Tudo sobre máscaras de gás GP-5
Desde os tempos soviéticos, muitos de nós aprendemos a compreender que a segurança da vida cotidiana pode envolver o uso de máscara de gás. Se em outros países tal meio de proteção pode ser considerado altamente especializado e é necessário apenas para certas categorias de trabalhadores, então temos um meio de proteção muito popular máscara de gás GP-5, cujo nome é decifrado - uma máscara de gás civil. É preciso admitir que em algumas situações ele realmente não interfere, mas deve-se saber utilizá-lo corretamente e entender que mesmo esse aparelho de defesa não é onipotente.
Descrição e propósito
As máscaras de gás GP-5 e GP-5M são as mais conhecidas em nosso país - mesmo porque apenas a primeira dessas modificações foi produzida três vezes mais do que os habitantes da União Soviética. No passado, essa máscara de gás podia ser encontrada em quantidades suficientes em qualquer empresa e em abrigos especiais para a população civil. Eles estavam com muito medo do início repentino da guerra. Hoje, tais equipamentos são utilizados na maioria das aulas de OBZh como auxílio didático, bem como naquelas empresas onde seu uso prático é bastante provável.
A modificação GP-5 foi produzida na URSS de 1961 a 1989. Embora a esmagadora maioria das cópias nunca tenha aparecido na prática, os desenvolvedores tiraram as conclusões apropriadas das poucas que aconteceram. Como resultado, a modificação GP-5M apareceu mais tarde.
No momento, ambas as modificações não são as mais modernas e confiáveis, mas em muitas situações são perfeitamente capazes de salvar vidas.
O dispositivo é projetado para proteger uma pessoa do contato com a pele, olhos ou sistema respiratório de substâncias tóxicas e radioativas... Também protege contra contaminação bacteriana. Além disso, essa máscara de gás não é universal, uma vez que não é capaz de proteger os órgãos respiratórios de qualquer perigo. Muito também depende do armazenamento correto do dispositivo e da facilidade de manutenção do filtro.
Existe uma crença generalizada de que a máscara de gás GP-5 tem uma determinada cor - pântano ou preto.
Na verdade, o capacete-máscara de borracha, pelo qual a cor de toda a máscara de gás é geralmente determinada, pode ser quase qualquer cor, de modo que a definição do modelo de um dispositivo de proteção apenas pela cor está fundamentalmente errada.
Dispositivo e princípio de operação
A máscara de gás GP-5 consiste em várias partes principais, cada um dos quais tem sua própria função insubstituível, sem a qual o funcionamento normal do dispositivo de proteção não é possível. Para entender como esse dispositivo funciona, vamos estudar sua estrutura.
A principal função de proteção é realizada pelos chamados facial papelevitando o contato da pele e membranas mucosas do rosto com um ambiente potencialmente perigoso. Inclui máscara de capacete com carenagem - uma capa de borracha característica usada na cabeça, que os cidadãos desinformados costumam confundir com a máscara de gás inteira. Para visualização normal, uma montagem de óculos é organizada com duas rodadas separadas lentes Forma plana. As lentes, idealmente, devem ser equipadas com filmes especiais que evitem o embaçamento do vidro.
Algumas máscaras de gás também incluem punho de isolamento, garantindo que o vidro não congele, mesmo em temperaturas de congelamento. Na parte inferior da máscara está caixa de válvula, ajudando a dosar corretamente a quantidade de ar respirável.
O funcionamento do aparelho, obviamente, não se baseia na proteção banal de uma pessoa do meio ambiente, mas na filtragem do ar que entra no trato respiratório apenas por meio de um filtro especial. Elemento de filtro localizado na parte inferior do capacete-máscara, parece uma caixa cilíndrica característica de metal. Para o capacete-máscara caixa de absorção de filtro (FPC) preso com uma rosca de parafuso. Se necessário, você pode substituir esta parte da máscara de gás sem descartar o dispositivo inteiro. A caixa de absorção do filtro está equipada com um absorvedor de substâncias nocivas com baixo teor de metais preciosos, bem como um filtro anti-aerossol.
Qualquer cópia de uma máscara de gás por padrão deve ser equipada com um especial Bolsa com uma alça de ombro para transporte e armazenamento eficientes no campo. A bolsa padrão é equipada com três bolsos para guardar acessórios removíveis (filmes) para máscara de gás, curativo e proteção química.
Especificações
Aparelho GP-5 - este não é apenas um conjunto de peças, mas também uma especificação estrita específica que permite que você entenda quais condições uma máscara de gás de alta qualidade deve atender. Deve-se admitir que devido a desvios na mesma forma e tamanho da cabeça, todas as máscaras de gás não podem ser iguais, mas, no entanto, suas características técnicas são regulamentadas em detalhes.
Estes são os requisitos que uma máscara de gás GP-5 normal deve atender.
- O peso total do aparelho não deve exceder 900 g Ao mesmo tempo, não mais do que 250 g de peso recaem sobre a caixa de absorção do filtro. As partes frontais são permitidas em diferentes modelos, mas seu peso também é regulamentado: 400-430 g para ShM-62 e 370-400 g para ShM-62U.
- Quando dobrada, a máscara de gás deve ocupar um volume não superior a 12x12x27 cm A caixa absorvente do filtro tem dimensões mais precisas: 11,25 cm de diâmetro e 8 cm de altura com a tampa.
- As oculares e sua localização no rosto do usuário da máscara de gás devem fornecer à pessoa uma visão não inferior a 42% do normal.
- A estanqueidade do FPK é verificada da seguinte forma: quando é mergulhado em uma banheira com água por 8 a 10 segundos, nenhuma bolha de ar deve ser liberada. Em termos de pressão da coluna de mercúrio, a estrutura deve suportar até 100 mm de excesso da norma.
- A duração da proteção não é ilimitada - com o tempo, os filtros inevitavelmente entopem e vazam. Independentemente disso, o dispositivo deve fornecer à pessoa a oportunidade de se proteger do perigo.
A duração da proteção é determinada pelo cianogênio hidrogênio e cloreto de cianogênio - o dispositivo deve proteger seu usuário por pelo menos 18 minutos com uma concentração bastante alta desses gases no ar.
Dimensões (editar)
Quem já tentou usar uma máscara de gás, provavelmente sabe que o desenho é sempre palpável balança a cabeça - isso é absolutamente normal.
A máscara deve fornecer a cobertura mais próxima possível, a fim de evitar até mesmo o menor vazamento de substâncias tóxicas em seu interior.
É por isso que ao escolher um tamanho é necessário focar nas taxas de compressão normais. Os desenvolvedores, percebendo que cada pessoa tem um volume de cabeça diferente, criaram vários tamanhos padrão, e também desenvolveram uma tabela que permite descobrir qual é o seu tamanho.
O tamanho é determinado uma máscara de gás em torno da circunferência do rosto, que é medida levando-se em consideração a coroa e o queixo. Em seguida, escolha o tamanho de acordo com o seguinte princípio:
- circunferência menor que 63 cm - tamanho zero;
- o resultado está dentro de 63,5-65,5 cm - o primeiro tamanho;
- o resultado é 66-68 cm - o segundo;
- medida igual a 68,5-70,5 cm - a terceira;
- mais de 70,5 cm - o quarto.
Entre as dimensões, você pode ver lacunas de 0,5 cm, que não estão relacionadas a nenhum dos tamanhos. Isso é feito porque o tamanho menor pode colocar muita pressão na cabeça e o maior pode oscilar.Se a circunferência da cabeça mostra uma lacuna entre duas dimensões principais, vale a pena determinar experimentando as dimensões adjacentes - a escolha será individual e depende do formato da cabeça.
Deve ser esclarecido separadamente que o tamanho não se aplica a toda a máscara de gás, mas apenas ao capacete-máscara de borracha... Todas as caixas de absorção de filtro têm dimensões padrão, cabem em máscaras de qualquer tamanho e podem ser trocadas.
Como usar?
Se a máscara de gás nunca foi usada antes (ou não foi usada por muito tempo), então, antes de colocá-la, você deve limpe o exterior e o interior com um pano úmido... É claro que isso não deve ser feito em caso de emergência, quando é necessário agir o mais rápido possível. Os termos de uso também pressupõem soprando as válvulas de exalação.
Vale a pena utilizar apenas os equipamentos de proteção individual que estejam em bom estado, portanto, é obrigatória a inspeção periódica da máscara de gás quanto à presença de todos os elementos, integridade do capacete-máscara de borracha, ausência de ferrugem nas partes metálicas. Após remover a máscara de gás, limpe-a com um pano seco.
O GP-5 só funcionará se você colocá-lo corretamente. As menores lacunas deixadas entre as dobras da parte de borracha amassada podem se tornar um caminho para que elementos prejudiciais entrem no corpo. Por isso, é importante, mesmo em caso de emergência, não entrar em pânico, mas observar rigorosamente o procedimento de colocação da máscara de gás.
Tirando-o da bolsa, é preciso desdobrar o produto, esticá-lo com movimentos rápidos e confiantes, enfiando as mãos para dentro. Então, com as mãos ainda dentro, você precisa começar a colocá-lo pelo topo da cabeça. Quando sentir que o dispositivo está fixado no topo da cabeça, mova as mãos para baixo dentro da máscara e puxe para baixo de forma que a máscara de gás fique fixada no queixo.
Certifique-se de que não haja vincos ao redor das bordas da máscara - provavelmente com pressa ou por causa do cabelo mais comprido do que o comprimento típico de um militar. Se houver rugas, tente eliminá-las o mais rápido possível.
Nas aulas de OBZH e exercícios do exército, existem três posições em que uma máscara de gás pode estar.
- A posição retraída é relevante em condições de segurança. O aparelho é dobrado e fica em uma bolsa pendurada no lado esquerdo, usado no ombro direito. O fecho da bolsa deve ficar para fora de você.
- A posição "pronto" é aceita pelos comandos "Ameaça de contaminação radioativa" ou "Alerta do ar". Nessas situações, a bolsa se move de um lado para o outro e sua aba se abre para garantir.
- Uma posição de "combate" é adotada de forma independente na detecção de sinais de perigo, ou pelos comandos de "Gases" ou "Infecção" (química, bacteriana, radioativa). Nesse caso, o dispositivo é retirado da bolsa e colocado de acordo com as instruções revisadas.
Armazenar
De qualquer GP-5 não tem data de validademas isso não significa que não possa se deteriorar com o tempo. Deterioração uma máscara de gás depende muito de quão correta ou incorretamente foi armazenada. O próprio proprietário negligente pode se tornar a razão pela qual seu dispositivo de proteção pessoal deixou de desempenhar adequadamente suas funções muito cedo. Para que a estrutura permaneça confiável e não falhe em uma situação perigosa, algumas regras devem ser seguidas cuidadosamente.
Vamos considerar essas regras com mais detalhes. A melhor maneira de armazenar uma máscara de gás é em uma máscara de gásisso vem com ele. É necessário guardar o agente protetor dobrado - só assim caberá na bolsa. Uma máscara de gás devidamente dobrada ocupa um mínimo de espaço, enquanto o risco de danos mecânicos é significativamente reduzido.
Dispositivos de aquecimento localizados nas imediações de uma máscara de gás armazenada podem afetar adversamente sua estanqueidade.Altas temperaturas derretem a borracha da máscara, portanto O GP-5 deve ser mantido longe do calor excessivo.
A umidade é tão perigosa para uma máscara de gás quanto a alta temperatura. Isso pode afetar negativamente a funcionalidade do elemento do filtro, por isso é aconselhável armazenar o GP-5 em condições de umidade ambiente normal.
Poeira e sujeira podem teoricamente atingir uma máscara de gás, mesmo em uma bolsa de máscara de gás, especialmente se o dispositivo for removido periodicamente de lá para treinamento. As partículas estranhas são mais perigosas quando penetram na membrana da fala ou nas válvulas de inalação-exalação. Em caso de emergência, você será forçado a inalar essa sujeira sem conseguir remover a máscara de gás. E isso põe em perigo a vida e a saúde. Para evitar tal desenvolvimento de eventos, os nós designados devem ser mantidos limpos ou substituídos periodicamente.
Por motivos de segurança pessoal, os especialistas desaconselham tocar a superfície externa de qualquer parte da máscara de gás com as mãos desprotegidas após ela ter estado em um ambiente contaminado.
Partículas de substâncias tóxicas ou bactérias poderiam permanecer na superfície até que fosse submetida a uma desinfecção adequada e, em condições domésticas, não se pode contar com isso. Ao tocar na superfície contaminada, você corre o risco de causar danos à sua saúde, da qual foi tão cuidadosamente protegido.
O vídeo a seguir fornece uma revisão detalhada das máscaras de gás GP-5.
O comentário foi enviado com sucesso.