EPIs (equipamentos de proteção individual) e respiradores de mangueira.

As máscaras de gás PMK são bastante confiáveis ​​e versáteis, proporcionam boa audibilidade para negociações. A grande reserva do filtro permite que você permaneça nele o tempo todo.

No entanto, o prazo de validade e as condições de armazenamento da caixa de filtro estão no lugar mais importante, pois o tempo de uso é limitado.

Hoje, existem muitos tipos diferentes de máscaras de gás e marcas de filtros projetados para certas substâncias que não podem exceder 82% do volume total de ar. Esses produtos são eficazes contra radiação, vapores, a maioria das toxinas, gases e aerossóis transportados pelo ar, incluindo vírus e bactérias.

De acordo com o campo de aplicação, além do militar, existem modelos:

  • civil (adultos ou crianças);
  • industrial.

Os primeiros não requerem habilidades adicionais ao usar, mas toda pessoa comum espera que eles nunca sejam úteis. Os últimos são importantes uma ferramenta para a sobrevivência dos oficiais de inteligênciaAo realizar trabalhos perigosos.

A decodificação da máscara de gás PMK deixa claro que ela é muito mais eficaz do que um respirador simples para boca e nariz.

Quando se trata de desempenho e proteção, o PMC é realmente a melhor opção. Serve como resgate de BOV (agentes de guerra química) de ação rápida e lenta:

  • armas biológicas e químicas - patógenos perigosos que causam epidemias, SDYAV não letais e letais, laceração e irritação, paralisantes dos nervos, substâncias psicogênicas e asfixiantes;
  • nuvem aerodispersa de substâncias radioativas;
  • para proteger os órgãos da visão da radiação luminosa nuclear e termonuclear, são usados ​​filmes especiais (PSZG-2).

Dispositivo e princípio de operação

Design PMK É uma máscara de capacete com encaixes de borracha ajustáveis ​​e uma caixa de filtro, que são fixadas entre si por meio de uma conexão de baioneta ou uma rosca com um diâmetro de 40 mm (Kr40x4 de acordo com GOST 8762-75).

O kit pode incluir:

  • capacete-máscara de diversas cores com óculos ampliados para maior visibilidade ao fotografar;
  • FPK com sistema de proteção aprimorado;
  • tampão de borracha;
  • adaptador para filtros roscados;
  • filme protetor de SIYAV;
  • anéis de vedação;
  • dispositivo não removível com uma membrana de fala;
  • capa de malha hidrofóbica para FPK;
  • manguitos de aquecimento;
  • bolsa de lona feita de tecido de duas camadas com um botão e dois fechos de tecido.

Ao contrário dos dispositivos civis, eles há um sistema de bebida com um tubo conectado a um frasco. O conjunto possui uma tampa especial que fornece líquido apenas quando conectado a uma máscara.

Atenção: se a poeira radioativa entrar na atmosfera, o uso de um sistema de bebida é estritamente proibido.

O princípio de funcionamento da filtragem PMK:

  • devido ao filtro anti-aerossol, o ar é purificado dos aerossóis;
  • os vapores são neutralizados graças ao catalisador de carbono absorvente.

Ao contrário dos EPIs isolantes, que apesar de possuírem sistema autônomo de saturação de oxigênio (utilizando um cilindro especial embutido), restringindo completamente o acesso ao ar ambiente, possuem duração limitada (até várias horas).

Instruções passo a passo para preparar o PMK para o trabalho.

  1. Uma das válvulas é vedada com um tampão de borracha (até a série PMK-3) e uma caixa de filtro é fixada na segunda, ou duas ao mesmo tempo nas versões posteriores.
  2. De acordo com o tipo de fixação (rosca ou baioneta), a caixa do filtro é aparafusada até o limite, ou rolando axialmente as peças no sentido horário, a baioneta do gargalo é alinhada com o recesso até ficar completamente vedada. O último método é mais confiável e é usado mesmo em hidrantes com cargas de vibração e pressão aumentadas, mas a primeira opção é muito mais fácil de implementar no campo. Existem adaptadores especiais para combinar máscaras de baioneta roscada ou vice-versa.
  3. Nas versões modernas, uma capa de proteção têxtil é colocada no FPK contra sujeira e precipitação.
  4. O cano do bebedouro é aparafusado no frasco, nos novos modelos é removível e não atrapalha a conversa.

Por vários anos consecutivos, a máscara de gás PMK-4 está em serviço com as Forças Armadas de RF, substituindo a versão anterior da série 3 sem vidros monolíticos, que foi fornecida de 2000 a 2018.

Especificações

Principais parâmetros técnicos do PMK:

  • recurso FPK máximo - até 10 dias consecutivos;
  • uso contínuo 24 horas por dia;
  • resistência ao fluxo de ar constante a uma taxa de fluxo de 30 l / min - não mais do que 18 mm de água. coluna (180 Pa);
  • excelente audibilidade do interfone de membrana - até 95%;
  • ampla faixa de temperatura de trabalho - de -40 a +50 graus;
  • peso com filtro - 0,95 kg;
  • dimensões dobradas - 31 × 18 × 18 cm;
  • vida útil sem uso - até 15 anos.

Principais modificações

Uma visão geral completa das 5 últimas máscaras de gás militares produzidas no mercado interno, com instruções detalhadas de uso e os fatores mais importantes a serem considerados ao comprá-las, ajudará a restringir a escolha da melhor para a sobrevivência.

PMK-1

Primeiro fabricado em 1970, e na década de 80 começou a produção em série para as Forças Armadas da URSS, e mais tarde recebeu algum pedido com as Forças Armadas Russas. Usava os mesmos suportes roscados de 40 mm que a maioria das outras máscaras de gás soviéticas. A primeira máscara soviética com lentes triangulares e sistema de bebida. Devido ao fato de que a máscara PMK-1 é relativamente semelhante à PMK-3, ela ainda é usada na Rússia como máscara de gás de treinamento.

Deve-se destacar que existe um modelo para canhotos, o PMK-1 pode ser diferenciado pela presença de uma única porta de filtro (para fotografar com a mão direita).

Disponível em três tamanhos, numerados 1, 2 ou 3.

PMK-2

Após vários anos de serviço no início da década de 1990, o PMK-1 foi eventualmente substituído pelo novo PMK-2. Nesta versão montagens roscadas substituídas por montagens de baioneta, o que permitiu fixar o filtro com firmeza suficiente para que ele não oscilar. Além disso, agora ele pode ser instalado de qualquer lado desejado (para atiradores canhotos), um plugue é inserido na direção oposta.

Este filtro não contém amianto e é considerado mais seguro do que o GP-5.

Lentes trapezoidais aumentadas para um campo de visão mais amplo, pulseira de borracha de 5 pontos (substituível), disponível em 3 tamanhos (pequeno, médio e grande, respectivamente).

PMK-3

É uma máscara de gás da questão atual das Forças Armadas da Federação Russa... Na década de 1990, iniciou-se o projeto de substituição das máscaras de gás, já que os soviéticos conseguiram instalar o FPC em apenas um lado.

O novo modelo é uma modificação aprimorada com a possibilidade de disposição simultânea de dois lados dos filtros ou um em cada lado, dependendo das preferências.

Compatível com antigos filtros russos (usando um adaptador). Tem maior copos e aparafusar adaptador de tubo de bebidaequipado com uma tampa de válvula alternadora. O peso reduzido é de apenas 960g.

Fornecido com uma peça novatampa protetora do filtro, o que é necessário em condições de forte nevasca e chuva. Também inclui um espaçador de plástico que cria uma lacuna interna e melhora a eficiência do FPC, ao contrário da velha tampa do filtro que obstruía um pouco a passagem do ar.

PMK-4

Este é um dispositivo de proteção facial total panorâmica com um diafragma de fala, apresentando um conjunto de óculos de uma peça como dispositivos importados... Caso contrário, é muito semelhante à versão anterior com uma montagem roscada de 40 mm (Kr40x4 de acordo com GOST 8762-75). Filtros de baioneta podem ser conectados usando adaptadores.

PMK-5

A máscara de gás representa o último quinto modelo modernizado produzido pela empresa russa Tambovmash. Disponível em tamanhos pequenos e grandes. Para uso civil, há uma modificação do GP-21.

Tem conjunto de óculos monobloco flexível (comparável ao MCU-2, EUA) e cinto de borracha de 6 pontos.

Em geral, é muito semelhante à máscara industrial PPM-88. Todas as tiras podem ser ajustadas rapidamente, ao contrário das máscaras anteriores da série PMK.

Tem dois furos roscados 40 mm com plug e diafragma de voz na frente.

Armazenar

Com o funcionamento adequado, a máscara de gás dura até 2 anos., após o qual os filtros devem ser baixados ou substituídos.

A máscara do capacete é feita de um material composto de polímero com um capacete de borracha com 6 tiras, e o filtro consiste em uma caixa de metal com uma cobertura especial. O período de destruição dos materiais que compõem a máscara de gás está indicado no passaporte e nas marcações no corpo. A vida útil do FPC depende diretamente das condições em que é armazenado e é geralmente de 3 a 5 anos se as válvulas forem fechadas com bujões em ambos os lados.

A máscara foi projetada por 15 anos.

Condições de armazenamento:

  • sala bem ventilada com iluminação de back-up em caso de falta de energia;
  • grades nas janelas;
  • piso duro;
  • a presença de luz solar direta é inaceitável;
  • temperatura - de +5 a +15 graus;
  • conformidade com umidade até 60%, sem mudanças bruscas de temperatura de mais de 5 graus;
  • saneamento regular, prevenção e extermínio de roedores e insetos.

    Antes de cada uso da máscara de gás, execute verificar se há vazamentos e inspeção visual quanto à integridade de todos os componentes... Danos nas peças de borracha, arranhões e rachaduras no vidro, fixadores soltos, corrosão e amassados ​​em elementos metálicos, rompimentos nas roscas, sinais de umidade ou pó de talco durante o encaixe são inaceitáveis.

    As máscaras de gás PMK modernas são muito procuradas não apenas no exército, mas também entre os amantes civis do turismo e da história na Zona de Exclusão da usina nuclear de Chernobyl.

    A seguir está uma análise em vídeo das máscaras de gás PMK-1 e PMK-2.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário