Cabeçotes de captação: recursos e escolhas

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Dispositivo
  3. Visão geral da espécie
  4. Principais fabricantes
  5. Regras de seleção
  6. Conexão e configuração

O cartucho fono em toca-discos desempenha um papel importante na reprodução de som. Os parâmetros do elemento afetam a qualidade do som e devem ser compatíveis com o valor do braço. Este artigo discutirá a escolha de um posto de gasolina, suas características, bem como os melhores modelos e sua customização.

Peculiaridades

O posto de gasolina é um elemento muito importante no design de uma mesa giratória para vinil. O processo de operação da cabeça ocorre pela conversão de vibrações de uma propriedade mecânica em impulsos elétricos.

Valores principais deve corresponder ao valor do tonearm ao qual o cartucho está conectado. Por exemplo, se você colocar um posto de gasolina caro no braço de uma plataforma giratória barata, isso não fará muito sentido. A classe de produção do tonearm deve ser a mesma que a classe de produção da cabeça.

Este equilíbrio dá à tecnologia de áudio a capacidade de reproduzir música repleta de diferentes nuances e tons profundos.

Principais características de um cartucho de qualidade:

  • ampla faixa de freqüência;
  • flexibilidade na faixa de 0,03-0,05 m / N;
  • força de aperto 0,5-2,0 g;
  • forma de agulha elíptica;
  • o peso não é superior a 4,0-6,5 g.

Dispositivo

A cabeça de captação inclui corpo, agulha, porta-agulha e sistema de geração... Na fabricação da caixa, são utilizados elementos de proteção que evitam a entrada de umidade ou poeira. A agulha é fixada no porta-agulha. Normalmente, as agulhas de diamante são usadas para plataformas giratórias. O movimento da caneta ocorre em diferentes direções sob a influência da modulação do groove sonoro.

O porta-agulha transmite esses movimentos para o sistema de geração, onde os movimentos mecânicos são convertidos em impulsos elétricos.

Visão geral da espécie

Os cabeçotes de captação são divididos em piezoelétricos e magnéticos.

Pickups piezoelétricos consistem em um corpo plástico no qual um elemento piezoelétrico é fixado, um porta-agulha com uma agulha, uma saída para a conexão do amplificador, um elemento para trocar (girar) a agulha. A parte principal é considerada cabeça piezocerâmica, que é responsável por um som de alta qualidade. A peça é inserida nas ranhuras do braço e dos conectores de entrada, que fornecem a posição desejada da caneta em relação ao disco. Postos de gasolina piezoelétricos modernos são feitos de diamante e corindo. Agulha está localizado no corpo metálico do porta-agulha, que é conectado ao elemento piezoelétrico por meio de uma luva de borracha (plástico).

Postos de gasolina magnéticos são distinguidos pelo princípio de ação. Eles são Ímã móvel e bobina móvel (MM e MC)... O processo de operação de uma célula de bobina móvel (MC) é devido ao mesmo princípio físico, mas as bobinas estão se movendo. Os ímãs permanecem estacionários.

Em elementos desse tipo, o movimento tem baixa massa, o que permite um melhor rastreamento das mudanças rápidas no sinal de áudio. Tal arranjo de cabeça de bobina móvel tem agulha insubstituível. Caso seja necessário substituir uma peça, o cartucho deve ser devolvido ao fabricante.

Operação do GZS com um ímã móvel (MM) exatamente o oposto acontece. Os ímãs se movem quando a bobina está estacionária. A diferença entre os tipos de cabeças também está na tensão de saída. Para peças com imãs móveis, o valor é 2-8mV, para dispositivos com bobina móvel - 0,15mV-2,5mV.

O desenvolvimento da tecnologia não pára e agora os fabricantes começaram a produzir laser GZS... O princípio de brincar com um dispositivo a laser está nos conversores fotoelétricos. O feixe de luz, localizado na cabeça óptica, lê as vibrações da caneta e gera um sinal de áudio.

Principais fabricantes

Para selecionar um cartucho de qualidade, você deve consultar uma análise dos melhores fabricantes.

  • Audio Technica VM 520 EB. O dispositivo alemão tem uma caixa e contatos bem feitos. No pacote você pode encontrar alguns conjuntos de parafusos com arruelas de náilon. Conforme observado por alguns usuários, o dispositivo está equipado com um excelente equilíbrio de canal que é mantido em toda a gama. As medições de resposta de frequência mostraram um aumento de 3-5 dB na faixa de 5-12 kHz. Este aumento pode ser corrigido por uma instalação não prevista nas instruções. Existe uma capacitância adicional de até 500 pF.
  • Goldring Elektra. O corpo deste modelo é feito de plástico de média qualidade. A altura do elemento é de 15 mm, o que permite colocar o forro por baixo da concha. Nesse caso, isso pode ser feito se o braço não tiver ajuste de altura. Resposta de frequência padrão, alta linearidade. Balanço 0,2 dB, balanço tonal tem tom neutro.
  • Grado Prestige Green. A aparência do aparelho é estilosa e bonita, apesar do plástico barato. Encaixa-se facilmente em ranhuras e conectores. As medições de resposta de frequência estabeleceram um ligeiro aumento nas bordas da faixa. O sinal de saída é 3,20 mV, o equilíbrio do canal é 0,3 dB. Balanço tonal suave. Das desvantagens do dispositivo, uma característica de design é notada, que não permite uma instalação eletricamente controlada no braço. É melhor instalar esse GZS em plataformas giratórias primitivas, uma vez que o cartucho tem uma alta sensibilidade ao campo eletromagnético do acionamento do braço.
  • Sumiko Pearl. O cartucho chinês inclui uma chave de fenda, escova de estilete e parafusos com arruelas. O corpo é feito de plástico de média qualidade. A altura do dispositivo é de cerca de 20 mm. Portanto, é melhor que o braço tenha um ajuste de altura. As medições da resposta de frequência mostraram um ligeiro declínio da parte superior do meio e acima. O equilíbrio é de 1,5 dB, o equilíbrio tonal é voltado para a baixa frequência.
  • Modelo ГЗМ 055 tem uma altura de 15 mm. Esta figura requer algum ajuste da altura do braço ou acolchoamento. Excelente linearidade de resposta de frequência. Balanço de canal - 0,6 dB / 1 kHz e 1,5 dB / 10 kHz. Um som equilibrado carece de graves profundos.

Regras de seleção

Ao escolher um cartucho, você deve primeiro decidir o preço. O som do equipamento de áudio vinil é baseado precisamente na escolha do cartucho. Um toca-discos barato com um GZS caro soará muito melhor do que um equipamento de áudio caro com um cabeçote barato instalado nele. Em qualquer caso, tudo depende dos fundos disponíveis.

Mas vale lembrar que o custo da cabeça não deve ultrapassar o custo do próprio equipamento de áudio.

Para escolher o posto certo, você precisa estudar braço giratório... Os modelos modernos de tonearm funcionam com quase todos os novos HZS. A escolha da cabeça é baseada na capacidade de ajustar a altura do braço. Se a base do elemento for alta, isso limitará severamente a escolha da cabeça. Mas, como regra, as cabeças de nível básico e intermediário são perfeitamente compatíveis com os mesmos braços.

Ao escolher, preste atenção a estágio fono do jogador. O cartucho deve corresponder ao nível do amplificador fono. Este indicador é diferente para cada tipo de posto de gasolina. Para cabeças MM, é melhor ter um headroom de 40 dB. Para cartuchos MC com baixa sensibilidade, um valor de 66 dB ajudará o cabeçote a trabalhar com mais confiança. Quanto à resistência de carga, 46 kΩ para o cabeçote MM e 100 kΩ para o MC são suficientes.

Um cartucho caro tem um diamante com um perfil de afiação complexo. Esses dispositivos fornecem flexão flexível e segura. Além disso, essa afiação tem uma longa vida útil.No entanto, alguns fabricantes têm a prática de equipar pickups baratos com agulhas complexas. Por um lado, permite obter um som mais profundo. Mas existem algumas nuances aqui. Uma caixa barata pode minimizar todos os benefícios de um perfil caro. É por isso não faz sentido comprar agulhas com um perfil complexo para GZS barato.

Um critério igualmente importante na escolha é considerado peso da cabeça... O peso do posto de gasolina não oferece apenas a possibilidade de uso conveniente. Este valor é importante ao calcular a fórmula de ressonância para o "GZS-tonearm". Alguns elementos não têm capacidade de equilíbrio. Para o equilíbrio, você deve instalar pesos adicionais no contrapeso ou na carcaça. Portanto, antes de comprar, você precisa se certificar de que a cabeça é compatível com o braço.

Por algum tempo, uma grande variedade de cabeças com um valor de flexibilidade de suspensão de algumas unidades a números inimagináveis ​​foi apresentada no mercado de áudio. Essas cabeças exigiam o uso de diferentes modelos de braço. Os GZS modernos têm compatibilidade máxima com outros braços. O valor de conformidade varia de 12 a 25 unidades.

Ao escolher, não se esqueça do pré-amplificador. Suas características afetam diretamente a qualidade da reprodução da gravação. O som de alta qualidade possui os seguintes recursos:

  • baixo nível de ruído;
  • distorção harmônica baixa (não mais que 0,1%);
  • ampla faixa de freqüência;
  • ampla resposta de freqüência (característica de amplitude-freqüência);
  • resposta de frequência reversa do canal de gravação;
  • sinal de saída em uma frequência de 1000 Hz;
  • resistência 47 kOhm;
  • tensão 15V;
  • o valor máximo da tensão de saída é 40 mV;
  • o valor máximo da tensão de entrada é 4V.

Conexão e configuração

Qualquer cartucho deve passar pelo uma configuração específica. A posição da agulha determina a área e o ângulo de contato com as ranhuras do disco de vinil. A configuração correta garantirá a profundidade e a riqueza do som que você grava. Para alinhar a agulha, alguns usuários usam uma régua regular. A distância padrão haste-ponta é de 5 cm.

Para conectar e ajustar adequadamente a cabeça, existem modelos de alinhamento de agulha... Os modelos são nativos e genéricos. O primeiro tipo está incluído em alguns modelos de plataforma giratória. No entanto, ao usar o modelo, você precisa saber os valores básicos para ajuste do cartucho, comprimento do braço e saliência da agulha.

Para regular a saída da agulha, existe um par de parafusos de fixação no HZS. Os parafusos devem ser ligeiramente afrouxados para mover o carro. Em seguida, você precisa definir a agulha a um nível de 5 cm e, novamente, fixar os parafusos.

Outro ponto importante no ajuste é o valor correto do azimute do MOS. Você precisará de um pequeno espelho para concluir este procedimento. O procedimento é o seguinte:

  • coloque um espelho em um painel frontal;
  • traga o braço e abaixe a cabeça no espelho;
  • o cartucho deve estar perpendicular.

Ao ajustar o azimute, vale a pena preste atenção ao tonearm. Existem parafusos na base do MOS na perna do braço que precisam ser afrouxados. Depois de afrouxá-los, você precisa girar o cartucho até que um ângulo de 90 graus seja formado entre a caneta e o painel frontal.

Depois que o cabeçote é instalado e conectado, é necessário fiação do cabo tonearm. Para conexão, o cabo é conectado às saídas do amplificador ou amplificador fono. O canal direito é vermelho, o esquerdo é preto. O cabo de aterramento deve ser conectado ao terminal do amplificador. Então você pode curtir a música.

Para substituir a agulha, use chave hexagonal especial. O parafuso de fixação deve ser girado no sentido anti-horário. Em seguida, retire a agulha. Ao substituir e instalar a agulha, deve-se lembrar que este mecanismo é o mais sensível. Todas as ações devem ser realizadas com cuidado e cuidado, sem movimentos bruscos.

A seleção correta do dispositivo é baseada em uma série de critérios, essas recomendações, teste de visão geral da espécie e os melhores modelos o ajudarão a escolher um item de qualidade para equipamentos de áudio.

Como alinhar corretamente a agulha e equilibrar o braço de uma plataforma giratória - veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário