Como e com que limpar discos de vinil?

Contente
  1. Por que limpar seus registros?
  2. Como limpar corretamente?
  3. Recomendações de cuidado e armazenamento

Hoje em dia, os discos de vinil são encontrados principalmente entre colecionadores e são considerados uma verdadeira raridade. É por isso que os proprietários de tais produtos precisam saber cuidar adequadamente deles. Se os registros não forem limpos de poeira e sujeira em tempo hábil, eles falharão rapidamente e interromperão a reprodução da gravação. Hoje vamos falar sobre como manter essas mídias musicais em boas condições.

Por que limpar seus registros?

Antes de responder à pergunta sobre por que você precisa limpar os discos de vinil, você deve se lembrar da estrutura do toca-discos. Cada disco contém muitas ranhuras de diferentes profundidades e formas, que são atingidas pela agulha da plataforma giratória e criam uma certa vibração. É transmitido para a membrana e cria este ou aquele som. É por isso muito cuidado deve ser tomado ao limpar discos de vinil, caso contrário, as ranhuras podem ser danificadas.

Se você não prestar atenção suficiente à lavagem dos discos, eles irão parar de produzir música ou o som mudará seriamente. Durante o armazenamento, os discos de vinil coletam partículas de poeira, fumaça de cigarro, impressões digitais e muitos outros tipos de contaminantes.

A situação é agravada pelo fato de os registros conterem inicialmente uma camada de óleo, portanto, esses produtos precisam ser lavados regularmente, mesmo que os discos não estejam em uso.

Como limpar corretamente?

Primeiro, vamos falar sobre como não limpar discos de vinil. Em primeiro lugar, é impróprio usar escovas e rolos - eles não podem remover a contaminação nas profundezas das ranhuras. Esses agentes são usados ​​como um agente antiestático. Em segundo lugar, não tente limpar o disco com cola PVA, como aconselham muitos usuários "experientes" na Internet. Claro, teoricamente, tudo é simples aqui - aplique cola na placa, espere até que endureça e todas as partículas desnecessárias grudem nela e remova o filme resultante... No entanto, na prática, esse método não funciona, especialmente se a sujeira for velha e duradoura.

Além do mais, muito depende da própria cola - se você pegar os produtos de uma conhecida marca alemã, pode conseguir pelo menos uma limpeza parcial... E se você usar um análogo barato, não apenas a sujeira permanecerá na placa, mas também a própria cola - não será fácil limpá-la. Portanto, o método não está funcionando e também é perigoso.

A única saída é lavar os discos. Existem três maneiras: usar um equipamento especial, fazer um aspirador de pó caseiro ou agir manualmente.

O primeiro método raramente é usado em casa, apesar do fato de dar um bom efeito - o custo da máquina é muito significativo, então nem todos podem pagar por tal dispositivo. Em casa, a lavagem das mãos é a mais usada. A limpeza de um disco de vinil geralmente começa mergulhando-o. Para isso, o disco é colocado em água com a adição de qualquer detergente e mantido por um quarto de hora. Em seguida, pegue uma esponja e leve-a gentilmente ao longo da base do plástico em movimentos circulares.

Observe que você não pode usar uma solução de detergente para lavar louças para lavar os discos. A eficácia deste método é baixa, a sujeira das ranhuras não vai a lugar nenhum, mas vai demorar muito para lavar a espuma.É melhor tomar compostos que contenham álcool, eles são especialmente úteis para se livrar de manchas de oleosidade e gordura na superfície. Quaisquer aditivos podem ser usados ​​na taxa de 3-5 gotas por 1 litro de água.

O agente de limpeza pode ser adquirido pronto, geralmente composto por água destilada, bem como álcool etílico e isopropílico. Nos produtos de loja, os discos são lavados uma vez por semana, sendo aconselhável usar a mesma composição todas as vezes. - mudanças frequentes podem danificar a superfície dos registros. É aconselhável secar o disco em um pano macio absorvente de cada lado.

Na hora de escolher um produto pronto, é melhor optar pelos géis, pois as partículas do pó podem danificar a delicada superfície da placa. Durante a limpeza, é aconselhável mudar a água uma vez para que a sujidade solta não se obstrua nas ranhuras. Colocar os pratos de volta na caixa só é necessário depois que estiverem completamente secos - isso deve ser feito com o máximo de cuidado possível, caso contrário, os grãos de papel ficarão presos nos trilhos.

Recomendações de cuidado e armazenamento

Se você colecionar vinil, reserve uma prateleira separada para ele, de preferência com esmalte. Os discos só podem ser armazenados em sacos de papel antiestáticos especiais. Deixá-los abertos, mesmo que por um curto período de tempo, não é recomendado, pois a poeira irá se depositar instantaneamente nos caminhos.

É muito importante proteger as placas da luz solar direta. Além disso, tente colocá-los o mais longe possível de radiadores e outros aparelhos de aquecimento. Guarde os discos apenas na posição vertical.

Se você colocá-los obliquamente, eles se deformarão - isso terá um efeito muito deplorável na qualidade do som.

Atenção especial deve ser dada aos envelopes para armazenamento de vinil - embalagens de papel comum não são adequadas aqui, pois com o tempo, o papel comum começa a se delaminar e suas partículas se acomodam nas ranhuras. Consequentemente, limpar esse vinil torna-se um procedimento bastante problemático e tecnicamente difícil... Os envelopes de filme também não são adequados, pois tendem a se prender como um "acordeão" quando o disco é removido para o envelope externo.

É aconselhável guardar os registros em bolsos plásticos, ou pelo menos embrulhá-los em plástico antes de colocá-los em uma sacola de papel. Um pequeno truque: coloque o prato de forma que os cortes do saco interno fiquem para cima e os externos fiquem para o lado. Com essa abordagem, mesmo durante o armazenamento de longo prazo, muito pouca poeira entrará no buquê do disco.

Não esqueça isto a qualidade de um disco depende muito das peculiaridades de seu funcionamento e dos cuidados com o equipamento de reprodução... Não tente agarrar a superfície do próprio plástico com as mãos, não toque nas trilhas sonoras com os dedos. Ao colocar um disco no toca-discos, limpe-o suavemente com uma escova macia antes de ouvir para remover a eletricidade estática e as partículas de poeira. E, claro, não se esqueça de limpar a agulha da base giratória de vez em quando para ajustar a velocidade de sua rotação.

Veja como limpar discos de vinil abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário