Características das caixas de filtragem e absorção
Os fundamentos da proteção química são obrigatoriamente considerados no âmbito dos cursos escolares e universitários sobre proteção da vida e do trabalho. Mas nem todos se lembrarão do dispositivo e das regras para usar uma máscara de gás após a formatura. Portanto, para sua própria segurança vale a pena considerar as principais características das caixas absorvedoras de filtros e as regras atuais para sua rotulagem, dependendo da finalidade.
O que é isso?
Caixa de absorção de filtro para máscaras de gás É um dispositivo de proteção cilíndrico que é conectado a um tubo de conexão (uma mangueira corrugada conectada a uma máscara de borracha). Esses dispositivos são projetados para filtração direta da máscara de gás de entrada do ambiente externo de impurezas prejudiciais: venenos gasosos, poeira, substâncias radioativas, bactérias perigosas e outros gases, aerossóis e vapores que ameaçam a vida e a saúde humana.
A caixa de filtro consiste em um corpo de metal (estanho comum ou alumínio) preenchido com várias camadas de absorvedor.
Na maioria dos modelos, o absorvedor é dividido em dois segmentos, a saber: anti-aerossol e anti poeira... Carvão ativado, hopcalite, filtros de aerossol, algodão hidrófilo e materiais absorventes especiais são usados como materiais filtrantes, dependendo da marca da caixa. Normalmente uma camada de carvão ativado está presente em todos os modelos, independente de sua finalidade. Ele está sempre localizado no topo, desempenhando o papel de última barreira protetora. Entre as camadas da carga absorvente, existem grades que as separam.
A tela superior (mais próxima do tubo) é adicionalmente equipada com uma camada de papel absorvente, que evita que a poeira de carvão ativado entre no sistema respiratório de uma pessoa que usa máscara de gás.
Visualizações
Atualmente, à venda livre e em armazéns, é possível encontrar máscaras de gás e acessórios para eles, marcados de acordo com dois padrões distintos.
Os mais novos são rotulados de acordo com o padrão europeu comum, enquanto os produtos fabricados na era soviética têm sua própria rotulagem.
Vamos considerar essas duas classificações mais detalhadamente.
De acordo com a marcação adotada nos países da UE, as caixas de filtro de máscaras de gás industriais são dos seguintes tipos:
- A (castanho) - destina-se a filtrar vapores de substâncias com ponto de ebulição inferior a 65 ° C, bem como gases de origem orgânica;
- AX (castanho) - esta mistura permite a filtração de vapores de substâncias com ponto de ebulição superior a 65 ° C;
- B (cinza) - fornece purificação do ar da maioria dos gases inorgânicos (com exceção do monóxido de carbono);
- E (amarelo) - usado para proteger contra vapores e gases ácidos;
- CO (roxo) - grau especial para proteção contra monóxido de carbono (monóxido de carbono);
- K (verde) - filtra amônia;
- NÃO (azul) - o filler consiste em substâncias que removem óxidos de nitrogênio;
- P (branco) - projetado para proteção biológica contra aerossóis de vírus e bactérias suspensos no ar;
- Hg (vermelho) - protege contra o vapor de mercúrio e seus compostos perigosos;
- SX (roxo) - Oferece proteção contra armas químicas de destruição em massa;
- Reator (laranja) - protege contra isótopos radioativos de iodo e seus compostos, e também reduz a quantidade de partículas alfa que entram no sistema respiratório.
Na URSS, GOST 12.4.235-2012 estabeleceu as seguintes marcas de caixas:
- A (marrom) - as características técnicas do enchimento de tais caixas permitiam purificar o ar dos vapores de querosene e gasolina, acetona, benzeno, tolueno, xileno, vários álcoois e éteres, anilina, chumbo tetraetila, organoclorados e compostos organofosforados, substâncias aromáticas contendo nitrogênio e substâncias organohalogênicas;
- B (marcação amarela) - protege contra cloro, dióxido de enxofre, cloreto de hidrogênio, sulfeto de hidrogênio, fosgênio, cianeto de hidrogênio e óxidos de nitrogênio;
- Г (marcado com uma combinação das cores preto e amarelo) - usado para filtrar os vapores de mercúrio;
- KD (cinza) - protege contra amônia, sulfeto de hidrogênio e misturas contendo essas substâncias;
- E (preto) - usado para filtrar fósforo gasoso e hidretos de arsênio;
- M (vermelho) - uma opção semiuniversal que oferece proteção suficiente contra o monóxido de carbono (que pode conter pequenas impurezas de substâncias orgânicas), amônia, gases de origem ácida, fósforo e hidretos de arsênio;
- CO (branco) - um tipo especial de caixas para proteção contra monóxido de carbono;
- O BKF (a caixa é marcada com uma faixa branca vertical) é outro modelo semi-universal que oferece proteção contra gases de origem ácida, vapores orgânicos, aerossóis de substâncias sólidas, hidretos de arsênio e fósforo gasoso.
Todos esses modelos podem ser equipados com filtro de aerossol, proporcionando proteção contra poeira e sólidos e líquidos em suspensão, mas reduzindo a duração da operação efetiva do enchimento principal.
A presença de um filtro é indicada por uma faixa branca vertical ou por uma cor branca na parte inferior. Essas caixas são usadas junto com modelos desatualizados de máscaras de gás (por exemplo, GP-5) e podem não caber em versões mais novas, nas caixas de válvulas e mangueiras nas quais um projeto diferente da unidade de conexão pode ser usado.
Como escolher?
Ao comprar máscaras de gás e acessórios para eles, vale antes de tudo preste atenção à data de validade. Mesmo esses dispositivos confiáveis tendem a falhar, especialmente após armazenamento de longo prazo em condições inadequadas. Saturado com poeira e impurezas do ar de armazenamento circundante, os enchimentos perdem em grande parte suas propriedades de filtragem. Além disso, um papel importante na atividade de absorção de impurezas é desempenhado por estado da carga - quanto maior a superfície específica de suas partículas, mais ativamente ele filtrará o ar. A carga que se acumulou após o armazenamento de longo prazo não só se tornará um filtro ruim, mas também complicará significativamente a passagem de ar pela caixa.
Ao escolher uma caixa, preste atenção em sua aparência. Tente comprar componentes que podem ser reparados sem danos visíveis.
Escolher entre diferentes marcas de caixas, considere as emergências mais prováveis em suas instalações... Por exemplo, se um gasoduto de amônia passar nas proximidades, a marca de caixas mais adequada para você será K (de acordo com a classificação da UE) ou CD (de acordo com o padrão soviético), e se você comprar máscaras de gás para um armazém onde mercúrio é armazenado, então você precisa comprar caixas do novo Hg ou G pelos padrões antigos.
Veja abaixo o que está dentro da caixa do filtro.
O comentário foi enviado com sucesso.