Como um gramofone é diferente de um gramofone?

Contente
  1. Características comuns
  2. Diferenças fundamentais
  3. O que é melhor?

Hoje em dia, graças ao progresso científico e tecnológico, você pode desfrutar de suas músicas favoritas em qualquer lugar e a qualquer hora usando media players ou telefones. Mas antes disso foi necessário comprar um dispositivo especial que reproduzia sons. E também não era tão simples: a procura era grande, apesar do custo bastante elevado, mas a quantidade de mercadoria era limitada.

Há várias décadas, os gramofones e gramofones eram usados ​​para ouvir música. É sobre esse equipamento que será discutido no artigo - vamos definir suas diferenças, características.

Características comuns

Primeiro, será apropriado entender o que cada um dos dispositivos acima são.

Gramofone

Hoje, o gramofone é considerado um atributo raro. com uma longa história, que pode ser encontrada no sótão de uma casa de terceira idade ou de colecionadores de música. Mas isso é agora, e no século 19 era algo incrível, alucinante.

O primeiro gramofone nasceu em 1887... Foi inventado por um engenheiro americano E. Berliner. Externamente, o dispositivo parecia uma caixa, bastante grande e volumosa, na qual a placa era mantida e girada. O som gravado nele foi reproduzido com uma agulha especial através de um tubo de chifre.

O sinal sonoro emitido pela unidade não poderia ser chamado de alta qualidade e alto, e a própria estrutura frequentemente falhava. Claro, o dispositivo estava sendo constantemente aprimorado, mas não houve muito sucesso e a demanda esperada por ele. Foi nesse momento que apareceu um novo produto - um gramofone.

Gramofone

É um gramofone portátil avançado que apareceu em 1913 na Grã-Bretanha e se destinava às necessidades do exército... Este dispositivo parecia uma mala com alça e era muito procurado, em comparação com seu antecessor, tinha uma série de vantagens e recursos. As principais vantagens eram compacidade e som nítido, embora com um volume baixo.

O nome “gramofone” na Rússia foi dado a este aparelho pelo fabricante francês “Pate” - esta empresa foi a primeira a começar a fornecê-los ao nosso país.

Agora vamos determinar quais são as semelhanças entre esses dois dispositivos verdadeiramente raros hoje e antes bastante populares para tocar música:

  • finalidade - ambos os dispositivos foram usados ​​para tocar música;
  • um disco especial de vinil foi usado como portador de som;
  • a presença de um sino de metal.

Eu também gostaria de dizer que nenhum dos dispositivos acima mencionados poderia se orgulhar de um design perfeito e confiável. Mesmo apesar do fato de que matérias-primas e materiais de alta qualidade foram usados ​​para sua produção, e o próprio processo de fabricação demorou muito, eles freqüentemente quebraram. Na maioria das vezes, foi necessário substituir a agulha, que deslizou ao longo das ranhuras do disco e se desgastou rapidamente.

Embora o gramofone é considerado o progenitor do gramofone, e foi o seu design e funcionalidade que foram tomados como base e exemplo na criação de um gramofone, não há muito em comum entre estes dois dispositivos.

Diferenças fundamentais

Tanto o gramofone quanto o gramofone eram procurados na época. Quase todo amante da música queria ter esse dispositivo em casa e curtir a música que ele toca. Esses dois dispositivos, embora tenham propósitos semelhantes, ainda apresentavam muitas diferenças. Provavelmente, isso foi influenciado pela experiência dos antecessores e pela época em que cada unidade foi criada.

Portanto, a diferença entre os dispositivos é a seguinte.

  • Aparência... A primeira coisa que chama a atenção ao ver o gramofone é seu grande e volumoso cachimbo, de onde o som emanava e amplifica-se, e a alça saliente, com a qual o aparelho foi acionado. Mas o gramofone não tinha esses detalhes estruturais - a buzina estava embutida no corpo.
  • Som. Como a buzina do gramofone em forma de ressonador de tubo estava do lado de fora, o aparelho soou muito mais alto. O gramofone, por outro lado, tinha uma buzina interna, o que influenciava significativamente na qualidade do som e na potência do aparelho.
  • Decoração e variedade de design. Cada gramofone criado era original e diferia de seus predecessores na cor, forma, bordas e até mesmo na execução da trombeta. Quanto aos gramofones, eram quase todos iguais.
  • Mobilidade. O gramofone era muito grande e pesado, por isso não foi possível levá-lo numa viagem, com o gramofone foi bem o contrário. A falta de detalhes como um cachimbo e uma alça tornava possível viajar com ele.

Como você pode ver, esses dispositivos aparentemente idênticos têm muitas diferenças, mas não se esqueça de que o gramofone foi criado muito antes do gramofone.

O que é melhor?

É impossível dizer qual dos dispositivos acima mencionados é melhor e qual é pior. Cada um determina seu favorito para si mesmo. Claro, se levarmos em conta a funcionalidade, parâmetros técnicos e capacidades, então ninguém duvidará que o gramofone estava um passo à frente. Se o volume é importante para o consumidor, um gramofone certamente resolverá o problema.

Hoje, é claro, poucas pessoas gostam da música tocada por esses aparelhos, mas muitos gostariam de ter esse maravilhoso aparelho em sua coleção. Modelos separados de gramofones e gramofones podem ser vistos em museus onde várias raridades de épocas musicais são mantidas. No momento, esses dispositivos podem ser comprados apenas de colecionadores particulares.

Para as origens do gramofone e gramofone, veja o próximo vídeo.

1 comentário

As diferenças entre o gramofone e o gramofone também estão em um sistema de extração de som diferente e na direção da trilha sonora.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário