Plataformas giratórias de discos de vinil da URSS: características, revisão de modelos, princípio de funcionamento

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visão geral do modelo
  3. Como isso liga e funciona?

Durante a era soviética, houve um debate constante sobre qual mesa giratória de vinil era melhor. Os tempos mudaram, mas as disputas sobre isso não diminuem até hoje. Naquela época, o fabricante tentou criar um som único. É por isso que o equipamento de áudio antigo está em grande demanda hoje. A conversa terá como foco os melhores tocadores de vinil da época da URSS, suas características e princípios de funcionamento.

Peculiaridades

Junto com a existência de aparelhos como toca-fitas portáteis, aparelhos de som estéreo, gravadores de fita bobina a bobina, tocadores de disco de vinil na URSS ficaram em primeiro lugar. Era tudo sobre a qualidade do som. As gravações em cassete e bobina eram de baixo nível de sonoridade. Os discos de vinil são outra questão. Uma das principais características das plataformas giratórias é o drive. É de três tipos:

  • cinto;
  • em linha reta;
  • rolo.

A melhor opção é considerada um tipo de correia ou acionamento por correia. Devido às suas propriedades flexíveis, é capaz de abafar as vibrações desnecessárias e promover um movimento suave do disco.

No entanto, vale a pena considerar que o acionamento por correia tem a capacidade de se desgastar rapidamente. Se desgastado, o inversor deve ser substituído imediatamente por um novo.

    Outra característica do design dos dispositivos de áudio de vinil é o cartucho. Consiste nas seguintes partes:

    • agulha;
    • porta agulha;
    • sistema de geração.

    Alguns amantes de toca-discos vintage usam agulhas de diamante. Quando tocado com uma agulha de diamante, o som se torna muito mais claro.

    Existem dois tipos de cabeças para agulhas.

    • MILÍMETROS. As cabeças deste tipo possuem um ímã móvel. Os captadores com esse tipo de ímã possuem mini-ímãs que são presos ao porta-agulha e se movem em uma bobina especial. A bobina fixa está localizada no corpo do dispositivo. O movimento desses pequenos ímãs cria um campo magnético. Em seguida, ele cria uma tensão na bobina, devido à qual o som aparece.
    • SENHORA. Os cabeçotes MC têm recursos semelhantes aos do tipo MM. A diferença está na bobina móvel e nos ímãs fixos. Esse recurso fornece deslizamento suave ao longo das ranhuras do disco e reduz o peso do mecanismo.

    Também vale a pena focar nos tipos de afiação da agulha. O tipo ideal e mais popular é considerado uma nitidez esférica com um diâmetro de 15 mícrons. Mas é importante notar que a nitidez esférica é muito procurada devido ao seu baixo custo. As agulhas de alta qualidade possuem nitidez hiperelíptica e elíptica. Esses tipos de agulhas exigem um ajuste mais preciso, portanto, os iniciantes devem optar por uma mais barata.

    Os tocadores de vinil são equipados com anti-patinação, que também é considerada uma das principais características da tecnologia. Muitos modelos possuem início e parada automática das composições, capacidade de ouvir todos os tipos de discos e a presença de várias velocidades de rotação.

    Visão geral do modelo

    Uma análise das melhores plataformas giratórias soviéticas para discos de gramofone deve começar com um modelo de primeira classe. Gira-discos eletricos "Eletrônica B1 01" legitimamente ocupa o primeiro lugar na classificação de dispositivos vintage antigos. O modelo foi lançado na década de 60 do século passado. Das vantagens, vale a pena notar um disco de zinco bastante pesado. Naquela época, o desenvolvimento deste dispositivo foi realizado na Geórgia, e isso no bom sentido afetou a qualidade.

    O "Electronics B1 01" possui um acionamento por correia e um motor inercial em baixas velocidades. O modelo também se destaca pelo excelente desacoplamento mecânico do chassi e motor elétrico fixo. O painel superior de alumínio está equipado com nervuras de reforço.

    Acredita-se que este player soa várias vezes melhor do que seus equivalentes ocidentais no segmento intermediário.

    Gira-discos eletricos "Eletrônica 017" equipado com alta velocidade de rotação, cria um mínimo de ruído e detonação. O modelo possui um motor de alta qualidade, que é utilizado em aparelhos mais caros. No lado positivo, vale a pena notar o braço direto e a tecnologia de amortecimento eletrodinâmica exclusiva.

    Graças ao acionamento direto, a técnica reproduz até discos curvos.

    toca discos "Corvette 038" uma vez custou meio carro. Nos dias da URSS, esse modelo era difícil de obter. Mesmo em nossa época, esse equipamento custa mais de 60 mil rublos.

    "Arcturus 006" - um jogador do segmento médio. O braço em forma de S e a unidade de disco direta tornam o som melhor e mais amplo. Este modelo também foi difícil de obter. No entanto, o custo do dispositivo era muito menor do que o do Corvette 038. E até hoje em vários leilões você pode encontrar um reprodutor elétrico "Arcturus 006".

    Deve-se destacar que, após algumas modernizações, o aparelho começou a soar ainda melhor. O som do toca-discos é equiparado à boa tecnologia HI-FI.

    Turntables "Radiotekhnika 001" e "Radiotekhnika 101" pertencem à mesma categoria. A vantagem geral é um ótimo motor, corpo de madeira e mesa de eletrofone.

