Como costurar uma folha com um elástico?

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Seleção de forma
  3. Cálculo da quantidade necessária de material
  4. Criação de padrões
  5. Descrição passo a passo da fabricação do produto

Nos últimos anos, as folhas elásticas ganharam popularidade constante em todo o mundo, inclusive na Rússia. Esse fato é explicado pelo fato de os colchões de molas altas serem comuns. Para esses produtos, são necessárias folhas que tenham um ajuste seguro.

Lençóis com faixa elástica são ideais para tal, a faixa elástica fixa o tecido de forma rígida, evitando que se deforme. O custo de um lençol com um elástico é visivelmente mais alto, então donas de casa zelosas costumam costurá-lo sozinhas, especialmente porque essa operação não requer altas qualificações.

Vantagens e desvantagens

As camas modernas são equipadas com uma grande variedade de colchões, de látex a box. Às vezes, a altura do produto pode chegar a 25-30 cm, e para fazer essa cama com um lençol com elástico, é necessário usar dois lençóis simples para costurá-lo. Mas, primeiro, essas folhas são costuradas em uma tela, e só então o elástico é costurado.

Se todas as regras para costurar no tamanho desejado forem seguidas, os lençóis com uma faixa elástica se encaixarão perfeitamente no colchão, enquanto a forma permanecerá inalterada. Esses produtos estão sempre disponíveis nos pregões. Os lençóis novos provaram-se pelos melhores lados: não enrugam e "mantêm" a sua forma. Mas nem todos podem pagar por eles, então, quer queira quer não, muitas donas de casa se perguntam como fazer isso com as próprias mãos.

Nada é impossível aqui. A tecnologia de fabricação não é complicada. Benefícios do aplicativo:

  • o lençol com um elástico parece esteticamente agradável;
  • é mais funcional, não se amassa nem se amontoa;
  • o colchão é praticamente invisível, suja menos;
  • nas camas das crianças, os lençóis com elástico são indispensáveis, principalmente quando há filme sobre eles.

Das deficiências, destaca-se o fato de a folha ser inconveniente para o ferro. Ao armazenar, é melhor enrolar os produtos em pequenos rolos que podem ser armazenados compactamente em um armário de linho.

Seleção de forma

Para costurar uma folha de 160x200 cm, o material de algodão ou linho é o mais adequado. O linho é um tecido bastante denso, pode suportar um grande número de lavagens. Ele absorve bem a umidade e permite a passagem do ar. O linho e o algodão não acumulam cargas eletrostáticas, não provocam irritações na pele e alergias.

A chita grossa e o cetim são considerados os tecidos de algodão mais vendidos. Eles são ideais para qualquer época do ano e são considerados resistentes ao desgaste e têm uma boa condutividade térmica.

Para fazer a escolha certa do tamanho, o primeiro passo é estabelecer o tamanho exato do colchão. Qualquer produto de tal plano tem um rótulo e contém todas as informações necessárias:

  • a primeira linha fala sobre o comprimento do produto;
  • o segundo confirma a largura;
  • o terceiro nome é a altura do colchão.

O lençol pode ser oval ou redondo para combinar com o formato do colchão. As formas retangulares costumam ser para adultos. Os tamanhos das folhas são os seguintes (em centímetros):

  • 120x60;
  • 60x120;
  • 140x200;
  • 90x200.

Os produtos Euro são geralmente de um esquema de cores, portanto, fazer uma escolha não apresenta nenhuma dificuldade - apenas no tamanho. Lençóis tricotados são muito bons - são flexíveis e macios. Eles mantêm sua forma após muitos ciclos de passagem pela máquina de lavar. Além disso, não precisam ser passados, o que é uma vantagem.As tintas modernas são estáveis, por isso as coisas não desbotam com o tempo.

Cálculo da quantidade necessária de material

Para calcular a quantidade necessária de tecido para um lençol com elástico, você precisa entender os parâmetros do colchão. Se uma cama com colchão tem 122x62 cm, e a altura do colchão é 14 cm, o cálculo deve ser feito da seguinte forma:

Os números 122 e 62 são somados em 14 cm (altura do colchão). Nesse caso, você obtém um parâmetro de 136x76 cm .Para costurar um elástico, você vai precisar de uma certa quantidade de matéria, cerca de 3 cm de todos os lados. Acontece que o material precisará de 139x79 cm.

Criação de padrões

Para cortar corretamente o material, você deve fazer um diagrama - um desenho, caso contrário, há uma oportunidade real de usar o excesso de matéria.

Em uma folha de papel em branco, usando uma régua e um triângulo, você precisa desenhar um diagrama na escala de 1: 4, adicionando a altura do colchão ao quadrângulo esquemático. Em seguida, de acordo com os parâmetros obtidos, é feito um padrão de papel (jornal ou papel Whatman). O gabarito acabado é aplicado no tecido endireitado (pode ser espalhado no chão ou na mesa).

Deve-se ter em mente que os tecidos de algodão encolhem. Se você costurar uma folha com um elástico feito de chita grossa de 230 cm de largura, o tecido deve ser tomado com uma margem, ou seja, aproximadamente 265 cm.

O padrão será feito no próprio tecido, por isso deve ser perfeitamente liso. De cada lado, são adicionados 10-12 cm, eles vão para o forro do colchão, você também deve levar em conta uma pequena quantidade de material para o elástico.

Será necessário "encaixar" harmoniosamente os quatro cantos para que não haja deformações do tecido. Recomenda-se verificar cada parâmetro várias vezes antes de iniciar o trabalho. É importante que o molde corresponda 100% ao colchão. Às vezes, por motivos diversos, você tem que montar o tecido, isso deve ser feito na parte de cima, aí a costura vai ficar embaixo dos travesseiros. Recomenda-se lembrar:

  • não faz sentido fazer uma bainha complexa, você pode se confundir facilmente;
  • quanto mais largo for o elástico, maior será a margem de segurança;
  • os cantos do retângulo resultante devem ser arredondados, então cada borda deve ser dobrada 0,8 cm, também deve ser bem passada;
  • um recuo de 3 cm é feito e uma costura é feita.

Vale a pena considerar a presença de um pequeno vão na costura da costura, onde será inserida a trança. Um alfinete é preso à fita e inserido no cordão, puxando o elástico ao longo de todo o perímetro da folha. Ambas as extremidades da fita são presas juntas ou separadamente.

Como recomendações, o seguinte deve ser observado:

  • o elástico deve ser dez centímetros mais comprido que o perímetro do próprio colchão e, após inseri-lo no cordão, é esticado na tensão necessária com o corte do excesso;
  • o tecido natural deve ser lavado, seco e passado a ferro para encolher.

Descrição passo a passo da fabricação do produto

Para costurar um lençol com elástico com suas próprias mãos, você deve dominar uma pequena master class.

Um pedaço de tecido normalmente é feito de 2 x 1 m. Se o tamanho necessário não for suficiente, um produto pode ser feito a partir de duas folhas velhas. Na maioria das vezes, os tecidos higroscópicos são adequados para lençóis:

  • linho;
  • algodão;
  • bambu.

Existem também materiais feitos de linho, algodão, fios de PVC. A flanela e a malha também são populares, são macias e agradáveis ​​ao toque. Na estação fria, as folhas feitas com esses materiais são mais preferíveis. A vantagem desses materiais é que eles são elásticos e esticam bem. Não há necessidade de fazer cálculos complexos levando em consideração as tolerâncias de contração, é neste ponto que os erros e imprecisões são encontrados com mais freqüência.

O material natural tradicional não pode "funcionar" sem encolher, por isso, nos cálculos, deve-se sempre adicionar uma margem de 10-15 cm. Após a conclusão de todos os cálculos necessários, a matéria é fixada nos pontos de canto. Tudo deve ser medido com cuidado novamente, tendo todos os parâmetros registrados.Quanto menor o erro, melhor será o item e mais tempo ele servirá. Se não houver dúvidas, a costura é feita em todos os cantos com duas costuras. A coroa da obra será uma capa completa, que deve caber bem no colchão.

Existem duas maneiras de inserir um elástico em um material.

  1. Na primeira versão, as bordas do tecido são dobradas em todo o perímetro, uma fita ou trança deve ser costurada a partir da face externa.
  2. A segunda opção é quando o tecido é dobrado em todo o perímetro, obtém-se uma costura, que no dia a dia profissional se chama: cordão. Em seguida, um elástico é enfiado, cujas pontas são presas com segurança.

Esses dois métodos são mais comumente usados ​​porque são simples e confiáveis.

Como já mencionado, engomar essa roupa de cama é difícil, portanto, os profissionais costumam usar o terceiro método de inserção de um elástico. O elástico é fixado apenas nos cantos, respectivamente, ficarão 22 centímetros em cada canto, ou seja, serão necessários cerca de 85-90 cm de elástico.O material também é dobrado a ferro, o tecido é costurado nos cantos. Em seguida, todos os lugares são desenhados em uma máquina de escrever. Tudo pode ser feito em três horas.

O último método: os grampos são fixados nos cantos da folha. As fitas elásticas são chamadas de colchetes em um ambiente profissional. Para maior confiabilidade e resistência, fitas transversais também são frequentemente utilizadas. Nas duas últimas versões, a dobra da folha pode ser reduzida em 6 cm.

O lençol tem fixação adicional, o que significa que pode ser esticado ainda mais. Além disso, essa tecnologia oferece economia significativa em matéria. Em muitos bons hotéis, você pode encontrar os chamados suspensórios em colchões - esses são retentores que realmente se parecem com esta peça de roupa.

Como dispositivos adicionais para fixar as folhas elásticas, vários grampos ou clipes são usados, os quais são fixados na orla ou fixam a borda. Esses dispositivos simples permitem que você dobre a vida útil do tecido. * +

Lençóis com elásticos são procurados nas enfermarias de infecção de muitos hospitais. É um remédio eficaz que evita que micróbios patogênicos entrem no colchão. Esse fator permite que você economize fundos tangíveis para desinfecção não programada.

Engomar essas coisas é uma questão simples: a folha é virada para fora nos cantos, eles são dobrados juntos e depois passados ​​com um ferro no modo "Vapor".

Lave os lençóis com um elástico utilizando uma substância que amolece as fibras do tecido e torna a água mais macia. Depois de finalizada a lavagem, recomenda-se verificar o tecido quanto à presença de pequenas peças de roupa, às vezes chegam lá.

Freqüentemente, um lençol com um elástico é usado como capa de colchão que protege o produto da sujeira. Um acessório tão simples prolonga a vida útil dos colchões, especialmente dos colchões de látex. O assunto é bastante relevante, pois esses colchões são bastante caros. O tecido com estes objetivos usa-se muitas vezes denso - linho ou algodão.

As telhas Terry são muito funcionais no inverno, o material possui um bom coeficiente de condutividade térmica e é agradável ao toque. Esses produtos não devem ser usados ​​por pessoas com tendência a reações alérgicas.

Se um elástico da mesma cor com uma folha é sinal de bom estilo, não é difícil encontrar o material necessário nas lojas online.

Recomenda-se costurar o elástico com um ponto denominado “ziguezague”. Neste caso, um "pé" especial é usado. Recomenda-se o uso de um elástico largo caro de um fabricante conhecido, esta será uma garantia confiável de que a coisa vai durar muito tempo.

Ferramentas para o trabalho:

  • tesoura;
  • régua triangular;
  • que homem;
  • máquina de costura;
  • mercado;
  • metro régua de madeira ou metal;
  • fios e agulhas.

Costurar esses produtos não é o trabalho mais difícil, mas a experiência prática deve estar presente.É melhor para uma nova pessoa verificar seus cálculos várias vezes e fazer padrões organizados e corretos. São eles que representam a armadilha neste assunto, se você cometer um erro, o material pode ser estragado. Então, tudo terá inevitavelmente de ser redesenhado, e isso implicará em custos desnecessários.

Para informações sobre como costurar um lençol com elástico, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário