Plataformas giratórias "Vega": características e modelos
Com o advento do século 21, as plataformas giratórias de vinil voltaram a estar na moda. Suas vendas aumentaram significativamente à medida que muitos artistas começaram a lançar seus álbuns em discos de vinil. Os mais populares são os retro-players Vega, que permitem avaliar plenamente o som das músicas e desfrutar de um “som ao vivo” realista.
Peculiaridades
Os reprodutores estéreo modernos têm várias vantagens. Eles permitem que você ouça suas músicas favoritas com excelente qualidade.
Além disso, esse acessório parece muito elegante em qualquer ambiente, enfatizando o bom gosto do proprietário.
Muitas pessoas os compram exatamente por esse motivo.
Graças à nova tecnologia, todas as conquistas do século 20 foram preservadas. Mas, ao mesmo tempo, um recheio tecnológico adicional apareceu no dispositivo dos tocadores, que permite ouvir música em discos com mais conforto e de uma maneira nova. Por exemplo, alguns gramofones modernos têm estágio fono integrado ou transmissores bluetooth. Isso os torna populares mesmo entre os jovens que não são indiferentes ao som puro das canções.
Deve-se notar que o som dos discos de vinil é significativamente diferente do som dos CD players. Na verdade, ao gravar o primeiro, a onda sonora se transforma em um impulso elétrico. Como resultado, é possível produzir “sons ao vivo” com a ajuda do jogador.
Também é preciso levar em conta o fato de que o vinil não é uma novidade no campo da música. Esses registros são clássicos testados pelo tempo.
Dispositivo
Para entender o que é o player, você precisa se familiarizar com seu dispositivo com mais detalhes.
- Em primeiro lugar, é uma placa frontal ou, em outras palavras, um disco de suporte sobre o qual a placa é colocada.
- Um braço ou alavanca. Um cartucho com uma agulha deve ser colocado nele.
- Um peso ou contrapeso com o qual você pode ajustar facilmente a força descendente da agulha.
- Anti-skating, ou seja, um dispositivo de ajuste do compensador.
- Cabeçote de coleta ou cartucho. Esta parte é considerada a parte mais importante de toda a plataforma giratória. Afinal, é ela a responsável pela leitura dos sons musicais do prato. Os cabeçotes de captação podem ser diferentes. A qualidade do som e os recursos de ajuste do reprodutor dependem de qual cabeça é usada.
Em qualquer caso, um diagrama é anexado a esse gramofone, com a ajuda do qual você mesmo pode reparar pequenas falhas e entender os recursos de afinação.
O alinhamento
O player Vega é representado por um grande número de modelos que se diferenciam em pequenos detalhes ou modificações. Os mais populares entre eles são os seguintes.
"Vega 122C"
A fábrica de rádio Berdsk estava envolvida no lançamento de tais dispositivos. Eles apareceram em 1990 e tinham como objetivo reproduzir sons de discos de vários formatos.
Freqüentemente, esse dispositivo era usado como parte de complexos estéreo em bloco ou com equipamento com amplificadores de som.
Portanto, ao mesmo tempo, eles foram abocanhados muito rapidamente.
O cartucho desta plataforma giratória é eletromagnético. Além disso, inclui carona e microlift.
A parada automática é ativada imediatamente após o término do registro, então o tonearm retorna à sua posição original e o próprio dispositivo é imediatamente desconectado da rede elétrica, o que é muito conveniente. Você não tem que pular para parar o registro.
Quanto às características técnicas, são as seguintes:
- a potência do jogador é de 6 watts;
- o disco faz 45 rotações por minuto;
- as frequências de operação variam de 20 mil hertz;
- a detonação do EPU é de 0,13 por cento;
- a intensidade do sinal é de 64 decibéis;
- tal dispositivo pesa 4,4 kg;
- as dimensões do player são 43x1,12x34,9 centímetros.
"Vega 110 C"
Esses jogadores também foram desenvolvidos e produzidos pela fábrica de rádio em Berdsk. Seu aparecimento entre a população remonta a 1984. Este dispositivo foi originalmente projetado para funcionar com um complexo de equipamentos de rádio não profissionais. Com sua ajuda, você pode reproduzir registros não apenas de registros mono, mas também de registros estéreo.
As características técnicas do "Vega 110 S" são as seguintes:
- o disco faz 45 rotações por minuto;
- o coeficiente de detonação é de 0,15 por cento;
- a força de trabalho tem uma faixa de 16 mil hertz;
- o peso deste modelo é de 10 quilos;
- as dimensões deste player são 43x38x13 centímetros.
"Vega 123C"
Este modelo também foi lançado em 1990, além disso, pela mesma fábrica Berdsky.
Com ele, você pode reproduzir discos de discos de vários formatos. A qualidade do som do vinil permanece no mesmo nível. O player também é adequado para fãs de música moderna.
O aparelho possui uma carona, que é acionada imediatamente após o término do som. Depois disso, o tonearm retorna à sua posição original, a plataforma giratória é completamente desligada. Quanto às características tecnológicas deste modelo, são as seguintes:
- o disco gira a 45 rpm;
- a força de trabalho tem uma faixa de 20 mil hertz;
- a detonação é de 0,13 por cento;
- o consumo de energia da rede é de 6 watts;
- as dimensões do player são 43x13x36 centímetros;
- o dispositivo pesa cerca de 5 quilos.
Como escolher e usar?
Em primeiro lugar, os profissionais não recomendam poupar dinheiro na compra de um gira-discos. Você não deve escolher modelos muito baratos sem ter total certeza de sua qualidade. Caso contrário, você pode arruinar seus discos favoritos. Portanto, você precisa optar pelos modelos descritos acima ou simplesmente consultar especialistas que irão recomendar um dispositivo decente.
Outro ponto que você precisa prestar atenção é o peso. O prato giratório deve pesar pelo menos 7 quilos.
No que diz respeito à escolha das agulhas, algumas delas são esféricas, enquanto outras, ao contrário, são feitas com afiação elíptica. Os apreciadores de vinil dão preferência a este último. Em qualquer caso, em um bom modelo, você sempre pode substituir a agulha e o cartucho. Se o player comprado tiver um cartucho de baixo custo, ele deve ser substituído por um mais caro e de alta qualidade. Além disso, outros componentes também podem precisar ser substituídos.
Se considerarmos o preço de tais dispositivos, então, a este respeito, deve ser dada preferência aos modelos antigos e usados. Em termos de qualidade, eles não são absolutamente inferiores aos jogadores novos e caros. Além disso, em alguns casos, o som dos modelos mais antigos pode ser muito melhor.
Mas será impossível substituí-los ou devolvê-los após a compra. Novos modelos geralmente têm garantia e o jogador deve ser devolvido.
É imperativo testar o jogador. Para fazer isso, você só precisa colocar no disco e ouvir como soa. Se o som estiver correto, você pode comprar com segurança o modelo de sua preferência.
Antes de comprar, você precisa perguntar ao vendedor quais acessórios são adequados para o modelo adquirido. Você também precisa descobrir se há uma oportunidade de comprá-los, se necessário, e onde isso pode ser feito. Se isso não for possível, você terá que torcer para que o dispositivo não quebre ou, se ele quebrar, procure a peça necessária nos coletores.
No fim só coisas boas podem ser ditas sobre os jogadores Vega... Este é um clássico testado pelo tempo que certamente agradará os conhecedores de boa música e colecionadores. Portanto, se houver a oportunidade de comprar um dispositivo de alta qualidade para ouvir seus discos favoritos, então é melhor pegar imediatamente um dos modelos desta marca.
Para obter uma visão geral e uma demonstração da operação do player VEGA-122 S fabricado na URSS, consulte o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.