Leitores de vinil: avaliação dos melhores e como escolher?
Os discos de vinil eram populares nas décadas de 70 e 80 do século passado. No entanto, hoje, para o deleite dos conhecedores de som de alta qualidade, os fabricantes estão prontos para oferecer novas oportunidades para ouvir "discos" tão volumosos e muito delicados. Muitas lojas de discos montaram prateleiras separadas de discos de vinil, com suas vendas aumentando a cada mês. Mesmo os artistas modernos estão tão imbuídos da pureza do som dos discos de vinil que gravam todos os novos álbuns com eles. Mas para ouvir esses discos, você precisa de um tocador especial. Alguém tem um dispositivo assim acumulando poeira no sótão, mas os fabricantes modernos oferecem novos modelos modificados.
O que é isso?
Um reprodutor de vinil é um dispositivo para reproduzir discos. A geração mais velha entende imediatamente o que está em jogo, mas os jovens podem ter muitas perguntas. Para não ficar muito técnico, é melhor fazer uma pequena comparação explicativa. Os adolescentes modernos provavelmente estão familiarizados com leitores de CD e MP3 nos quais ouvem discos de música. O toca-discos pode ser chamado de o progenitor da tecnologia moderna em miniatura para ouvir música.
No entanto, existem várias diferenças significativas entre um toca-discos e um player moderno.
- Dimensões. As plataformas giratórias são bastante grandes, por isso não é possível transportá-las com você.
- Som. Muitos conhecedores de som de alta qualidade declaram firmemente que, ao reproduzir música de discos, você cria a sensação de estar em um estúdio de gravação.
Dispositivo e princípio de operação
Uma mesa giratória é um organismo mecânico complexo, onde todos os detalhes estruturais são diretamente dependentes uns dos outros. A falha de qualquer parte afeta imediatamente a qualidade do som. Por esse motivo, cada link individual no player requer atenção especial. No entanto, não há diferença entre conexão mecânica ou elétrica.
A parte principal do prato giratório é a agulha. Em seguida, vêm a cabeça e a concha. Uma concha é um dispositivo que segura a cabeça. Este elemento estrutural é instalado no tubo do braço.
O tonearm no sistema de toca-discos faz parte da unidade de tocador elétrico, que também consiste em um disco massivo, uma parada automática, uma fixação de pickup automática e um microlift.
Os amantes de sons penetrantes e de alta qualidade são especialmente cuidadosos com o tapete. Claro, você pode viver sem ele. No entanto, nem todos podem ver como a agulha se quebra em uma panqueca de metal e começa a arranhar o prato. E se isso acontecer, você não poderá salvar o vinil rapidamente. Slipmat ajuda a eliminar esses problemas. Ele é capaz não só de proteger as placas do estresse mecânico, mas também de proteger sua superfície da poeira, bem como manter a integridade da agulha. A esteira de cobre que cobre o prato é muito procurada.
Os modelos modernos de plataformas giratórias são chamados de plataformas giratórias. O princípio de seu trabalho não difere dos protótipos do passado. Para tocar o disco ao longo da pista, a agulha se move suavemente, criando vibrações, com as quais são convertidas em um sinal reproduzido com o auxílio de um amplificador.Assim, os modelos modernos podem reproduzir facilmente até as composições musicais mais complexas, enquanto criam uma acústica de alta qualidade.
Os modelos modernos de dispositivos para ouvir discos de gramofone são organizados de acordo com uma característica semelhante às amostras do século passado. mas alguns dos detalhes, no entanto, receberam uma transformação, por causa da qual os dispositivos funcionam várias vezes melhor do que seus ancestrais.
Visão geral da espécie
Hoje há um grande número de variedades de toca-discos para discos. E não estamos falando apenas de características técnicas, mas também de dados externos com a presença de funcionalidades adicionais. Por exemplo, Mais recentemente, modelos vintage com pés tubulares foram colocados à venda. Eles acabaram em propriedades semi-antigas.
Em casas modernas, eles preferem instalar uma plataforma giratória elétrica funcional e elegante. Por exemplo, levitando ou vertical. Esses modelos não ocupam muito espaço e, o mais importante, estão sempre prontos para suas funções imediatas.
No quarto das crianças, é preferível colocar um toca-discos portátil com função Bluetooth e a capacidade de conectar alto-falantes adicionais. Os modelos equipados com carona são ideais para crianças pequenas que adoram adormecer ao som de sons musicais belos e claros.
Conhecedores do passado e amantes da nostalgia da juventude escolhem modelos de toca-discos a laser.
Do lado técnico, as mesas giratórias modernas receberam uma atualização na forma de braços tangenciais. Externamente, as estruturas parecem normais, mas suas qualidades sônicas aumentaram significativamente.
No entanto, essas não são todas as nuances pelas quais as plataformas giratórias modernas são divididas.
Por diferenças funcionais
Neste caso, estamos falando sobre o tipo de controle.
- Modelos manuais. Esses jogadores não têm nenhuma automação em seu design. Com um movimento leve e suave da mão, o braço é transferido para o disco. Ao final da operação da unidade, a agulha é transferida manualmente para a cremalheira. Neste caso, a rotação da placa também é interrompida pela mão.
- Modelos semi-automáticos. Nestes projetos, o movimento do braço é feito manualmente. Mas o microlift e a carona funcionam no automático.
- Modelos automáticos. O movimento do tonearm, microlift, carona, o retorno do sistema à sua posição original ocorre automaticamente. Você deve definir manualmente a velocidade de rotação dos vinis.
- Modelos totalmente automáticos. Esses designs de toca-discos são eletrônicos, mecânicos ou de base mista. Caso contrário, são protótipos de modelos com controle automático.
Por tipo de unidade
Existem três tipos de unidades.
- Passikovy. Muito raramente é chamado de cinto. Ele funciona girando a unidade com vibração mínima. Na maioria das vezes, esse tipo de unidade tem uma base de borracha. No entanto, este material não é muito durável. A borracha deforma-se com o uso frequente. Em modelos caros, o acionamento por correia é equipado com roscas sintéticas ou metálicas.
- Roller. Nesses projetos, a rotação é acionada por um motor elétrico por meio de um rolo de borracha que passa pelos acessórios do motor e pelas laterais internas do prato.
- Direto. A singularidade deste design reside na velocidade de aceleração dos discos de vinil para uma condição de funcionamento.
Hoje é o tipo de drive mais comum usado na maioria dos modelos de toca-discos.
Por tipo de braço
Do lado construtivo, os braços dividem-se em 2 grupos, a saber: rotativo e tangencial. Existem 3 tipos de braços articulados: retos, em forma de S e em forma de J. Mas não há líder entre eles. Cada uma das opções apresentadas tem lados positivos e negativos. Tudo depende do modelo de jogador selecionado.
Os braços giratórios estão firmemente fixados no pedestal e a unidade do sistema facilita o movimento livre ao longo do eixo das montagens. A única desvantagem do grupo de braço giratório é o erro de leitura angular, pois ele orienta a ponta em um arco ao invés de uma linha reta.
Os braços tangenciais assumem uma ponta em ângulo reto que segue exatamente o caminho do cortador. Com discos de vinil de baixa qualidade, o braço tangencial produz vibração adicional.
Avaliação das melhores modelos
Em todos os momentos, os músicos foram muito procurados entre os conhecedores do som perfeito. Mas apenas recentemente sua produção foi colocada em operação. A programação inclui designs de orçamento, produtos de gama média, bem como caros sistemas de reprodução de som de alta qualidade. No entanto, as plataformas giratórias mais baratas não podem se orgulhar de boas características técnicas. E designs caros nem sempre combinam com as carteiras do consumidor médio.
Com base na opinião pública, Acabou por fazer uma avaliação das 20 plataformas giratórias mais interessantes e funcionais de discos de vinil, das quais participam marcas alemãs, fabricantes do Japão e da Coréia. No entanto, no mercado nacional, apenas algumas modificações se revelaram positivas, passando a constituir o top 5 dos aparelhos ideais para ouvir música.
Pioneer PL-30-K (5º lugar)
Um toca-discos barato que se estabeleceu como um dispositivo confiável e de alta qualidade com excelente reprodução de som. Design simples, poucas funções, existe um estágio fono, que pode ser desligado se desejar. O disco principal é feito de material de alumínio e o espaçador entre ele e o vinil tem uma base de borracha. A presença de um microlift e de um braço reto fala de boas características técnicas. Os controles são muito simples, até uma criança pode manipulá-los.
O sistema também possui um equalizador embutido, almofada de borracha e dial.
As vantagens deste modelo:
- ajuste do mecanismo de fixação;
- a presença de uma tampa que protege o mecanismo da poeira;
- cabo de alimentação destacável;
- som de alta qualidade.
A desvantagem é a falta de capacidade de autoajuste da velocidade.
Sony PS-HX500 (4º lugar)
Este modelo apareceu à venda há vários anos e ganhou imediatamente o reconhecimento público. O design possui um ADC integrado que permite a reprodução de registros no formato DSD. O sistema possui um alto nível de resistência. As dimensões do player são pequenas, o mesmo vale para o peso do aparelho. O design modesto do dispositivo é feito em preto. Linhas finas e graciosas apenas complementam a imagem do jogador com uma beleza incomum. Os pés do dispositivo são feitos de material de borracha. Eles podem ser ajustados em altura, para que você possa pegar o nível perfeito.
As vantagens deste modelo:
- baixo custo;
- existe uma função de arquivamento de registros;
- design requintado;
- som de alta qualidade;
- longa vida útil.
Entre as desvantagens está a falta de fonte de alimentação.
Pioneer PLX-1000 (3º lugar)
Player premium adequado para uso doméstico e profissional. O projeto apresenta um acionamento de quartzo do tipo direto que gera alto torque. É este modelo que facilita ao máximo o trabalho dos DJs. Fornecido com contrapesos, bandeja de alumínio, tampa protetora. A ausência de um estágio fono é facilmente compensada pela possibilidade de conectar um mixer ou amplificador.
As vantagens deste modelo:
- alta qualidade;
- nomeação profissional;
- construção perfeita.
A desvantagem é o preço alto.
Teac NT-503 (2º colocado)
Um jogador moderno com capacidades únicas. O dispositivo tem um tamanho pequeno, mas um peso decente. A caixa é feita de um material de alumínio-aço que protege os circuitos eletrônicos usados em equipamentos Hi-End.
As vantagens deste modelo:
- alta qualidade;
- a possibilidade de aumentar os fluxos de DSD;
Não há desvantagens, exceto pelo preço alto.
Denon VL12 Prime (1º lugar)
Um toca-discos de tipo profissional usado não apenas para ouvir discos de vinil em casa, mas também para o fluxo de trabalho do DJ. O alto nível de força corporal e boa estabilidade é complementado por apoios para as mãos totalmente em metal. Todos os controles têm acabamento fosco para que os dedos não escorreguem involuntariamente. Além disso, o design fornece uma luz de fundo do prato, cujo brilho é ajustável manualmente. O conjunto do reprodutor é tão rico que contém vários tipos de cabos que permitem conectar dispositivos de terceiros.
As vantagens deste modelo:
- o sistema é capaz de participar ativamente na esfera profissional dos DJs;
- alto nível de resistência;
- som perfeito;
- longa vida útil.
A desvantagem é o alto custo do jogador.
Como escolher?
Ao escolher um gira-discos para a sua casa, é importante decidir com antecedência qual o melhor modelo para comprar, novo ou usado.
Em termos de custo, a posição de liderança é mantida por dispositivos usados. Eles também se distinguem por um alto nível de resistência e confiabilidade. No entanto, os vendedores de dispositivos antigos nem sempre são honestos. Há casos em que, ao comprar um toca-discos usado, o aparelho funcionava perfeitamente e, quando estava na casa do novo dono, simplesmente não ligava.
Hoje você pode comprar uma nova plataforma giratória com excelentes características técnicas por $ 500. Seu protótipo usado com recursos semelhantes custará US $ 100. Conseqüentemente, uma quantidade menor parece mais atraente. Mas é impossível garantir uma longa vida útil de um dispositivo usado.
Infelizmente, hoje é o momento financeiro que desempenha um papel importante. Mas se $ 500 forem alocados para a compra de um jogador, você pode tentar considerar um design de segunda mão que corresponda às características de novos dispositivos com preço de $ 1200.
De acordo com dados históricos, o pico de desenvolvimento das instalações para reprodução de discos de vinil caiu na década de 70-80 do século passado. Os dispositivos criados naquela época se distinguiam por um alto nível de qualidade e confiabilidade. Muitos projetos sobreviveram em sótãos e porões até hoje e agora são vendidos em recursos populares da Internet. E aqui a escolha fica apenas com o consumidor. Alguns deles precisam de um novo aparato correspondente às tecnologias modernas. Outros apreciam clássicos raros.
Ao adquirir um novo player, o consumidor recebe um cartão de garantia em caso de substituição ou devolução do aparelho. Com base neste documento, também não haverá problemas com a necessidade de reparo.
Os gira-discos usados não afiliados à Technics não têm garantia vitalícia, o que significa que terão de ser reparados às suas próprias custas em caso de avaria. mas a quantidade de reanimação do jogador pode ser alta, o que sem dúvida atingirá a carteira do dono. Afinal, o custo de uma peça sobressalente pode ser equiparado à compra de um novo dispositivo. Além disso, o sistema de mesa giratória usado precisa fazer uma manutenção preventiva oportuna.
No processo de escolha de um novo jogador, os consultores de vendas são obrigados a realizar uma apresentação introdutória, contando todos os prós e contras do modelo em questão. E aqui ao comprar uma estrutura da era soviética, o comprador deve saber em quais nuances deve-se prestar atenção.
Em primeiro lugar, você deve verificar o índice do nome. Os números 2 e 3 indicam que o toca-discos pertence à segunda e terceira classes, adequadas para ouvir vinis de coleções antigas.
Um fator importante na escolha de um jogador soviético são seus dados externos.A aparência miserável, vários arranhões da caixa, rachaduras e lascas indicam que o dispositivo foi maltratado por antigos proprietários. Defeitos em dados externos podem ocultar uma variedade de problemas de sistema que podem surgir dias após a compra.
O comprador deve prestar atenção especial ao braço na área onde está montado. Para verificar, você precisa movê-los de um lado para o outro. Se mesmo uma ligeira reação for sentida, é melhor abandonar este dispositivo.
Um dispositivo de fabricação japonesa da época da URSS tem um plugue incomum para conexão à rede elétrica. Se for do tipo "A", então o modelo foi criado para operação no Japão, onde a tensão na tomada é de 100 V. Para usar o dispositivo nos países da CEI, onde o indicador de estabilidade da tensão da rede é 220 V, você precisará comprar um transformador abaixador.
Se é possível testar o som do reprodutor, não desista. Ao mesmo tempo, será possível verificar o funcionamento dos componentes, a resistência de suas conexões e a facilidade de uso.
Veja o vídeo a seguir para saber como escolher sua primeira plataforma giratória.
O comentário foi enviado com sucesso.