Onde as máscaras de gás GP-9 são usadas e como usá-las?
Cada coisa deve ser aplicada para o propósito a que se destina da maneira mais consciente e clara possível. Isso se aplica totalmente ao equipamento de segurança pessoal. É imperativo saber onde as máscaras de gás GP-9 são usadas, como usá-las e armazená-las. Isso é abordado neste artigo.
Peculiaridades
Entre outros meios de proteção individual dos órgãos respiratórios, a máscara de gás civil GP-9 destaca-se favoravelmente. Junto com os pulmões e o trato respiratório, o aparelho ajuda a proteger a pele do rosto e dos olhos. As membranas mucosas visíveis também serão cobertas de forma confiável. Uma faixa especial é usada para prendê-lo na cabeça. Nenhuma proteção de ouvido é fornecida.
GP-9 será capaz de parar:
- Substâncias toxicas;
- agentes biológicos em aerossol;
- poeira radioativa;
- vapores de mercúrio e mercúrio em forma líquida.
Ele oferece proteção contra agentes venenosos especiais e substâncias quimicamente perigosas que surgiram como resultado de acidentes. Os usuários de máscaras de gás podem falar e ouvir outras pessoas, inclusive usando vários meios técnicos. O dispositivo deve ser usado por civis e unidades de defesa civil que não sejam funcionários em várias situações de emergência.
Os especialistas observam que o GP-9 será capaz de interromper os radionuclídeos de iodo. O bloqueio de compostos orgânicos, incluindo radionuclídeos, também é garantido.
A máscara desta máscara de gás é do tipo volumétrico. É equipado com um obturador "independente", formado em estreita ligação com o corpo da máscara. Além disso, existe:
- bloco de óculos;
- válvulas para inalação e exalação;
- capuz;
- elemento de negociação;
- chapelaria.
A rosca do gargalo e da tampa na caixa de absorção do filtro é totalmente compatível com as máscaras de gás previamente lançadas. O material FPC está deformado (não destruído). Nesse caso, o teste não é necessário para detectar defeitos prováveis. Algumas modificações da parte frontal são equipadas com bebedouros.
Um conjunto de entrega típico para GP-9 inclui:
- filme antiembaçante;
- manguito para isolamento;
- Bolsa para transporte;
- cordões de borracha;
- manual de instruções.
Especificações técnicas:
- o peso bruto do conjunto é de 0,9 kg;
- dimensões totais - 28,5x21x10 cm;
- temperaturas permitidas: de -40 a +40 graus.
Onde é aplicado?
A máscara de gás GP-9 pode suportar:
- dióxido de enxofre;
- ácido cianídrico;
- ciclohexano;
- cloro;
- Cianeto de hidrogenio;
- clorocianogênio;
- vapor de mercúrio.
Essas características permitem o uso deste dispositivo:
- na produção industrial (exceto para instalações altamente perigosas);
- em canteiros de obras;
- durante a busca de emergência, recuperação de emergência e operações de resgate de emergência;
- para uso doméstico (para reparos, desinfecção, desinfecção e desratização);
- em condições de alta temperatura e ambiente quimicamente agressivo.
Como usar?
É necessário avaliar periodicamente a integridade e a facilidade de manutenção geral da máscara de gás GP-9. Ao mesmo tempo, o estado do obturador, o corpo da máscara e as tiras são avaliados. Além disso, é verificada a presença de fivelas e sua facilidade de manutenção.O conjunto de expiração é inspecionado após a remoção da tela e desparafusamento da sela. Em seguida, é necessário inspecionar as válvulas, se necessário soprá-las.
Depois de concluir essas verificações, eles testam ainda mais:
- vidro na frente;
- Punhos isolantes;
- cabos de pressão;
- a qualidade do nodo inspiratório e a junta nele;
- fixação da carenagem.
Se você encontrar vidro quebrado, uma rachadura, danos na caixa e na veneziana e outros defeitos mecânicos óbvios, você não pode usar uma máscara de gás.
É entregue à organização apropriada, marcando as áreas problemáticas com lápis ou marcadores químicos. Cada vez que você receber um novo GP-9, deve verificar se está completo com a descrição oficial.
- A montagem começa limpando a parte externa e interna da máscara. Para o processamento, use algodão ou trapos limpos. Em seguida, a máscara deve ser seca em temperatura natural. Após o término da secagem, os nódulos responsáveis pela inalação e exalação são purgados.
- Os adesivos de vedação são removidos da caixa do filtro e, em seguida, a tampa é removida do gargalo e a rolha de borracha é removida. Essas peças e a gaxeta são colocadas em uma bolsa de máscara de gás. A máscara é segurada com a mão esquerda e a caixa do filtro fixada com a mão direita - deve ser aparafusada na unidade de inalação até falhar.
- Em seguida, a colocação das correias do arnês é realizada de acordo com as instruções. Primeiro, as tiras frontal e temporal são inseridas nas fendas do meio das fivelas. Em seguida, as bordas livres das tiras da bochecha são inseridas nas fendas nas bordas das fivelas.
- Se um laço se formou, ele é removido puxando a tira através da fenda do meio. A direção do movimento está longe da borda livre da tira.
Colocar a máscara de gás GP-9 não difere da ação semelhante para outros modelos.
Cuidado e armazenamento
Quaisquer máscaras de gás devem ser cuidadosamente protegidas de choques, danos mecânicos, alta temperatura e pressão. As válvulas de expiração devem ser manuseadas com o máximo cuidado. É indesejável, se não necessário, retirá-los da caixa de válvula. Se as válvulas ficarem entupidas ou grudadas, elas são cuidadosamente purgadas.
A máscara suja é lavada com água e sabão (antes disso, o FPK é desmontado). Mesmo pequenas quantidades de água não devem estar dentro da caixa de válvula.
As máscaras de gás devem ser secas imediatamente após umedecer.
Guarde-os apenas em locais quentes e secos. Somente bolsas especiais são adequadas para transporte. A distância aos dispositivos de aquecimento deve ser de pelo menos 3 m. Não é permitido o contato de óculos e peças de válvula de diferentes máscaras faciais.
O vídeo a seguir fornece uma visão geral da máscara de gás GP-9 com MPG IZOD com GP 9kB OPTIM.
O comentário foi enviado com sucesso.