    "Estônia EP 010" parece ótimo no interior. O modelo tem uma aparência rica graças a um corpo estreito, que é fechado por uma capa protetora elegante de cor escura. A técnica tem a capacidade de alternar composições, o que é feito por meio de um botão.

    "Estônia EP 010" tem um par de braços. Um é um tonearm comum com uma caneta, o outro é um sensor de rastreamento de trilha.

    Apesar do fato de que naquela época esse modelo era "para um amador", o dispositivo ainda causa uma excelente impressão.

    Tocador de vinil "Vega 109" equipado com controles de tom e equilíbrio, separados um do outro. Existem também filtros passa-baixa e alta, compensação de volume e um controle de volume escalonado.

    Modelo vintage "Juventude 301" em uma mala foi lançado na URSS em 1970. O dispositivo era análogo ao toca-discos Yunost, lançado em 1967. A juventude foi ligeiramente modernizada e modificada para um modelo mais avançado.

    Os alto-falantes estão localizados na parte superior da mala, e o próprio player está na parte inferior. Os alto-falantes tiveram uma potência de saída de 1 W. O consumo de eletricidade foi cerca de 50 W. A frequência do som é de 150 a 7 mil Hz. O dispositivo tornou possível reproduzir todos os tipos de discos de gramofone em três velocidades: 33, 45, 78 rpm. A produção de equipamentos terminou na década de 80 do século passado. Contudo, agora você pode encontrar uma técnica vintage rara "Juventude"... O custo varia dependendo da condição do dispositivo. Mais dispositivos suportados custam 500-700 rublos. Para modelos em boas condições, eles podem pedir de 2.000 a 5.000 rublos.

    Como isso liga e funciona?

    Normalmente, um jogador elétrico inclui 4 dispositivos ao mesmo tempo:

    • o próprio reprodutor de vinil;
    • estágio fono;
    • amplificador;
    • sistema acústico.

    Durante a reprodução, a caneta lê as ranhuras do disco. O aparelho converte essas vibrações da agulha de propriedades mecânicas em um sinal elétrico, que entra no estágio fono. O som é gravado em vinil de forma distorcida.

    Isso torna as faixas de áudio estreitas para a gravação de um álbum inteiro. O equalizador fono restaura a distorção e o som retorna à sua fonte original.

    O som então vai diretamente para o amplificador, que ajuda a acionar os alto-falantes do toca-discos. Esse sinal amplificado então entra no sistema de alto-falantes, que o retorna às vibrações mecânicas. A influência da mecânica no som o torna mais espaçoso.

    Antes de ouvir os discos, você precisa descobrir como o player liga. Mas antes de tudo você precisa encontrar um local adequado para a tecnologia... Dispositivos de vinil não toleram movimentos frequentes. Portanto, vale a pena escolher um local permanente, o que terá um efeito benéfico sobre o som dos discos em si e sobre a vida útil do aparelho.

    Após a instalação do reprodutor, você precisa ajustar o nível ideal. O disco em que as gravações são reproduzidas deve ser colocado estritamente na horizontal. O ajuste de nível correto pode ser feito torcendo as pernas da técnica. Em seguida, você precisa se certificar de que o dispositivo está configurado corretamente e conectado à rede. Depois disso, você precisa abrir a tampa protetora e colocar o disco no disco. Você precisa colocar o disco de modo que ele se encaixe perfeitamente no disco e a extremidade do pino do disco fique no orifício do disco.

    Em seguida, o motor é ligado. Diferentes modelos possuem seu próprio sistema de controle. Em alguns dispositivos, a chave possui três posições.

    1. Desligue (desligue).
    2. Rotação 33 rpm (33 rpm).
    3. Rotação 45 rpm (45 rpm).

    Com a alimentação automática ligada, o toca-discos liga quando você move o braço. Neste caso, você só precisa selecionar a velocidade de rotação. A próxima etapa é erguer o braço do tórax e colocá-lo sobre a trilha inicial do registro. Quando devidamente instaladas, várias ranhuras, espaçadas, serão localizadas ao longo do perímetro do vinil. Então você precisa abaixar o braço. Isso deve ser feito sem problemas. Quando o hit desejado estiver na faixa, a música começará a tocar. Depois de terminar de ouvir, retorne o braço para a parada de estacionamento.

    As mesas giratórias vintage da URSS não perderam o encanto. Uma história rica, um som caloroso, a emoção da busca por discos de vinil - tudo isso torna a técnica popular hoje. Alguns modelos soviéticos podem ser encontrados em vários leilões ou nas coleções de verdadeiros conhecedores da antiguidade.

    Este artigo o ajudará a entender o dispositivo e as configurações, e uma visão geral dos modelos indicará a escolha certa de um dispositivo vintage, que nos tempos soviéticos era o sonho de qualquer audiófilo.

    Uma visão geral das plataformas giratórias da URSS no próximo vídeo.

    3 comentários
    Sergey .. 13.11.2020 17:35
    0

    Naquela época eram chamados de toca-discos ...

    Vladimir 13.02.2021 16:14
    0

    Acho que o melhor "Vega" 106, 109, 110, tudo o resto é difícil de restaurar.

    romance ↩ Vladimir 01.10.2021 10:45
    0

    Eu concordo completamente. O Vega será melhor do que o equipamento de rádio 001 ou 101. Quanto a mim, o Arcturus 006, se não fosse pelo tonearm, seria muito pior do que o G600-602.

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário