Como colocar uma máscara de gás?
A máscara de gás é um dispositivo de proteção individual que permite limpar através de filtros o ar inalado por uma pessoa, contaminado com gases tóxicos e produtos químicos nocivos, as poeiras. Para usar uma máscara de gás em uma emergência para ser eficaz, você precisa conhecer e ser capaz de manusear o dispositivo. É importante não apenas escolher o tamanho certo para uma máscara de gás, mas também dominar a técnica de colocá-la rapidamente. Somente uma máscara de gás devidamente usada será capaz de proteger os órgãos respiratórios de uma pessoa e, portanto, preservar sua saúde e vida.
Preparação
A grande maioria da população civil não sabe como usar uma máscara de gás corretamente e, na vida, a maioria das pessoas nunca encontrou esse dispositivo de proteção pessoal. A colocação de um dispositivo de proteção de forma rápida e correta é ensinada na escola, onde é lida uma série de palestras sobre defesa civil para alunos, e essa manipulação também é dominada no exército e unidades do Ministério da Administração Interna, o Ministério de Situações de Emergência. Os especialistas desses serviços superam o padrão, cujo tempo é estritamente regulado.
O uso de máscara de gás justifica-se nos casos em que foi dado um aviso de "Gases" ou foi recebida uma mensagem sobre poluição radioativa ou química do meio ambiente decorrente de um desastre de origem humana ou em outras situações extremas.
Para usar um dispositivo de proteção pessoal, você precisa escolher o tamanho certo. Os parâmetros são determinados medindo o tamanho da circunferência da cabeça nas direções vertical e horizontal.
O parâmetro horizontal é medido no nível que passa na área da linha da sobrancelha, depois 3 cm acima do nível do ponto superior da orelha e passa ao longo da parte mais saliente da parte posterior da cabeça. O parâmetro vertical é medido no nível que passa pela região parietal, mais ao longo da bochecha e até o queixo. Os resultados obtidos devem ser arredondados para produzir um inteiro terminando em "0" ou "5".
Depois de feitas as medições, elas devem ser achatadas e a soma dos dois números determinará o tamanho do dispositivo de proteção individual. A escala de tamanho é parecida com esta:
- 1260-1310 mm - tamanho VI;
- 1265-1285 mm - tamanho V;
- 1240-1260 mm - tamanho IV;
- 1215 - 1235 mm - tamanho III;
- 1190-1210 mm - tamanho II;
- 1190 mm e menos - tamanho I.
A máscara de gás tem a capacidade de proteger não só o sistema respiratório, mas também os olhos, assim como o rosto e a cabeça, dos efeitos agressivos de substâncias perigosas. O design do dispositivo de proteção é baseado no princípio de filtração, mas nem todos os modelos serão capazes de proteger uma pessoa da amônia e outros produtos químicos, cujo ponto de ebulição excede 65 ° C, e nem todas as máscaras de gás economizam de carbono e nitrogênio óxidos. Para certos tipos de substâncias perigosas, foram desenvolvidos modelos especiais de máscaras de gás. Para alguns deles, a filtração ocorre por meio de um cartucho especial PZU-PU.
Ordem de execução
Para o uso de um dispositivo de proteção individual, regras especiais foram desenvolvidas, que prescrevem uma sequência de ações realizadas em etapas para colocar esse dispositivo de proteção em você.
O dispositivo de filtragem de ar pode ser usado antes do uso em várias posições: "viajando", "pronto" e "combate".
Na posição "arrumada", o dispositivo de segurança é considerado dobrado e embalado em uma bolsa de transporte.Mas nem tudo é tão simples quanto pode parecer à primeira vista. Para preparar a máscara de gás no estado "retraído", a instrução prescreve o seguinte algoritmo:
- a bolsa onde fica o equipamento de proteção dobrado deve ser jogada por cima do ombro do lado direito para que fique do seu lado, do lado esquerdo;
- o fixador do transportador deve ficar voltado para fora, ou seja, "longe de você";
- as alças da bolsa devem ser ajustadas de modo que a borda superior da bolsa de transporte fique alinhada com o seu cinto;
- antes de usar o dispositivo de proteção individual, é necessário inspecioná-lo - o capacete, a área das oculares, o sistema de válvula, o tubo são examinados quanto à integridade e adequação ao uso;
- se alguma peça da máscara de gás apresentar defeito, ela será substituída por uma nova;
- após a inspeção, a máscara de gás é dobrada e colocada de volta na bolsa, prendendo o fecho nela;
- ao caminhar, uma transportadora com dispositivo de proteção é movida para trás ou fixada ao corpo com uma corda, de modo a criar um ambiente confortável para os movimentos.
Quando a máscara de gás é colocada no estado "pronto", presume-se que pode ser necessário aplicá-la em breve, e a própria manipulação de colocar o dispositivo de proteção é chamada de estado de "posição de combate".
Posição de combate
Do estado "retraído", o protetor pode ser transferido sequencialmente para outro estado denominado "pronto". Para isso, você precisará realizar as seguintes etapas:
- desaperte a válvula de fixação no transportador com uma máscara de gás;
- se houver um toucado na cabeça, prepare-o adequadamente para removê-lo rapidamente, se necessário.
Após a conclusão dessas etapas, os meios de proteção devem ser transferidos para a posição de "combate".
O dispositivo de proteção é usado em um algoritmo específico:
- feche os olhos e pare o processo de respiração;
- remova o dispositivo de proteção dobrado do transportador;
- a máscara de borracha da máscara de gás é pega na mão, os polegares são colocados na área externa do capacete de proteção e os outros dedos de ambas as mãos são colocados em sua parte inferior na área do queixo;
- o terço inferior da máscara é levado para a área do queixo;
- com um puxão rápido direcionado de baixo para cima, a estrutura do dispositivo é colocada na superfície da cabeça;
- se houver dobras, elas precisarão ser endireitadas e, se a máscara não estiver bem usada, deve ser colocada novamente;
- abra os olhos e expire - agora a respiração pode ser realizada de modo natural.
O dispositivo é colocado em estado de "combate" quando existe o perigo de ser atingido por componentes venenosos em circunstâncias extraordinárias.
Em posição supina
Em alguns casos, é necessário usar uma máscara de gás quando a pessoa está deitada. Em tal situação, você precisará agir de acordo com o seguinte algoritmo:
- feche os olhos e pare completamente o processo de respiração;
- retirar o equipamento de proteção individual da transportadora;
- vire de lado e aplique o dispositivo colocando 4 dedos na superfície interna do capacete de borracha;
- expire completamente e abra os olhos.
Você pode colocar uma máscara de gás deitado de lado ou de costas.
Depois de colocar o dispositivo na cabeça, você precisa endireitar suas dobras e certificar-se de que a área dos óculos está na linha dos olhos.
Resistente à água
Devido a certas circunstâncias, o dispositivo de proteção individual pode ser exposto à exposição direta à água ou a condições de alta umidade. Para proteger a máscara de gás da umidade, é necessário desconectar a área das caixas de filtro na parte frontal e verificar o estado dos plugues ou tampas de borracha nos pontos de conexão com a máscara. Se a máscara de gás ficar molhada ou embaçada, todas as suas partes removíveis devem ser desconectadas, completamente limpas e secas, e os filmes substituídos.
Em seguida, o equipamento de proteção individual é remontado, dobrado e guardado em uma sacola de transporte.
Existem modelos de máscaras de gás, por exemplo, PMK ou PMK-2, em que é possível que uma pessoa beba o líquido de um frasco mesmo em um ambiente infectado. Para isso, a máscara de gás é dotada de uma entrada especial, na qual se encaixa um frasco com tampa e válvula de permeado. O líquido é coletado com antecedência em um frasco, em local limpo de qualquer contaminação.
Outras opções
Em certas situações, pessoas feridas podem estar na zona infectada. Para para colocar rapidamente uma máscara de gás em uma pessoa ferida ou ferida, você precisará mudar sua posição. Se possível, a vítima precisará estar sentada e colocar uma máscara de gás na posição sentada na mesma sequência como se você tivesse que usar esta ferramenta para si mesmo. Caso não seja possível sentar o ferido, para facilitar a tarefa, ele deve estar virado para o lado - isso simplificará muito o procedimento de colocação da máscara de gás.
O algoritmo de ações é o seguinte:
- sente-se na parte de trás da cabeça da vítima;
- levante a cabeça do ferido e coloque-a sobre os joelhos;
- remover o agente de proteção do portador da vítima;
- Pegue o capacete de borracha com as mãos de forma que na região do queixo os polegares fiquem do lado de fora e os 4 dedos restantes fiquem do lado de dentro;
- traga um capacete com máscara de gás sob o queixo da vítima e com um movimento brusco coloque-o na cabeça da pessoa.
A bolsa de máscara de gás deve ser fixada no corpo da vítima com fita adesiva.
E se a máscara de gás estiver danificada?
Se alguma parte da máscara de gás estiver danificada, será necessário substituí-la. Antes do uso, a máscara de gás é verificada quanto à operabilidade e, se for detectado algum dano ao dispositivo durante a verificação, ela não deve ser usada.
Acontece que o dispositivo de proteção externa parece ser adequado, mas no processo de sua aplicação verifica-se que possui uma parte defeituosa do tubo. Para corrigir a situação, respire, prenda a respiração, recoloque rapidamente o tubo e restaure a respiração novamente. Se for verificado que a integridade da máscara-capacete está danificada, então se for impossível remover a máscara de gás, a área do defeito é fechada pressionando o contato com a palma da mão. Na situação mais difícil, quando a máscara de gás está gravemente danificada, é necessário parar de respirar, fechar os olhos, retirar o capacete de borracha, desconectar o tubo de conexão e colocar sua extremidade na boca. Em seguida, você precisa pressionar as asas do nariz com os dedos de uma das mãos e continuar respirando pelo tubo de conexão, sem abrir os olhos.
Erros comuns
O dispositivo de proteção individual será usado corretamente se a área das oculares estiver alinhada com a linha dos olhos e o capacete-máscara se ajustar confortavelmente e sem dobras na cabeça e no rosto. Depois que o dispositivo é colocado na cabeça, a primeira ação é exalar o ar na máscara de gás, expulsando-o do circuito da máscara de gás. Esse ar é convencionalmente considerado contaminado, pois entrou no aparelho durante o processo de colocação.
Freqüentemente, as pessoas inspiram em vez de expirar, e esse é um erro comum e comum que pode causar envenenamento.
Depois de usar o equipamento de proteção individual, não é recomendável fazer movimentos bruscos da cabeça. Também é necessário atentar para o fato de que a respiração deve ser feita de maneira regular e profunda. Se você precisa correr, o início do processo começa com uma corrida leve, e então o ritmo é aumentado e o ritmo da respiração é ajustado a ele.
Outro erro comum é usar uma máscara de gás enrugada ou torta. Tal descuido ameaça o usuário com o fato de que não há sucção de ar a vácuo ao longo da linha de contato entre a máscara e o rosto, o que significa que a estrutura de proteção ficará com vazamento.Além disso, é importante prestar atenção à posição do tubo de conexão - ele não deve ficar dobrado ou torcido. Outros erros são considerados como tamanho incorreto do produto, ausência de etiqueta, válvulas sujas, tiras desajustadas da cabeça do capacete-máscara ou máscara de gás não possui conjunto completo.
Esses erros ao passar pelos padrões reduzem o desempenho. Idealmente, a máscara de gás deve ser usada dentro de 7 a 10 segundos e estar em conformidade com os padrões para este equipamento de proteção.
Você pode remover a máscara de gás em uma área limpa de poluição perigosa ou pelo comando “Remova a máscara de gás!”. O procedimento neste caso é considerado o seguinte:
- pegue a caixa de válvulas com a mão e puxe o capacete na sua direção;
- puxe o capacete para frente e para cima, liberando o queixo e o rosto e depois toda a cabeça;
- dobre o equipamento de proteção individual e coloque-o no carrinho, fixando o fecho.
No inverno, o uso de máscara de gás também pode ser realizado de forma incorreta. Freqüentemente, os usuários esquecem de aquecer a caixa de válvula com as mãos para evitar o congelamento e também de vez em quando de soprar as válvulas de expiração com um movimento brusco de ar na expiração.
Como colocar uma máscara de gás, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.